Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre contrato de trabalho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida sobre contrato de trabalho

    Olá people!

    Aqui vai uma dúvida minha:

    Vou assinar um contrato de trabalho de 6 meses. Contudo, apesar de ser uma proposta claramente vantajosa, tenciono continuar a procurar algo que se adeque mais à minha formação...

    O que acontece se entretanto encontrar e não puder concluir os 6 meses de trabalho? O que tenho que pagar, e com que antecedência tenho que avisar?

    Obrigado!

    #2
    Ou avisas com um mês de antecedência, ou pagas à entidade patronal o pré-aviso em falta.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
      Ou avisas com um mês de antecedência, ou pagas à entidade patronal o pré-aviso em falta.

      Então, avisando com um mês de antecedência nao tenho que pagar nada?
      Isso é fixe

      Comentário


        #4
        Vou aproveitar este tópico porque tb estou com uma duvida:

        Sou trabalhador-estudante, mas na empresa onde trabalho já estou efectivo, contudo, se tudo correr bem, vou ter de me ausentar durante alguns meses (erasmus), e como gosto de trabalhar na dita empresa e tb porque não estamos em tempos de vacas gordas, queria evitar o despedimento.

        Sem puxar muito pelo assunto, ouvi colegas meus a dizerem que era possivel que um empregado poderia "congelar" o seu contrato de trabalho por tempo determinado, ou seja, estaria ligado à empresa com contrato de trabalho, mas não cumpria qualquer horário...será isso possivel??

        Andei as voltas no site da IGT, mas (talvez por azelhice minha) não encontrei nenhuma informação acerca disso...

        Comentário


          #5
          Licença sem vencimento:
          DGAEP - Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público

          Mas a empresa pode não aceitar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Licença sem vencimento:
            DGAEP - Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público

            Mas a empresa pode não aceitar.

            Obrigado

            Espero que não me cortem as pernas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nero_ Ver Post
              Obrigado

              Espero que não me cortem as pernas
              Se gostas de lá trabalhar, mostra que tens interesse, que te preocupas e que tens consciência que pode ser um pouco incómodo para a empresa. Explica-lhes a situação e podes sempre negociar, como quando acabar o erasmus ofereceres 15 dias do teu trabalho à empresa sem vencimento...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por acb.boy Ver Post
                Olá people!

                Aqui vai uma dúvida minha:

                Vou assinar um contrato de trabalho de 6 meses. Contudo, apesar de ser uma proposta claramente vantajosa, tenciono continuar a procurar algo que se adeque mais à minha formação...

                O que acontece se entretanto encontrar e não puder concluir os 6 meses de trabalho? O que tenho que pagar, e com que antecedência tenho que avisar?

                Obrigado!

                E já agora... Alguém sabe a quanto tempo de férias tenho direito? (2 dias por mês nao é?) E quando as posso gozar? Só a partir de algum tempo de trabalho?

                Comentário


                  #9
                  Boas.

                  já que existe aqui este tópico aqui vão a ver se alguém me sabe ajudar.com certeza que sim.Então aqui vai:

                  Trabalhei durante 1 ano e 9 meses na minha antiga empresa.demiti-me dia 20 deste mês e tinha de dar 30 dias a casa mas meti as férias, então vim no dia embora. encontrava-me "efectivo", tendo estado com 3 contratos de 6 meses, ou seja, estava há 3 meses "efectivo".

                  o meu vencimento era de 500€ e 7€ de subsidio de alimentação.

                  alguém me sabe dizer o que vou receber?não estou a perguntar na esperança de ir buscar muito dinheiro, mas a empresa costuma-se enganar nessas contas dai vir cá pedir ajuda.

                  obrigado desde já!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por gregorybm Ver Post
                    Boas.

                    já que existe aqui este tópico aqui vão a ver se alguém me sabe ajudar.com certeza que sim.Então aqui vai:

