Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casas para arrendar no Porto duplicaram

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Casas para arrendar no Porto duplicaram

    Mercado alternativo está a crescer, sobretudo na Invicta, e a oferta duplicou


    O mercado de arrendamento está a emergir no Grande Porto, sobretudo na Invicta.

    Os números de 2008 mostram que a oferta de casas duplicou e a procura acompanha a tendência. A previsão é a de que as rendas irão baixar.

    Da análise apresentada pela Confidencial Imobiliário, na feira do sector - a Imobitur - que decorre até hoje na Exponor, destaca-se o crescimento do mercado de arrendamento, que começa a consolidar-se em vários concelhos da Área Metropolitana. Isto segundo a informação estatística obtida a partir da base de dados do portal LardoceLar.com, para a qual contribuem mais de 1700 mediadores.

    Para oferta, seis municípios totalizavam, no final do ano passado, 3300 fogos, o dobro do que em 2007. Só a cidade do Porto representa 55% desse mercado, seguida de Matosinhos e de Gaia. Os três perfazem 85% da oferta. Com menos percentagem, surgem os municípios da Maia, de Valongo e, por último, Gondomar.

    As rendas têm se mantido estáveis, com ligeiras subidas ou descidas, consoante a zona. As mais caras são as praticadas em Nevogilde, Foz e Aldoar, chegando aos 10 euros por metro quadrado. A freguesia de Matosinhos surge logo em seguida, onde as rendas atingem, no máximo, os nove euros por metro quadrado, mas situando-se numa média de 7,8 euros. Em Gaia, os valores de oferta são mais baixos. Nas zonas mais baratas, rondam os 4,5 euros.

    Ao JN, António Gil Machado, que fez a apresentação dos resultados, destacou, precisamente, o facto de "crescer a oferta e a procura de arrendamento", tendência registada ao longo do ano e cada vez mais acentuada. "Sentimos isso quando falamos com os promotores. E era útil que o Governo se dedicasse mais ao arrendamento, dando mais segurança jurídica" ao mercado, defendeu, exemplificando com o "ónus de ter um inquilino que deixa de pagar renda e continua mais um ano ou dois" até que a justiça funcione.

    O arrendamento "é cada vez mais uma alternativa" para quem compra e quer dar destino aos seus imóveis e para quem precisa de casa, concluiu António Gil Machado. Na cidade do Porto, destacou, haverá neste momento já um "stock de 2500 fogos para oferta".

    Também Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, destacou o arrendamento. "Continuará a subir. Mas não sei como irão evoluir as rendas", ressalvou, embora prevendo que o arrendamento nas zonas periféricas, como Valongo, Gondomar ou Maia, irá forçar uma baixa nas rendas nos outros locais.

    O responsável admite, ainda, que a crise esteja a levar particulares a colocar casas no mercado de arrendamento. Uma vez que "não podem vender abaixo da dívida recente" ao banco, preferem pagar as prestações com a renda.

    Outra conclusão do estudo, no caso da venda de casas, é a "resistência" em baixar preços. E isto "paga-se com menor nível de transacções", aliado "à dificuldade obtenção de crédito", explicou António Gil Machado. Ricardo Guimarães nota, por sua vez, que estamos perante "um mercado em mudança", com "os proprietários a compreender que têm de ajustar os preços, a procura a ir para gamas baixas, e a promoção a travar fortemente, com uma queda muito grande do que será a produção futura de fogos novos". O que irá "ajudar a equilibrar o mercado a prazo". O "lado" saudável é o "lançamento do arrendamento", contrapôs.

    #2
    Curioso, ainda há dias uma notícia invocava que com o aumento da procura de casas arrendadas, as rendas tinha subido 40%...

    Comentário


      #3
      Espero que sim pois conto regressar ao meu querido Porto este ano e queria arrendar um espacinho para moi-même!

      Comentário


        #4
        Os mercados vão ter de mudar assim como os valores.

