Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faculdade,reprovações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Faculdade,reprovações

    É normal reprovar-se no 1º ano de faculdade?
    Eu acho que nunca estudei tanto e nunca tive notas tão más,só 8's e 9's, quase que me apetece deixar de estudar.

    #2
    Sim, acontece.

    Tal como acontece muitas vezes alunos que no Secundario eram bons alunos e chegados à faculdade, "diluem-se" no meio de todos os outros colegas e respectivas notas.

    Comentário


      #3
      Pode-se dizer que sim...

      É uma mudança de hábitos de estudo, entre outras coisas, que podem influenciar a prestação.

      Comigo foi mais no 2º ano...


      PS: Mas olha que isso pode ser um sinal que não "dás" para ess curso

      Comentário


        #4
        Pode acontecer.

        Talvez ainda não tenhas encontrado um método de estudo adequado ao ensino superior e, mais especificamente, ao teu curso.

        Comentário


          #5
          Perfeitamente! Muita gente vem de secundários facilitados e depois não têm "estofo" para aguentar a universidade.

          Tens que começar a aprender método de estudo! Vê como é que os teus colegas fazem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
            É normal reprovar-se no 1º ano de faculdade?
            Eu acho que nunca estudei tanto e nunca tive notas tão más,só 8's e 9's, quase que me apetece deixar de estudar.
            Depende, há cursos muito exigentes e que geralmente tem taxas de reprovação elevadas porque as pessoas que vem do secundário não vem minimamente a contar com o choque que levam, outros cursos tem taxas de aprovação razoáveis e por isso sofrem menos desse problema.
            Em engenharia (a área que conheço melhor) há muito boa gente que apanha um esticão logo no primeiro semestre, apanham com cadeiras de matemática e física para a qual não vem muito preparados e depois assustam-se.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
              Perfeitamente! Muita gente vem de secundários facilitados e depois não têm "estofo" para aguentar a universidade.

              Tens que começar a aprender método de estudo! Vê como é que os teus colegas fazem.
              Mas cuidado, o método que resulta para uns pode não funcionar com os outros... Vi muitos exemplos desses..... Até tive quem se chateasse comigo... tipo grande porco, de certeza que não é só isso que tu fazes.... Utilizei o teu método e olha a bela porcaria de nota que tive....

              Comentário


                #8
                Eu não diria que é normal, mas antes que é "habitual".

                A culpa não é dos alunos, a culpa é de quem, nas últimas décadas, andou a promover o facilitismo no ensino secundário. Os alunos não estão habituados a trabalhar e estudar a sério e depois é o que se vê...

                Quanto a ti, não desesperes... volta à luta e procura novos métodos de estudo e trabalho. Tudo aquilo que fazias no secundário tem que ser repensado, principalmente a gestão do tempo...

                Comentário


                  #9
                  Já agora o que estudas e onde?

                  Comentário


                    #10
                    É perfeitamente normal, até porque é uma diferença brutal entre o secundário e a faculdade(pelo menos para mim foi).
                    Tens de encontrar um método de estudo, quando dás a matéria nas aulas, chega a casa e revê, não deixes acumular

                    Comentário


                      #11
                      Estudo no isep, eng electro , epá as únicas cadeiras que consegui fazer foram fisica e programação, epá depois tenho mat1 8 labmat1 9 fundamentos da eng electro 9(em recurso e epoca normal tive sempre 9), epá é sempre a morrer na praia só me apetece ir pa trolha.

                      Comentário


                        #12
                        Não sei se é normal ou não, quando entrei chumbei no primeiro ano mas por encarnar demais no "espírito" académico, a nivel de dificuldade penso que a maioria das cadeiras não acho extraordinariamente complicado, agora os primeiros anos tem muita teoria matematicas e fisicas e quem entra com dificuldades nessas materias tem a tarefa mais complicada porque é tudo dado com muita velocidade.

                        Mas não desmoralizes faz força que consegues.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                          Estudo no isep, eng electro , epá as únicas cadeiras que consegui fazer foram fisica e programação, epá depois tenho mat1 8 labmat1 9 fundamentos da eng electro 9(em recurso e epoca normal tive sempre 9), epá é sempre a morrer na praia só me apetece ir pa trolha.
                          Falta te um bocadinho assim.

                          Mais um bocado e pões a cabeça de fora. Tem calma!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                            Estudo no isep, eng electro , epá as únicas cadeiras que consegui fazer foram fisica e programação, epá depois tenho mat1 8 labmat1 9 fundamentos da eng electro 9(em recurso e epoca normal tive sempre 9), epá é sempre a morrer na praia só me apetece ir pa trolha.
                            Isso eu também chumbo sempre com 9

                            Comentário


                              #15
                              Comigo passou igual, em eng sistemas e informatica... Nao se vem de todo preparado do secundario, e é um choque grande, nao sei se é o teu caso, o de estudar fora, ficar longe de casa, sem amigos, borgas em demasia...

