Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cinemática

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cinemática

    Caros engenheiros do fórum, venho solicitar a vossa ajuda...

    Num problema de cinemática, por exemplo, se pedirem a velocidade de um ponto partindo de um vector posição projectado S1, e se no desenho não estiver representado nenhum sistema de eixos, como sabemos qual é o S0, S1, S2...?

    #2
    Então, ninguém ajuda um pobre coitado à rasca com isto?

    Para a próxima ponho um título mais apelativo, a ver se alguém lhe pega

    Comentário


      #3
      Podes obter o vector velocidade a partir da derivada do vector posição... desta forma, pelo raciocínio inverso, se integrares o vector velocidade em ordem a t (tempo), obtens o vector posição.

      Editado: Agora está bem! lol
      Editado pela última vez por RODA5; 09 February 2009, 20:27.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
        Podes obter o vector posição a partir da derivada do vector velocidade... desta forma, pelo raciocínio inverso, se integrares o vector posição em ordem a t (tempo), obtens o vector velocidade.
        A derivada da velocidade é a aceleração... Eu até ajudava, mas o enunciado do problema está algo confuso....

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas respostas mas não é isso.

          Esqueçam o enunciado. Suponham que querem resolver um problemasde cinemática. Como sabem quais são os sistemas de eixos S0, S1, S2...etc?Como determinam a origem desses sistemas de eixos?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            A derivada da velocidade é a aceleração... Eu até ajudava, mas o enunciado do problema está algo confuso....
            Epah... disse tudo ao contrário ... estou todo queimado já editei para não dar aso confusões
            Editado pela última vez por RODA5; 09 February 2009, 20:28.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por a.rosario Ver Post
              Suponham que querem resolver um problemasde cinemática. Como sabem quais são os sistemas de eixos S0, S1, S2...etc?Como determinam a origem desses sistemas de eixos?
              Essa pergunta é muito abstracta. Ora bem, em qualquer problema desse tipo são sempre conhecidos alguns dados: ou posição, ou velocidade, aceleração...

              Esses dados devem estar relacionados com os eixos, não? Por exemplo, uma equação de movimento, diz-nos qual será a posição (nos três eixos) em função do tempo...

              Exemplo:
              x=1+t;
              y=10-t*t;
              z=5;

              Não nos podes dar dados mais concretos?

              Comentário


                #8
                Axo que a questão é mais: "Como atribuír/identificar as origens dos sistemas de eixos S0, S1, etc.?"

                Eu penso que cada origem está centrada num local onde há liberdade de movimentos. Ou seja, se estudares o teu braço, e S0 estiver centrado no ombro, S1 estará centrado no cotovelo, S2 estará centrado no pulso, e por aí fora. Para "transportares" velocidades de um referencial para outro precisas de saber o deslocamento relativo desses referenciais, que, se não me engano é dado por w12 (S1 relativamente a S2, lê-se téta). Mas claro que posso estar enganado...

                Comentário


                  #9
                  Mete ai o enunciado e os dados que tens para te podermos ajudar...

                  Comentário


                    #10
                    Problema:


                    "A hélice de uma ventoinha, de raio r, roda com velocidade angular (beta ponto) constante em relacção ao compartimento do motor. Este por sua vez roda em torno de um eixo vertical com velocidade angular (teta ponto) conhecida. Admtindo que a dimensão segundo y entre o centro do sistema de eixos e o centro da hélice mede L, e que o ponto P se encontra na periferia da hélice, determine:

                    a)a velocidade do ponto P a partir de um vector posição projectado em S1."


                    O problema é este. Acho que vocês não perceberam bem a minha dúvida (talvez não me tenha explicado bem)... Posto isto, a minha dúvida é: Como
                    determino a posição dos eixos do S1?

                    Comentário


                      #11
                      Para mim o S0 é o que está representado e o S1 tem a sua origem sobre o eixo YY (sendo que YY1=YY2) a uma distância L da origem do sistema de eixos S0. Aliás, siz isso no enunciado: "...Admtindo que a dimensão segundo y entre o centro do sistema de eixos e o centro da hélice mede L...".

                      O centro do sistema de eixos, S0, dista L do centro da hélice, onde colocas o S1.

                      Mas isto é só a minha opinião...

                      Comentário


                        #12
                        Tem alguma "lógica" ser onde dizes mr.brown, mas neste caso porque o problema é simples e o mecanismo é pequeno... Quando surgem problemas com "n" sistemas e pedem a projeccção de qualquer coisa no sistema 25(que exagero) como raio sabes que esse sistema nesse sítio é o 25, e não o 20 ou o 15? É isso que me come a cabeça... essa ordem de colocação e posição dos sistemas de eixos...

                        Comentário


                          #13
                          Isso soa-me muito a Mecânica II :p
                          Editado pela última vez por TILT; 10 February 2009, 21:24.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                            Isso soa-me muito a Mecânica II :p
                            Ah e tal...isto é Mecânica II

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                              Isso soa-me muito a Mecânica II :p
                              Bingo!

                              Comentário


                                #16
                                Até me dá calafrios ouvir esse nome.. Cinemática.. A minha ajuda não é boa pois já foi há muito tempo e felizmente não precisei de usar mais

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  Até me dá calafrios ouvir esse nome.. Cinemática.. A minha ajuda não é boa pois já foi há muito tempo e felizmente não precisei de usar mais
                                  Agora é que me lixaste, Air! Passo a vida a dizer ao a.rosário que isto vai dar jeito (ah e tal, porque nos motiva), e agora vens aqui desmentir o pessoal...tsts

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                    Agora é que me lixaste, Air! Passo a vida a dizer ao a.rosário que isto vai dar jeito (ah e tal, porque nos motiva), e agora vens aqui desmentir o pessoal...tsts


                                    Há sempre alguém que precisa de a usar e a qualquer momento qualquer um de nós pode deparar-se com um problema de cinemática ( /me bate 3 vezes na madeira)...

                                    O meu azar é que a cadeira foi muito mal leccionada... Mas não me safei muito mal e é uma área que gosto

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por a.rosario Ver Post
                                      Caros engenheiros do fórum, venho solicitar a vossa ajuda...

                                      Num problema de cinemática, por exemplo, se pedirem a velocidade de um ponto partindo de um vector posição projectado S1, e se no desenho não estiver representado nenhum sistema de eixos, como sabemos qual é o S0, S1, S2...?
                                      E que tal atribuires tu o sistema de eixos onde mais te convier.
                                      Desde que digas qual é o Sistema de Eixos, que identifiques a sua orientação (sentidos positivos) e a origem.
                                      Editado pela última vez por Cheires; 11 February 2009, 15:41.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                        E que tal atribuires tu o sistema de eixos onde mais te convier.
                                        Desde que digas qual é o Sistema de Eixos, que identifiques a sua orientação (sentidos positivos) e a origem.
                                        Mas se no enunciado pede especificamente em relação ao eixo "x", e esse eixo não está representado, se eu atribuir num sítio, e tu noutro e o quim noutro, e o manel noutro, etc... todas as soluções vão ser diferentes...não tem lógica.
                                        Mas dizes isso porque sabes que é assim, ou porque achas que é?

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X