Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ROCKWOOL - Cancerigeno ? Há alternativas ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ROCKWOOL - Cancerigeno ? Há alternativas ?

    A minha duvida é precisamente esta.

    Segundo um instalador de lareiras e recuperadores de calor, o uso do Rockwool deverá ser abandonado dado que o mesmo é cancerígeno, e aponta um produto alternativo que o mesmo comercializa.

    Alguém sabe se na realidade o produto é cancerigeno e portanto proibido, ou se isto é "grupo" e "balela" para impingir o tal produto alternativo.

    Confesso que pelo que sei e no site da Rockwool nada vem mencionado sobre isto, é por isso que peço a ajuda aqui do forum para clarificar a veracidade do que adiantado pelo dito instalador.

    Obrigado desde já.

    #2
    Produtos de lã de rocha devem estar isolados e nao se ter contacto com eles...o amianto é que foi retirado do mercado.

    Por outro lado nao vejo uma utilidade assim tao imprescindivel na utilização de lã de rocha numa lareira mas tudo bem...
    Alem disso a la de rocha fica dentro da parede logo fazer mal é relativo se nao tem contacto com ela.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
      A minha duvida é precisamente esta.

      Segundo um instalador de lareiras e recuperadores de calor, o uso do Rockwool deverá ser abandonado dado que o mesmo é cancerígeno, e aponta um produto alternativo que o mesmo comercializa.

      Alguém sabe se na realidade o produto é cancerigeno e portanto proibido, ou se isto é "grupo" e "balela" para impingir o tal produto alternativo.

      Confesso que pelo que sei e no site da Rockwool nada vem mencionado sobre isto, é por isso que peço a ajuda aqui do forum para clarificar a veracidade do que adiantado pelo dito instalador.

      Obrigado desde já.
      Já tinha ouvido isso, que a inalação ou ingestão de rockwool pode ser cancerigeno.

      Mesmo na minha area aonde é bastante usado, tem vindo a ser substituido por telas sinteticas.

      Safety of material
      Precautions need to be taken when handling a fiber product as it can be absorbed into the body by inhalation. It can also irritate the eyes, skin and respiratory tract. Prolonged exposure could lead to long term effects and it is considered a possible carcinogen to humans. This effect may depend upon the fiber diameter and length, chemical composition and persistence within the body.
      IARC (the International Agency for Research on Cancer) has reviewed the carcinogenicity of man made mineral fibers in October 2002.[5] The IARC Monograph's working group concluded that only the more biopersistent materials remain classified by IARC as "possibly carcinogenic to humans" (Group 2B). These include refractory ceramic fibers, which are used industrially as insulation in high-temperature environments such as blast furnaces, and certain special-purpose glass wools not used as insulating materials. In contrast, the more commonly used vitreous fiber wools including insulation glass wool, rock (stone) wool and slag wool are considered "not classifiable as to carcinogenicity in humans" (Group 3).
      High bio soluble fibers (HT-fibers) are produced that do not cause damage to the human cell. These newer biosoluble materials have been tested for carcinogenicity and most are found to be non-carcinogenic, or to cause tumors in experimental animals only under very restricted conditions of exposure. The IARC Monograph's working group "elected not to make an overall evaluation of the newly developed fibres designed to be less biopersistent such as the alkaline earth silicate or highalumina, low-silica wools. This decision was made in part because no human data were available, although such fibres that have been tested appear to have low carcinogenic potential in experimental animals, and because the Working Group had difficulty in categorizing these fibres into meaningful groups based on chemical composition."[6]
      The EU risk and safety phrases associated with this material in general are:
      • R38 – Irritating to the skin
      • R39 – Danger of very serious irreversible effects
      • R40 – Possible risk of irreversible effects
      • S36/37 – Wear suitable protective clothing and gloves.
      All European produced rock (stone) wool and glass wool is bio soluble and R39 and R40 do not apply. For these products only the risk phrase R38 remains. This irritation to the skin however is not a chemical irritation but only a temporal mechanical irritation, comparable with exposure of the skin to straw, grass or hay.
      Controversy exists over these rulings, as the majority of test results upon which they are based have typically been provided by the industry that makes the fibers. Test results that contravene such results were deemed inadmissible to IARC as submission by whistleblowers[who?] are not sanctioned by the party paying for the tests[citation needed]. Still, by using common sense to prevent breathing of the fibers and following industrial guidelines, it is possible to reduce the likelihood of pathology.
      Editado pela última vez por Alpiger; 18 March 2009, 17:07.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Produtos de lã de rocha devem estar isolados e nao se ter contacto com eles...o amianto é que foi retirado do mercado.

