Anúncio

Collapse
No announcement yet.

25 Março 2002 - O Euro em pleno - Inflação controlada ? Especulação descontrolada ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] 25 Março 2002 - O Euro em pleno - Inflação controlada ? Especulação descontrolada ?

    Tendo em consideração este aspecto

    A 25 Março de 2002 o Escudo deixa de circular em Portugal.

    E supostamente fazendo parte da Zona Euro Portugal teria uma inflacção controlada.


    Contudo desde 2002 foi isto que ocorreu:


    Aumentos dos produtos de higiene

    Dentifricos - aumentos até 355%
    Pensos Higiénicos - aumentos até 300%
    Sabonete - aumentos até 160%

    Produtos Alimentares

    Leite - aumentos até 75%
    Manteiga - aumentos até 347%
    Frango - aumentos até 90%
    Carnes - aumentos até 100%
    Peixe - Aumentos até 90%
    Arroz - aumentos até 60%
    Esparguete - aumentos até 200%
    Água engarrafada - aumentos até 140%

    (Estes valores têm estado a ser emitidos nos noticiários da RFM esta manhã)


    Então se supostamente na zona EURO, e com a adesão ao EURO como moeda única a inflação deveria ser controlada como se justifica que existam valores deste calibre ?


    Curiosamente, os Ordenados de Topo parecem acompanhar estes valores (aumentos que façam face aos custos dos produtos e da carestia de vida)

    Contudo os ordenados Da Base não parecem fazer face ao custo e aumento exponencial dos produtos acima listados.

    Lógicamente que no meu entender não se deve por decreto limitar os ordenados mais elevados Ordenados altos deviam ser regulamentados ?, contudo a realidade é que os ordenados BASE se mantêm abaixo do mínimo necessário para assegurar que não existam assimetrias no que toca ao nivel de vida e satisfação.


    Será que na realidade existiu um ajustamento justo de preços face aos seus custos de produção, ou apanhando a boleia do Euro houve e há especulação nos aumentos de produtos ?


    Para vos dar um exemplo desde 2002 e até hoje, nos produtos Comercializados e Importados da Europa aqui pela empresa sofremos um aumento total de 12,9% repartido por 7 anos, o que dá uma média 1,84% por cada ano, contudo anos houve em que não houve aumentos , o que nos levou a também não aumentar os produtos aqui em Portugal.
    Estamos a falar de equipamentos para industria transformadora, que vão dos texteis aos produtos alimentares, passando pelo sector automóvel, industria farmaceutica, etc, etc.


    Assim pergunta-se onde foram as empresas de transformação, produtos alimentares, texteis e confecção, automóveis, serviços, etc. arrranjar estes valores ?


    Ou será que não é a industria que aumenta os produtos que produz, mas que os aumentos ocorrem nas cadeias de distribuição, nos intermediários que funcionam como meros especuladores colocando margens inflacionadas em excesso?


    EDIT 1:

    Os produtos de mercearia sofreram aumentos até 400%, enquanto o Ordenado minimo sofreu aumentos na casa dos 30%.
    (actualizado às 09.30)
    Editado pela última vez por Excalibur; 25 March 2009, 08:32.

    #2
    O exemplo mais simples foi o preço de um café, antes e após a entrada do €.
    Creio que da parte dos próprios comerciantes houve algum aproveitamento tanto na conversão como arredondamentos.
    Pelo menos os produtores continuam a afirmar que os aumentos são culpa dos intermediários e comerciante final (tanto na pesca, agricultura, etc.).

    Como dizes os preços começaram a acompanhar os preços do resto da UE, os ordenados é que não...

    Mas não te preocupes, tenho lido por aqui que o culpado está identificado e o/a salvador/a está próximo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
      O exemplo mais simples foi o preço de um café, antes e após a entrada do €.
      Creio que da parte dos próprios comerciantes houve algum aproveitamento tanto na conversão como arredondamentos.
      Pelo menos os produtores continuam a afirmar que os aumentos são culpa dos intermediários e comerciante final (tanto na pesca, agricultura, etc.).

