Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será gozo da RTP?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Será gozo da RTP?

    Estava eu a jantar quando começa um novo programa na RTP1.

    "A Minha Família" é o título da nova série da RTP.

    Uma divertida série de humor passada em casa dos "Teixeira", família que se odeia e que promete surpreender.

    A MINHA FAMÍLIA é uma divertida série de comédia de 26 episódios que nos leva a casa de uma peculiar família de classe média - os Teixeira.

    ÓSCAR TEIXEIRA (Fernando Luís) é um dentista e pai de família, com relativo sucesso profissional e rotundo fracasso enquanto progenitor. A braços com a crise da meia-idade, tenta fazer o possível para entender a bizarra realidade de educar três adolescentes.

    A sua mulher, CLARA (Rosa Vila) tem um olhar mais positivo sobre o mundo e gosta do seu trabalho como guia turística; porém, em casa, a sua inaptidão para a cozinha ou as tarefas domésticas é bem maior do que seria desejável.
    Huummmm

    "My Family" é uma série inglesa que iniciou em 2000 e que durante muito tempo passou na RTP2.

    British comedy series about the Harper family. Father Ben is a dentist who'd like to see his children move out of the house as soon as possible because all he wants is peace and quiet.
    Vamos a um resumo: temos duas séries com o mesmo nome, em que o pai é dentista em ambas, a mãe é guia turística em ambas, ambas as famílias têm 3 filhos curiosamente da mesma idade.
    A parvoíce anda à volta do mesmo assunto.

    Série portuguesa: Série inglesa:




    Depois hoje ainda tive o "prazer" de ver a versão portuguesa de um episódio que já tinha visto na inglesa. Uma cópia com menos qualidade mas sem falhas de imitação.


    Pergunto eu como é isto possível? É esta a televisão pública?

    #2
    tanta cópia que já passou pela tv...

    Comentário


      #3
      Sem dúvida que a versão inglesa é muito melhor!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
        Sem dúvida que a versão inglesa é muito melhor!
        Muito mesmo, imagine-se que as vezes ate da para rir :O

        A traduçao de piadas normalmente nao resulta, este é um exemplo cabal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Der Teufel Ver Post
          Muito mesmo, imagine-se que as vezes ate da para rir :O

          A traduçao de piadas normalmente nao resulta, este é um exemplo cabal.
          Eles até as expressões faciais copiaram!

          Comentário


            #6
            A versão Inglesa era de facto engraçada!!



            Mas tens de pensar que 90% da população Portuguesa não teve acesso à mesma, e sendo em Poruguês em horário nobre não será pior que ver uma qq novela brasileira da SIC ou tuga da TVI.

            Os programas de entretenimento são todos, de uma forma ou de outra, copiados de algum lado!!

            Comentário


              #7
              Agora também querem originalidade em todos os programas de TV? Isso já é pedir demais. Isto é como o futebol, somos muito pequenos para criar algo diferente, tirando raras excepções. Não é falta de vontade, mas sim falta de mentes criativas.

              Mas um programa original da RTP que eu acho excelente e tento ver é o "Conta-me como foi". Tem algumas partes em que tem falhas dos actores, mas regra geral é uma série muito boa. Melhor do que todas as que a TVI tenta fazer por exemplo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                "My Family" é uma série inglesa que iniciou em 2000 e que durante muito tempo passou na RTP2.
                Correcção: É exibida actualmente pela RTP2, aos Domingos, por volta das 23:50h.

                E desculpa mas estares a comparar a série portuguesa com a inglesa, é como comparar o Mantorras ao Eusébio. É parecido, tenta imitar, mas não consegue... falta qualidade.

                Além disso, o humor tipicamente britânico não pode ser traduzido "à letra" para português. Culturas diferentes - humor diferente, e o que tem piada na Inglaterra e dito por ingleses, nem sempre tem piada em Portugal, e dito por actores de segunda. Ressalva feita ao actor principal, o Fernando Luís.

                Penso que por causa deste erro básico é que a série portuguesa nunca vai ser tão boa nem ter tanto sucesso como a inglesa.

                Seria melhor terem utilizado o dinheiro para fazerem uma série de qualidade PORTUGUESA. E deixarem as séries inglesas no formato original, para quem gostar. Vou continuar a ver a inglesa na RTP2

                Comentário


                  #9
                  A serie Conta-me como foi é adaptada, senao estou em erro, da serie espanhola com o mesmo nome!
                  Apenas foi adaptada para a nossa realidade ;)

                  Comentário


                    #10
                    Grande parte das séries portuguesas que passam na TV são formatos "comprados". E, pasmem-se, não é só em Portugal...

