Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A missão Kepler, da NASA, começa em pesquisa de novos planetas semelhantes à Terra.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A missão Kepler, da NASA, começa em pesquisa de novos planetas semelhantes à Terra.

    Kepler começa missão em busca de planetas similares à Terra

    * A missão será de mais de três anos.
    * Serão observadas de forma simultánea perto de 100.000 estrelas cada 30 minutos.
    * A sonda espacial tem umas dimensões de 4,7 m x 2,7 m de diámetro, com 1.039 kg de peso.
    * É a versão norteamericana da missão européia Corot, mas com maior potência.
    * Orbitará ao Sol, elípticamente. A sua órbita será de 372 dias.


    WASHINGTON - A sonda Kepler, da agência espacial americana (Nasa), partiu nesta sexta-feira, 6, em busca de planetas similares à Terra, em um lançamento que ocorreu sem problemas e no horário previsto, às 22h49 (0h49, de sábado em Brasília).

    "O foguete Delta II partiu levando a Kepler em busca de outros planetas como a Terra", disse o controle da missão segundos depois de o foguete iluminar o céu de Cabo Canaveral, na Flórida.

    Após entrar em órbita, a cerca de 185 quilômetros da Terra, o foguete ativará novamente seus motores para lançar a nave a outra órbita, desta vez em torno do sol.

    A sonda começará sua busca em uma distante região da Via Láctea, para constatar se há planetas rochosos similares à Terra e onde haja água em forma líquida, algo fundamental para qualquer manifestação de atividade biológica.

    Segundo Ed Weiler, diretor de missões científicas da agência espacial americana (Nasa), a missão busca responder a um dos maiores questionamentos da humanidade: Há vida em outros lugares ou estamos sozinhos no Universo? "Não se trata de uma dúvida científica, é uma pergunta humana básica", afirmou.

    Após dois meses, a Kepler começará a transmitir informação sobre os chamados exoplanetas que giram em torno de mais de 100 mil estrelas, em uma tarefa que durará três anos e meio e que determinará se, efetivamente, existe um corpo rochoso similar à Terra além do sistema solar.

    "Olharemos uma ampla variedade de estrelas, desde as pequenas e frias ao redor das que devem circular muito de perto os planetas, até as maiores e mais candentes que nosso sol", disse William Borucki, cientista da Nasa.

    "Tudo nessa missão foi preparado para encontrar planetas como a Terra e que tenham o potencial de abrigar vida", assinalou.

    "Estamos muito ansiosos para ver o funcionamento desta nave quando chegar ao espaço", disse em coletiva de imprensa James Fanson, diretor do projeto Kepler no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

    Para a missão, o observatório conta com os instrumentos mais poderosos produzidos até agora, como uma câmera de 95 megapixels de resolução.

    Segundo cientistas, as observações serão feitas mediante o método de verificar oscilações periódicas na luz emitidas por planetas quando passem em frente a sua estrela.

    "Detectar planetas do tamanho de Júpiter com esse método é como medir o efeito que um mosquito causa ao passar em frente ao farol de um carro", disse Fanson.

    "E encontrar planetas como a Terra, é como achar uma pulga nessa mesma luz", continuou o cientista, em coletiva de imprensa.

    A sonda Kepler é um componente "crucial dos esforços da Nasa para encontrar e estudar planetas com características similares às da Terra", assinalou Jon Morse, diretor de astrofísica da agência espacial americana, em Washington.

    Segundo o cientista, o censo feito pela Kepler ajudará a compreender a incidência em que existem esses planetas na Via Láctea.










    Hoje temos perto de 350 planetas descobertos, desde o primeiro em 1996. Com Kepler superar-se-ão os 1.000 em poucos meses. eramos obter muitos planetas semelhantes à nossa pequena 'roca'. Seria uma das notícias mais importantes da história, ainda que não temos tecnologia para chegar a esses planetas. São descobrimentos para um futuro muiiiiito distante.

    #2
    A ver vamos. Um ponto azul igual a este num número de estrelas semelhante a um imenso areal deve ser difícil de encontrar.

