Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tinham conhecimento disto??? PIGS inside!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Tinham conhecimento disto??? PIGS inside!!!!


    Chamam-nos "PIGS" e nem sequer é o pior
    Não vivemos tempos de incerteza. Podemos estar certos de pior do que isto. A conferência de Davos acabou com as dúvidas. Agora, com os ingleses na rua a enxotar os estrangeiros dos postos de trabalho e os americanos a gritar "buy american", começa a guerra do proteccionismo. A globalização tem muitos males mas o que vem aí assusta bem mais.
    Pedro Canais - Copywriter SIC - opiniao@sic.pt
    Quando os americanos andavam na fila do pão e da sopa e as americanas vendiam até os três minutos de uma dança, um cabo chamado Hitler tornava-se aos poucos tão credível que um país inteiro começava a chamar-lhe "führer": o condutor!

    Foi ao mesmo tempo que muitas nações começaram à procura de condutores. Em Itália, acharam Mussolini; na Áustria, Dollfuss; no Brasil, Getúlio Vargas. Outros não chegaram a governar mas quiseram muito e muitos também os quiseram a eles. Em França, François de La Rocque; em Inglaterra, Oswald Mosley. Em Espanha, o condutor foi Primo de Rivera e o exemplo saltou a fronteira logo a seguir: Salazar foi o escolhido.

    No Leste, tudo eram "condutores" e o resultado foi ainda pior e ainda mais longo no tempo.

    Não há explicação tão plausível para o que aconteceu como o sentimento de orfandade que milhões sentiam na pobreza desses anos.

    Tudo começou com o optimismo do fim da Primeira Guerra. Tudo era progresso a olhos vistos e a riqueza do mundo civilizado era irreversível. Parecia. Como há quatro meses.

    Em Londres e Paris dançavam o Charleston. Em Lisboa também mas o jogo e a prostituição tinham mais interesse. Na província andavam descaços. Quase toda a gente. Adoçavam o café com rebuçados de meio tostão e obrigavam os filhos a ir à escola, quando o dinheiro que ganhavam a partir dos seis anos era a única forma de todos comerem um pouco mais do que laranjas azedas. E chamar café a grão preto moído com chicória também era exagero.

    A pouco e pouco, a pobreza chegou a todo o lado. Em 1929, foi o que se sabe.

    Por essa altura, todos os "condutores" subiram pelo mesmo degrau: o nacionalismo. É uma forma de proteccionismo aos berros. Aliás, com pouca imaginação. E se o nosso falava manso, gritava por decreto.

    Na Europa do Sul há uma tragédia que vem de longe. Hoje, quem escrever "PIGS" no google, seguido de "economics", vai ver o que andam a chamar a Portugal, Itália, Grécia e "Spain". Somos os "PIGS" da Europa. Porquê? Porque andamos a tramar o Euro. Não nos adaptámos à globalização, diz a "Newsweek". Não nos adaptámos o suficiente para o desafio de vivermos ao lado da Alemanha, diz o "The Times". Por aí adiante.

    Dentro e fora já se considera a possibilidade de abandonarmos a zona da moeda única. Ponderam-se os custos e volta a falar-se nas vantagens de uma política monetária própria. Até há quem pareça empurrar-nos.

    Começa tudo com uma certa hostilidade e o discurso vai subindo de tom. Ja somos "PIGS". E já nem sequer é preciso olhar para fora da União Europeia para ver sintomas de implosão.

    Pode começar aqui mesmo. Não temos hoje a mesma vulnerabilidade aos "condutores" e a quem os ama mas as consequências não serão poucas. Que formas terão não sabemos. Sabemos que falar disso é a melhor forma de combater a incerteza.

    Hoje, precisamos de alguns impossíveis. Precisamos de gente generosa onde ela nunca existiu: nos bancos. Precisamos de políticos com agendas de décadas e não do tamanho dos ciclos eleitorais. Precisamos de cidadãos que não saiam imediatamente para a rua a defender hoje aquilo que amanhã irá esmagá-los. Está difícil.

    A grande depressão que começou em 1929 foi terminar com um banho de sangue de sessenta milhões de mortos. E para que ninguém se esqueça, é bom que isto seja lembrado quando agora se começam a defender os quintais.




    Isto a ser verdade é grave!!!

    #2
    um verdadeiro disparate esse artigo.

    Comentário


      #3
      Exacto.

      Embora todos ficar em casa na Segunda??

      Comentário


        #4
        Dos PIGS tinha conhecimento.

        Um jornalista básico como esse é que realmente ainda não tinha visto.

        Onde é que anda o editor da SICNoticias?
        Está de férias e deixou aquilo à mercê dos devaneios dos estagiários iletrados?

        Isto nem sequer é um artigo de opinião - a ignorância grassa - muito menos uma notícia...

        Comentário


          #5
          Para mim, pior que chamar-nos PIGS, é mesmo o facto de o merecermos...

          Comentário


            #6
            repost( pelo menos a parte do PIGS)
            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=60174

            Comentário


              #7
              Link do artigo

              Link do artigo


              http://sic.aeiou.pt/online/noticias/...r+e+o+pior.htm

              Comentário


                #8
                Isto fez me lembrar, não sei bem porquê, os sindicalistas à porta da PT a bater palmas ao Berardo!