                    Comentário


                      #11
                      A filha mais velha da série inglesa

                      Comentário


                        #12
                        A série My Family foi muito boa no início, depois passado umas épocas acho que perdeu qualidade. Alguns actores importantes saíram o que ajudou para esse decréscimo.

                        Comentário


                          #13
                          Se não estou em erro, no inicio eles disseram que era baseada nessa outra inglesa. Já começou à umas semanas.
                          Assim como grande parte delas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            A série My Family foi muito boa no início, depois passado umas épocas acho que perdeu qualidade. Alguns actores importantes saíram o que ajudou para esse decréscimo.

                            Eu costumo ver ao domingo e ainda dá para soltar umas risadas, mas de facto as 1ªs séries eram muito boas, agora vale mais pela Daniela Denby-Ashe

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                              Agora também querem originalidade em todos os programas de TV? Isso já é pedir demais. Isto é como o futebol, somos muito pequenos para criar algo diferente, tirando raras excepções. Não é falta de vontade, mas sim falta de mentes criativas.

                              Mas um programa original da RTP que eu acho excelente e tento ver é o "Conta-me como foi". Tem algumas partes em que tem falhas dos actores, mas regra geral é uma série muito boa. Melhor do que todas as que a TVI tenta fazer por exemplo.


                              Esse também o foram buscar a espanha.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Diogo Santos Ver Post
                                Correcção: É exibida actualmente pela RTP2, aos Domingos, por volta das 23:50h.

                                E desculpa mas estares a comparar a série portuguesa com a inglesa, é como comparar o Mantorras ao Eusébio. É parecido, tenta imitar, mas não consegue... falta qualidade.

                                Além disso, o humor tipicamente britânico não pode ser traduzido "à letra" para português. Culturas diferentes - humor diferente, e o que tem piada na Inglaterra e dito por ingleses, nem sempre tem piada em Portugal, e dito por actores de segunda. Ressalva feita ao actor principal, o Fernando Luís.

                                Penso que por causa deste erro básico é que a série portuguesa nunca vai ser tão boa nem ter tanto sucesso como a inglesa.

                                Seria melhor terem utilizado o dinheiro para fazerem uma série de qualidade PORTUGUESA. E deixarem as séries inglesas no formato original, para quem gostar. Vou continuar a ver a inglesa na RTP2
                                Não pedia exclusividade. Nem estou a comparar qualidade. Estou apenas a afirmar que aquela série é cópia a 100%. Hoje vi um episódio igualzinho a outro que tinha visto da série inglesa. Desde às expressões, à situação do episódio (tema), até ao situação do filho que acontece no final!

                                Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
                                A serie Conta-me como foi é adaptada, senao estou em erro, da serie espanhola com o mesmo nome!
                                Apenas foi adaptada para a nossa realidade ;)
                                Gosto muito dessa série. E tocaste no ponto: adaptada!
                                Não foi alguém que andou a transcrever textos e levou um instituto de inglês para traduzir. Não foi alguém que andou a copiar os mesmos penteados, roupa, mobília, consultório, etc.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  A série My Family foi muito boa no início, depois passado umas épocas acho que perdeu qualidade. Alguns actores importantes saíram o que ajudou para esse decréscimo.
                                  sim, ainda via uma episodios e apesar de não ser extraordinária, via-se. passado uns tempos caíu e muito.

                                  Hoje depois da Grande entrevista ainda estava a TV na RTP e

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gosto muito dessa série. E tocaste no ponto: adaptada!
                                    Não foi alguém que andou a transcrever textos e levou um instituto de inglês para traduzir. Não foi alguém que andou a copiar os mesmos penteados, roupa, mobília, consultório, etc.
                                    Esse é um dos seus pontos fortes, o elevado rigor "historico" com que foi feito e o pormenor colocado!
                                    Para mim das melhores series portuguesas, mesmo sendo adaptada.

                                    Quanto à serie em destaque no topico não vi a estreia na RTP, mas conheço a original e de facto há coisas que nao se devem imitar por dá cá aquela palha.

                                    Além disso sou fã do humor britanico!

                                    Só faltava agora imitarem o Allo Allo...sacrilegio..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
                                      Esse é um dos seus pontos fortes, o elevado rigor "historico" com que foi feito e o pormenor colocado!
                                      Para mim das melhores series portuguesas, mesmo sendo adaptada.