      Como dizes os preços começaram a acompanhar os preços do resto da UE, os ordenados é que não...

      Mas não te preocupes, tenho lido por aqui que o culpado está identificado e o/a salvador/a está próximo
      Ainda foi no que alguns repararam, pq o consomem todos os dias, e já estavam habituados a dar a típica moedinha de 50 escudos, e depois passaram a dar a de 50... cêntimos

      Comentário


        #4
        A inflação média desde 2001 em Portugal tem andado sempre em valores próximos dos 3%.

        A inflação registada em 2002 foi de 3,6%.

        Existem variadíssimos estudos que desmistificam que o euro foi responsável por uma subida abrupta dos preços. A entrada do euro teve um efeito residual no Índice de Preços do Consumidor.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
          Ainda foi no que alguns repararam, pq o consomem todos os dias, e já estavam habituados a dar a típica moedinha de 50 escudos, e depois passaram a dar a de 50... cêntimos
          Quando o euro entrou em vigor, já o café não custava 50 escudoshá uma data de anos.

          Nessa altura o café custava cerca de 80 escudos. Hoje custa 50-55 cêntimos, ou seja, 100 a 110 escudos. Já passaram 7 anos entretanto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
            Quando o euro entrou em vigor, já o café não custava 50 escudoshá uma data de anos.

            Nessa altura o café custava cerca de 80 escudos. Hoje custa 50-55 cêntimos, ou seja, 100 a 110 escudos. Já passaram 7 anos entretanto.
            Na altura não era grande consumidor de café, mas 80 paus? onde é que ias beber café. Agora tb há sitios onde pagas 2€ para cima...
            Um aumento de 0.05 € num café representa quanto %, e em alguns já está nos 0.60€, por isso

            Não digo que todos os aumentos estão relacionados com arredondamentos e este tipo de conversão, mas houve alguns.

            Comentário


              #7
              Eu tomava café a 50 escudos e comprava pão a 9 escudos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                A inflação média desde 2001 em Portugal tem andado sempre em valores próximos dos 3%.

                A inflação registada em 2002 foi de 3,6%.

                Existem variadíssimos estudos que desmistificam que o euro foi responsável por uma subida abrupta dos preços. A entrada do euro teve um efeito residual no Índice de Preços do Consumidor.
                Os estudos podem indicar tudo isso mas todos nós sabemos e sentimos que na pratica a entrada do Euro veio tornar muitos produtos mais caros, em especial os de baixo valor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                  Quando o euro entrou em vigor, já o café não custava 50 escudoshá uma data de anos.

                  Nessa altura o café custava cerca de 80 escudos. Hoje custa 50-55 cêntimos, ou seja, 100 a 110 escudos. Já passaram 7 anos entretanto.

                  Se não estou em erro e após um jejum de 18 anos em 1999~2000 o SCP foi campeão.

                  Esta referência é importante porque, na Zona de Coimbra havia uma café que ainda vendia a "Bica" a 20$00 já que havia sido prometido que só aumentaria o preço quando o SCP voltasse a ser campeão.

                  Lembro-me que na reportagem desse ano em que lá foram outra vez ao café e o sr. lá disse que ia acompanhar o mercado colocando a bica a 55$00 (5$00 acima do valor habitual) aliás que até era compreendido pelos clientes, tendo em conta o tempo em que a vendera a 20$00.

                  Quando o Euro entrou em cena, lembro-me que 55$00~65$00 era já um roubo.

                  Posso estar enganado e desfasado no tempo em que ocorreram estes factos, mas não muito.

                  O leite é uma das coisas que se nota bastante, rondava os 70$00 por litro (o mais caro o que toda a gente quer, que é o MIMOSA), hoje é vê-lo a rondar habitualmente os 0,64€

                  As manteigas dos açores na casa dos 80$00~90$00 (milhafre) hoje a ronda o 1,70€ ou mais.