    Comentário


      #3
      Lá vão chatear os ET's todos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
        A ver vamos. Um ponto azul igual a este num número de estrelas semelhante a um imenso areal deve ser difícil de encontrar.
        Igual não será, e mesmo semelhante é difícil.
        Para um planeta ter condições de vida, essa probabilidade será menor de que tu ou outra pessoa ter ganho o euromilhões neste fim de semana nesse caso sim, somos uns sortudos, tudo estava neste planeta no lugar certo na hora certa

        Mas que há mais isso há, igual igual não, semelhante talvez

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por stuff Ver Post
          Igual não será, e mesmo semelhante é difícil.
          Para um planeta ter condições de vida, essa probabilidade será menor de que tu ou outra pessoa ter ganho o euromilhões neste fim de semana nesse caso sim, somos uns sortudos, tudo estava neste planeta no lugar certo na hora certa

          Mas que há mais isso há, igual igual não, semelhante talvez



          Andaste a ler um livro do Rodriguez dos Santos que eu cá sei

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Echos Ver Post
            Andaste a ler um livro do Rodriguez dos Santos que eu cá sei
            O Sétimo selo ?
            É interessante sem dúvida, e tenho por aqui livros dele, mas esse ainda estou a espera que me seja oferecido

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por stuff Ver Post
              O Sétimo selo ?
              É interessante sem dúvida, e tenho por aqui livros dele, mas esse ainda estou a espera que me seja oferecido



              Vale mesmo a pena!


              O gajo tem teorias interessantíssimas e que fazem sentido

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por stuff Ver Post
                O Sétimo selo ?
                É interessante sem dúvida, e tenho por aqui livros dele, mas esse ainda estou a espera que me seja oferecido
                Meti "Rodriguez dos Santos o sétimo selo" no Google para ver o que estavam a falar.

                A primeira página que me aparece é esta: José Rodrigues dos Santos - O Sétimo Selo (pdf)(rev) - eSnips, share anything)

                Ainda precisas que o ofereçam?

                Comentário


                  #9
                  Bem, por essa é que não esperava!


                  Já se tem assim acesso a livros tão facilmente

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                    Bem, por essa é que não esperava!


                    Já se tem assim acesso a livros tão facilmente
                    Eu nem queria o livro porque nem o vou ler. Só queria ver o que era. Entretanto carreguei a pensar que poderia ser algo a pagar ou então que fosse falso.

                    Afinal não.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Eu nem queria o livro porque nem o vou ler. Só queria ver o que era. Entretanto carreguei a pensar que poderia ser algo a pagar ou então que fosse falso.

                      Afinal não.



                      É estranho a facilidade com que ele está à disposição de qualquer um, mas talvez seja com o consentimento da editora (o que duvido)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por stuff Ver Post
                        O Sétimo selo ?
                        É interessante sem dúvida, e tenho por aqui livros dele, mas esse ainda estou a espera que me seja oferecido



                        Já agora stuff, o livro a que me referia é o formula de Deus



                        Estranhamento também se encontra disponível para todos na net

                        Comentário


                          #13
                          O nome da sonda é adequado:

                          Solar System Exploration: Multimedia: Gallery

                          Comentário


                            #14
                            De qualquer forma prefiro ler um livro em 'papel' do que em formato pdf


                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                            No meu tempo as Leis de Kepler eram dadas logo no ensino secundário, hoje em dia já não faço ideia.

                            A astronomia teve um desenvolvimento enorme nas últimas décadas, este é mais um passo para essa continuação de procura pelo saber

                            Comentário


                              #15
                              Se existe vida na Terra é porque está a uma distância do Sol que permita a reciclagem contínua de CO2 e outros gases. Ou seja, provavelmente no nosso sistema não existe nenhum planeta que reúna estas condições, a menos que possa existir um modo de vida diferente do nosso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por stuff Ver Post
                                (...)No meu tempo as Leis de Kepler eram dadas logo no ensino secundário, hoje em dia já não faço ideia.

                                A astronomia teve um desenvolvimento enorme nas últimas décadas, este é mais um passo para essa continuação de procura pelo saber
                                No 2º ano salvo erro.

                                Esse desenvolvimento só pode ser explicado ao cidadão comum se este conserva as bases da formação académica e entende as vantagens deste continuar da investigação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                  Se existe vida na Terra é porque está a uma distância do Sol que permita a reciclagem contínua de CO2 e outros gases.
                                  Porque as plantas, precisam da luz do sol para sintetizar o CO2.


                                  Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                  Ou seja, provavelmente no nosso sistema não existe nenhum planeta que reúna estas condições, a menos que possa existir um modo de vida diferente do nosso.
                                  Provavelmente Marte ainda está dentro da "zona verde", mas a sua massa impede a retenção de uma atmosfera.

                                  Talvez com um sistema de estufas seja viável a produção de plantas e o suporte da vida humana lá.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X