Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dilema escolar: o que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dilema escolar: o que fazer?

    Boas
    Já há alguns tempos que não postava nada aqui no fórum, e agora venho aqui para desabafar um bocado e pedir-vos uma opinião sobre um grande dilema que tenho há uns tempos e que em que penso todos os dias, e está a consumir-me.

    Então é o seguinte:
    Eu sempre fui bom e tinha gosto na área de línguas , e história e afins. E nunca fui bom a cálculos.

    Quando fui para o 9º ano, tive de fazer a escolha de ou ir para o agrupamento de línguas, na qual era bom, ou para ciências, na qual não era bom, visto que tinha disciplinas na qual não tinha nem gosto nem grande capacidade para as fazer, tais como fisico-quimica e matemática.
    Como na altura não tinha assim grande consciência para fazer decisões, fui na conversa da minha mãe do "ah e tal agrupamento de línguas é para o desemprego", fui para ciências.

    Agora essa escolha está a "comer-me" por dentro. Não correu bem o seciundário e agora estou num curso profissional que tem ainda mais matérias de cálculos e estou prestes a fazer uma escolha que pode mudar a minha vida.
    Estando neste curso e tendo negativa nas disciplinas de cálculos (matemática, cálculo financeiro, etc..) estou a pensar desistir e ir para aquilo que eu devia ter ido: Línguas.
    Tenho o 11º ano incompleto (chumbei a metemática e fisico-química), tive 16 a filosofia e 14 a português, aquilo que realmente gosto.

    Agora a dúvida é se vale mesmo a pena mudar para aquilo que gosto e viver a vida feliz com o que faço, ou continuo e ando a fazer um esforço enorme para fazer isto.
    Eu sei que na vida temos de fazer coisas que não gostamos, mas eu sinceramente estou farto de me sentir assim.
    E outro problema é a família, neste caso o meu pai, que está sempre a dizer-me que sou uma m*rda porque os outros já estão na faculdade e eu ainda tou para fazer o 12º ano.
    Eu sei e penso nisso todos os dias mas eu não consigo viver sem fazer aquilo que realmente gostava de ter feito.
    Fiz uma escolha errada na vida e preciso de encontrar o rumo, ir na corrente da vida sem mais solavancos.

    Queria uma opinião vossa, sobre o que acham...

    cumpts.

    #2
    Originalmente Colocado por dvx Ver Post
    Boas
    Já há alguns tempos que não postava nada aqui no fórum, e agora venho aqui para desabafar um bocado e pedir-vos uma opinião sobre um grande dilema que tenho há uns tempos e que em que penso todos os dias, e está a consumir-me.

    Então é o seguinte:
    Eu sempre fui bom e tinha gosto na área de línguas , e história e afins. E nunca fui bom a cálculos.

    Quando fui para o 9º ano, tive de fazer a escolha de ou ir para o agrupamento de línguas, na qual era bom, ou para ciências, na qual não era bom, visto que tinha disciplinas na qual não tinha nem gosto nem grande capacidade para as fazer, tais como fisico-quimica e matemática.
    Como na altura não tinha assim grande consciência para fazer decisões, fui na conversa da minha mãe do "ah e tal agrupamento de línguas é para o desemprego", fui para ciências.

    Agora essa escolha está a "comer-me" por dentro. Não correu bem o seciundário e agora estou num curso profissional que tem ainda mais matérias de cálculos e estou prestes a fazer uma escolha que pode mudar a minha vida.
    Estando neste curso e tendo negativa nas disciplinas de cálculos (matemática, cálculo financeiro, etc..) estou a pensar desistir e ir para aquilo que eu devia ter ido: Línguas.
    Tenho o 11º ano incompleto (chumbei a metemática e fisico-química), tive 16 a filosofia e 14 a português, aquilo que realmente gosto.

