Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Governo Português e as TI na área de Saúde

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Governo Português e as TI na área de Saúde

    Uma das áreas de maior crescimento a nível mundial, é a Saúde.

    As TI associadas, estão em franca expansão, sendo notório os grandes investimentos nessa mesma área e uma procura desenfreada por profissionais do Sector.

    Acontece que Portugal é um país peculiar.

    O Estado é o dono do SNS que é o maior prestador de cuidados de serviços em Portugal.

    Logo, é o Estado o maior cliente de TI neste momento.

    Já muita gente ouviu falar da Alert, que tem como clientes vários hospitais em Portugal e presença em cerca de 8 países.
    Pois noutro dia, o Governo e a Microsoft estabeleceram um protocolo para explorar o software entretanto desenvolvido no Hospital de Sta. Maria da Feira.

    Agora, a notícia de que o Ministério da Saúde lança um concurso público onde estão excluídas à partida as empresas portuguesas, pois obriga a uma certificação à norma ISO 20000 que certifica a qualidade da manutenção dos serviços ou produtos de Tecnologias de Informação, que ninguém tem em Portugal.

    Sou contra qualquer tipo de proteccionismo e já estou farto das marmeladas que existem em Portugal dentro das TI, onde se beneficia não o mérito, mas muitas das vezes os amigalhaços do costume.

    Mas não seria altura de o Estado ser mais pedagógico com as empresas nacionais e obrigá-las a certificarem-se para garantir a prestação de um bom serviço?

    Porque se as Empresas portuguesas perdem esta comboio na Área da Saúde, será muito mau para os produtores nacionais de Software.

    #2
    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Pois noutro dia, o Governo e a Microsoft estabeleceram um protocolo para explorar o software entretanto desenvolvido no Hospital de Sta. Maria da Feira.
    E qual é esse software?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      Uma das áreas de maior crescimento a nível mundial, é a Saúde.

      As TI associadas, estão em franca expansão, sendo notório os grandes investimentos nessa mesma área e uma procura desenfreada por profissionais do Sector.

      Acontece que Portugal é um país peculiar.

      O Estado é o dono do SNS que é o maior prestador de cuidados de serviços em Portugal.

      Logo, é o Estado o maior cliente de TI neste momento.

      Já muita gente ouviu falar da Alert, que tem como clientes vários hospitais em Portugal e presença em cerca de 8 países.
      Pois noutro dia, o Governo e a Microsoft estabeleceram um protocolo para explorar o software entretanto desenvolvido no Hospital de Sta. Maria da Feira.

      Agora, a notícia de que o Ministério da Saúde lança um concurso público onde estão excluídas à partida as empresas portuguesas, pois obriga a uma certificação à norma ISO 20000 que certifica a qualidade da manutenção dos serviços ou produtos de Tecnologias de Informação, que ninguém tem em Portugal.

      Sou contra qualquer tipo de proteccionismo e já estou farto das marmeladas que existem em Portugal dentro das TI, onde se beneficia não o mérito, mas muitas das vezes os amigalhaços do costume.

      Mas não seria altura de o Estado ser mais pedagógico com as empresas nacionais e obrigá-las a certificarem-se para garantir a prestação de um bom serviço?

      Porque se as Empresas portuguesas perdem esta comboio na Área da Saúde, será muito mau para os produtores nacionais de Software.
      Acho muito bem que se comecem a exigir certificações ás TIs em Portugal. Qualquer Toni hoje em dia monta um talho de informáticos e candidata-se a projectos que muitas vezes acabam por chegar ao prazo limite e estão a vários meses de poderem ser colocados em produção, ou então passam todo o tempo a fazer 15 horas por dia, 6 dias por semana e no fim entregam, e ainda mais grave, colocam em produção, produtos cheios de buracos e falhas quer ao nível da funcionalidade, quer ao nível da segurança.

      E isto não e específico dos pequenos talhantes que vendem 1 ou 2 informáticos à peça, os grandes talhos tem exactamente o mesmo modus operandi.

      Relativamente à certificação, chegou-me aos ouvidos que o Banco de Portugal iria começar a exigir certificações em ISO27001 (Segurança da Informação) aos bancos. Actualmente conheço apenas 3 empresas que são certificadas em ISO27001 em Portugal: TVCabo, Euromilhões e Vortal.

      Lá fora alguns mercados já exigem, e a meu ver muito bem, esta certificação para que uma empresa possa estar cotada.

      Comentário


        #4
        É assim que o nosso governo nos incentiva.

        Carlos, deves ter percepção tão bem quanto o que vou escrever a seguir:

        Quantas vezes, surge algo novo, ou margem para inovar em alguma área, em Portugal, e são Portugueses a desenvolver ou a criar?

