Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cano - condominio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cano - condominio

    Boas acontece que tinha infiltração de água no tecto da marquise mandei vir o técnico

    e ele substitui alguns canos

    mas tenho um dúvida , o cano da máquina de lavar do condómino de cima foi substituido ( ver foto )

    agora pergunto quem deve pagar esse cano ?

    o condomínio ou o condómino ??

    obrigado

    ps: o cano central é o esgoto do prédio


    #2
    Originalmente Colocado por pifas Ver Post
    Boas acontece que tinha infiltração de água no tecto da marquise mandei vir o técnico

    e ele substitui alguns canos

    mas tenho um dúvida , o cano da máquina de lavar do condómino de cima foi substituido ( ver foto )

    agora pergunto quem deve pagar esse cano ?

    o condomínio ou o condómino ??

    obrigado

    ps: o cano central é o esgoto do prédio


    pagas tu e devias falar com o condomino para ele pagar visto o cano ser da casa dele, mas devias ter ido falar com ele primeiro.

    Mas esse canos sao de uma prumada com um ramal para uma maquina de lavar? isso tava tudo na marquise?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
      pagas tu e devias falar com o condomino para ele pagar visto o cano ser da casa dele, mas devias ter ido falar com ele primeiro.

      Mas esse canos sao de uma prumada com um ramal para uma maquina de lavar? isso tava tudo na marquise?
      sim estes estes estão ma marquise mas no tecto

      quanto a prumada

      sim este cano vai dar ao ramal que liga a promada ou seja ao cano central do esgoto ( o cano central )

      quanto ao vizinho eu falei e ele disse que o condomínio tinha que pagar

      Comentário


        #4
        a minha duvida está no cano da máquina de lavar

        até que ponto pertence ao condomínio ??

        não seria até a JUNÇÃO que liga ao cano central ( promada )

        apartir da JUNÇÃO é canalização horizontal ou não ??

        Comentário


          #5
          sabem onde posso ver a lei ??

          Comentário


            #6
            É um caso complicado...


            Até á junção dos canos penso que a responsabilidade será do condómino.
            Algo a partir daí é do condomínio.

            Se foi as duas coisas então a responsabilidade será conjunta tornando o caso mais bicudo.


            Mas sinceramente nem sei se estou a responder á tua pergunta:
            "agora pergunto quem deve pagar esse cano ? "

            Então tu estás preocupado com quem paga aquele cano de uns 35cm?

            Comentário


              #7
              Podes tentar espreitar o Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU).

              Não sei se não será vago demais, nunca entrei nesse tipo de detalhes das vezes que o consultei.

              cumps

              Comentário


                #8
                mas uma pergunta, o cano é barato..
                caro foi a mão de obra para a reparação correcto?
                por que é que não dizem que o cano que foi substituído foi o do condomínio? Assim divide-se o mal pelas aldeias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Arnie_Marta Ver Post
                  É um caso complicado...


                  Até á junção dos canos penso que a responsabilidade será do condómino.
                  Algo a partir daí é do condomínio.

                  Se foi as duas coisas então a responsabilidade será conjunta tornando o caso mais bicudo.


                  Mas sinceramente nem sei se estou a responder á tua pergunta:
                  "agora pergunto quem deve pagar esse cano ? "

                  Então tu estás preocupado com quem paga aquele cano de uns 35cm?
                  Originalmente Colocado por super Ver Post
                  mas uma pergunta, o cano é barato..
                  caro foi a mão de obra para a reparação correcto?
                  por que é que não dizem que o cano que foi substituído foi o do condomínio? Assim divide-se o mal pelas aldeias.
                  Pois realmente o cano é pequeno e além disso teve que ser alterado

                  porque a FUGA nem sequer vinha desse cano

                  vinha sim do cano principal (prumada) e como esse cano tinha um T onde ligava esse que vem da máquina de lavar outrora era uma PIA

                  ao mudarmos o cano principal (prumada) tivemos que alterar esse por causa do T de ligação

                  Conclusão : como a fuga não era desse cano mas sim da PRUMADA

                  será o condomínio que terá de PAGAR as despesas todas

                  correcto ??

                  a fuga vinha do cano principal penso que se chama PRUMADA certo ??

                  ver foto

                  Editado pela última vez por pifas; 19 February 2009, 01:19.

                  Comentário


                    #10
                    Isso é facil....


                    O picheleiro "oferece" o trabalho pelo cano do condómino, e faz um bom preço ao condomínio pelo resto

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Arnie_Marta Ver Post
                      Isso é facil....


                      O picheleiro "oferece" o trabalho pelo cano do condómino, e faz um bom preço ao condomínio pelo resto
                      mas não tem nada que oferecer

                      se a FUGA não era do cano do condómino

                      ele NÃO terá de pagar nada

                      certo ???

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pifas Ver Post
                        mas não tem nada que oferecer

                        se a FUGA não era do cano do condómino

                        ele NÃO terá de pagar nada

                        certo ???

                        Em principio sim, terá de pagar o condómino.

                        Acho que é mais que lógico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Arnie_Marta Ver Post
                          Em principio sim, terá de pagar o condómino.

                          Acho que é mais que lógico.
                          NÃAOO

                          é ao contrário é o condomínio que terá de pagar

                          então não é ?? se o cano da máquina de lavar foi alterado por causa do cano principal (prumada)

                          não será lógico que o CONDOMÍNIO pague ??

                          pensa lá bem ....................
                          Editado pela última vez por pifas; 19 February 2009, 01:53.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pifas Ver Post
                            NÃAOO

                            é ao contrário é o condomínio que terá de pagar

                            então não é ??

                            Esquece o que escrevi antes......