    Agora a dúvida é se vale mesmo a pena mudar para aquilo que gosto e viver a vida feliz com o que faço, ou continuo e ando a fazer um esforço enorme para fazer isto.
    Eu sei que na vida temos de fazer coisas que não gostamos, mas eu sinceramente estou farto de me sentir assim.
    E outro problema é a família, neste caso o meu pai, que está sempre a dizer-me que sou uma m*rda porque os outros já estão na faculdade e eu ainda tou para fazer o 12º ano.
    Eu sei e penso nisso todos os dias mas eu não consigo viver sem fazer aquilo que realmente gostava de ter feito.
    Fiz uma escolha errada na vida e preciso de encontrar o rumo, ir na corrente da vida sem mais solavancos.

    Queria uma opinião vossa, sobre o que acham...

    cumpts.
    Vai para o que queres..
    Sei por experiência própria que estar a fazer uma coisa que os outros querem que faças, mas que não gostas, vai acabar mal.
    Enfrenta os teus pais, é o teu futuro, logo as escolhas deverão ser tuas.

    Comentário


      #3
      O facto de se ter trabalho, mais tarde, é importante, mas existem cursos com saídas profissionais da área que preferes.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
        O facto de se ter trabalho, mais tarde, é importante, mas existem cursos com saídas profissionais da área que preferes.
        como assim?

        Comentário


          #5
          Deves seguir aquilo qeu achas que serás bom a fazer...

          Agora não percebo como é que mesmo num curso profissional não consegues fazer as disciplinas...

          o nível de dificuldade é muito baixo

          e relativamente à matemática... qualquer que seja a tua área... vais sempre precisar de matemática.. aliás, está demonstrado que as capacuidades abstractas estão relacionadas com o sucesso profissional...

          Sinceramente o teu caso parece-me (eu digo parece-me porque não te conheço e ao emitir um julgamento de valor posso estar a cometer um erro enorme) um daqueles casos de falta de motivação...

          Acho qeu realmenet deverias falar com um psicólogo e ver o que realmente queres fazer da tua vida...

          Se achas que não tens capacidades para fazer um curso superior.. e olha, o curso superior só vale a pena se tu realmente te esforçares, porque o que não forem realmente bons ou os melhroes vão diorectos para o desemprego, ... deves aprender uma arte, como de marcenerio...

          as artes técnicas são muito valorizadas, são óptimas profissoes e bem remineradas relativamente ao tempo que dedicas a desenvolvelas...

          um bom restaurador de bmoveis, por exemplo, é sempre muito bem pago..


          Originalmente Colocado por dvx Ver Post
          Boas
          Já há alguns tempos que não postava nada aqui no fórum, e agora venho aqui para desabafar um bocado e pedir-vos uma opinião sobre um grande dilema que tenho há uns tempos e que em que penso todos os dias, e está a consumir-me.

          Então é o seguinte:
          Eu sempre fui bom e tinha gosto na área de línguas , e história e afins. E nunca fui bom a cálculos.

          Quando fui para o 9º ano, tive de fazer a escolha de ou ir para o agrupamento de línguas, na qual era bom, ou para ciências, na qual não era bom, visto que tinha disciplinas na qual não tinha nem gosto nem grande capacidade para as fazer, tais como fisico-quimica e matemática.
          Como na altura não tinha assim grande consciência para fazer decisões, fui na conversa da minha mãe do "ah e tal agrupamento de línguas é para o desemprego", fui para ciências.

          Agora essa escolha está a "comer-me" por dentro. Não correu bem o seciundário e agora estou num curso profissional que tem ainda mais matérias de cálculos e estou prestes a fazer uma escolha que pode mudar a minha vida.
          Estando neste curso e tendo negativa nas disciplinas de cálculos (matemática, cálculo financeiro, etc..) estou a pensar desistir e ir para aquilo que eu devia ter ido: Línguas.
          Tenho o 11º ano incompleto (chumbei a metemática e fisico-química), tive 16 a filosofia e 14 a português, aquilo que realmente gosto.

