Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal como é que podemos, mesmo e com eficácia, ajudar África? Haverá Democracia lá?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal como é que podemos, mesmo e com eficácia, ajudar África? Haverá Democracia lá?

    Mais de duas décadas depois desta chamada de atenção África continua a padecer, em sofrimento atroz, de fome, miséria e doença!

    Crianças morrem desnutridas, enquanto os seus líderes, gordos e lustrosos, se pavoneiam nas riquezas que não partilham com o seu povo...

    O que é que estamos a fazer de mal ou, por outro lado, o que é que não estamos a fazer?

    Afinal "We are the world", or not?

    #2
    Neste momento nós (estou a falar de Portugal) poderíamos ter uma política de maior diálogo e cooperação com África dos Palops.

    Ajudaria a resolver muitos dos problemas que cada um dos países enfrenta.

    Quanto ao resto, não tenho rigorosamente fé nenhuma nos líderes africanos.

    Comentário


      #3
      É impossivel ajudar quem não quer ser ajudado.

      Comentário


        #4
        Há menos de 4 anos houve o Live 8. Milhões de pessoas em todo o Mundo vibravam com o festival, pedindo compreensão e ajuda aos 8 países mais influentes na sociedade mundial.

        Após o festival, o Mundo vibrou com inúmeras atitues decididas. África iria finalmente ser ajudada. Foi a alegria do povo.

        Passado cerca de 6 meses Bono Vox (vocalista dos U2) deu uma entrevista acusando os líderes de pessoas falsas e incumpridoras.

        Hoje, quase 4 anos depois, o cenário é o mesmo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
          Neste momento nós (estou a falar de Portugal) poderíamos ter uma política de maior diálogo e cooperação com África dos Palops.

          Ajudaria a resolver muitos dos problemas que cada um dos países enfrenta.

          Quanto ao resto, não tenho rigorosamente fé nenhuma nos líderes africanos.
          Pois, compreendo e concordo, mas, então, se os líderes africanos não são de confiança, facto com o qual concordo, como poderemos cooperar com os respectivos países com eficácia?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Mais de duas décadas depois desta chamada de atenção África continua a padecer, em sofrimento atroz, de fome, miséria e doença!

            Crianças morrem desnutridas, enquanto os seus líderes, gordos e lustrosos, se pavoneiam nas riquezas que não partilham com o seu povo...

            O que é que estamos a fazer de mal ou, por outro lado, o que é que não estamos a fazer?

            Afinal "We are the world", or not?
            O problema de África está a bold...
            Mesmo em países muito ricos como Angola por exemplo, a preocupação com o povo é miníma ou inexistente, apenas interessa a família e os que "mamam" (perdoem-me a expressão), ou seja vive-se em "ditadura democrática", e o povo tem muito pouca voz.

            Ou seja, até se mudarem as "vontades" pouco ou nada vai mudar na prática.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Pois, compreendo e concordo, mas, então, se os líderes africanos não são de confiança, facto com o qual concordo, como poderemos cooperar com os respectivos países com eficácia?
              E os lideres do 1º mundo são de confiança? Estarão eles interessados no desenvolvimento de Africa? Não me parece.

              O historial de ingerenCIA na America Latina diz alguma coisa?

              Comentário


                #8
                envie-se para lá dinheiro..

                tem resultado muito bem....


                ld

                Comentário


                  #9
                  Num mundo maravilho como o nosso só com lideres lucidos e integros é que Africa pode avançar.

                  Comentário


                    #10
                    Pegamos no que se passa em Angola.


                    Agora, transporta-se isso para os outros países que são muito menos ricos naturalmente que Angola.

                    O problema começa pelos próprios africanos.
                    Acho que também há bastantes que não conhecem a palavra "trabalho"

                    Comentário


                      #11
                      Assassinos Econômicos

                      Assassinos Econômicos

                      Este video parece-me bastante esclarecedor.