        Isto de comprar casa com 100% financiamento não funciona. Os empregos não são garantidos e ficamos presos.

        No minimo 30% de entrada mas eu diria 50 a 60 e idealmente 90.100.

        Arrendar algo mais parco para possibilidade de mudar qdo for preciso e apenas comprar quando houver estabilidade em todos os sentidos.

        Eu vivo em Ermesinde e um casal divorciou.-se. Provavelmente a falta de dinheiro foi a razão.

        O t2 deles (comprado em 99 por 75 000 euros) foi em leilao por 45 000 euros. Não teria sido melhor arrendar por 225..275 euros mas pronto

        Comentário


          #5
          O arrendamento tem 2 razões.

          1º a malta poe a arrendar porqu nao consegue vender...

          2º quem vai morar para a casa arrendada é para nao pagar, paga o 1º mes do contrato e depois nao paga mais ate sair com ordem de despejo 3 ou 4 meses depois...depois vai para outra.
          como isto pagam renda só de 4 em 4 meses.

          aconteceu a um familiar meu...alugou e ficou a arder e segundo consta parece que agora é moda acontecer isto.

          Comentário


            #6
            E com as leis para o arrendamento à espera...

            Imaginem se estivessem a funcionar em plena normalidade.

            Comentário


              #7
              As coisas tem de mudar. Eu ando à procura de emprego.

              E no estrangeiro as coisas funcionam de 1 forma que gostaria de ver cá.

              Chama-se relocation package ou seja pacote para realojamento. As empresas que querem pessoas com valor tem contratos com empresas mediadoras.

              Tentem ir do Porto para Lisboa....primeiro nao fazem entrevistas por telefone.....nem que seja para fazer 1 pré-triagem.

              Depois arranjar apartamento....pois sim.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Os mercados vão ter de mudar assim como os valores.

                Isto de comprar casa com 100% financiamento não funciona. Os empregos não são garantidos e ficamos presos.

                No minimo 30% de entrada mas eu diria 50 a 60 e idealmente 90.100.

                Arrendar algo mais parco para possibilidade de mudar qdo for preciso e apenas comprar quando houver estabilidade em todos os sentidos.

                Eu vivo em Ermesinde e um casal divorciou.-se. Provavelmente a falta de dinheiro foi a razão.

                O t2 deles (comprado em 99 por 75 000 euros) foi em leilao por 45 000 euros. Não teria sido melhor arrendar por 225..275 euros mas pronto
                O problema é que a maioria das pessoas quando entra na fase do divórcio perdem a racionalidade, deixam de ter capacidade de discernimento. Um não paga o outro não quer pagar. Deixam a situação arrastar-se perante o banco e depois acabam ambos por ficar queimados.
                Infelizmente sei de muitos casos que acabaram assim, ou seja, ficaram sem a casa e ainda ficaram com a divida. Depois a única solução é o arrendamento, arranjar qualquer coisa para não ficar na rua.
                Desiludam-se aqueles que pensam que a Banca vai perdoar.

                Comentário


                  #9
                  Certo, claro que a banca nao vai perdoar. Existe responsabilidade social mas não tanto.

                  O problema é que familia tem sempre peso (os pais e avós). Os meus avós passam a vida a perguntar se estou efectivo.

                  As pessoas querem casar com 25 ..26 anos (mesmo licenciados) e comprar casa.

                  Quem é que com 25..30 anos tem digamos 80% do valor da habitação como entrada.

                  Depois ficam com 1 prestação 20..30..40 anos.

                  As pessoas que foram dispensadas da qimonda estão com este problema.

                  Eu tenho emprestimos pessoais mas nao me meti numa casas logo tenho liberdade.

                  E olha que ha 2 anos, como trabalhava numa multi-nacional queriam que eu me metesse na compra de 1 T3. Felizmente nao o fiz.

                  Isto penso que cabe às faculdades, ao estado incutir nos cidadãos.

