Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O futuro do BPP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O futuro do BPP

    Como estive fora durante uns tempos, não apanhei a oportunidade de discutir estes assuntos quantíssimos da Banca e a intervenção do Estado na mesma.

    (andei a pesquisar por BPP e não encontrei nada no nome dos tópicos... )

    O que acham do comunicado do nosso Ministro das Finanças Teixeira dos Santos a propósito do que será o posicionamento do Governo face aos clientes do BPP?

    E como deve ser classificada a actuação do BPP face aos seus clientes?

    #2
    falência
    do rad. lat. fallere


    s. f., acto ou efeito de falir;

    cessação de pagamentos;

    quebra de um negociante, declarada em tribunal;

    carência;

    incapacidade;

    falta;

    erro;

    omissão.

    Em http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

    Comentário


      #3
      O BPP como instituição bancária deve obrigatoriamente assumir as suas responsabilidades para com clientes e socios.

      O Banco de Portugal, como instituição que é deve investigar e apontar responsáveis pelo que aconteceu ao BPP.

      O Ministério Público como instituição que é deve levar a tribunal os responsáveis e puni-los por direito à burla e outros crimes de que foram autores.

      É a minha opinião.

      Comentário


        #4
        Bem... esta é daquelas situações que não será "clara como água", aliás, no BPP nada é claro como água (e no Governo também não) !!!

        Mas já que há garantia de depósitos, não vejo porque não se garantam os dos clientes do BPP.

        Mais nacionalizações é que não ! Não tem liquidez para continuar? Deixa falir !

        Se houve gestão danosa dos depósitos dos clientes, então os clientes do BPP que tentem reaver o seu dinheiro através dos meios legais existentes. Mas deixem o meu dinheiro fora do barulho !

        Comentário


          #5
          Os Inocentes (Accionistas, "Funcionários" e clientes), que os há, vão ficar sem o dinheiro investido, ficar sem trabalho e ficar sem as poupanças de investimento, respectivamente.

          Os Culpados (Accionistas, "Funcionários" e clientes), Pouco ou nada vão perder, vão sair melhor do que entraram e nada lhes vai acontecer e as poupanças de investimento já lhes foram/estão a ser/serão garantidas, respectivamente.


          Comentário


            #6
            Como Banco de investimentos, o BPP teve uma exposição acentuada a estas variações de mercado.

            Se recordarmos a tentativa de João Rendeiro de atacar o BCP, a comprar acções nos 3€ e upa, e que chegou a constituir mais de 2% do capital...

            Acções que agora valem.... 0.615€ (ontem andaram na casa dos 0.5... )

            Não indiciam nada de bom para os seus clientes.

            Dizem os accionistas e clientes mais cautelosos ( e com mais fôlego...) de que o melhor é esperar que o mercado recupere. E que acções judiciais por parte dos clientes desesperados podem colocar em causa esta estratégia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
              Como Banco de investimentos, o BPP teve uma exposição acentuada a estas variações de mercado.

              Se recordarmos a tentativa de João Rendeiro de atacar o BCP, a comprar acções nos 3€ e upa, e que chegou a constituir mais de 2% do capital...

              Acções que agora valem.... 0.615€ (ontem andaram na casa dos 0.5... )

              Não indiciam nada de bom para os seus clientes.

              Dizem os accionistas e clientes mais cautelosos ( e com mais fôlego...) de que o melhor é esperar que o mercado recupere. E que acções judiciais por parte dos clientes desesperados podem colocar em causa esta estratégia.
              O mercado recuperará, sem sombra de dúvidas. O BPP já não sei !

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Como Banco de investimentos, o BPP teve uma exposição acentuada a estas variações de mercado.

                Se recordarmos a tentativa de João Rendeiro de atacar o BCP, a comprar acções nos 3€ e upa, e que chegou a constituir mais de 2% do capital...

                Acções que agora valem.... 0.615€ (ontem andaram na casa dos 0.5... )

                Não indiciam nada de bom para os seus clientes.

                Dizem os accionistas e clientes mais cautelosos ( e com mais fôlego...) de que o melhor é esperar que o mercado recupere. E que acções judiciais por parte dos clientes desesperados podem colocar em causa esta estratégia.
                O maior problema de todos, é haver dezenas de clientes apenas com depósitos que afinal não eram depósitos... Eram investimentos de risco elevado.