          Agora a dúvida é se vale mesmo a pena mudar para aquilo que gosto e viver a vida feliz com o que faço, ou continuo e ando a fazer um esforço enorme para fazer isto.
          Eu sei que na vida temos de fazer coisas que não gostamos, mas eu sinceramente estou farto de me sentir assim.
          E outro problema é a família, neste caso o meu pai, que está sempre a dizer-me que sou uma m*rda porque os outros já estão na faculdade e eu ainda tou para fazer o 12º ano.
          Eu sei e penso nisso todos os dias mas eu não consigo viver sem fazer aquilo que realmente gostava de ter feito.
          Fiz uma escolha errada na vida e preciso de encontrar o rumo, ir na corrente da vida sem mais solavancos.

          Queria uma opinião vossa, sobre o que acham...

          cumpts.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dvx Ver Post
            como assim?
            É sempre interessante trabalhar naquilo que para que se estudou.

            Andar a estudar engenharia química e depois acabar como consultor funcional de SAP HR pode não ser muito motivante. Isto foi só um exemplo...

            Comentário


              #7
              Como se costuma dizer: "Cada um sabe de si e Deus sabe de todos".
              E não sendo eu a melhor pessoa para te responder a essa questão digo-te pelo que já vi.

              No final do meu 9o ano eu fui para humanidades e gostei. Tanto que ainda hoje estou na área. Já um colega meu queria ir para artes e ele tinha muito jeito mesmo. Era sem exagero o melhor da turma em relação a pintura, desenho etc. A mãe à frente da nossa turma obrigou-o a ir para ciências também com os mesmos argumentos que levaram à tua escolha. "Que artes não era futuro para ninguém".
              Conclusão: eu acabei o secundário e ele andou por lá mais uns valentes anos. Hoje em dia não sei nada dele.

              Outra: Uma amiga minha que entrou comigo em História em 2003 vinha da área de ciências.
              No caso dela foi um pouco diferente porque se não estou em erro fez tudo até ao 11o ou ainda chegou a estar no 12o. Quando pensou mudou para humanidades e fez-se uma grande historiadora. Actualmente também não sei se está a trabalhar na área da investigação. Mas foi uma opção que no caso dela eu gostei porque ela tem muito jeito para aquilo.

              Espero ter ajudado e não confundido mais.
              Vá força aí e pensa sempre naquilo que realmente te faz feliz.

              Até porque eu atravesso um dilema semelhante. Licenciatura em História e agora mestrado em Estudos Europeus. Queria seguir a tese de Ciência Política tendo como orientador o Vital Moreira; mas com a ida dele para o Parlamento Europeu não sei como será. Pelo menos tenho mais algumas áreas no mestrado que me agradam, mas não tanto como a de Ciência Política.

              Vá força!
              e
              ACREDITA EM TI

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                como assim?
                É importante ponderar nas saídas profissionais (e dar a esse factor um dado peso) antes de decidir o que fazer.

                Eu acho que para tudo há um meio caminho.
                A visão idealista que devemos fazer aquilo que realmente gostamos mesmo que não sirva para nada e não tenha perspectivas nenhumas de empregabilidade é na minha opinião um mau caminho, se o tivesse seguido a esta hora estava a tirar uma licenciatura em filosofia ou em literatura, afinal sempre foi as disciplinas onde tirava melhores notas no secundário.
                Também não concordo com seguir uma área pela qual não se tenha gosto nenhum e se faça tudo contrariado, também é certo e sabido que dá mau resultado.
                Acho apenas que, em tantas centenas de cursos superiores com os nomes mais esquisitos, há quase sempre uma forma de fazer uma escolha de compromisso, é sempre possível não se ir bem bem para a área favorita, mas também não se ir para uma área que se deteste, mas sim tentar encontrar um compromisso que não sendo a escolha perfeita, compense esse facto com melhores perspectivas de emprego.