                      Comentário


                        #12
                        Dar dinheiro para África n beneficia nada o seu povo, mais vale transferir o dinheiro para directamente para as contas dos líderes. Ainda se Portugal fosse um país rico para andar a distribuir milhões, mas nem isso... Veja-se o Caso dos presidentes de Angola e Guiné Bissau.

                        Parece que culturalmente a corrupção e a falta de honestidade grassam e ng se importa, parece que n existe muita vontade em evoluir.
                        Editado pela última vez por rover214; 01 March 2009, 21:46.

                        Comentário


                          #13
                          Nós podemos sempre ajudar Africa, mas os grandes entraves e o que faz crescer os défices orçamentais é sem duvida a divida externa!!

                          Comentário


                            #14
                            Acho que ajudava Portugal virar-se para Angola. Nós temos o passado e não o estamos a aproveitar. Quando dermos por ela as oportunidades já se foram!

                            É tempo de ir para lá em força. Assim ajudávamos Angola, mas Portugal seria o mais beneficiado.

                            Quanto ao resto, com os políticos que eles têm não vão longe.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                              É impossivel ajudar quem não quer ser ajudado.

                              Não podia estar mais de acordo!!!!

                              Não aprendem, não pensam, preferem a guerra, a corrupção e a fome, não sabem usar o que lhes é dado.

                              Mesmo sabendo das condições que muitos países africanos tem, as mulheres continuam a ter filhos como coelhos, sem o mínimo de condições e meios para o efeito, e depois tem MILHARES de crianças a morrer de fome, crianças que NUNCA deviam ter nascido, e mesmo inundando África de preservativos esta miséria continua a ocorrer por questões "culturais" .

                              Epá esterilizem mulheres e homens, acabem de uma vez com este flagelo, retirem do poder os dirigentes desses países, que a ONU entre e tome conta da gestão, que a comida e os meios cheguem efectivamente ás populações.

                              Eu não ajudo mais ninguém desse continente. Já fiz mais do que a minha parte, e por mais do que uma vez.

                              Agora a minha prioridade é este nosso pais, este nosso Portugal e os nossos concidadãos, os outros agora que se desenrasquem.
                              Editado pela última vez por Foliv; 01 March 2009, 23:08.

                              Comentário


                                #16
                                http://edition.cnn.com/2009/WORLD/af...rty/index.html

                                Mugabe hosts lavish party despite national crisis

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                  Pois, compreendo e concordo, mas, então, se os líderes africanos não são de confiança, facto com o qual concordo, como poderemos cooperar com os respectivos países com eficácia?
                                  Com muito pragmatismo.

                                  E é ver o José Eduardo dos Santos vir a Portugal a convite do Cavaco.

                                  Num périplo pela Europa em que nós não somos considerados prioritários.

                                  Ok, e como é que gerimos isto? Simples. Não falar nem de política nem de princípios com esta gente. Dar-lhes razão em tudo.

                                  Passar-lhes a mão pelo pêlo e sacar de lá o que pudermos.

                                  Peço desculpa, mas é isso que todos fazem e nós somos aqueles que ainda não descobrimos como sacar $$$ das ex-colónias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    [quote=Foliv;

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                      Com muito pragmatismo.

                                      E é ver o José Eduardo dos Santos vir a Portugal a convite do Cavaco.

                                      Num périplo pela Europa em que nós não somos considerados prioritários.

                                      Ok, e como é que gerimos isto? Simples. Não falar nem de política nem de princípios com esta gente. Dar-lhes razão em tudo.

                                      Passar-lhes a mão pelo pêlo e sacar de lá o que pudermos.

                                      Peço desculpa, mas é isso que todos fazem e nós somos aqueles que ainda não descobrimos como sacar $$$ das ex-colónias.

                                      Carlos, eu percebo isso tudo, mas como é que lhes podemos dar razão sempre e em tudo? E como é que se consegue não falar de política com eles?...

                                      Sacar de lá o que pudermos? Já lá vai o tempo, que eles agora não dão ponto sem nó! Lembra-te que se quiseres criar uma empresa, por exemplo, em Angola tens de aceitar um sócio autóctone que nada faz e apenas recolhe, pelo menos, 50% dos dividendos que conseguires...