                  Enfim ... juro que o meu ordenado não aumentou 50% em 7 anos, e contudo os produtos aumentaram bem mais do que isso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Os estudos podem indicar tudo isso mas todos nós sabemos e sentimos que na pratica a entrada do Euro veio tornar muitos produtos mais caros, em especial os de baixo valor.

                    A inflação é calculada com base no IPC - Índice de Preços no Consumidor, que é um cabaz de produtos que reflecte os produtos consumidos pelo cidadão médio.

                    Se esta foi estável ao longo dos anos e não revelou nenhum pico, facilmente se conclui que o euro pouca influência teve no aumento dos preços.

                    Quanto ao café, na Grande Lisboa muitos cafés (cafés, e não sitios melhores) cobravam pela bica 80$ no início de 2002. Este artigo ilustra o que digo:
                    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...28&div_id=1730

                    Agora, não confundam o aumento de certos produtos alimentares com a introdução do euro. Desde as "crises" na produção de leite, às "crises" nos cereais, tem havido uma série de eventos que tem despoletado variações acentuadas de preços em alguns alimentos.

                    Mas o euro não foi um deles. Tão certo como eu ter acabado de escrever esta frase.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                      Quando o euro entrou em vigor, já o café não custava 50 escudoshá uma data de anos.

                      Nessa altura o café custava cerca de 80 escudos. Hoje custa 50-55 cêntimos, ou seja, 100 a 110 escudos. Já passaram 7 anos entretanto.

                      Correcção:

                      Na altura da mudança para o Euro o café custava 50$ (25 cent.)

                      O café nesta altura anda pelos 55 cent - 65 cent.

                      Faz as contas e tira conclusões.



                      Os dados são de um café de um familiar meu.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                        Correcção:

                        Na altura da mudança para o Euro o café custava 50$ (25 cent.)

                        O café nesta altura anda pelos 55 cent - 65 cent.

                        Faz as contas e tira conclusões.



                        Os dados são de um café de um familiar meu.
                        Em Ponte de Lima, em 2001, já se serviam cafés a 70$....

                        Bica "mais barata da Europa" por 35 cêntimos - dn - DN

                        Um café, em Lisboa, em 2002 custava 80$-85$, dêm as voltas quer derem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                          Agora, não confundam o aumento de certos produtos alimentares com a introdução do euro. Desde as "crises" na produção de leite, às "crises" nos cereais, tem havido uma série de eventos que tem despoletado variações acentuadas de preços em alguns alimentos.

                          Mas o euro não foi um deles. Tão certo como eu ter acabado de escrever esta frase.

                          Crise nos productos lácteos quando somos excedentários !? Quando sofremos multas comunitárias por exceder a nossa quota de produção !?

                          Ou crise pelos pequenos impérios do leite dominarem e a cadeia de distruibuição explorar a habituação dos consumidores ??

                          EXEMPLO:
                          A fábrica que embala os pacotes de leite da GRESSO-MIMOSA-AGROS é a Lactogal, nos TRÊS PACOTES destas marcas estás lá impresso DLT-1 dentro de um simbolo oval.

                          E é comum num hipermercado veres esta diferenciação IDIOTA no preço:
                          - AGROS - 0.67€
                          - Mimosa - 0.64€
                          - Gresso - 0.59€

                          A gaita do produto é o mesmo, sai da mesma linha de enchimento apenas com pacote/embalagem diferente, logo com custo de produção igual, e contudo no hipermercado ...

                          (ocorre o mesmo com manteigas, natas, iogurtes, etc)


                          Quem é que se aproveita disto ?
                          O agricultor que tem uma vaca que apenas produz leite para a Agros ou Gresso ?
                          O Produtor que embala uns na Linha Rolls Royce, e o outro na linha FIAT (logo com custos diferentes).

