Portatil e garantia, como agir?>Duvidas acerca da lei, página 3

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Título: Portatil e garantia, como agir?>Duvidas acerca da lei, página 3

  1. #1
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    Por Defeito Portatil e garantia, como agir?>Duvidas acerca da lei, página 3

    Vai fazer amanhã um mês que o meu portátil está na Ename (empresa que faz a assistência aos portáteis da Asus em Portugal).

    Segundo a lei, a marca tem 30 dias para reparar o computador, no fim desse prazo (salvo erro) o cliente tem direito à devolução do dinheiro, ou a um equipamento de preço semelhante.

    Como é que devo agir agora?Quem contacto?
    Já mandei um mail para a deco ja fez uma semana,mas ainda não me responderam (e o meu pai é associado deles....)

    Como fazer para que a lei seja cumprida (empresas grandes não custumam cumprir muito as leis da garantia)?
    Já soube de problemas com equipamentos com mais de 1 ano em que a marca não se queria responsabilizar (tipo HP, e de um cliente domestico).
    Última edição por Unreal : 11-03-09 às 14:43:30


  2. #2
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    Por Defeito

    Entregaste o portatil para reparação na loja, ou directamente na marca?

    Penso que nestes casos ir para a loja acaba por ser melhor pq tens um local físico para te queixares.

    O caso que sei de um Sony Vaio que esteve para arranjar a Vobis devolveu o dinheiro que custou novo... O que acabou por ser a melhor solução já que uns 6 meses depois da compra, com o mesmo dinheiro se compra algo bem melhor.

  3. #3
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    Entreguei directamente à marca (a asus vem buscar a casa).

    O meu portatil ia fazer 2 anos na primeira semana de Abril.

    Será que se ele chegar depois dos 30 dias, me posso recusar a receber o portátil?

    Eu até preferia que me dessem o dinheiro (1600€), mas se me dessem um equipamento com preço semelhante ao que dei, já ficava contente.

  4. #4
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    É ver na lei se os 30 dias são úteis e contares os dias úteis da reparação.

    Depois contactas a marca e tentas saber quais as opções que eles propõem.

  5. #5
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    No decreto não refere se são dias úteis ou não (mas já li que eram 30 dias não úteis)

    2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou a
    substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável,
    tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -se
    de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos
    os casos sem grave inconveniente para o consumidor.


  6. #6
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    aperta com eles! esmifra-os!

    esmifrei a hp com 1 portátil no fim da garantia e pagaram quase 1500€

  7. #7
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    Podes-me dizer o que fizeste ?

  8. #8
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    É estranho demorar tanto na Ename, trabalho numa loja e esta semana recebi dois equipamentos que tinha enviado a semana passada..já contactaste com a Ename desde que o equipamento está em reparação?

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Odisseus29 Ver Post
    É estranho demorar tanto na Ename, trabalho numa loja e esta semana recebi dois equipamentos que tinha enviado a semana passada..já contactaste com a Ename desde que o equipamento está em reparação?
    Ainda não, antes dava para ver o estado de reparação no site deles, agora nem isso.

    No site da Asus o portatil já desde a semana passada que aparece como reparado (aparece repair finished), o que é estranho, pois sendo assim já cá devia estar (a transportadora demora 1 dia)

    Product Received > (Waiting) > Repairing > Final Testing > Packing > Ready for Shipping > Repair Finished

    Da primeira vez que foi para a Ename foi muito rápido, nem uma semana demorou.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    Podes-me dizer o que fizeste ?

    eu, unreal?

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por GJP Ver Post
    eu, unreal?
    Sim!

    É que como não á sitio fisico da asus, não sei como é que hei de tratar disto.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    Sim!

    É que como não á sitio fisico da asus, não sei como é que hei de tratar disto.

    bom, para ajuda até criei um tópico na altura


    http://forum.autohoje.com/off-topic/...-pena-ler.html

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    No decreto não refere se são dias úteis ou não (mas já li que eram 30 dias não úteis)
    Há um decreto lei qq que diz que os prazos abaixo de X dias são úteis, e que acima de Y dias são não úteis.

    Não tenho a certeza, mas penso que os 30 dias ainda estão dentro do prazos úteis.

  14. #14
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    Penso que sao 30 dias uteis e não incluem o 1º e ultimo dia (logística)

    Penso que podes pensar em queixar-te quando fizer 32 dias uteis .

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    No decreto não refere se são dias úteis ou não (mas já li que eram 30 dias não úteis)
    Se a lei nada diz, os dias são corridos.Quando tal não é entendido como tal, é referido que são úteis.

    Agora a questão é quando começa a contar o prazo? quando entregas à transportadora ou quando dá entrada nos serviços deles...
    Última edição por nto : 05-03-09 às 10:59:47

  16. #16
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    No inicio do ano o disco do meu Asus morreu. Enviei um mail para a Asus.
    Vieram buscar a casa para ira para Viseu - Ename.
    Disseram qual o prazo que costumavam ter.
    Passado 3 dias uteis tinha-o novamente comigo. (entreguei na quinta à tarde, devolveram na quarta de manhã (8 da matina).

    Sem qq problemas.

    Eu começava por ligar para a Linha de Atendimento da Asus - comigo foram rápidos e eficazes. E relatava o sucedido.
    Pode por exemplo ter havido um extravio no transporte. É que por norma eles substituem peças na garantia.

    PS - por lei tens a reparação, substituição ou devolução do valor.
    No caso do equipamento informático atendendo à desvalorização (com o valor agora compras um muito muito superior), não sei como as marcas teem feito.
    Última edição por Valium : 05-03-09 às 11:34:27

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    Ainda não, antes dava para ver o estado de reparação no site deles, agora nem isso.

