Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Teoria do coleccionismo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Teoria do coleccionismo

    A teoria do coleccionismo daria para um livro


    Em economia fiz uma tese sobre este problema diagnosticado em milhares de pessoas


    É a obsessão em coleccionar o dinheiro, independentemente dos nossos objectivos ou necessidades pessoas! É um problema (obsessão muito comum) bastante grave e que faz com que certas pessoas não consigam lidar com o facto de se descapitalizarem



    Por exemplo: O Joaquim tem 10.000€ no banco à ordem em Janeiro e em Março já "só" tem 9500€ porque teve uns meses mais gastadores.

    O Joaquim não consegue pensar noutra coisa a não ser repor os 500€ que deve ao banco e tem uma completa obsessão por isso



    este problema é semelhante ao de um gastador compulsivo que desastra a sua vida, por cometer gastos incontroláveis


    Alguém conhece algum caso ou enquadra-se neste caso

    #2
    Mas isto é um problema psicológico?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
      Mas isto é um problema psicológico?



      É


      É tão comum que chega a parecer normal...


      No entanto convém diferenciar aquilo que é uma gestão saudável do coleccionismo


      O coleccionismo pauta-se por ver o dinheiro como "cromos" independentemente do seu valor, ou seja, existe uma obsessão por juntar mais e mais cromos e nunca se atinge a satisfação.

      Enquanto se pratica o coleccionismo fazem-se verdadeiras privações à vida pessoal, tais como "fazer uma vida de pobre" mesmo que se tenha muitas possibilidades financeiras

      Comentário


        #4
        Eu conheço um:

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Echos Ver Post
          É


          É tão comum que chega a parecer normal...


          No entanto convém diferenciar aquilo que é uma gestão saudável do coleccionismo


          O coleccionismo pauta-se por ver o dinheiro como "cromos" independentemente do seu valor, ou seja, existe uma obsessão por juntar mais e mais cromos e nunca se atinge a satisfação.

          Enquanto se pratica o coleccionismo fazem-se verdadeiras privações à vida pessoal, tais como "fazer uma vida de pobre" mesmo que se tenha muitas possibilidades financeiras
          OK.

          No fundo, eu conhecia o conceito, só não conhecia o nome que lhe atribuíam.


          Mas digo desde já que não conseguiria levar o coleccionismo ao extremo. A vida é para se aproveitar. Juntar dinheiro, sim, mas conseguir gozar a vida, ao mesmo tempo.

          Comentário


            #6
            Eu conheço outro


            Comentário


              #7
              LOLOL


              Existem milhares de pessoas...


              Eu fiz este tópico porque espero alertar que este problema é comum e pode ser resolvido com determinadas abordagens


              Agora não confundir este problema com o gosto pela poupança, que é muito saudável

              Comentário


                #8
                Eu sou um bocado assim...mas não vejo isso como negativo...aliás, valeu-me ter um pensamento bastante construtivo no que consta a gestão de dinheiro, que, até agora, me tem corrido bem. E nem por isso tenho receio de investir em algo, ou cometer uma "loucurazinha"...sim, depois tenho uma necessidade enorme de tapar o buraco que ficou, superá-lo e passar ao próximo investimento, mas dessa vez só gasto o que acumulei após ter "tapado o buraco"...volto a tapar o novo buraco, superá-lo, novo investimento....e por aí fora...

                Só axo uma coisa estranha...eu só tive (ainda tenho) outra colecção a sério na vida, e há sempre aqueles elementos a que somos mais apegados, ou que têm valor muito mais elevado com os restantes...com o dinheiro isso não se passa, um euro é igual a outro...por isso não encaro muito como coleccionismo...(embora eu tenha a minha moeda de escudo ).

                Comentário


                  #9
                  Essa descrição que tu fazes no primeiro tópico encaixa perfeitamente no perfil do viciado no jogo. É exactamente desse comportamento que ele padece, e é uma doença (o comportamento compulsivo). O jogador não vê o dinheiro como dinheiro mas sim como números e é obcecado por repor tudo o que gastou anteriormente. Não importa se foram 100 euros ou 100 milhões, ele acredita sempre que um dia conseguirá. É um problema extremamente grave que infelizmente acontece com muito mais frequência do que imaginamos. eu tenho um caso na família. O problema maior é que muitas pessoas apressam-se por fazer julgamentos e chamar nomes a este tipo de pessoas, quando na verdade elas são pessoas doentes que necessitam de tratamento psicológico.
                  Editado pela última vez por Porco; 12 February 2009, 01:04.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X