                    Trabalhei durante 1 ano e 9 meses na minha antiga empresa.demiti-me dia 20 deste mês e tinha de dar 30 dias a casa mas meti as férias, então vim no dia embora. encontrava-me "efectivo", tendo estado com 3 contratos de 6 meses, ou seja, estava há 3 meses "efectivo".

                    o meu vencimento era de 500€ e 7€ de subsidio de alimentação.

                    alguém me sabe dizer o que vou receber?não estou a perguntar na esperança de ir buscar muito dinheiro, mas a empresa costuma-se enganar nessas contas dai vir cá pedir ajuda.

                    obrigado desde já!
                    Se foste tu a despedir-te o máximo que podes receber é o subsídio de férias e os duodécimos do sub de natal caro colega!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                      Se foste tu a despedir-te o máximo que podes receber é o subsídio de férias e os duodécimos do sub de natal caro colega!

                      sim fui eu que me despedi

                      era isso que eu queria saber porque não faço a minima ideia.

                      Obrigado!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gregorybm Ver Post
                        Boas.

                        já que existe aqui este tópico aqui vão a ver se alguém me sabe ajudar.com certeza que sim.Então aqui vai:

                        Trabalhei durante 1 ano e 9 meses na minha antiga empresa.demiti-me dia 20 deste mês e tinha de dar 30 dias a casa mas meti as férias, então vim no dia embora. encontrava-me "efectivo", tendo estado com 3 contratos de 6 meses, ou seja, estava há 3 meses "efectivo".

                        o meu vencimento era de 500€ e 7€ de subsidio de alimentação.

                        alguém me sabe dizer o que vou receber?não estou a perguntar na esperança de ir buscar muito dinheiro, mas a empresa costuma-se enganar nessas contas dai vir cá pedir ajuda.

                        obrigado desde já!
                        Meu caro, não tendo completa certeza do que vou dizer pois está um novo código do trabalho em vigor, tenho a dizer que:

                        Tens sorte se não tiveres que pagar à antiga empresa pois estando efectivo terias de dar 60 dias de pré aviso...

                        Contrato até 6 meses inclusivé - 15 dias de pré aviso;
                        Contrato de superior a 6 meses até 2 anos - 30 dias de pré aviso;
                        Contrato superior a 2 anos (sem termo-efectivo) - 60 dias de pré aviso.

                        Em todas estas situações os prazos podem ser outros se assim for estipulado no contrato.

                        Os dias são sempre consecutivos (úteis e não úteis) podendo-se, por mútuo acordo, gozar dias de férias remanescentes durante o período de pré aviso.

                        Se a empresa se meter com coisas terás de a compensar com os dias que faltavam para o pré aviso.

                        Imaginemos: Tinhas 10 dias de férias e foste embora no dia em que avisaste. Ficaram a faltar 50 dias de pré aviso... Terás de compensar a empresa com um proporcional do teu salário base sobre esses dias que ficaram em falta (aqui já contarão dias úteis).

                        Por outro lado a empresa pode não te exigir compensação mas não te vai pagar os subsidios proporcionais a que tens direito, porque alega que após os dias de férias deste 5 faltas injustificadas consecutivas pelo que foste despedido com justa causa...


                        Mas se dizes que a empresa é choné não te preocupes com isso...
                        Editado pela última vez por kortese; 25 March 2009, 04:30.

                        Comentário


                          #13
                          Gostava de pedir uma dúvida relativamente ao meu contrato de trabalho...lá está escrito que vou exercer as funções x... mas acabo por exercer as funções x e y mas tudo dentro do horário de trabalho...acontece que já tou saturada disso porque é mais uma responsabilidade para mim e eu não estou para levar com isso..tenho que pensar que não sou uma cadelinha que faz coisas que não lhe competem...
                          se eu for falar disso ao meu chefe e ele de recusar posso dizer que vou fazer queixa às autoridades do trabalho? Possivelmente vão me fazer a vida negra e me despedir mas paciência

                          Comentário


                            #14
                            posso dizer que vou fazer queixa às autoridades do trabalho?

                            podes dizer o que quiseres.
                            é a chamada liberdade de expressão.