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                  Deves seguir aquilo qeu achas que serás bom a fazer...

                  Agora não percebo como é que mesmo num curso profissional não consegues fazer as disciplinas...

                  o nível de dificuldade é muito baixo1

                  e relativamente à matemática... qualquer que seja a tua área... vais sempre precisar de matemática.. aliás, está demonstrado que as capacuidades abstractas estão relacionadas com o sucesso profissional...

                  Sinceramente o teu caso parece-me (eu digo parece-me porque não te conheço e ao emitir um julgamento de valor posso estar a cometer um erro enorme) um daqueles casos de falta de motivação...2

                  Acho qeu realmenet deverias falar com um psicólogo e ver o que realmente queres fazer da tua vida...

                  Se achas que não tens capacidades para fazer um curso superior.. e olha, o curso superior só vale a pena se tu realmente te esforçares, porque o que não forem realmente bons ou os melhroes vão diorectos para o desemprego, ... deves aprender uma arte, como de marcenerio...

                  as artes técnicas são muito valorizadas, são óptimas profissoes e bem remineradas relativamente ao tempo que dedicas a desenvolvelas...

                  um bom restaurador de bmoveis, por exemplo, é sempre muito bem pago..
                  1 - no curso onde estou, até é dificil e, acima disso, é muito desgastante.
                  2 - falta de motivação tenho desde a altura em que fui para o agrupamento que não queria, por isso é que estou nesta situação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                    como assim?
                    Pouco interessa frequentar um curso que não tenha futuro no mercado profissional. Isto se o objectivo é trabalhar na área escolhida.

                    Tenta conciliar esses dois factores: o gosto pelo que fazes (o que não significa exactamente gosto pelo curso) e a empregabilidade.

                    Comentário


                      #11
                      Uma coisa que digo é que nos tempos que correm, nós não podemos fazer apenas aquilo que gostamos...

                      Aliás, é essa mentalidade que está a "matar" muitos alunos, "não gosto" logo não consigo aprender...

                      É preciso ter capacidade de sacrifício e muita vontade em ultrapassar dificuldades, pode custar agora, mas dá resultados no futuro...

                      Agora, cabe a ti decidir.

                      Comentário


                        #12
                        Queres o meu conselho? Segue para a área que te identificas mais, faz no futuro aquilo que mais gostas. A questão do emprego está num ponto que até nas áreas das ciências ou engenharias se nota bastante dificuldade, tenho alguns amigos recem licenciados nessas áreas e estão á procura de emprego já à algum tempo. Portanto mal por mal...
                        Pelas diversas experiências profissionais que passei até agora concluo que o melhor mesmo é fazer aquilo que se gosta, mesmo que no final do mês haja menos euros na carteira. Se fores a reparar bem metade da tua vida "vivida" é a trabalhar (1/3 a dormir, 1/3 a trabalhar, 1/3 para o resto) é bom que seja disfrutada da melhor maneira possivel.

                        Comentário


                          #13
                          Já pensaste que, se calhar, poderás não gostar no secundário mas acabar a gostar no superior?

                          Olha que um amigo meu ficou a repetir Matemática no 12º ano, entrou com média de 12 em Engenharia Electrotécnica na FEUP, andava à beira de um ataque de nervos a dizer que nunca conseguiria fazer aquilo e quando lá chegou a primeira nota que tirou foi um 15 a Análise Matemática (supostamente é um das cadeiras mais complexas e a nota dele esteve mesmo entre as 5 melhores).

                          Hoje em dia é um engenheiro de grande sucesso. Está a trabalhar na CP e a fazer um Mestrado na área. Anda entusiasmadíssimo com o que anda a fazer!

                          Não te fies apenas pelo que gostas, às vezes temos que engolir sapos para poder conseguir coisas boas mais tarde! Sabes lá se no superior não vais gostar disso que fazes?

