Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estilhagem e auto combustão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estilhagem e auto combustão

    Alguém conhece este fenómeno em que a estilha, por processo de fermentação se auto inflama?

    Em que circunstãncias é que isso acontece? E bibliografia / locais de consulta há?

    Ando aqui às voltas no Google e não me surge nada que apresente a relação entre a exposição desta biomassa à humidade e, posteriormente, ao calor, que cause auto ignição!

    #2
    Bem, relacionado com estilha não sei, mas ainda há dias falava com um director de uma empresa de silos que me dizia (e bem) que existe probabilidade de se formarem gases no topo do silo, em cima de cereal, que com a presença de uma fonte de ignição pode desencadear explosões.
    Bibliografia, infelizmente desconheço...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
      Bem, relacionado com estilha não sei, mas ainda há dias falava com um director de uma empresa de silos que me dizia (e bem) que existe probabilidade de se formarem gases no topo do silo, em cima de cereal, que com a presença de uma fonte de ignição pode desencadear explosões.
      Bibliografia, infelizmente desconheço...
      Ainda há pouco tempo vi no Discovery Channel um documentario sobre uma enorme explosão nos silos de uma empresa de cereais, devido ao pó e a uma ignição provocada pelo aquecikento de uma maquina.

      Varios mortos e um edificio de silos gigantesco todo destruido.

      Comentário


        #4
        Aparentemente falamos do mesmo (ou idêntico) fenómeno que pode provocar explosões em silos de cereais.

        Directiva ATEX 94/9/EC

        A directiva ATEX especifica os requisitos para os equipamentos destinados a serem usados em atmosferas potencialmente explosivas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Ainda há pouco tempo vi no Discovery Channel um documentario sobre uma enorme explosão nos silos de uma empresa de cereais, devido ao pó e a uma ignição provocada pelo aquecikento de uma maquina.

          Varios mortos e um edificio de silos gigantesco todo destruido.
          Vi esse programa também, parece que o pó dos cereais é muito explosivo, e que nos estados unidos ninguém ligava nada a isso, mas que estavam a fazer esforços para mudar.

          Comentário


            #6
            Amigo Pé Leve, estás a falar da minha ex-área de actividade

            Deixa ver se consigo explicar.

            O fenómeno da autocombustão em derivados de madeira (estilha, serradura, casca) surge mais frequentemente em meses de calor e em grandes quantidades acumuladas durante algum tempo.

            Quando falo em grandes quantidades estou a falar em valores para cima de 1000 m3 (para a casca talvez metade).

            O que é que provoca o aumento de temperatura? A actividade de microorganismos que se encontram no interior desses montes. Esse fenómeno está melhor explicado para o termo compostagem.

            Se precisares posso te dar alguns contactos em Portugal incluindo o de um colega teu que trabalha na zona centro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
              Amigo Pé Leve, estás a falar da minha ex-área de actividade

              Deixa ver se consigo explicar.

              O fenómeno da autocombustão em derivados de madeira (estilha, serradura, casca) surge mais frequentemente em meses de calor e em grandes quantidades acumuladas durante algum tempo.

              Quando falo em grandes quantidades estou a falar em valores para cima de 1000 m3 (para a casca talvez metade).

              O que é que provoca o aumento de temperatura? A actividade de microorganismos que se encontram no interior desses montes. Esse fenómeno está melhor explicado para o termo compostagem.

              Se precisares posso te dar alguns contactos em Portugal incluindo o de um colega teu que trabalha na zona centro.
              Por acaso pensei logo em ti nesta questão, mas como não estava com muito tempo nem permaneci no fórum o tempo suficiente para ver esta tua resposta!

              De facto tem a ver com o meu trabalho, daí ter colocado a questão, mas com uma situação concreta que não posso abordar, em que é aventada a possibilidade de, numa determinada grande acumulação de estilha, poder ter havido o tal fenómeno de fermentação, posterior combustão lenta (de dentro para fora) e, à saída do monte, chama viva, naturalmente quando a combustão interna encontra oxigénio.

              Eu compreendo o processo, pois já o estudei há muitos anos, "pela rama", e até tenho apontamentos sobre isso (já nem me lembro onde...), mas depois desliguei-me da área com a qual estou de novo em contacto agora.

              A ideia era consolidar um parecer numa determinada situação juntando-lhe uma remissão documental e científica para ajudar a sustentar a apresentação a outra instância da explicação inabalável desse processo, uma vez que não sou engenheiro, nem possuo outra formação académica nessa área, mas apenas técnica, "pela rama" e já antiga!...

              De todo o modo conseguiu-se, por outra via e para já, o resultado pretendido, sem prejuízo de informação desse teor poder vir a ser necessária mais tarde, até para outras situações similares!

              Os contactos são sempre bem vindos (mesmo o desse colega meu que penso saber quem é), os quais agradeço, pois aprender é até morrer.

              Grande abraço.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X