Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RTP - O canal particular do governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    RTP - O canal particular do governo

    Será que sou só eu e mais uns poucos que nota que os serviços de informação da RTP são completamente manipulados pelo (des)governo?
    Senão vejamos:
    -Comparem a quantidade e qualidade de informação dada pela RTP e outros canais em relação ao fripór (dito no inglês técnico do xocas).
    -Numa altura em que ainda ha(via) muito sumo sobre o caso nas outras estações, a RTP faz(ia) de morta e mal fala(va) nele.
    -Notícias sobre os partidos da oposição, na RTP são colocadas já a meio do noticiário e entre notícias irrelevantes de desporto e notícias irrelevantes sobre outra coisa qualquer (tipo alguma feira gastronómica ou assim).
    -O ps e governo têm um espaço de tempo de antena todas as semanas em que é apenas dito que tudo o que o ps e governo fazem é ouro e que tudo o que os partidos da oposição fazem não presta. Tudo isto na voz do antónio vitorino que se quer fazer passar por um comentador imparcial, mas que mais valia aparecer sempre com um pin do ps na lapela.
    -Finalmente, não o mais flagrante, mas o mais odiento. O programa prós e contras. Ao longo do tempo veio-se a transformar numa ferramenta de propaganda do governo. A apresentadora nem consegue esconder a forma tendenciosa como modera os programas, cortando sempre a palavra aos "contras" e deixando os "prós" (governo) falarem à vontade e fazendo comentários apoiando-os e indo contra os contras. De tal forma que já se lê em artigos que o programa se deveria chamar "prós e prós" e o próprio inimigo público já diz em piada que a fátima campos ferreira será agraciada pelo ps. Uma vergonha nojenta. Aliás, uma falta de vergonha escandalosa por parte da FCF que se tornou numa desilusão enorme.
    Aliá, se repararem, a partir de certa altura começaram a ir apenas membros do governo: ministros, secretários de estado, etc. Devem-se ter apercebido que o programa era uma boa maneira de fazer propaganda.
    Eu deixei totalmente de ver isso pois já me dava vómitos de tão flagrante que era, mas ontem ao fazer zapping parei por instantes quando estava um membro da audiência a falar, e assim que ele começou a falar do governo a fatima campos ferreira cortou-lhe logo a palavra. Um nojo.

    A RTP transformou-se no pasquim do governo. E como foi referido uns tópicos atrás, dizia o xocas, quando estava na oposição, ao governo para não cair na tentação de controlar os media. Se a sua única tentação fosse essa...

    #2
    Acho que andas a ver muitos filmes ...

    Comentário


      #3
      Qd nós só vemos para um lado, os outros só vêm pró outro.

      Comentário


        #4
        Eu acho possível!
        Tb ja aconteceu com o futebol
        Um canal que toda a gente despreza(qual será? ) que só dizia bem de um clube e mal dos outros.

        Comentário


          #5
          Não tenhas a menor duvida, quem contesta a tua opinião não sabe o que diz.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
            Acho que andas a ver muitos filmes ...
            És livre de dizer onde é que naquilo que escrevi estou a ver muitos filmes...

            Comentário


              #7
              Apenas acho que não é tanto assim, vejo um pouco de exagero nisso.

              Quanto às noticias do freepor , e outras do género, se calhar os outros orgãos de informação é que caiem no exagero, e conseguem estar uma hora a falar disso, muitas das vezes sem dados concretos.
              Editado pela última vez por MGomes; 10 February 2009, 12:25.

              Comentário


                #8
                Eu não concordo contigo, isto é, por vezes nota-se claramente uma "tendência" nos órgãos de comunicação social, mas não me parece que seja exclusivo deste governo ou da RTP.

                Quem não se lembra da penúltima entrevista de Sócrates à SIC? Toda a gente percebeu que tinha sido previamente "combinada" e as perguntas saíram todas à medida do Sócas... E esta ultima? Ou eles disfarçaram muito bem ou pareceu-me uma entrevista do "Advogado do Diabo", portanto, mesmo dentro de um canal as coisas mudam.

                E sendo a RTP um canal pago pelo "estado", com presidentes impostos pelo estado e que só existe porque tem o estado por trás é natural que ceda a "pressões". Não me parece é nada de grave...