                            Eu não consigo perceber porque é que o cano do condómino foi preciso mudar se não tinha fuga.
                            Vejo que disseste que seria devido a um T qualquer, mas seria mesmo necessário um cano novo?, não dava para arranjar a fuga sem mudar o esquema?
                            Editado pela última vez por ArnieMarta; 19 February 2009, 01:58.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Arnie_Marta Ver Post
                              Esquece o que escrevi antes......


                              Eu não consigo perceber porque é que o cano do condómino foi preciso mudar se não tinha fuga.
                              Vejo que disseste que seria devido a um T qualquer, mas seria mesmo necessário um cano novo?, não dava para arranjar a fuga sem mudar o esquema?
                              é SIMPLES

                              é que o cano(prumada) era muito antigo (louça) e então já tinha muitas FISSURAS

                              e então mudou se para um cano novo em PVC

                              como podes reparar na foto em baixo os canos que vão aos sanitários dos condóminos esq. e dir. ainda são de LOUÇA

                              Editado pela última vez por pifas; 19 February 2009, 02:10.

                              Comentário


                                #16
                                Não me parece que existam dúvidas que deverá ser o condómino do piso superior à habitação em causa quem terá de pagar as despesas.

                                Há uns anos, houve uma infiltração num dos meus andares, e de imediato assumi responsabilidades, efectuando pagamento de pintura do tecto do vizinho do piso inferior.

                                Cpts.,
                                Editado pela última vez por Corleone; 19 February 2009, 06:41.

                                Comentário


                                  #17
                                  porque a FUGA nem sequer vinha desse cano

                                  vinha sim do cano principal (prumada) e como esse cano tinha um T onde ligava esse que vem da máquina de lavar outrora era uma PIA

                                  ao mudarmos o cano principal (prumada) tivemos que alterar esse por causa do T de ligação

                                  Conclusão : como a fuga não era desse cano mas sim da PRUMADA
                                  a partir do momento que o problema original é da prumada o condominio é que tem de arcar com tudo

                                  MCunha

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                    a partir do momento que o problema original é da prumada o condominio é que tem de arcar com tudo

                                    MCunha
                                    Exacto se é o cano da prumada de esgoto central do edificio nao é um cano que pertença a nenhum condomino em especial mas ao condominio do predio e este é que tem que pagar as despesas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
                                      Não me parece que existam dúvidas que deverá ser o condómino do piso superior à habitação em causa quem terá de pagar as despesas.

                                      Há uns anos, houve uma infiltração num dos meus andares, e de imediato assumi responsabilidades, efectuando pagamento de pintura do tecto do vizinho do piso inferior.

                                      Cpts.,
                                      Terias razão se a fuga tivesse origem num cano do vizinho de cima e não numa parte comum, como ficou esclarecido. Logo, quem deverá pagar é o condomínio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Duas notas:

                                        A pergunta NÃO é "quem tem de pagar aquele cano".

                                        A pergunta é "quem tem de pagar TODA a resolução do problema, desde os canos ao serviço de trolha e pintura".

                                        A resposta é "depende"!

                                        Se esse defeito apareceu por se ter mexido em tempos na canalização _comum_ (a "prumada" como chamas ao cano "gordo" e os seus "Tês") então é responsabilidade do _condomínio_.

                                        Se o defeito estava noutro ponto então é responsabilidade do _condómino_ a cuja fracção esse outro ponto pertence.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Duas notas:

                                          A pergunta NÃO é "quem tem de pagar aquele cano".

                                          A pergunta é "quem tem de pagar TODA a resolução do problema, desde os canos ao serviço de trolha e pintura".

                                          .
                                          Desde quando um canalizador é um trolha?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Desde quando um canalizador é um trolha?
                                            Vais-me dizer que não viste que a parede foi escavacada e não tem de ser refeita naquele sítio...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Vais-me dizer que não viste que a parede foi escavacada e não tem de ser refeita naquele sítio...
                                              Escavacada, quer dizer aberta com pericia cuidado conhecimento, é quase um trabalho de arqueólogo, se fosse aberta por um trolha ia paredes e canos tudo á frente

                                              normalmente é o canalizador que abre isso, pois é o unico que tem noção do que está a fazer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Escavacada, quer dizer aberta com pericia cuidado conhecimento, é quase um trabalho de arqueólogo, se fosse aberta por um trolha ia paredes e canos tudo á frente

                                                normalmente é o canalizador que abre isso, pois é o unico que tem noção do que está a fazer.
                                                Sim, o canalizador abre.

                                                E quem fecha?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Sim, o canalizador abre.

                                                  E quem fecha?
                                                  Pode ser ele a fechar...alguem que abre arranja o cano , antes de abrir teve de o detectar... certamente nao vai ter problemas em fechar que até é o mais facil. Mas se for num sitio complicado que implique algum acabamento especifico tem de vir alguem dar o "remate final"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Recupero este tópico, porque tenho uma questão semelhante.

                                                    Um familiar vive num prédio antigo e o vizinho do R/C, diz que a prumada onde está o esgoto que passa na casa dele, devido à idade está fissurada, como o cano é velho, diz também que o seguro que possui não assume o despesa pois alega que o desgaste é normal decorrente da idade.

                                                    Como tal, o vizinho do R/C diz que tem de ser o condomínio a pagar.

                                                    A minha questão é: é o dono do apartamento onde está a fissura que paga o arranjo ou é o condomínio?

                                                    Obrigado desde já.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Penso que deverá ser o condomínio, já que a tubagem serve vários apartamentos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                                                        Penso que deverá ser o condomínio, já que a tubagem serve vários apartamentos.
                                                        Obrigado pela resposta.

                                                        Então nesse caso, a parte do meu familiar poderá ser paga, acionando o seguro que possui ?

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X