                          Comentário


                            #14
                            Também acho que deverias seguir aquilo que gostas. Sei isto por experiência própria. Quando acabei o 9º ano também não sabia que área escolher, e os meus pais muito menos percebiam para me aconselhar. Então segui e mal um conselho dum professor de matemática meu, que me disse que optar por electrotécnia era bom para quem estava interessado em aprender sobre informática e pc's, ainda tendo o benefício de se aprender sobre electricidade. Fiz o 10º ano com boas notas, apenas com nega a matemática, mas o 11º ano foi desastroso. Assim mudei de curso após fazer testes psicotécnicos a um psicólogo e fui para o 3º agrupamento seguindo a orientação dos mesmos testes. Perdi 2 anos quase para nada! Acabei o ano passado o curso de Gestão de Empresas e digo-te se realmente te interessas por línguas aprende especialmente inglês e bem, podes tirar uma pos graduação que tenha a ver com négocios, (gestão ou algo assim) ou uma area que te interesse. Uma das coisas que muitos empregadores procuram hoje em dia é de empregados que saibam bem pelo menos a língua inglesa.

                            Comentário


                              #15
                              O argumento da empregabilidade garantida utilizado por certas universidades e tão badalado em certos cursos foi sempre algo que me fez confusão. Como é que alguém pode prever o que dá emprego ou o que é directo para o desemprego, num espaço temporal de 3/5 anos (entrada - saída da Universidade)?

                              Se nem o instituto da meteorologia consegue prever o tempo no dia seguinte...

                              Contudo, este argumento cria muitas vezes o chamado "efeito carneirada" onde vai tudo para o que não quer, e depois chega ao final do curso tirado com sacrifício e pode ficar desempregado na mesma, porque entretanto já houve centenas ou milhares de pessoas a tirar esse curso, e ocuparam as vagas publicitadas... Ou então arranja emprego e fica a trabalhar o resto da vida em algo que não gosta. Digam-me se um indivíduo que faz o que não gosta será algum dia um bom profissional com futuro de carreira?

                              Na minha opinião, e apesar de não te conhecer, depreendo pelas tuas palavras que estás a adiar uma decisão inevitável...

                              Estuda o que gostas mais, esforça-te por aliares aos estudos um contacto efectivo com o mundo profissional da área que escolheres, e então quando chegar a altura certa preocupa-te com o emprego.

                              Comentário


                                #16
                                Quando tu segues os sonhos das outras pessoas, mais tarde ou mais cedo vais cair em ti e vai te custar.
                                Se gostas de Humanidades, muda. Eu também estive em Informatica no 10º ano e foi um erro que eu fiz, porque não basta gostar de computadores, é muita matemática e muita programação, chumbei, com muita surpresa da minha directora de turma, mudei de curso e de escola e fui para humanidades,

                                Em 3 anos fiz o 12º e agora estou em Solicitadoria, uma area que gosto e correu tudo bem no 1º semestre. Faz é o que gostas, e não o que os outros gostam, mas cuidado, não vás para aqueles cursos com nomes todos esquisitos tipo estudos das linguas portuguesas e espanholas ou assim.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Diogo Santos Ver Post
                                  O argumento da empregabilidade garantida utilizado por certas universidades e tão badalado em certos cursos foi sempre algo que me fez confusão. Como é que alguém pode prever o que dá emprego ou o que é directo para o desemprego, num espaço temporal de 3/5 anos (entrada - saída da Universidade)?

                                  Se nem o instituto da meteorologia consegue prever o tempo no dia seguinte...

                                  Contudo, este argumento cria muitas vezes o chamado "efeito carneirada" onde vai tudo para o que não quer, e depois chega ao final do curso tirado com sacrifício e pode ficar desempregado na mesma, porque entretanto já houve centenas ou milhares de pessoas a tirar esse curso, e ocuparam as vagas publicitadas... Ou então arranja emprego e fica a trabalhar o resto da vida em algo que não gosta. Digam-me se um indivíduo que faz o que não gosta será algum dia um bom profissional com futuro de carreira?