        Por outro lado nao vejo uma utilidade assim tao imprescindivel na utilização de lã de rocha numa lareira mas tudo bem...
        Alem disso a la de rocha fica dentro da parede logo fazer mal é relativo se nao tem contacto com ela.

        Pois, eu sempre ouvi das alergias e do contacto com a pele, e isso já desde o tempo da lã de vidro.
        Aqui a coisa prende-se com uma construção nova e isolamentos termicos, pretende-se que a construção em causa tenho a melhor qualidade térmica no que respeita a perdas e ganhos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Já tinha ouvido isso, que a inalação ou ingestão de rockwool pode ser cancerigeno.

          Mesmo na minha area aonde é bastante usado, tem vindo a ser substituido por telas sinteticas.
          Pois mas isso penso que é depois de estar sujeito a fumos, temperaturas e a desgaste, ou agentes quimicos e carbonetos, passasse o mesmo na industria com condutas, caldeiras e outras aplicações térmicas e acusticas, é isso que altera o produto, mas neste caso é como diz o Neph é para ficar quietinho dentro da parede.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Pois, eu sempre ouvi das alergias e do contacto com a pele, e isso já desde o tempo da lã de vidro.
            Aqui a coisa prende-se com uma construção nova e isolamentos termicos, pretende-se que a construção em causa tenho a melhor qualidade térmica no que respeita a perdas e ganhos.
            La de vidro e de rocha tem que se ter MUITO cuidado a lidar pois se for ingerido ou inalada poeiras desse material é bastante mau.

            Mas queres um isolante termica para que utilização? actualmente o melhor isolante termico é o poliestireno extrudido, é barato, duravel , saudavel e mto eficaz.

            Mas se for para temperaturas mto elevadas nao é o melhor , para isso é o tijolo refractário e outros materiais dissipadores.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
              Pois mas isso penso que é depois de estar sujeito a fumos, temperaturas e a desgaste, ou agentes quimicos e carbonetos, passasse o mesmo na industria com condutas, caldeiras e outras aplicações térmicas e acusticas, é isso que altera o produto, mas neste caso é como diz o Neph é para ficar quietinho dentro da parede.

              mas dentro da parede o poliestireno extrudito é melhor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                mas dentro da parede o poliestireno extrudito é melhor.

                Oh pá não me faças perguntas que estou só a ajudar um familiar, e o instalador começou a vender aquela história do Rockwoll que para mim me cheirou a patranha, dado que sendo assim ao nível industrial já tinha sido deixado de lado.

                O individuo falou logo em Promatect

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                  Oh pá não me faças perguntas que estou só a ajudar um familiar, e o instalador começou a vender aquela história do Rockwoll que para mim me cheirou a patranha, dado que sendo assim ao nível industrial já tinha sido deixado de lado.

                  O individuo falou logo em Promatect
                  ahh entao estamos a falar de coisas distintas...

                  o que falei do poliestireno extrudido é sem duvida o melhor e mais moderno isolante termico para construção.

                  Mas o promatect é outra coisa não é chamado de isolante termico mas sim de isolante de fogo, ou corta fogo. E é um produto novo , caro mas mto eficaz. Mas é caro e é usado como recurso ou melhor em casos pontuais. Usa-se mto isso para isolar os rasgos na parede para passarem cabos electricos e assim ficarem protegidos do fogo e calor extremo. Nos recuperadores por fora mas do lado de dentro da parede faz-se uma caixa de promatect que isola o calor extremo e um eventual incendio.
                  Isso vende-se em placas tipo gesso e sao caras.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    ahh entao estamos a falar de coisas distintas...

                    o que falei do poliestireno extrudido é sem duvida o melhor e mais moderno isolante termico para construção.