                              O melhor é rever tudo isto, adaptar um metodo de estudo diferente, tirar duvidas com os prof. antes das frequencias, e quem sabe, estudar um pouco mais "para lá" porque pensas que já chega...

                              Comentário


                                #16
                                Para o ano há mais pelo que parece.Vou agora pedir para ver o meu recurso de electro, porque eu tenho lá umas notas esquesitas á brava, então em 6 escolhas multiplas em k cada certa vale 0,8 e cada errada desconta 0,4, tenho 3,2?Ou acerto 4 e falho 2 e tenho 2,8 ou acerto 5 e falho 1 e tenho 3,6 , os eng's a corrigir também me parece que cagam d'alto nisto.

                                Isto de estudar para aquecer
                                Nem me apetece fazer nada no 2º semestre, para ter as mesmas notas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  A culpa não é dos alunos, a culpa é de quem, nas últimas décadas, andou a promover o facilitismo no ensino secundário. Os alunos não estão habituados a trabalhar e estudar a sério e depois é o que se vê...
                                  Muito de acordo com isto...

                                  Eu acho que se tivesse saído do secundário para a U, tinha tido muito mais dificuldades. Como andei a trabalhar uns anos pelo meio, vi o que queria, tinha uma experiência diferente, fiz o curso relativamente bem - ainda tenho colegas para o acabar...

                                  Quanto às notas tens na maior parte matemáticas, eras bom aluno no secundário? Não sendo e num curso superior às vezes complica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    Muito de acordo com isto...

                                    Eu acho que se tivesse saído do secundário para a U, tinha tido muito mais dificuldades. Como andei a trabalhar uns anos pelo meio, vi o que queria, tinha uma experiência diferente, fiz o curso relativamente bem - ainda tenho colegas para o acabar...

                                    Quanto às notas tens na maior parte matemáticas, eras bom aluno no secundário? Não sendo e num curso superior às vezes complica.

                                    Pah acabei com media de 14 o secundario, e tinha 15 a matematica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      deixa lá pah. eu entrei no técnico com média de 17 e o primeiro teste que fiz correu-me bem e tive 6... lol

                                      electro é mesmo assim. os primeiros anos são smp os mais chatos... são as cadeiras de base que normalmente são mto secantes.. dps a meio do curso começas a fazer as opcionais, já tens mais controlo naquilo que podes escolher e fazer e já te orientas para o que gostas mais e as notas refletem logo isso...

                                      em relação a metodos de estudo... o meu não serve de exemplo para ng.. eu estudava smp deitado, a ouvir musica (metallica por exemplo) e só lia.. sebentas, apontamentos das teoricas e a propria resolução das pratica...
                                      raramente me punha a resolver exercicios... dps nao sabia fazer metade e ia nervoso para o exame... lol


                                      nessas cadeiras do inicio do curso só tive notas de caca... eram uma seca, nao gostava disso e despachava tudo ao primeiro exame com 11/12/13 e nunca mais olhava para isso. dps com as opcionais já tive 16 a quase tudo...
                                      entretanto já tirei o mestrado (ainda dos antigos) e agora toda a gente me pergunta pelo doutoramento, mas não tenho paciência para estar a bater com a cabeça na parede mais uns 4 anos seguidos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não sei se sou caso raro mas o meu caso foi ao contrario entrei com 12 em engenharia e licenciei-me com 17 valores no final. Tanto é que me deram logo trabalho na universidade e fazer o doutoramento.

                                        O mais importante é que como podes ver existem varios caso, mas todos acham que existe uma diferença brutal entre sec. e universidade, tu ainda não te adaptaste!

                                        Analisa este semestre que passou (pontos positivos e negativos) e esquece o pior deste semestre e GAZ a fundo no 2º semestre!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Israel, isso é chato mas acontece.

                                          Não desistas que para a próxima é melhor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acontece pá! Comigo foi semelhante, acabei o secundário com uma media tipo a tua, entrei num curso difícil numa faculdade difícil, foi um descalabro! Mas não desisti e até acabei o 1º ano com uma média de 12, consegui recuperar

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                              Acontece pá! Comigo foi semelhante, acabei o secundário com uma media tipo a tua, entrei num curso difícil numa faculdade difícil, foi um descalabro! Mas não desisti e até acabei o 1º ano com uma média de 12, consegui recuperar

                                              Mas eu já nem passar de ano posso! para o ano tenho mesmo de repetir.
                                              Pah é aquela sensação de fracasso depois de estudar.Reprovações lá não faltam, mas é de gente k tiro notas mesmo baixissimas e tá-se a ***** para aquilo, agora reprovar com 9's

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu ainda tava no plano pré-Bolonha, por isso foi com cadeiras anuais, agora é preciso estudar muito e conhecer bem o regulamento de avaliação da instituição normalmente os professores seguem o regulamento

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  eu chumbei no 1º ano e no 2ºano também! Fiz em 2 anos, mais ou menos 1 semestre!