        E será por falta de capacidades?

        Conheço alguns casos em bancos, seguradoras, agora saúde. Nunca se confia no bom trabalho do tuga, vem sempre um gajo(a) de França, Uruguai ou outro canto qualquer. Não tenho nada contra eles, se sabem, virem cá significa partilha de conhecimento, mas da forma que o nosso governo e algumas instituições colocam a sua presença, é mais no sentido de ensinar a fazer as coisas como deve ser...

        Será que nós somos assim tão limitados?!?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Acho muito bem que se comecem a exigir certificações ás TIs em Portugal.
          Também concordo, alcançar certificações significa esforço, e duvido que quem as alcançe se desleixe. É preciso é estimular essas certificações, especialização e qualidade em Portugal, para que sejamos nós os que criam, os que sabem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
            Também concordo, alcançar certificações significa esforço, e duvido que quem as alcançe se desleixe. É preciso é estimular essas certificações, especialização e qualidade em Portugal, para que sejamos nós os que criam, os que sabem
            Não é só alcançar a certificação, todas essas certificações exigem auditorias regulares aos processos, sistemas, pessoas, etc... numa empresa, melhorando efectivamente todos esses aspectos e, mais importante na realidade actual, equilibrando as regras entre todos os "jogadores".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
              E qual é esse software?
              Microsoft.
              A referência vinha no editorial do Expresso desta semana.

              Comentário


                #8
                Após artigo publicado hoje no PÚBLICO


                Ministério da Saúde recua em concurso que excluía empresas portuguesas

                Comentário


                  #9
                  O HES (Hospital do Espirito Santo) em Évora tem o Alert muito por causa do actual director (médico mas que é uma pessoa que está muito por dentro destas coisas das TI's). Sei isto porque conheço muito bem o filho dele. São vizinhos meus.

                  A minha mãe (também médica) diz que não gosta daquilo porque tem de passar lá o dedo logo de manhã e à saida e que é chato

                  Sobre o funcionamento do sistema em si não sei se está tudo a correr bem mas parece-me ser uma boa plataforma que traz rapidez e simplicidade sobretudo na interação entre os vários serviços hospitalares.

                  Sobre o tópico em concreto acho que o Estado devia apoiar (dentro do possível e razoável) estas empresas mas também acho que não pode ser o Estado a fazer papinha toda e que estas empresas têm que se mexer para cumprir as normas necessárias.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Microsoft.
                    A referência vinha no editorial do Expresso desta semana.

                    É o MedTrix
                    http://medtrixepr.com

                    De referir que o software teve uma versão inicial em Oracle Forms e foi depois portado para ASPX e finalmente para .Net 3.

                    Portanto a M$ foi apenas a fornecedora da tecnologia, não do produto em si. Os louros são inteiramente da equipa de desenvolvimento sem out-sourcing à mistura.

                    Comentário


                      #11
                      Acho muito bem, o software que o estado português usa não vale, desculpem e a expressão, a ponta dum corno!

                      Tá sempre tudo a caír...


                      Logo faz todo o sentido optar por empresas que estejam certificadas por uma norma internacional.

                      De certeza que se a Novabase tivesse interesse em se certificar, que também conseguia o certificado como as outras...

                      Mas como já se sentia com o papo cheio...

                      É bem feita!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        Após artigo publicado hoje no PÚBLICO


                        Ministério da Saúde recua em concurso que excluía empresas portuguesas
                        Mais uma vez a nivelar por baixo...

                        Comentário


                          #13
                          Eu estou de acordo com as regras do concurso.

                          Pedagogia são outras núpcias

                          Ups...

                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          Após artigo publicado hoje no PÚBLICO


                          Ministério da Saúde recua em concurso que excluía empresas portuguesas
                          Eu logo vi que a atitude dura (mas correcta, a meu ver) dificilmente sobreviveria neste autêntico governo da palhaçada eleitorial...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                            Acho muito bem, o software que o estado português usa não vale, desculpem e a expressão, a ponta dum corno!

                            Tá sempre tudo a caír...


                            Logo faz todo o sentido optar por empresas que estejam certificadas por uma norma internacional.

                            De certeza que se a Novabase tivesse interesse em se certificar, que também conseguia o certificado como as outras...

                            Mas como já se sentia com o papo cheio...

                            É bem feita!
                            Essas empresas só vão apostar em certificações quando forem obrigadas a tal. Até lá entretêm-se a roubar projectos umas ás outras e gerir pessoas, não passam de uma empresa de recrutamento com um pouco mais de conhecimentos técnicos.

                            Isto nas áreas que normalmente desenvolvem este tipo de projectos "a metro". Existem obviamente excepções, com equipas bastante competentes em áreas mais específicas.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X