                    Mas o promatect é outra coisa não é chamado de isolante termico mas sim de isolante de fogo, ou corta fogo. E é um produto novo , caro mas mto eficaz. Mas é caro e é usado como recurso ou melhor em casos pontuais. Usa-se mto isso para isolar os rasgos na parede para passarem cabos electricos e assim ficarem protegidos do fogo e calor extremo. Nos recuperadores por fora mas do lado de dentro da parede faz-se uma caixa de promatect que isola o calor extremo e um eventual incendio.
                    Isso vende-se em placas tipo gesso e sao caras.
                    Parece-me é que o instalador não se sabe exprimir ou então que não sabe exactamente para que serve cada um dos produtos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                      Parece-me é que o instalador não se sabe exprimir ou então que não sabe exactamente para que serve cada um dos produtos.
                      se é para coisas extremas com fogo tem de ser o Promatect que é corta fogo ...mas custa cerca 35euros mais iva o m2...
                      mas para isolar paredes do calor solar e frio é o poliestireno extrudido que custa 2-3euros m2...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        se é para coisas extremas com fogo tem de ser o Promatect que é corta fogo ...mas custa cerca 35euros mais iva o m2...
                        mas para isolar paredes do calor solar e frio é o poliestireno extrudido que custa 2-3euros m2...

                        Pois é, há diferenças brutais na aplicação ... e nos valores.

                        Comentário


                          #13
                          Nephilim seguiu PM.

                          Comentário


                            #14
                            quem pode informar mais sobre isso é o lostfan!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                              quem pode informar mais sobre isso é o lostfan!
                              Quem informa bem é aqui:

                              TRIA - Serviços, Materiais e Equipamentos, Lda

                              Comentário


                                #16
                                A Obo Bettermann tambem tem bom material anti-fogo, mas é carissimo

                                uma placa de 1m por 60cm e com 6cm de expessura custa 140euros(preço de tabela sem IVA) depois tem mais remates com massas e colas que tb sao carissimas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aproveitando este tópico, que materiais poderei usar para isolar uns buracos onde passam cabos eléctricos?

                                  Esse material deve ser resistente ao fogo, fácil de instalar (tipo pasta ou líquido que solidifica) e fácil também de partir e remover.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Aproveitando este tópico, que materiais poderei usar para isolar uns buracos onde passam cabos eléctricos?

                                    Esse material deve ser resistente ao fogo, fácil de instalar (tipo pasta ou líquido que solidifica) e fácil também de partir e remover.
                                    Existem umas massas tipo betumes e espumas resistentes ao fogo para isso.

                                    Marcas : Tria ou Obo Bettermann (estas pelo menos sao as profissionais usadas.)

                                    A da Obo é massa resistente ao fogo de classe S120 a expessura minina deve ser 18cm.

                                    Uma lata de 20quilos custa a preço de tabela 83,85euros mais IVA.


                                    Depois ha a espuma que se aplica e cresce de classe S90
                                    300ml (o volume cresce 14vezes) custa 64euros + Iva e precisa de uma pistola para a aplicação...

                                    Depois tb há umas calhas para os cabos atravessarem as paredes e ficam logo isolados do fogo, usa-se em fabricas e coisas especificas , existem em varios tamanhos mas tb nao é nada barato.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Existem umas massas tipo betumes e espumas resistentes ao fogo para isso.

                                      Marcas : Tria ou Obo Bettermann (estas pelo menos sao as profissionais usadas.)

                                      A da Obo é massa resistente ao fogo de classe S120 a expessura minina deve ser 18cm.

                                      Uma lata de 20quilos custa a preço de tabela 83,85euros mais IVA.


                                      Depois ha a espuma que se aplica e cresce de classe S90
                                      300ml (o volume cresce 14vezes) custa 64euros + Iva e precisa de uma pistola para a aplicação...

                                      Depois tb há umas calhas para os cabos atravessarem as paredes e ficam logo isolados do fogo, usa-se em fabricas e coisas especificas , existem em varios tamanhos mas tb nao é nada barato.
                                      Obrigado, vou pesquisar melhor. Dinheiro não é problema (nessa ordem de grandeza).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Excalibur não te metas nisso, conheço uma empresa onde trabalha um familiar chegado em que tiveram de tirar toda a lã de rocha do edifício (e havia muita) porque as pessoas pouco depois de construido o edifício começaram a ter problemas de saúde (duas delas graves e crónicos) principalmente a nível de alergias de pele, enxaquecas e problemas respiratórios. Essa porcaria devia era ser proibida.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X