                          Ou o distribuidor/grossista/retalhista que se aproveita da idiotice do consumidor que acredita que o Agros é biológico, o Mimosa é melhor e o Gresso para remediados ?

                          Crise nos lacteos ... nem em sonhos.

                          (e ainda podia aqui dizer quais os produtos brancos embalados na mesma linha/fábrica mas fico-me por aqui).


                          Sobre a "estrangeirinha" que as panificadoras arranjaram para justificar aumentos de pão, é melhor ficar por aqui ... Cartel Na Panificação - Associação dos Ind. Panificação de Lisboa Multada post 23

                          Comentário


                            #14
                            Excalibur, mas eu não coloco em causa o facto de se verificarem aumentos em certo tipo de produtos, alguns por "razões que a razão desconhece".

                            Agora, deixem a transição para o euro de fora.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                              Excalibur, mas eu não coloco em causa o facto de se verificarem aumentos em certo tipo de produtos, alguns por "razões que a razão desconhece".

                              Agora, deixem a transição para o euro de fora.

                              Não se pode, "à conta" dos arredondamentos, houve de imediato produtos que foram inflacionados.

                              E tem vindo a piorar.

                              Comentário


                                #16
                                Não são os produtores que aumentaram os preços, quem vende é que os aumentou.

                                E até digo mais, tenho clientes meus que vêm com a treta de fazer as contas em escudos, ou seja tudo aumentou trabalhamos com o Euro e fazem as contas em Escudos, sabem para quê?

                                Para terem preços do tempo do Escudo e para depois produzir e vender ao tempo do Euro.

                                Um cliente meu atirou-me à cara que não deveria ganhar dinheiro no fabrico dos moldes, outro disse-me que ganha 700% nas peças que produz nos moldes que faço para ele mas está sempre a chorar o preço do fabrico destes... andamos assim no mercado, muito instável.
                                Editado pela última vez por Stratos; 25 March 2009, 13:59.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                  Excalibur, mas eu não coloco em causa o facto de se verificarem aumentos em certo tipo de produtos, alguns por "razões que a razão desconhece".

                                  Agora, deixem a transição para o euro de fora.

                                  hpventura, começa logo com o arredondamento de 5 cent no mínimo que corresponde a 10$ na moeda antiga. Antes os aumentos eram 5$ no máximo.

                                  Qual é a diferença? O dobro do aumento.

                                  Contas:

                                  2002: 50$ + 10 (2003) + 10 (2004) + 10 (2005) + 10 (2006) + 10 (2007) + 10 (2008) + 10 (2009) =

                                  70 + 50 = 120$ = 60 cent. (em 2009)


                                  Na minha conclusão, o aumento anual passou de 5$ para 10$, passando para o dobro devido ao Euro. E tu, que conclusão tiras?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                    Não são os produtores que aumentaram os preços, quem vende é que os aumentou.

                                    Acho que apesar de muitos não se aperceberem disso, cada vez se torna mais óbvio que isso tem vindo a ocorrer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                      Não se pode, "à conta" dos arredondamentos, houve de imediato produtos que foram inflacionados.

                                      E tem vindo a piorar.
                                      Houve muitos arredondamentos feitos "para baixo". Tenho pena de não ter aqui comigo algumas evidências para o comprovar.

                                      Mas como disse, a entrada do euro teve um efeito residual na inflação. E isto, desculpa-me, mas é um facto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                        hpventura, começa logo com o arredondamento de 5 cent no mínimo que corresponde a 10$ na moeda antiga. Antes os aumentos eram 5$ no máximo.

                                        Qual é a diferença? O dobro do aumento.