                                                  O importante é não te deixares ir a baixo e não perder as esperanças.

                                                  PS: e não ligues a "tias" e "tios", que têm um filho/a da tua idade a estudar letras e que passam sempre com 15 no mínimo, e que te estão sempre a perguntar pelas cadeiras para dizeres que chumbaste e o/a deles passou e que é muito inteligente. Faz como eu, pensa [enquanto nao tiveres coragem para dizer] que tu no fim tens o ego em baixo, mas emprego na boa onde quiseres e ele/a tem o ego em cima e lugar em quase lado nenhum...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                    Mas eu já nem passar de ano posso! para o ano tenho mesmo de repetir.
                                                    Pah é aquela sensação de fracasso depois de estudar.Reprovações lá não faltam, mas é de gente k tiro notas mesmo baixissimas e tá-se a ***** para aquilo, agora reprovar com 9's

                                                    Já chumbei muitas vezes com 9 no meu curso e o pior é saber que estudei tudo e o exame correu muita bem e depois chumbo
                                                    Mas já ouvi dizer que na minha faculdade nem olham para os testes, pegam no molho de testes e escolhem 30, esses passam, o resto chumba
                                                    Deve ser mais uma desculpa de quem chumbou Pelo menos quero acreditar que é isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      bem vindo;)

                                                      é um mundo completamente diferente, se bem que, depende da instituição... Há algumas que são mais faceis que o secundário.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem eu no secundario tive na area das electrotecnias e vi logo que aquilo não é bem para toda a gente. Essas áreas de electrotecnias, engenharias mecânicas e coisas do género é necessario uma pessoa gostar mesmo daquilo para ter boas notas. Eu pelo menos falo por mim. Entrei com uma média razoavel na Univ (14) para Gestão de Empresas na Ualg. Acabei o curso em 5 anos a borrifar-me mesmo, podia te-lo acabado em 3 anos e meio se me dedicasse aquilo e se não tivessem mudado algumas coisas relativo a exames para finalistas, pois o ultimo ano não me pude inscrever por ter uma cadeira a mais que o permitido para a inscrição nessa fase.

                                                        Isto tambem depende muito o curso que escolhes e onde o fazes, não apenas do método de estudo. Na Ualg quando existia Macroeconomia na licenciatura, contava-se pelos dedos quem conseguia acabar a cadeira , um amigo meu que tá no ISEG e que é um estudante mediano tirou 18.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pode ser normal, se o curso tiver daquele tipo de cadeiras logo no 1º ano em que são poucos os alunos que façam à primeira, como Analise Matemática e outras em que envolvem a Física.

                                                          E também depende dos professores...há cadeiras em que nenhum aluno passa e não se entende porquê, porque por muito má que seja a cadeira, há sempre aquele aluno que aguenta.

                                                          O semestre passado ninguém passou na 1ª Epoca de ECONOMIA, uma cadeira que não tem nada de especial! Ninguém em todos os cursos que foram a exame! E era fácil!

                                                          E depois até criam as turmas virtuais à 3ª vez que repetes a cadeira, à La EST, não sei se fizeram isto em mais nenhuma escola...nem os professores concordam com isto.

                                                          Mas não fizeste mesmo nenhuma cadeira?
                                                          Editado pela última vez por DarkRose; 04 March 2009, 20:11.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            eu ando [espero que só até final do mês] na FEUP em mecânica e já vi de tudo! Ja chumbei a várias cadeiras com 9.
                                                            Uma delas com 9.3 e é essa cadeira que me falta para terminar o curso. [espero passar agora em março na época de finalista]. Fui lá fazer o choradinho ao prof para ele me passar. Sabem o que ele me disse? "Estude mais um bocadinho no próximo ano, só faltam 2 décimas!" Nesse ano perdi a bolsa de estudos por não ter feito metade das cadeiras, apenas por uma. Nem isso serviu ao gaijo para me subir 2 décimas. É a vida!

                                                            PS: mas ja tive uma cadeira que com 8,9 subi para 9,7. É daquelas com correcções automáticas de exames! Magalhães rulles!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X