                            Comentário


                              #15
                              Mas se eu o alertar disso ele vai ficar com medo e fazer as coisas correctamente certo?
                              nao me chamo de egoista apesar de não ser a única nessa situação, mas apenas quero preservar a minha sanidade mental
                              ou melhor, posso fazer uma denúncia anônima

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                Mas se eu o alertar disso ele vai ficar com medo e fazer as coisas correctamente certo?
                                nao me chamo de egoista apesar de não ser a única nessa situação, mas apenas quero preservar a minha sanidade mental
                                ou melhor, posso fazer uma denúncia anônima

                                Estamos em Portugal por isso acho que é mais tu ficares com medo de perderes o emprego ou que o teu chefe além da função X e Y te acrescente também a função Z até te ires embora sem direito a nada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                  Estamos em Portugal por isso acho que é mais tu ficares com medo de perderes o emprego ou que o teu chefe além da função X e Y te acrescente também a função Z até te ires embora sem direito a nada.
                                  Ele pode fazer isso mas vai levar multas e mais multas e além em termos de lei ele não pode obrigar a fazer o que não está no contrato

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso devia ser feito de inicio. Se aceitas executar a função X,Y,Z e nada dizes ( aceitas ) e vens depois para forum "protestar"- o teu patrão, por melhor pessoa que seja, nem sequer lhe passa pela cabeça que não queres executar tais funções nem sabe que "és uma cadelinha".

                                    Por isso é parvo ires fazer queixa por trás -- anonimamente --- quando nem sequer tiveste antes um conversa cara a cara sobre o assunto.

                                    Como quando aceitas executar a função contrariada e nada dizes....

                                    O teu patrão não é bruxo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                      Ele pode fazer isso mas vai levar multas e mais multas e além em termos de lei ele não pode obrigar a fazer o que não está no contrato
                                      Pode sugerir\"mandar" que executares determinada tarefa. Se tu executas ou não é contigo - se achas que viola o contrato ou NAO QUERES só tens que lhe dizer cara a cara. Se nada dizes e andas toda "contente" a executares as tarefas estás a aceita-las naturalmente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                        Isso devia ser feito de inicio. Se aceitas executar a função X,Y,Z e nada dizes ( aceitas ) e vens depois para forum "protestar"- o teu patrão, por melhor pessoa que seja, nem sequer lhe passa pela cabeça que não queres executar tais funções nem sabe que "és uma cadelinha".

                                        Por isso é parvo ires fazer queixa por trás -- anonimamente --- quando nem sequer tiveste antes um conversa cara a cara sobre o assunto.

                                        Como quando aceitas executar a função contrariada e nada dizes....

                                        O teu patrão não é bruxo.
                                        se fosse parvo não existiam as queixas anônimas.. parva não sou porque não quero que ele saiba para depois ele me despedir.
                                        ja agora és bruxo para saber se ele me disse que ia fazer outras funções para além desta? É só com o tempo que nos apacerbemos na porcaria que estamos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                          Pode sugerir\"mandar" que executares determinada tarefa. Se tu executas ou não é contigo - se achas que viola o contrato ou NAO QUERES só tens que lhe dizer cara a cara. Se nada dizes e andas toda "contente" a executares as tarefas estás a aceita-las naturalmente.
                                          Lá por aceitar quer dizer que as quero executar?se tu és corajoso ao ponto de dizer as coisas cara a cara ainda bem para ti,agora não implica que os outros também sejam