                Comentário


                  #9
                  isso já não é de agora. No primiero verão da governação socrista, Portugal ardia fortemente e na RTP parecia que estava tudo "porreiro pá"

                  Comentário


                    #10
                    Como diz o bj40, isto não é só da RTP...

                    Está bem... façamos de conta



                    Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.
                    Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.
                    in www.jn.pt por Mário Crespo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                      ... Eu deixei totalmente de ver isso pois já me dava vómitos de tão flagrante que era, mas ontem ao fazer zapping parei por instantes quando estava um membro da audiência a falar, e assim que ele começou a falar do governo a fatima campos ferreira cortou-lhe logo a palavra. Um nojo.
                      Se só viste essa parte, como é que podes criticar o programa?
                      Se o tivesses visto todo, terias visto que foi dado bom direito de antena a quem criticou o governo, como a intervenção do presidente da Camara de Vendas Novas, por exemplo.

                      Comentário


                        #12
                        Para mim, o mais interessante é o caso Marcelo.

                        Comentador de assuntos da actualidade, tal como fazia anteriormente na TVI, mas este governo exigiu que este não podia demorar mais tempo nos seus comentários que o homem do PS (António Vitorino).


                        "E o burro sou eu?!"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                          isso já não é de agora. No primiero verão da governação socrista, Portugal ardia fortemente e na RTP parecia que estava tudo "porreiro pá"
                          Isso já é diferente, foi pedido aos media para não darem uma cobertura exagerada dos incêndios como fizeram noutros anos, é que existia muito maluquinho que pegava fogo à mata ao pé da aldeia para a terra dele aparecer na televisão.

                          Outros que pegavam fogo à floresta porque gostavam de ver os bombeiros a trabalhar.

                          Deviam era bater no ceguinho até ele ver, e isto são todos e não apenas a RTP, quando deixam o "maluquinho" ir embora ou quando não se faz a reflorestação das áreas ardidas e se iniciam projectos de construção naqueles locais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                            Isso já é diferente, foi pedido aos media para não darem uma cobertura exagerada dos incêndios como fizeram noutros anos, é que existia muito maluquinho que pegava fogo à mata ao pé da aldeia para a terra dele aparecer na televisão.

                            Outros que pegavam fogo à floresta porque gostavam de ver os bombeiros a trabalhar.

                            Deviam era bater no ceguinho até ele ver, e isto são todos e não apenas a RTP, quando deixam o "maluquinho" ir embora ou quando não se faz a reflorestação das áreas ardidas e se iniciam projectos de construção naqueles locais.
                            Nos outros anos era prestar serviço público, quando o PS entrou, era a bem da nação

                            Não estou a dizer que não tenha sido a melhor opção... estou a dizer que houve e há 2 pesos e 2 medidas.

                            Comentário


                              #15
                              Desculpa mas a filha da Felgueiras até se regala a bater no socas diariamente no caso fripór... Não me parece que tenhas razão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                Desculpa mas a filha da Felgueiras até se regala a bater no socas diariamente no caso fripór... Não me parece que tenhas razão.
                                podia era bater na mãe, que é uma uma bandida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                  Se só viste essa parte, como é que podes criticar o programa?
                                  Se o tivesses visto todo, terias visto que foi dado bom direito de antena a quem criticou o governo, como a intervenção do presidente da Camara de Vendas Novas, por exemplo.
                                  Obviamente que eu não estou a criticar o programa baseando-me no excerto que vi ontem... Essa referência serviu apenas de xemplo para mostrar que mesmo só vendo dois minutos deparei-me logo com uma situação tendenciosa como já havia visto noutros programas anteriores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                    podia era bater na mãe, que é uma uma bandida.
                                    Mas o certo é que se nota nel uma certa satisfação em bater nos homens do "partido". Ela é a prova viva de que o "partido" não faz o q quer na RTP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                      -Finalmente, não o mais flagrante, mas o mais odiento. O programa prós e contras. Ao longo do tempo veio-se a transformar numa ferramenta de propaganda do governo. A apresentadora nem consegue esconder a forma tendenciosa como modera os programas, cortando sempre a palavra aos "contras" e deixando os "prós" (governo) falarem à vontade e fazendo comentários apoiando-os e indo contra os contras. De tal forma que já se lê em artigos que o programa se deveria chamar "prós e prós" e o próprio inimigo público já diz em piada que a fátima campos ferreira será agraciada pelo ps. Uma vergonha nojenta. Aliás, uma falta de vergonha escandalosa por parte da FCF que se tornou numa desilusão enorme.
                                      Aliá, se repararem, a partir de certa altura começaram a ir apenas membros do governo: ministros, secretários de estado, etc. Devem-se ter apercebido que o programa era uma boa maneira de fazer propaganda.
                                      Eu deixei totalmente de ver isso pois já me dava vómitos de tão flagrante que era, mas ontem ao fazer zapping parei por instantes quando estava um membro da audiência a falar, e assim que ele começou a falar do governo a fatima campos ferreira cortou-lhe logo a palavra. Um nojo.