                                  Na minha opinião, e apesar de não te conhecer, depreendo pelas tuas palavras que estás a adiar uma decisão inevitável...

                                  Estuda o que gostas mais, esforça-te por aliares aos estudos um contacto efectivo com o mundo profissional da área que escolheres, e então quando chegar a altura certa preocupa-te com o emprego.
                                  Uma amiga minha fiou-se nisso e foi o que lhe aconteceu.

                                  Tirou o curso de radioterapia por ter lido umas estatísticas da universidade a dar 100% de empregabilidade ao curso. Sucede que o curso tinha aberto 3 anos antes para preencher vagas na área nos hospitais públicos e, num espaço de 3 anos, preencheram as vagas todas. Quando chegou a vez dela não houve lugar!

                                  Lembra-me as faculdades de Direito que apontam todas para 100% de empregabilidade!

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu posso dizer que sou muito bom a inglês, sendo dos melhores alunos nessa disciplina..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                      Uma amiga minha fiou-se nisso e foi o que lhe aconteceu.

                                      Tirou o curso de radioterapia por ter lido umas estatísticas da universidade a dar 100% de empregabilidade ao curso. Sucede que o curso tinha aberto 3 anos antes para preencher vagas na área nos hospitais públicos e, num espaço de 3 anos, preencheram as vagas todas. Quando chegou a vez dela não houve lugar!

                                      Lembra-me as faculdades de Direito que apontam todas para 100% de empregabilidade!
                                      70% no melhor dos casos, num estudo que vi num jornal, salvo erro o Diario Economico

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                                        ....
                                        Agora a dúvida é se vale mesmo a pena mudar para aquilo que gosto e viver a vida feliz com o que faço, ou continuo e ando a fazer um esforço enorme para fazer isto.
                                        Eu sei que na vida temos de fazer coisas que não gostamos, mas eu sinceramente estou farto de me sentir assim....
                                        A meu ver já deste a resposta. Não me vejo a andar a vida toda infeliz porque não fazia o que gostava. Life is to short no to.... Pondera bem o que deves fazer, os prós e contras de cada uma das opções


                                        Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                                        ...E outro problema é a família, neste caso o meu pai, que está sempre a dizer-me que sou uma m*rda porque os outros já estão na faculdade e eu ainda tou para fazer o 12º ano.
                                        Eu sei e penso nisso todos os dias mas eu não consigo viver sem fazer aquilo que realmente gostava de ter feito.
                                        ....
                                        Ainda bem que a tua família te está a apoiar

                                        Comentário


                                          #21
                                          a minha mãe dz que andar mais anos para trás não.
                                          ela diz para acabar o curso, mas eu não aguento mais estar assim....não aguento mesmo...

                                          o problema é que tenho o 11º ano incompleto em ciências e 19 anos...
                                          Editado pela última vez por dvx; 08 March 2009, 20:12.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                                            eu posso dizer que sou muito bom a inglês, sendo dos melhores alunos nessa disciplina..
                                            Hoje em dia ser bom a inglês é uma necessidade básica transversal a todos os cursos, não há ninguém que faça uma engenharia por exemplo sem ler toneladas de documentos, livros e outras fontes em inglês.
                                            Pior que isso, são as próprias universidades a oferecer cursos de inglês e alemão técnico para engenheiros, muitas vezes parcialmente financiados pelas próprias empresas estrangeiras a operar cá em Portugal (grande parte delas alemãs, daí os cursos de alemão).

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                                              eu posso dizer que sou muito bom a inglês, sendo dos melhores alunos nessa disciplina..
                                              Ser bom em inglês não te garante emprego. Mas ser bom em inglês e mandarim, aí talvez...