                Comentário


                  #9
                  As regras são claras. o Estado só garante os depósitos (ordem e prazo), falta saber em que montante. Há uma directiva da UE a falar de 100,000€ (melhor que os 25,000€ grantidos pelo BdP), mas o José Sócrates à saída da cimeira onde foi debatido o tema e dada a directiva, garantiu que não havia limite para os depósitos. Reconheço que tenho dificuldade em acreditar no nosso Primeiro, sem ver as coisas impressas no Diário da República, pelo que estou um pouco como o Paulo Rangel. À espera de explicações.

                  Os outros Clientes (a maioria) tinha constituído por lá contas de Investimento. Nada de mais. A maioria dos Bancos tem um departamento do género, só que como são grandes e tiveram mais juizo na mona na diversificação da carteira, não ficaram tão expostos como o BPP.
                  Como tal, e no caso de não haver burlas internas ao estilo BPN ou externas, estilo Madoff, poderão pensar em resgatar o seu investimento abaixo dos 50% do que têm investido. Mas falta fazer contas. Muitas contas.

                  Há aqui no meio, as queixas de alguns clientes de suposto abuso de confiança, em que eram dado o dinheiro ao Gestor de Conta com indicações claras para constituírem Depósitos e que estes fizeram outras aplicações. Isto tudo parece conversa de Advogado da treta, dado que é uma das possíveis saídas (caso o BPP tivesse €) e poucas ou nenhumas provas existem do desconhecimento do cliente da aplicação do dinheiro. E aí entra a ganância.

                  Comentário


                    #10
                    O estado só deve garantir depósitos a prazo isso é claro. Mas mais importante, deve garantir o montante que era garantido na data do depósito.

                    Isto é, se na data em que faço um depósito sei que me vão dar X se o banco falir, é esse o dinheiro que devo receber. Uma questão elementar de justiça.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      O maior problema de todos, é haver dezenas de clientes apenas com depósitos que afinal não eram depósitos... Eram investimentos de risco elevado.

                      isso nao é bem assim, pois muitos dos produtos sao produtos estruturados de capital garantido, ou seja as pessoas compraram-nos por entenderem que era um investimento sem risco. No entanto, este tipo de produtos nao é abrangido pelo fundo de garantia, e dai vermos estes protestos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                        isso nao é bem assim, pois muitos dos produtos sao produtos estruturados de capital garantido
                        Garantido por quem? Pelo BPP pois claro...

                        Eu penso que o estado não deve suportar esse tipo de "garantias". Está na hora de as pessoas assumirem os riscos que correram quando contrataram esses produtos "milagrosos".

                        Como contribuinte, estou farto de pagar pela ganancia de alguns...

                        Comentário


                          #13
                          Este BPP é um granel que só visto. Bem sei que o cariz do banco e das suas operações o deixou exposto às flutuações do mercado de investimento. Até aí entendo.

                          O que não entendo é a "estória" de dizerem a muitos dos seus clientes, que estes estavam a depositar o seu dinheiro em contas a prazo e, depois, o que se veio a confirmar era que estas contas tinham como base o investimento desses mesmos montantes em produtos de alto risco. Aqui, para mim, estamos a falar de fraude e abuso de confiança. Aliás, o BPP e os seus responsáveis andam envoltos numa nuvem de suspeição que em nada abona a seu favor.

                          Dito isto, entendo a posição do ministro das finanças, ao defender apenas a "segurança" e devolução dos montantes que estavam em contas a prazo. No entanto, no que toca aqueles lesados que referi no parágrafo acima, há que ver bem as coisas, pois se eles não têm dinheiro em simples contas a prazo, pelos vistos foi porque os enganaram algures no processo. Provavelmente esta questão só se resolverá na barra dos tribunais, ou seja, no "dia de S. Nunca à Tarde".

                          Para terminar, um banco como o BPP, depois de tudo o que se tem sabido, deve pura e simplesmente falir. Neste momento são os nossos impostos que andam a tentar "limpar" a face de um banco gerido por pessoas que parecem ser..."menos sérias". Além do mais, a sua imagem está de tal forma debilitada, que não estou a ver como é que irão manter clientes e captar novos depósitos. Neste processo lamento é os lesados e os funcionários que nada tiveram a ver com estas "trocas e baldrocas".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                            isso nao é bem assim, pois muitos dos produtos sao produtos estruturados de capital garantido, ou seja as pessoas compraram-nos por entenderem que era um investimento sem risco. No entanto, este tipo de produtos nao é abrangido pelo fundo de garantia, e dai vermos estes protestos.