                                      A RTP transformou-se no pasquim do governo.
                                      deixei de ver o Pros&Contras por se ter tornado num pros&pros.

                                      a RTP não se tornou no pravda do governo. já era, e sempre o foi. basta que se lembrem da altura em que o cavaco era primeiro ministro (antes disso, não tinha idade para me lembrar de qq que não fosse abelha-maia&similares.

                                      pareceu-me que a RTP estaria a colocar-se como um canal indendente e sério; os ultimos tempos mostram que foi passageiro...

                                      relembro ainda do "relatorio da OCDE"; relembro a pouca importância dada pela descoberta de que era "pseudo-OCDE"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                        Para mim, o mais interessante é o caso Marcelo.

                                        Comentador de assuntos da actualidade, tal como fazia anteriormente na TVI, mas este governo exigiu que este não podia demorar mais tempo nos seus comentários que o homem do PS (António Vitorino).


                                        "E o burro sou eu?!"
                                        Deves estar a confundir (propositadamente) a CMVM com "o Governo"...
                                        Talvez um pouco mais de coerência no que se diz (num topico que fala se contra-informação e bloqueio na trnasmissão de informação) devesse ser mais informado..

                                        Tadeu

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por acaso antes alegadamente "controlado pelo Governo" do que descontrolado pela "Boca Guedes".

                                          Só vejo informação na RTP ou na SIC.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                            Por acaso antes alegadamente "controlado pelo Governo" do que descontrolado pela "Boca Guedes".

                                            Só vejo informação na RTP ou na SIC.


                                            Exactamente como eu.
                                            Essa estação é-me intragável

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                              Por acaso antes alegadamente "controlado pelo Governo" do que descontrolado pela "Boca Guedes".

                                              Só vejo informação na RTP ou na SIC.
                                              Eu dou preferência à Sic Notícias, quando tenho acesso a ela. Quando não tenho nem TV vejo. Prefiro informar-me pelos jornais da net, que tem informações ao segundo, sem ter de gramar com opiniões pessoais dos pivots e dos jornalistas babacas que temos a fazer peças para os noticiários.

                                              Viva o RSS!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acabava com o dinheiro do Estado para a RTP, que anda a mamar á conta dos contribuintes para só darem porcaria...
                                                Como tal os passavam a ser uma estação privada ou entao encerravam as portas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post


                                                  Exactamente como eu.
                                                  Essa estação é-me intragável

                                                  A mim nem é tanto isso, a informação está lá por certo, a forma como é dada é que é de carregar pela boca ... então para a "Boca Guedes" não tenho pachorra, é o que faz ter a chefia de informação a dormir com o director do canal (é natural são casados ).... é com cada verborreia desnecessária que até mete dó.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                    Por acaso antes alegadamente "controlado pelo Governo" do que descontrolado pela "Boca Guedes".

                                                    Só vejo informação na RTP ou na SIC.
                                                    Ao contrário da maioria eu não digo mal da TVI só por dizer.

                                                    Não sei se é ou não um mau canal mas se atingem os seus objectivos de audiências o que é que é mais preciso ?

                                                    Eles só dão ao povo aquilo que o povo quer. Mais nada.

                                                    Agora numa coisa concordo com vocês. Aquela Manuela dá-me vontade de vomitar. Aquelas plásticas ficaram tão mal feitas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      Eu não concordo contigo, isto é, por vezes nota-se claramente uma "tendência" nos órgãos de comunicação social, mas não me parece que seja exclusivo deste governo ou da RTP.