                                        Contas:

                                        2002: 50$ + 10 (2003) + 10 (2004) + 10 (2005) + 10 (2006) + 10 (2007) + 10 (2008) + 10 (2009) =

                                        70 + 50 = 120$ = 60 cent. (em 2009)


                                        Na minha conclusão, o aumento anual passou de 5$ para 10$, passando para o dobro devido ao Euro. E tu, que conclusão tiras?
                                        Assim sendo:

                                        2002: 0,40€ (e já se bebia café mais caro na altura)
                                        2009: 0,55€ (e se há sítios onde é mais caro, ainda bebo em alguns lados, cafés a 0,50€)

                                        Diferença: 0,15€, ou seja, uma variação de 37.5% em 7 anos, quando nesse mesmo período a cotação do café nos mercados internacionais duplicou.

                                        Além de que a inflação actualizada 2002-2009 representa um acréscimo de preços na casa dos 22%.

                                        Agora, com uma actualização de preços de 22% derivado da inflação, e com a duplicação do valor do café nos mercados internacionais, como me explicas que tenha sido o euro o responsável pelo aumento da bica?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                          Assim sendo:

                                          2002: 0,40€ (e já se bebia café mais caro na altura)
                                          2009: 0,55€ (e se há sítios onde é mais caro, ainda bebo em alguns lados, cafés a 0,50€)

                                          Diferença: 0,15€, ou seja, uma variação de 37.5% em 7 anos, quando nesse mesmo período a cotação do café nos mercados internacionais duplicou.

                                          Além de que a inflação actualizada 2002-2009 representa um acréscimo de preços na casa dos 22%.

                                          Agora, com uma actualização de preços de 22% derivado da inflação, e com a duplicação do valor do café nos mercados internacionais, como me explicas que tenha sido o euro o responsável pelo aumento da bica?

                                          Volto a repetir, 50$ em 2002. Queres que meta uma factura do café para te convenceres?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                            Volto a repetir, 50$ em 2002. Queres que meta uma factura do café para te convenceres?
                                            Eu até já te coloquei 2 artigos que desmentem isso, mas pronto, continua lá com os 50$.

                                            O facto de haver um café de um familiar teu que vendia cafés a 50$ não quer dizer que esse fosse o preço do mercado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                              Eu até já te coloquei 2 artigos que desmentem isso, mas pronto, continua lá com os 50$.

                                              O facto de haver um café de um familiar teu que vendia cafés a 50$ não quer dizer que esse fosse o preço do mercado.

                                              Já fiz todas as continhas com aumentos de 5 cent anuais. Que queres mais?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Havia alguns sítio onde era 50$ mas a maior parte já era a valores superiores.. Na altura andava na universidade, e já custava 40$..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu ainda tomo café a 0.40 €

                                                  E no ano passado era 0.35 €!

                                                  Contudo, na maioria dos sitios, anda a volta dos 0.60 € actualmente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu tomo café a 0,36€... no bar da empresa!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No dia-a-dia nota-se que com o Euro os preços aumentaram especialmente na restauração, onde 100$ parece ser 1€ e foi imediatamente a seguir à transição. De lá para cá, não aumentou assim tanto. Eu tomava bica a 60$ no café, agora nunca é menos de 0,80€. A 0,30€ só na máquina de café da empresa.

                                                      De qualquer forma, ainda no outro dia quando fui ao Starbucks pensava... isto no tempo do escudo nunca resultaria em Portugal... Quem é que pagava 240$ por uma bica, 600$ por um cappuccino ou 800$ por um batido?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho que tb faltou um pouco disto.

                                                        Malta e Chipre no Euro

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É difícil de estabelecer uma relação causa-efeito.

                                                          Portugal ao aderir ao Euro entrou num outro modelo. O consumo disparou, as dificuldades sentidas antes foram atiradas para trás das costas, o endividamento tornou-se uma realidade com os efeitos que hoje conhecemos.

                                                          Tudo isto criou um conjunto de mutações que infelizmente não nos trouxeram a todos à prosperidade anunciada.

                                                          Mas podia ter acontecido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                            (...)Um café, em Lisboa, em 2002 custava 80$-85$, dêm as voltas quer derem.
                                                            Exacto. Em lisboa, o preço mais corriqueiro era 80$.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X