                                              Comentário


                                                #24
                                                oh amigo se estás num curso profissional e queres mudar para um curso de linguas e humanidades no ensino corrente estás tramado porque vais ter de voltar para o 10º e olha que o 10º ano do curso de linguas e humanidades não é nenhum mar de rosas e falo por experiencia propria eu tal como tu comecei o ano num curso profissional e desisti porque o horário era muito sobracarregado tinha matemática e economia e então no 2º periodo lá fui eu para LH agora tou a ver a minha vidinha a andar para traz com negas a geografia e macs eu sei que há outras opções mas as se fores para francê e alemão bem podes contar com 1 mestrado na arte de bem servir ás mesas se fosse hoje pensava 2 vezes antes de ter saido do curso porque a coisa tá a dar para o torto e se der mesmo ainda me esperam + 6 anos de estudo 3 para o ensino secundario e 3 para a universidade isto na melhor das hipoteses enquanto no curso na pior das hipoteses em 4 anos ficava habilitado a desempenhar uma função mas isto é a minha opinião mas tu é que tens de saber o que queres fazer da tua vida
                                                abraços

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RUBEN M. Ver Post
                                                  oh amigo se estás num curso profissional e queres mudar para um curso de linguas e humanidades no ensino corrente estás tramado porque vais ter de voltar para o 10º e olha que o 10º ano do curso de linguas e humanidades não é nenhum mar de rosas e falo por experiencia propria eu tal como tu comecei o ano num curso profissional e desisti porque o horário era muito sobracarregado tinha matemática e economia e então no 2º periodo lá fui eu para LH agora tou a ver a minha vidinha a andar para traz com negas a geografia e macs eu sei que há outras opções mas as se fores para francê e alemão bem podes contar com 1 mestrado na arte de bem servir ás mesas se fosse hoje pensava 2 vezes antes de ter saido do curso porque a coisa tá a dar para o torto e se der mesmo ainda me esperam + 6 anos de estudo 3 para o ensino secundario e 3 para a universidade isto na melhor das hipoteses enquanto no curso na pior das hipoteses em 4 anos ficava habilitado a desempenhar uma função mas isto é a minha opinião mas tu é que tens de saber o que queres fazer da tua vida
                                                  abraços
                                                  não preciso voltar po 10º ano.
                                                  já tenho disciplinas da área de humanidades feitas como filosofia e português. basta fazer os exames.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso de fazer o que se gosta é excelente, mas infelizmente nem sempre é possível. Infelizmente, andar a fazer formação na área de línguas é perder tempo, pois simplesmente existem muito poucas oportunidades de emprego e milhares de licenciados à procura dessas oportunidades.

                                                    Para trabalhares num call center ou como comercial numa loja, não vale a pena perderes tempo em formação avançada em línguas. Penso eu...

                                                    Mas se também não gostas de ciências, que tal começares a trabalhar? Há por aí empregos muito bem pagos que não necessitam de cursos superiores...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                                                      Boas
                                                      Já há alguns tempos que não postava nada aqui no fórum, e agora venho aqui para desabafar um bocado e pedir-vos uma opinião sobre um grande dilema que tenho há uns tempos e que em que penso todos os dias, e está a consumir-me.

                                                      Então é o seguinte:
                                                      Eu sempre fui bom e tinha gosto na área de línguas , e história e afins. E nunca fui bom a cálculos.

                                                      Quando fui para o 9º ano, tive de fazer a escolha de ou ir para o agrupamento de línguas, na qual era bom, ou para ciências, na qual não era bom, visto que tinha disciplinas na qual não tinha nem gosto nem grande capacidade para as fazer, tais como fisico-quimica e matemática.
                                                      Como na altura não tinha assim grande consciência para fazer decisões, fui na conversa da minha mãe do "ah e tal agrupamento de línguas é para o desemprego", fui para ciências.