                                      Aqui há uns anos fui cicerone de uma distinta delegação africana, que fiz questão de receber com pompa e circunstância como representante do Estado português, na instituição onde trabalho, e, no que esteve ao meu alcance, prestei, eu e os funcionários que dependiam de mim na altura, um serviço de cooperação que foi considerado de excelência (permita-se-me a imodéstia).

                                      No final, entre profusos agradecimentos e entrega de lembranças, recebi um (pareceu-me) sincero "muito obrigado" e um "gratos por trabalharem bem e depressa", mas, também, um confuso "Lembranças para nós? Bem, nós não estamos habituados a oferecer lembranças aos países que visitamos, por isso não trouxemos nada", percebendo que é protocolo trocarem-se lembranças institucionais entre os países em missões de colaboração inter-institucional...

                                      Naturalmente não expectávamos prendas, mas a nossa delegação ficou siderada com tamanha frieza e simples sintonia para ... apenas receber...

                                      A questão, que me parece pertinente, também assenta na mesma dúvida de pessoal que veio de lá e está mortinho para regressar! Tenho amigos meus, angolanos, que constantemente desabafam comigo as saudades da sua terra e de como era bom viver em Angola noutros tempos.

                                      Tenho um tio em Moçambique, que regressou após muitos anos e de lá ter deixado um fortuna (da qual foi espoliado), que sempre defendeu o nosso regresso em força a África e eu sempre duvidei das suas palavras! Mas, agora, pergunto-me, teria ele razão? Será África um continente dependente da colonização? Serão os países africanos, sobretudo as nossas ex-colónias, ingovernáveis por autóctones? Queria acreditar que não e gostaria de encontrar outras soluções, mas não me parece muito fácil!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pé Leve,
                                        Eu ando há uns largos meses a perspectivar o mercado Angolano em particular, mas os Palops em geral.

                                        Tenho falado com diversas pessoas, lido e pesquisado muito sobre o que se passa e reservo-me a uma melhor oportunidade para lá ir e fechar um possível negócio. Até lá, os meus interlocutores angolanos, preferem vir cá e tratarmos das coisas por aqui. Percebe-se.

                                        Uma coisa que me apercebi e aliás é o 1º conselho que nos dão. Não discutir com eles as questões políticas e as questões do passado. Nem pensar.
                                        A seguir, eles é que sabem, a visão deles de África é a mais adequada, todo o mundo está errado e eles é que vão tomar conta daquilo tudo.

                                        Noutro dia vi a entrevista na TPA que dá na TVCabo, com o Marcelo Rebelo de Sousa. E digo-te, admiro a ginástica intelectual do homem, resistindo muito bem às sucessivas provocações do entrevistador e no fim, como sempre, fez um brilharete.

                                        E realmente é complexo ver a matrix Marxista daqueles senhores a cruzar-se com os princípios Capitalistas. E então tu passas uma noite (típico...) com aquela gente e eles, os que sofreram na guerra vão mudar o mundo e vão-nos ensinar a nós Portugueses como é que se deve fazer.

                                        Para mim, tudo bem.

                                        Sigo aquela máxima de que mulher séria não tem ouvidos e que homem de negócios tem um estômago blindado.

                                        O que é certo é que eles têm problemas muito graves, para os quais não têm solução. Nem com o petróleo a 400 USD o barril.

                                        Agora, o dinheiro em vez de ir para o Brasil, China, ou outros, que venha para o bolso dos portugueses.

                                        Porque a intervenção dos Portugueses não se deve fixar na institucional (Estado a Estado) que como sabes, tem os seus altos e baixos, mas finalmente adoptaram o Simplex, ou apenas a nivel Empresarial.

                                        Os Portugueses podem ter um papel relativamente importante e pacífico.