                                          Comentário


                                            #22
                                            se já é assim de costume - com todos, só saindo dai.
                                            não tem milagres.
                                            se é com todos, não ias ser "mais que os outros" também.
                                            e se é assim, mais vale sair mesmo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                              Lá por aceitar quer dizer que as quero executar?se tu és corajoso ao ponto de dizer as coisas cara a cara ainda bem para ti,agora não implica que os outros também sejam
                                              não é ser corajoso. é ter que ser.
                                              e não tem que se dizer.
                                              mas vai de inicio, estabelecer limites, desde o primeiro segundo - da entrevista.
                                              se já está nessa bola de neve, só saindo.
                                              já passei por isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                "Sr. Chefe, como reparou estou a desempenhar mais a função Y. Nesse sentido, e uma vez que aumenta a minha responsabilidade, gostaria de ser reconhecido o meu trabalho suplementar e ser aumentado o valor do meu ordenado"
                                                ... "Srª. Colaboradora, estamos numa fase difícil e não é possível... blá blá blá" ....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                  Gostava de pedir uma dúvida relativamente ao meu contrato de trabalho...lá está escrito que vou exercer as funções x... mas acabo por exercer as funções x e y mas tudo dentro do horário de trabalho...acontece que já tou saturada disso porque é mais uma responsabilidade para mim e eu não estou para levar com isso..tenho que pensar que não sou uma cadelinha que faz coisas que não lhe competem...
                                                  se eu for falar disso ao meu chefe e ele de recusar posso dizer que vou fazer queixa às autoridades do trabalho? Possivelmente vão me fazer a vida negra e me despedir mas paciência
                                                  Conta com isso. Mesmo não estando no contrato ou são funções realmente muito "fora", ou então estás a "assinar a tua carta de despedimento".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                    Gostava de pedir uma dúvida relativamente ao meu contrato de trabalho...lá está escrito que vou exercer as funções x... mas acabo por exercer as funções x e y mas tudo dentro do horário de trabalho...acontece que já tou saturada disso porque é mais uma responsabilidade para mim e eu não estou para levar com isso..tenho que pensar que não sou uma cadelinha que faz coisas que não lhe competem...
                                                    se eu for falar disso ao meu chefe e ele de recusar posso dizer que vou fazer queixa às autoridades do trabalho? Possivelmente vão me fazer a vida negra e me despedir mas paciência
                                                    De forma correta e calma, fala com ele e pergunta se ainda vais ter que fazer a função que não é tua muito mais tempo, se vai entrar mais alguém?
                                                    De forma casual e normal.
                                                    Se responder que não, e és tu que vais ter que fazer, de forma normal quetionas então quando te vai ser alterado o contarto porque não tinhas percebido que era assim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                                                      "Sr. Chefe, como reparou estou a desempenhar mais a função Y. Nesse sentido, e uma vez que aumenta a minha responsabilidade, gostaria de ser reconhecido o meu trabalho suplementar e ser aumentado o valor do meu ordenado"
                                                      ... "Srª. Colaboradora, estamos numa fase difícil e não é possível... blá blá blá" ....
                                                      Eu iria mais por aí...

                                                      Até porque o contrato de trabalho pressupõe um dever de obediência. E se a pessoa está a fazer funções para as quais não está contratada, caso não concorde, o que tem a fazer é despedir-se. Às vezes há tarefas que não justificam contratar mais alguém e que internamente alguém as pode fazer.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Eu iria mais por aí...

                                                        Até porque o contrato de trabalho pressupõe um dever de obediência. E se a pessoa está a fazer funções para as quais não está contratada, caso não concorde, o que tem a fazer é despedir-se. Às vezes há tarefas que não justificam contratar mais alguém e que internamente alguém as pode fazer.
                                                        E às vezes também temos que ser espertos, chegamos ao pé da pessoa, gostámos do esforço que esteve a fazer e vamos aumentá-la em 15€ e acrescentar as funções novas. Estamos de olho em si!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          E às vezes também temos que ser espertos, chegamos ao pé da pessoa, gostámos do esforço que esteve a fazer e vamos aumentá-la em 15€ e acrescentar as funções novas. Estamos de olho em si!
                                                          É o que acontece na minha empresa. Alguém que viesse com o paleio de estar a fazer funções fora do seu âmbito diria logo que então a pessoa também estaria fora do âmbito da empresa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            já mudei de ideias hoje quando no recibo de vencimento veio um extra, do subsidio de ferias...e o do natal foi no mês passado

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X