                                                      Agora essa escolha está a "comer-me" por dentro. Não correu bem o seciundário e agora estou num curso profissional que tem ainda mais matérias de cálculos e estou prestes a fazer uma escolha que pode mudar a minha vida.
                                                      Estando neste curso e tendo negativa nas disciplinas de cálculos (matemática, cálculo financeiro, etc..) estou a pensar desistir e ir para aquilo que eu devia ter ido: Línguas.
                                                      Tenho o 11º ano incompleto (chumbei a metemática e fisico-química), tive 16 a filosofia e 14 a português, aquilo que realmente gosto.

                                                      Agora a dúvida é se vale mesmo a pena mudar para aquilo que gosto e viver a vida feliz com o que faço, ou continuo e ando a fazer um esforço enorme para fazer isto.
                                                      Eu sei que na vida temos de fazer coisas que não gostamos, mas eu sinceramente estou farto de me sentir assim.
                                                      E outro problema é a família, neste caso o meu pai, que está sempre a dizer-me que sou uma m*rda porque os outros já estão na faculdade e eu ainda tou para fazer o 12º ano.
                                                      Eu sei e penso nisso todos os dias mas eu não consigo viver sem fazer aquilo que realmente gostava de ter feito.
                                                      Fiz uma escolha errada na vida e preciso de encontrar o rumo, ir na corrente da vida sem mais solavancos.

                                                      Queria uma opinião vossa, sobre o que acham...

                                                      cumpts.
                                                      O problema é que as áreas que gostas não tem realmente saída nenhuma no mercado, portanto o mais provável é acabares na estatística dos licenciados desempregados.

                                                      Matemática e FQ no secundário não custa nada, eu tb me queixa e dizia que era mt dificil, mas uns anos mais tarde na faculdade percebi que afinal era de limpar o rabo a meninos...

                                                      Acaba o 12 e depois escolhes um compromisso entre um curso que gostes e que tenha saida.

                                                      Esquece psicologias e historias, isso n dá nada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                                                        E outro problema é a família, neste caso o meu pai, que está sempre a dizer-me que sou uma m*rda porque os outros já estão na faculdade e eu ainda tou para fazer o 12º ano.
                                                        há pais assim....infelizmente.

                                                        que eles não gostem ainda percebo. mas há pessoas que, claramente, não tem sensibilidade para lidar com certos assuntos.

                                                        ld

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma coisa é certa, é muito mais difícil fazer uma disciplina que não nos motiva nada.

                                                          Mas, como têm dito, é preciso ter em conta as saídas profissionais.


                                                          E digo-te, nenhuma disciplina do secundário, da área das ciências, é um bicho de 7 cabeças. Se estudares com regularidade e compreenderes os processos não tens dificuldade em passar.


                                                          No entanto, também não sou a favor de se fazer algo que não se tenha qualquer motivação... E a realidade é que o mercado de trabalho está mau para todos os lados...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            às vezes temos de dar um passo atrás para depois andar em frente... se realmente nãoa guentas estar nesse curso tens três opções, ou continuas e vais andar a sofrer para acabar isso, ou mudas para algo em que realmente és bom e poderás ter sucesso, ou paras, vais trabalhar um ano ou dois e voltas mais tarde com a cabeça mais fresca.

                                                            Na minha opinião, e visto que estou num curso na faculdade que afinal não estou a gostar assim tanto, deves mudar para o que realmente gostas ou sabes fazer bem. No meu caso, estou no último ano do curso, vou tentar acabar, mas já penso na hipotese de ir trabalhar em outra área ou começar a trabalhar na área em que estou e mais tarde tirar outro curso que realmente me interesse. Há sempre alternativas e isso de vai para a área X porque a Y não dá emprego, sinceamente mas com a crise que anda por aí tanto faz ser a área X, Y ou Z, é como tudo na vida, ha sempre pessoas boas no que fazem e pessoas más e há sempre quem consegue emprego e quem não consegue seja em que área for... m as isto é só o meu ponto de vista...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X