                            Tendo em conta as falcatruas e a ganância dos seus gestores, não me admirava nada que os clientes fossem enganados.
                            Já não eram os primeiros.

                            Agora como recuperar o dinheiro? Só em tribunal e com pouca esperança de o voltar a ver.

                            Quanto muito aguardar que o mercado recupere para regressar a terreno positivo e recuperar o investimento.

                            Em relação aos depósitos o Estado deve assegurar até ao limite. O que ficou de fora... temos pena.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Garantido por quem? Pelo BPP pois claro...

                              Sim, assim como um deposito a ordem o é, mas no caso do deposito a ordem ha um fiador (Estado), e no produto estruturado nao. Claro que em tempos normais este risco é negligenciavel, pois caso nao fosse as pessoas nao punham o dinheiro nestes produtos.

                              Ja agora acrescento que na generalidade dos casos o BPP tera comprado estes produtos a um banco de investimento, portanto o capital tera sido mesmo garantido ao BPP, mas provavelmente foi retido fruto das dificuldades financeiras do banco.

                              é uma situacao complicada, pois tenho praticamente a certeza que este risco (counterparty risk) nao foi explicado as pessoas aquando da venda do produto, e elas justamente sentem-se enganadas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                é uma situacao complicada, pois tenho praticamente a certeza que este risco (counterparty risk) nao foi explicado as pessoas aquando da venda do produto, e elas justamente sentem-se enganadas.
                                Mas certamente que o risco estava bem explícito nas condições de subscrição dos produtos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Mas certamente que o risco estava bem explícito nas condições de subscrição dos produtos...

                                  Nao sou advogado, mas nao vejo grande necessidade de um ponto em que " se o banco for a falencia, nos nao lhe pagamos o produto". é justamente o que acontece num deposito a ordem, so que ai o estado entra na equacao e paga o deposito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                    falência
                                    do rad. lat. fallere


                                    s. f., acto ou efeito de falir;

                                    cessação de pagamentos;

                                    quebra de um negociante, declarada em tribunal;

                                    carência;

                                    incapacidade;

                                    falta;

                                    erro;

                                    omissão.

                                    Em http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx


                                    E mais nada, tudo o resto que se diga é como o viajante em pleno deserto já delirante...só vê miragens.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Existe pelo menos um arguido no caso do BPP. Embora me pareça que isso pouco terá a ver com as dificuldade financeiras do Banco.

                                      O que me fascina, é que as instituições bancárias estão sujeitas a vários tipos de fiscalização: auditoria interna, auditor externo, BP e CMVM e depois surgem estas situações de lavagem de dinheiro, branqueamento de capitais etc., e ninguém detectou nada.

                                      O que me faz pensar que se não detectam estas situações, que tipo de contabilidade criativa é que não só estes, mas todos os bancos poderão andar a fazer para cumprir lá os rácios prudenciais que têm que cumprir. Por outras palavras quanto tempo faltará para o sector financeiro entrar em colapso? Ou o resto está tudo direitinho (por pura sorte acho eu) e estes casos foram excepções?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Mas certamente que o risco estava bem explícito nas condições de subscrição dos produtos...
                                        Tinhas nas condições a expressão "capital garantido". Para mim que não percebo muito do horta capital garantido, é capital garantido, ou seja, façam eles o que fizerem com o meu dinheiro no mínimo não perco o que investi naquele produto e no fim do prazo esse dinheiro volta à minha conta com os dividendos adequados. Actualmente nem dividendos nem o valor depositado estão a devolver...

                                        Coloca-te na pele dos depositantes e diz-me se não acharias que tinhas sido burlado, eu pessoalmente acharia e levava isto até ás últimas consequências. Isto já para não mencionar o discurso dos funcionários que muitas vezes chamavam depósitos a prazo a coisas que afinal não eram bem depósitos a prazo.

                                        Agora obviamente que o estado não deve cobrir este tipo de investimentos e as contas a serem feitas serão com o BPP e os seus administradores e accionistas na justiça.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                          Coloca-te na pele dos depositantes e diz-me se não acharias que tinhas sido burlado, eu pessoalmente acharia e levava isto até ás últimas consequências.
                                          Claro que sim... mas isso será uma questão entre os clientes e o banco; o Estado deve ser mantido de fora.

