Anúncio

Collapse
No announcement yet.

quero começar a ouvir jazz...conselhos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    quero começar a ouvir jazz...conselhos?

    boas,

    não sei porque deu-me na cabeça para começar a ouvir jazz, mas como não percebo nada é um bocado dificil saber por onde começar...

    algum "aficcionado" pode-se apontar alguns nomes por onde me possa iniciar?

    procuro mais na onda do jazz instumental e não tanto em "vozes"

    obrigdo

    #2
    Algo deste género?

    Raw Instinct - De La Bass (Instrumental)
    Download: http://www.mediafire.com/?tmxclyhmnn2

    Comentário


      #3
      Instrumental, tens os grandes clássicos tipo Coltrane, Miles Davis e Louis Armstrong (que para além de cantor era também trompetista).
      Se quiseres vocal jazz tens coisas mais leves como Diana Krall, Jamie Cullum e outros que tais.

      Cumprimentos
      Editado pela última vez por 0003; 31 January 2009, 20:25.

      Comentário


        #4
        Tenho este album original:

        http://www.youtube.com/watch?v=rAJ5f4Rjgew

        Miles Davis: Water Babies

        Comentário


          #5
          estás a entrar nos 30's, não?

          os clássicos: miles davis, dizzie gallespie, coltrane, etcetc.
          herbie hankock
          keith jarret
          acho fantástico esbjorn svensson trio (do malogrado esbjorn)

          ps. muuuuita info aqui:
          http://forumhifi.com/forum/forumdisplay.php?f=127

          Comentário


            #6
            Basicamente tens um leque de 30 a 50 artistas que tens conhecer, é quase obrigatório!
            O grande problema é que muitos destes nomes incontornáveis do JAZZ têm obras imensas....
            Não te aconselho a começares logo pelo instrumenta ou alguns clássicos, pois, alguns exigem um grau de aprendizagem elevado e, o que muito provavelmente irá acontecer é que não consegues ouvir... parece que não te entra
            Tens excelentes musicos de Jazz bastante conhecidos com músicas de fácil aceitação:
            ( Sem qualquer ordem )
            - Patricia Barber
            - Diana Krall
            - keith jarrett
            - Nora Jones
            - Jobim ( Um dos pais da Bossa Nova. O seus trabalhos com Stand Getz, Elis Regina, João Gilberto, etc.. são excelentes)
            - Stacey Kent
            - Ella Fitzgerald
            - Aretha Franklin

            Depois creio que podes passar para outros gigantes do Jazz com excelentes trabalhos instrumentais:
            - Oscar Peterson
            - Miles e o seu discípulo Herbie Hankock
            - Louis Armstrong
            - Coltrane
            - Charlie Parker
            - Stan Getz

            Podes também começar por editora A Blue Note tem um leque fantástico
            Editado pela última vez por 3com; 01 February 2009, 13:03.

            Comentário


              #7
              Charlie Parker ROCKS....


              huummm JAZZESSS

              Comentário


                #8
                Quem gosta de explorar coisas novas pode ir ao URL jamendo.com/en/tag/jazz/

                São albuns gratuitos.

                (não ponho links por ser mal interpretado pelos moderadores e deram-me uma infracção dificil de engolir..)

                Comentário


                  #9
                  Click me!

                  Comentário


                    #10
                    miles david é um senhor.

                    Comentário


                      #11
                      Também me deparei com esta situação - querer começar a ouvir jazz. Não obstante continuar a ouvir outros géneros musicais, bem mais pesados.

                      Basicamente, não tenho eleições no jazz. Oiço aquilo que acima chamaram de muito bom "John Coltrane". Gosto do ritmo. Gosto da música. Tenho dado comigo a procurar nomes conhecidos nas prateleiras da FNAC.

                      Mas em termos de conhecimento deste tipo de música, é zero o que detenho enquanto conhecimento. Gostava de saber mais, naturalmente.

                      Cpts.,

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Corleone Ver Post

                        Mas em termos de conhecimento deste tipo de música, é zero o que detenho enquanto conhecimento. Gostava de saber mais, naturalmente.

                        Cpts.,
                        Idem...
                        Adoro jazz, mas também entro na onda dos blues, e os meus gostos fazem-me sentir mais abrangente culturalmente, e sou muito eclético naquilo que ouço; e com tantas áreas, artistas, obras é um pouco dificil estar atento a tudo o que nos rodeia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                          Idem...
                          Adoro jazz, mas também entro na onda dos blues, e os meus gostos fazem-me sentir mais abrangente culturalmente, e sou muito eclético naquilo que ouço; e com tantas áreas, artistas, obras é um pouco dificil estar atento a tudo o que nos rodeia.
                          Acho que é normal que quem gosta de música, queira ter um gosto o mais abrangente possível. Jazz é um tipo de música, que, na minha opinião pode relaxar. É um tipo de música que não se ouve alto, que não se ouve em qualquer momento do dia.