                Comentário


                  #9
                  A parte mais engraçada é que quem nos chamou PIGS vai tornar-se este ano no maior PIG de todos - o UK - que prevê um déficit de 8%!!!!!!

                  Porcos!!!!!

                  Comentário


                    #10
                    Pelo que sei de história, vai para ali uma confusão nessa cabeça.

                    Para começar, no mesmo artigo fala na grande depressão, na II guerra mundial e nos PIGS, logo algo vai muita mal.


                    A grande depressão todos sabemos o porque. Agora podemos estar perante uma nova grande depressão mas por outros motivos... à custa dos bancos que nos EUA ficaram assim... como resposta à grande depressão


                    A II guerra mundial, também se sabe. Em Portugal o problema não foi a grande depressão. Em Espanha também não. Na Rússia, aliados da Alemanha, também não... e na Alemanha? Bem, na Alemanha o problema tinha-se chamado I Guerra Mundial e terminou quando o novo líder além de ditador (o que para a data e para a condição do país não era mau), tinha o grande problema de ser mentalmente desequilibrado.


                    Agora os PIGS, que nasceram do espírito de humor apurado dos ingleses, mas que por exemplo Espanha nos últimos anos não fazia qualquer sentido estar incluída, Portugal anda à uns 10 anos a marcar passo... mas mesmo assim, neste momento não faz qualquer sentido... principalmente para a Inglaterra que é o país que neste momento está em piores condições. Está-me a querer parecer que esses senhores, além de agora poderem estar bem caladinhos com os PIGS, ainda vão ser "obrigados" a aderir ao € durante a crise...


                    Resumindo: Acontecimentos, não concordo com a relação grande depressão, na II guerra mundial e nos PIGS. Não faz qualquer sentido! Não sei quem é o comentador... mas ou eu estou muito enganado sobre a história, ou ele não percebe "bolha" do assunto.
                    Não significa no entanto que possamos ter grandes problemas no futuro próximo... mas sem comparar as causas que as possam levar a isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                      Pelo que sei de história, vai para ali uma confusão nessa cabeça.
                      (...)
                      O iluminado resolveu reescrever a História politico-económica do Sec.XX.

                      O que para um jornalista, que supostamente teve formação em Humanisticas ou Ciências Sociais (de Economia há bastantes no DE, JNegocios e cadernos de economia dos generalistas) é brilhante!

                      Deve ter feito as cadeiras de História por fax, aos Domingos.

                      Comentário


                        #12
                        A pessoa que escreveu isto não é jornalista, é copywriter, faz autopromoções da SIC...

                        Comentário


                          #13
                          Mais um iluminado...

                          Mas isto é suposto ser o quê?

                          Comentário


                            #14
                            Quase que dá a entender que a crise económica de 1928 foi despoletar a II Grande Guerra, na minha opinião deu um empurrão mas não foi a responsável pelo barril de pólvora que se sentia na Europa dos anos 30 e que teve como consequência a ascensão do "artista frustrado" ao poder.

                            Comentário


                              #15
                              Qualquer comparação entre a crise actual e a crise dos anos 30 é o mais completo disparate que está a criar alarmismos na opinião pública e a agravar a confiança dos consumidores e dos investidores que tão necessária é para a recuperação económica.

                              Senão vejamos:

                              (a) a produção automóvel nos EUA caiu 25%; em 1930 caiu 90%!!!!!

                              (b) o desemprego nos EUA atingiu os 7,6%; nos anos 30 atingiu cerca de 45%. As mulheres iam para os clubes vender 5m de dança!

                              (c) neste momento as democracias estão consolidadas e existem mecanismos constitucionais (até de direito europeu) que impedem a subida ao poder de regimes extremistas!

                              (d) alguns bancos apresentaram perspectivas de falência e foram nacionalizados; em 1930 cerca de 30.000 bancos nos EUA e na Europa apresentaram falências e não foram nacionalizados, as pessoas perderam todas as poupanças!

                              Estamos em crise e isso é inteiramente verdade! Mas agora dramatizar as coisas de uma tal maneira que vamos comparar com 1930 é pura e simplesmente não ter qualquer noção da realidade e do impacto provável das palavras na esfera pública.

                              Actualmente existem mecanismos anti-crise e fórmulas para minorizar os seus efeitos e despoletar períodos de crescimento.

                              A grande lição disto tudo é que, como de costume, os extremos não têm razão e nem o Estado pode substituir o mercado (vejam o que aconteceu nos países comunistas) mas o mercado não se auto-regula! É necessária uma supervisão efectiva do Estado para combater as falhas de mercado e melhorar o funcionamento dos mecanismos económicos. O grande desafio a seguir vai ser o da regulação!!!!!! Para todos aqueles que se interessam por estes assuntos recomendo a leitura dos seguintes artigos:

                              (a) a teoria do ordo-liberalismo - http://en.wikipedia.org/wiki/Ordoliberalism

                              (b) http://online.wsj.com/article/SB123457303244386495.html

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X