                                          Eu tenho pena de quem perdeu as suas poupanças, mas por um lado isto também serviu de lição a muita gente. Principalmente aqueles que só viam vantagens nos privados e desvantagens no Estado...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Eu tenho pena de quem perdeu as suas poupanças, mas por um lado isto também serviu de lição a muita gente. Principalmente aqueles que só viam vantagens nos privados e desvantagens no Estado...
                                            Não entendo essa correlação. Aqui o Estado tem-se limitado a fazer o seu papel natural, de regular.

                                            Neste caso do BPP, foi um misto de azar (situação dos mercados), como incompetência de Gestão. Conheço Bancos de Investimento que estão numa situação limite e que tentam minimizar as perdas dos seus Clientes, que estão informados do estado do Mercado e das suas respectivas carteiras.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              Não entendo essa correlação. Aqui o Estado tem-se limitado a fazer o seu papel natural, de regular.
                                              Neste caso do BPP, foi um misto de azar (situação dos mercados), como incompetência de Gestão. Conheço Bancos de Investimento que estão numa situação limite e que tentam minimizar as perdas dos seus Clientes, que estão informados do estado do Mercado e das suas respectivas carteiras.
                                              Carlos aqui não posso concordar contigo. Se como dizes que o Estado "fez o seu papel"(???), então para que serve(iu) o BdP este sim o principal regulador que como se viu assobiou para o lado (???) foi "refém" de jogadas de bastidor (?Dias Loureiro?) e demonstrou "enormes fragilidades" no sistema de audição.

                                              É esta subserviência estado-banca que me faz desacreditar no "sistema" se estivessemos a falar de uma CGD ainda podia dar a mão à palmatória, agora de um banco privado, ir salvar o quê? A credibilidade do "sistema"? Não me parece, ainda a procissão vai no adro e muita tinta há-de correr.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                O que me fascina, é que as instituições bancárias estão sujeitas a vários tipos de fiscalização: auditoria interna, auditor externo, BP e CMVM e depois surgem estas situações de lavagem de dinheiro, branqueamento de capitais etc., e ninguém detectou nada.
                                                Não só ninguem detectou nada, como o responsável ainda escreve um livro a contar quão bom ele é em negocios.... só em portugal

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jcc Ver Post
                                                  Carlos aqui não posso concordar contigo. Se como dizes que o Estado "fez o seu papel"(???),..."
                                                  Tens razão, não me expliquei como devia. Queria apenas realçar aquilo que deveria ser o papel do Estado, face ao post do Eu.

                                                  Que o Estado pouco fez na actividade de regulação, é verdade.

                                                  E que o Estado deveria deixar cair o BPP, sem dúvida. Afinal, quem se porta bem não merece ter como competidores entidades Financeiras que dão mais, porque pisam o risco todos os dia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                    Existe pelo menos um arguido no caso do BPP. Embora me pareça que isso pouco terá a ver com as dificuldade financeiras do Banco.

                                                    O que me fascina, é que as instituições bancárias estão sujeitas a vários tipos de fiscalização: auditoria interna, auditor externo, BP e CMVM e depois surgem estas situações de lavagem de dinheiro, branqueamento de capitais etc., e ninguém detectou nada.

                                                    O que me faz pensar que se não detectam estas situações, que tipo de contabilidade criativa é que não só estes, mas todos os bancos poderão andar a fazer para cumprir lá os rácios prudenciais que têm que cumprir. Por outras palavras quanto tempo faltará para o sector financeiro entrar em colapso? Ou o resto está tudo direitinho (por pura sorte acho eu) e estes casos foram excepções?
                                                    Quem é que já é arguido?


                                                    Qto ao futuro do banco = liquidação total, revertendo em partes para os respectivos credores (funcionários e clientes com dtos de crédito.) procedendo-se a rateio.

                                                    Qto aos depósitos mesmo, o estado entra com a parte em falta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por empyrion Ver Post
                                                      Não só ninguem detectou nada, como o responsável ainda escreve um livro a contar quão bom ele é em negocios.... só em portugal
                                                      Realmente é obra....



                                                      "Invista com segurança - 10 conselhos"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                                                        Realmente é obra....



                                                        "Invista com segurança - 10 conselhos"

                                                        Esta devia estar no tópico "Fotos para rir"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De facto esta foi das coisas mais ridiculas que já presenciei.

                                                          A parte do vencer nos mercados é de escangalhar a rir...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                            Esta devia estar no tópico "Fotos para rir"
                                                            Bem visto!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X