                                        Ser o quadro intermédio que eles tanto precisam. É que não têm ninguém habilitado para exercer essas funções, pois o ensino é um autêntico caos. E pelos tempos que estamos a passar aqui em Portugal, mandar para lá umas centenas de milhar de pessoas é muito positivo. (fiz uma ligeira extrapolação do nº de portugueses que estão a ir para Angola, multiplicando por 2 anos...).

                                        Pode ser que resulte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, pode ser que resulte!

                                          Penso que estás bem sintonizado com a realidade africana, mesmo e quando falas na necessidade de, de alguma forma, "contornar" a relação Estado / Estado, tentando manter-se o inter relacionamento empresarial, entre as empresas interessadas!

                                          Não sei se será assim tão fácil... No meu caso, que não tenho a pachorra do MRS e o seu discurso sempre brilhante, não sei se teria a paciência de aturar gajos que só fazem e dizem asneiras (veja-se como têm os seus países) e concordar com a sua visão do mundo sem me manifestar... Acho, simplesmente, que não tenho essa capacidade!...

                                          Também sou, naturalmente, pelo papel pacífico que os empresários portugueses podem conseguir, bem como confio plenamente na sua capacidade, empreendedorismo e inteligência, mas temo que as muito frequentes e súbitas "mudanças de humor" dos líderes africanos coloque em risco não só os negócios já estabelecidos como a integridade dos nossos compatriotas.

                                          Certo, certo é que me parece imprudente ir lá, para já. Mas, por outro lado, ninguém consegue gerir bem os seus investimentos sem acompanhá-los presencialmente. Dilema... Como fazer?

                                          A verdade, verdadinha, é que os países africanos, dêem-se disso conta ou não, precisam de gente como nós para resolverem, calculo, 90% dos problemas que os afligem e que, ouso dizer, não tinham nos tempos da colonização, por muito que a mesma tivesse de ter um termo um dia!

                                          A nossa ajuda, lá, será sempre benéfica para eles e para nós, mas, sobretudo, ajuda-los-á a expurgar aquela miséria aflitiva que aqueles povos (Deus meu) sofrem todos os dias. Assim eles nos deixassem, pacificamente, ajudar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eles que se desenrasquem. Já lá tivemos e a paga foi a expulsão sem direito a trazer nada.
                                            Ainda ajudamos perdoando a divida externa quando eles têm um pais muito mais rico que o nosso. Se os lideres andam a gastar mal o dinheiro azar. Foi o que eles quiseram a alguns anos atras.

                                            E mesmo agora não facilitam a entrada de estrangeiros lá. Só com um suborno é que as coisas andam para a frente, mas mal.

                                            Já cansa a história dos coitadinhos. Parece que temos que tomar conta de alguém. Ainda por cima de alguém com recursos bem mais vastos que os nossos.

                                            Depois acho piada aos "deficientes" como vi num programa noutro dia. Iam de férias para África ajudar a fazer coisas basicas como pintar as casas. E durante o programa vi-a os brancos a trabalharem e os outros a olharem. É assim que vão andar para a frente. A espera que os outros façam por eles.

                                            Para nim África é boa para ver no National Geografic e ir a Cabo Verde passar umas férias.

                                            Angola e afins é para esquecer. Conheço muita gente que lá está e já lá esteve e não faz parte dos meus sonhos ir para lá como as coisas são. Como pais, Angola, é do melhor que existe para viver, mas tinha que ter outras pessoas a mandar.
                                            Editado pela última vez por rogerAjacto; 02 March 2009, 01:16.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                              Mais de duas décadas depois desta chamada de atenção África continua a padecer, em sofrimento atroz, de fome, miséria e doença!

                                              Deixem de lhes vender armas.

                                              Deixem de apoiar lideres como os J.E. Santos e o Mugabe.

                                              Em vez de conselheiros militares enviem policias, engenheiros, médicos e enfermeiros.

                                              Não enviem DINHEIRO, levem-no em mãos e apliquem-no, com os profissionais que falo acima, (se for arriscado levar o €€€ comprem os materiais e coloquem-no lá).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                Mais de duas décadas depois desta chamada de atenção África continua a padecer, em sofrimento atroz, de fome, miséria e doença!