    No site da Asus o portatil já desde a semana passada que aparece como reparado (aparece repair finished), o que é estranho, pois sendo assim já cá devia estar (a transportadora demora 1 dia)




    Da primeira vez que foi para a Ename foi muito rápido, nem uma semana demorou.

    Então liga quanto antes para a Asus porque porque essa demora não é normal e já me aconteceu, embora com a Asus só uma vez, o extravio do equipamento do cliente e o cliente acabou por receber um equipamento novo equivalente ao que tinha enviado pela Asus atraves da Ename.

  18. #18
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    Eu já tinha ligado para a Ausus...

  19. #19
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    Tenho um Acer aspire 5100 que ainda esta dentro dos parâmetros da garantia. É de salientar que é a minha ferramenta de trabalho, o que faz com que o mesmo tenha algum uso, no entanto esta com problemas nomeadamente no visor e no Touch Pad. Não posso ficar muito tempo sem portátil, contudo gostava de saber se algum membro do forum já passou pela experiencia de enviar um acer para a garantia, se sim agradecia o feedback.

    Cumps

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
    Tenho um Acer aspire 5100 que ainda esta dentro dos parâmetros da garantia. É de salientar que é a minha ferramenta de trabalho, o que faz com que o mesmo tenha algum uso, no entanto esta com problemas nomeadamente no visor e no Touch Pad. Não posso ficar muito tempo sem portátil, contudo gostava de saber se algum membro do forum já passou pela experiencia de enviar um acer para a garantia, se sim agradecia o feedback.

    Cumps

    Lol ... nem queiras saber o feedback ... prepara-te para esperar ...

    Se é uma ferramente de trabalho deverias ter comprado um portatil de gama empresarial ... (toshiba ou hp)

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
    Lol ... nem queiras saber o feedback ... prepara-te para esperar ...

    Se é uma ferramente de trabalho deverias ter comprado um portatil de gama empresarial ... (toshiba ou hp)
    Nunca fui dado à informática, infelizmente. Ultimamente vi-me forçado a pesquisar para tentar perceber melhor como as coisas funcionam.

    Grande novidade me estas a dar. Na altura foi por aquele que me pareceu mais racional

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
    Nunca fui dado à informática, infelizmente. Ultimamente vi-me forçado a pesquisar para tentar perceber melhor como as coisas funcionam.

    Grande novidade me estas a dar. Na altura foi por aquele que me pareceu mais racional
    A Acer é das pior marcas no que diz respeito a assistência ... funciona mesmo muito mal ...

    Nos ultimos anos tem tentado melhorar esse aspecto ... mas continuo a ver muita queixa...

    Agora com a Lei dos 30 dias ... pode ser que tenhas sorte e não passe disso .

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
    Tenho um Acer aspire 5100 que ainda esta dentro dos parâmetros da garantia. É de salientar que é a minha ferramenta de trabalho, o que faz com que o mesmo tenha algum uso, no entanto esta com problemas nomeadamente no visor e no Touch Pad. Não posso ficar muito tempo sem portátil, contudo gostava de saber se algum membro do forum já passou pela experiencia de enviar um acer para a garantia, se sim agradecia o feedback.

    Cumps

    De à algum tempo a esta parte as assistencias Acer tÊm estado a demorar entre 2 a 3 semanas.

    À uns 2 anos, mais ou menos, era coisa pa demorar mais de um mês e quando era em Portugal e ainda na transição para Espanha demorava varios meses, daí a bela fama que a assistência Acer tem...

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Odisseus29 Ver Post
    Então liga quanto antes para a Asus porque porque essa demora não é normal e já me aconteceu, embora com a Asus só uma vez, o extravio do equipamento do cliente e o cliente acabou por receber um equipamento novo equivalente ao que tinha enviado pela Asus atraves da Ename.
    Boas!

    Como é que contactaste com a Asus?

    O numero que tenho é só para avarias ( 808 789 888).

    Falei com a Deco, e disseram-me para não me chatear, e para falar com a marca.

    Perguntei acerca da nova lei, o assistente só me disse que a lei era uma vergonha, que as empresas nunca cumpriam a lei.
    Quando perguntei acerca do " + 30 dias = equipamento novo ou €" ele só me disse "a marca só tem de susbstituir ou reparar", e que se abrisse um processo contra a marca, quem ficava a ganhar era o estado,pois o dinheiro da multa era para eles...
    Fiquei

  25. #25
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    Liga para esse número e tem o teu número de caso á mão que eles vão pedir.

  26. #26
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    Unreal liga para o número indicado em na garantia ou no folheto da venda.
    Vais ter que escolher SP ou PT.

    Com o Case Nº explica o que se passa...

    Às vezes não percebo para que complicar algo que pode ser simples, com telefonemas para a DECO ou pedir ajuda aqui, quando já podias estar perfeitamente informado e esclarecido por quem de direito.

    Só o posso entender como querendo aproveitar para teres um portatil novo... (e se calhar vais ter, que cheira-me que ande perdido no transporte)

  27. #27
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    Sim, não vou estar a mentir e dizer que não queria um portátil novo

    Não sei porquê, mas tenho ideia que ele ainda me vai chegar às mãos.

    Menos mal, tenho uma board nova, já é bom.

  28. #28
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    Mas ainda não está na transportadora? Quando sai de reparação é para ser entregue de um dia para o outro.

  29. #29
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    Saiu da Ename dia 25.

    Foi só o que me souberam dizer.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    Saiu da Ename dia 25.

    Foi só o que me souberam dizer.

    Fonix ... saiu a 25 e ainda nao recebes-te ? ...

    Já se perdeu ... ou o filho de um motorista tem um Portatil novo ...

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