                          Associo algum do jazz que oiço a filmes americanos "mid 60´s-70´s". É interessante a associação. Contudo, e com todo o manancial de estilos de música/artistas/géneros, é natural que não seja o jazz aquele que mais oiço. Gostava de conhecer mais e melhor.

                          Tenho em mim que há muito a dizer sobre este estilo. Com tempo, acho que é possível ir conhecendo mais profundamente este género.

                          Cpts.,

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
                            Acho que é normal que quem gosta de música, queira ter um gosto o mais abrangente possível. Jazz é um tipo de música, que, na minha opinião pode relaxar. É um tipo de música que não se ouve alto, que não se ouve em qualquer momento do dia.

                            Associo algum do jazz que oiço a filmes americanos "mid 60´s-70´s". É interessante a associação. Contudo, e com todo o manancial de estilos de música/artistas/géneros, é natural que não seja o jazz aquele que mais oiço. Gostava de conhecer mais e melhor.

                            Tenho em mim que há muito a dizer sobre este estilo. Com tempo, acho que é possível ir conhecendo mais profundamente este género.

                            Cpts.,
                            Concordo com o que dizes e acho que o jazz, blues, soul, (etc...) se torna a um grupo restrito de conhecedores e apreciadores deste tipo de musica, não tem uma audição facilitada em relação a musicas mais comerciais e que rege-se mais pela técnica e certos pormenores, para certas pessoas são músicas que não são fáceis de se ouvir, devido aí a pouca adesão a estes géneros. E penso que futuramente começará a cair em desuso, devido a influencias mais jovens, bem espero que não, mas vai sempre resitindo um grupo restrito de ouvintes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                              boas,

                              não sei porque deu-me na cabeça para começar a ouvir jazz, mas como não percebo nada é um bocado dificil saber por onde começar...

                              algum "aficcionado" pode-se apontar alguns nomes por onde me possa iniciar?

                              procuro mais na onda do jazz instumental e não tanto em "vozes"

                              obrigdo
                              ja tens aqui muitas e boas sugestoes de audiçao, se bem que o teu "ouvido" deve ser gradualmente educado, e deves começar por algo mais suave, (nao começes pelos puros e duros). Mas a minha sugestão é que comeces por ir a sitios onde possas ouvir ao vivo (OndaJazz, em Santa apolonia)é um bom sitio para começares.

                              Comentário


                                #16
                                Eu não sou grande apreciador de Jazz, mas gosto imenso de fusão, que é um meio termo entre o jazz puro e algo mais fácil de ouvir.

                                Recomendo vivamente neste género alguns artistas / albuns:

                                David Benoit - Freedom at midnight

                                Mezzoforte - Playing For Time

                                Lee Ritenour - Collection

                                Bob James - Restless

                                Fourplay - Fourplay / Heartfelt / Between The Sheets

                                Dave Weckl - Master Plan



                                Se tiveres dificuldade em arranjar isto, manda-me pm.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                                  boas,

                                  não sei porque deu-me na cabeça para começar a ouvir jazz, mas como não percebo nada é um bocado dificil saber por onde começar...

                                  algum "aficcionado" pode-se apontar alguns nomes por onde me possa iniciar?

                                  procuro mais na onda do jazz instumental e não tanto em "vozes"

                                  obrigdo

                                  John Coltrane - My Favourite Things; A Love Supreme; Giant Steps.

                                  Miles Davis Quintet (o Coltrane também participa neste album) - Cookin' With The Miles Davis Quintet.

                                  Ornette Coleman - The Shape of Jazz to Come.

                                  Sun RA (essencial!) - Lanquidity; Jazz In Silhouette; Futuristic Sounds of Sun Ra; St. Louis Blues (este é um tabalho de piano, mas está muito bom).


                                  Esses são os mais acessíveis que tenho aqui. O mais relaxado é o Lanquidity do Sun RA, tenta começar por esse... Existe um torrent no isohunt com a maior parte dos albuns dele, se não os quiseres todos (são 4 gigas), seleciona aqules que te disse.

                                  Os do Coltrane/Coleman/Davis são fáceis de encontrar.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X