                                                Crianças morrem desnutridas, enquanto os seus líderes, gordos e lustrosos, se pavoneiam nas riquezas que não partilham com o seu povo...

                                                O que é que estamos a fazer de mal ou, por outro lado, o que é que não estamos a fazer?

                                                Afinal "We are the world", or not?

                                                Esse cantor não fez uma chamada de atenção, serve apenas para ser apelidado de pedófilo


                                                Porque fica marcado no mundo o que se faz de mal e nunca o resto ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tinha aqui esta história:

                                                  Um tremendo terramoto, 8.1 na escala de Richter, atingiu Luanda .

                                                  Um milhão de Angolanos morreram e outro tanto estão feridos.

                                                  O País está totalmente em ruína, o governo não sabe o que fazer e não sabem por onde começar na grande obra da reconstrução.


                                                  Os EUA vão enviar tropas.

                                                  A Arábia Saudita vai enviar petróleo.

                                                  A América Latina, envia mantimentos.

                                                  A Nova Zelândia envia carneiros, gado e forragem.

                                                  Os Asiáticos, enviam mão de obra para a reconstrução.

                                                  A Austrália envia médicos e medicamentos, assim como comida.

                                                  Portugal, para não ficar áquem de todos os outros, decidiu enviar 1 milhão de Africanos para repôr o stock nacional Angolano.

                                                  Deus abençoe a generosidade Portuguesa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É mais falta de vontade politica do que de recursos, tanto nacionais como internacionais.

                                                    Todas as ajudas que são enviadas para a população, por diversos países do Mundo, só uma pequena parte é que chega realmente ao destino, o resto é desviado para proveito próprio de alguns.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carlos.l Ver Post
                                                      tinha aqui esta história:

                                                      um tremendo terramoto, 8.1 na escala de richter, atingiu luanda .

                                                      um milhão de angolanos morreram e outro tanto estão feridos.

                                                      O país está totalmente em ruína, o governo não sabe o que fazer e não sabem por onde começar na grande obra da reconstrução.


                                                      os eua vão enviar tropas.

                                                      A arábia saudita vai enviar petróleo.

                                                      A américa latina, envia mantimentos.

                                                      A nova zelândia envia carneiros, gado e forragem.

                                                      Os asiáticos, enviam mão de obra para a reconstrução.

                                                      A austrália envia médicos e medicamentos, assim como comida.

                                                      Portugal, para não ficar áquem de todos os outros, decidiu enviar 1 milhão de africanos para repôr o stock nacional angolano.

                                                      Deus abençoe a generosidade portuguesa.
                                                      [:d] [:d] [:d] [:d] [:d] [:d] [:d]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        Tinha aqui esta história:

                                                        Um tremendo terramoto, 8.1 na escala de Richter, atingiu Luanda .

                                                        Um milhão de Angolanos morreram e outro tanto estão feridos.

                                                        O País está totalmente em ruína, o governo não sabe o que fazer e não sabem por onde começar na grande obra da reconstrução.


                                                        Os EUA vão enviar tropas.

                                                        A Arábia Saudita vai enviar petróleo.

                                                        A América Latina, envia mantimentos.

                                                        A Nova Zelândia envia carneiros, gado e forragem.

                                                        Os Asiáticos, enviam mão de obra para a reconstrução.

                                                        A Austrália envia médicos e medicamentos, assim como comida.

                                                        Portugal, para não ficar áquem de todos os outros, decidiu enviar 1 milhão de Africanos para repôr o stock nacional Angolano.

                                                        Deus abençoe a generosidade Portuguesa.



                                                        Foi aqui colocada recentemente em tom de anedota (no respectivo tópico presumo) , mas com cidadãos de terras de Vera Cruz.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A melhor forma de se ajudar africa na minha opinião era se voltar ao colonialismo e os paises africanos voltarem a fazer parte dos paises acidentais e assim estes paises davam novo rumo a africa no sentido do desenvolvimento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não dar o peixe mas sim ensinar a pescar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X