                                                      Quem não se lembra da penúltima entrevista de Sócrates à SIC? Toda a gente percebeu que tinha sido previamente "combinada" e as perguntas saíram todas à medida do Sócas... E esta ultima? Ou eles disfarçaram muito bem ou pareceu-me uma entrevista do "Advogado do Diabo", portanto, mesmo dentro de um canal as coisas mudam.

                                                      E sendo a RTP um canal pago pelo "estado", com presidentes impostos pelo estado e que só existe porque tem o estado por trás é natural que ceda a "pressões". Não me parece é nada de grave...
                                                      Não podia estar mais de acordo...um dos entrevistadores da sic na última vez estava "on fire"! Estas coisas acontecem...Eu vejo telejornais de todos os canais, vou fazendo zapping lá pelo meio, quando as notícias me interessam menos, e chego a ouvir duas vezes o mesmo assunto. É verdade que por vezes há diferenças (o da TVI quando é apresentado pela nélinha é estupidamente cáustico, então quando vão lá alguns comentadores pseudo-moralistas neo-libertineiros é a maior galhofa), mas no geral não causam mossa no que passa cá para fora: a informação. E é mais que claro que a RTP, como canal público, vai estar sempre mais sujeita a essas críticas, mas que se há-de fazer? Estou mais preocupado com o resto da programação (dos canais todos em geral) ser só atirar palha para dentro da cabeça das pessoas...Tardes da Júlia...youpy!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                        Por acaso antes alegadamente "controlado pelo Governo" do que descontrolado pela "Boca Guedes".

                                                        Só vejo informação na RTP ou na SIC.
                                                        A Moura Guedes esquece-se que está no papel de jornalista profissional. Os comentários que faz pode fazê-los embora na posição de comentadora e não na posição de jornalista pivot do jornal das 20h na tvi (à sexta??).
                                                        Mas também não esqueçamos... ex-CDS-PP de bancada.. E foi um descalabro. Lembro-me de um discurso dela na Assembleia Republica em que usou numeros absloutos para criticar o governo da altura quando se esqueceu que as percentagens mostravam o contrario.. enfim.. PÉSSIMA PROFISSIONAL

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu não concordo com o que tu dizes...
                                                          Eu apenas acho que a RTP faz o papel que uma cadeia de informação deve ser, transmitir informação correcta, o que TVI e Sol fazem é jornalismo para vender. E o que eles vendem é "água sem caneco" e fazem ligações (que até podem existir, não o estou a negar) do celebre caso ao nosso PM, mas uma leitura atenta ve que os unicos que afirmam que ele está envolvido são os jornalistas... Não li ainda doc algum em que diga que o nosso PM está directamente envolvido no caso.
                                                          Na minha opinião as RTP's são as cadeias menos tendenciosas que temos.
                                                          Mas isto são opiniões.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Static_I Ver Post
                                                            Eu não concordo com o que tu dizes...
                                                            Eu apenas acho que a RTP faz o papel que uma cadeia de informação deve ser, transmitir informação correcta, o que TVI e Sol fazem é jornalismo para vender. E o que eles vendem é "água sem caneco" e fazem ligações (que até podem existir, não o estou a negar) do celebre caso ao nosso PM, mas uma leitura atenta ve que os unicos que afirmam que ele está envolvido são os jornalistas... Não li ainda doc algum em que diga que o nosso PM está directamente envolvido no caso.
                                                            Na minha opinião as RTP's são as cadeias menos tendenciosas que temos.
                                                            Mas isto são opiniões.
                                                            E para além do caso fripór, leste o resto do post?

                                                            Vocês também estão-se a centrar muito nas notícias. Não se esqueçam do resto: tempo de antena PS/governo/vitorino e prós&Prós

                                                            O Gato Fedorento é que descreveu bem há uns tempos num dos seus "noticiários" sobre as cheias:

                                                            Versão RTP - socas é um génio pois conseguiu qualquer coisa com a água das cheias (já não me lembro o quê)
                                                            Versão SIC- socas é o diabo pois não preveniu as cheias e milhares de pessoas perderam a casa
                                                            Versão TVI - Os dizert não puderam dar um concerto não sei aonde por causa das cheias. Aproveitando a notícia, alguns milhares de pessoas também perderam a casa por causa disso, mas nada de mais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X