                                      Quanto à serie em destaque no topico não vi a estreia na RTP, mas conheço a original e de facto há coisas que nao se devem imitar por dá cá aquela palha.

                                      Além disso sou fã do humor britanico!

                                      Só faltava agora imitarem o Allo Allo...sacrilegio..
                                      Com o Nicolau Breyner como actor principal...

                                      Comentário


                                        #20
                                        e desde quando as tv´s portugas têm programas originais?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Conta-se pelos dedos de uma galinha os programas de ficção nacional que dão actualmente que não são adaptações

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                            Com o Nicolau Breyner como actor principal...

                                            O Vitor Espadinha a fazer de Leclerc

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por king tdi Ver Post
                                              e desde quando as tv´s portugas têm programas originais?
                                              Têm sim.

                                              Herman Enciclopédia, Paraíso Filmes, Tal Canal, Bocage, Portugalmente, Não És Homem Não És Nada, Liga dos Últimos, Zapping, Serviço Público, Mundo Catita, etc.
                                              Editado pela última vez por Karma; 05 March 2009, 23:57.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não percebo onde está o gozo... Obviamente que a RTP comprou os direitos para adaptação da série.

                                                Passou-se o mesmo aqui há uns anos com uma série qualquer da SIC que tinha um pai viuvo, uma cambada de putos e um velhote. Nesse caso era um formato espanhol que foi comprado e adaptado.

                                                Isto faz-se há anos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                                  O Vitor Espadinha a fazer de Leclerc

                                                  Olhe que não, olhe que não


                                                  A personagem perfeita:






                                                  Ao procurar a imagem do Leclerc dei com esta entrada muito interessante neste blog:

                                                  http://imagensperdidas.blogs.sapo.pt/65509.html


                                                  Muitos actores já partiram deste mundo...
                                                  Editado pela última vez por Rasec; 06 March 2009, 00:05.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Não percebo onde está o gozo... Obviamente que a RTP comprou os direitos para adaptação da série.

                                                    Passou-se o mesmo aqui há uns anos com uma série qualquer da SIC que tinha um pai viuvo, uma cambada de putos e um velhote. Nesse caso era um formato espanhol que foi comprado e adaptado.

                                                    Isto faz-se há anos...
                                                    Só isso? O "Nico d'Obra" era uma adaptação dos Honeymooners, uma série com mais de 50 anos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                      Não percebo onde está o gozo... Obviamente que a RTP comprou os direitos para adaptação da série.

                                                      Passou-se o mesmo aqui há uns anos com uma série qualquer da SIC que tinha um pai viuvo, uma cambada de putos e um velhote. Nesse caso era um formato espanhol que foi comprado e adaptado.

                                                      Isto faz-se há anos...
                                                      Médico de Familia? Sim, era espanhola, penso eu. Aquelas novelas tipo "SuperPai", "Os Serranos", "Anjo Selvagem", por ai fora também era tudo espanhol. Actualmente, originalmente portuguesa, Liberdade 21, Morangos Com Açucar, e de repente não me ocorre mais nada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Olhe que não, olhe que não


                                                        A personagem perfeita:






                                                        Ao procurar a imagem do Leclerc dei com esta entrada muito interessante neste blog:

                                                        Allo! Allo: O que eles andam a fazer agora? - Imagens Perdidas


                                                        Muitos actos já partiram deste mundo...

                                                        Bem pensado! Mas o Espadinha tinha que entrar... talvez para o "Gendarme"! "I was pissing by the dooooooooooor"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                                          Médico de Familia? Sim, era espanhola, penso eu. Aquelas novelas tipo "SuperPai", "Os Serranos", "Anjo Selvagem", por ai fora também era tudo espanhol. Actualmente, originalmente portuguesa, Liberdade 21, Morangos Com Açucar, e de repente não me ocorre mais nada.


                                                          Morangos Com Açucar = Malhação



                                                          Não conheço os outros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isto não são cópias, são mesmo programas que são comprados.

                                                            Existem muitas empresas que realizam séries de televisão e que depois vendem o formato a várias estações de TV nacionais. O caso mais flagrante é o "Quem quer ser milionário" que foi inventado por uma empresa holandesa (a Endemol) e que depois vendeu o formato ao mundo inteiro. Até na China já existe o programa.

                                                            A truque está no seguinte: por forma a que o programa se adapte às audiências nacionais, eles limitam-se a vender o formato que depois é readaptado consoante as preferências nacionais com actores nacionais, piadas e referências nacionais e afins.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X