                  Empregos para a vida não há. Numa fase inicial nao se pode andar a comprar casas, especialmente T3 e T4.

                  E não é so pessoas que se divorciam que perdem a cabeça. Eu conheço pessoas que como estão na FP tinham emprestimo que faltava apenas 10 anos para o término e fizeram 1 complemento e renegociaram para 25 porque como ja têm 50 anos e a vida sao 2 dias querem ter o carro dos sonhos, o gps, o telemovel etc
                  Editado pela última vez por Superfast; 27 March 2009, 18:21.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                    Certo, claro que a banca nao vai perdoar. Existe responsabilidade social mas não tanto.

                    O problema é que familia tem sempre peso (os pais e avós). Os meus avós passam a vida a perguntar se estou efectivo.

                    As pessoas querem casar com 25 ..26 anos (mesmo licenciados) e comprar casa.

                    Quem é que com 25..30 anos tem digamos 80% do valor da habitação como entrada.

                    Depois ficam com 1 prestação 20..30..40 anos.

                    As pessoas que foram dispensadas da qimonda estão com este problema.

                    Eu tenho emprestimos pessoais mas nao me meti numa casas logo tenho liberdade.

                    E olha que ha 2 anos, como trabalhava numa multi-nacional queriam que eu me metesse na compra de 1 T3. Felizmente nao o fiz.

                    Isto penso que cabe às faculdades, ao estado incutir nos cidadãos.

                    Empregos para a vida não há. Numa fase inicial nao se pode andar a comprar casas, especialmente T3 e T4.

                    E não é so pessoas que se divorciam que perdem a cabeça. Eu conheço pessoas que como estão na FP tinham emprestimo que faltava apenas 10 anos para o término e fizeram 1 complemento e renegociaram para 25 porque como ja têm 50 anos e a vida sao 2 dias querem ter o carro dos sonhos, o gps, o telemovel etc
                    Cada um toma as opções que quer e julga ser melhor.
                    No meu caso pessoal o primeiro bem que adquiri foi precisamente uma casa para viver.
                    Só mais tarde quando a vida mais estabilizada comprei o primeiro carro ainda assim em segunda mão e já bastante velhote. E olha que não foi por não gostar de carros uma das minhas eternas paixões. Olhando para traz em boa hora tomei esta opção.
                    Se tivesse optado pelo carro em primeiro lugar, ao fim de 10 anos por exemplo, tinha um monte de lata á porta que nada valia.
                    Como optei pela casa, ao fim dos dez anos, tinha ganho nada mais nada menos que 7 vezes o valor do investimento, ou seja, preço inicial 1977: 2 450€ preço pela qual foi vendida em 1987:17500€.
                    Dai para a frente foi sempre a somar e a ganhar dinheiro.
                    Como já aqui escrevi num outro post, sem desprimor para a juventude, costumo dar um conselho, principalmente aos meus filhos. Dêm tempo ao tempo vão com calma não queiram ter aos 25 ou 30 aquilo que a geração anterior teve aos 50.
                    Quem não nasceu filho de pai rico tem de medir bem os investimentos não pode desperdiçar oportunidades, sob pena de ver o futuro irremediavelmente comprometido.
                    Quanto á história dos empregos para toda a vida não há nem nunca ouve. Só havia empregos para toda a vida para aquelas pessoas que não queriam arriscar a mudar de emprego. Quem queria podia mudar sempre que quisesse desde que, obviamente, fosse competente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                      As coisas tem de mudar. Eu ando à procura de emprego.

                      E no estrangeiro as coisas funcionam de 1 forma que gostaria de ver cá.

                      Chama-se relocation package ou seja pacote para realojamento. As empresas que querem pessoas com valor tem contratos com empresas mediadoras.


                      Tentem ir do Porto para Lisboa....primeiro nao fazem entrevistas por telefone.....nem que seja para fazer 1 pré-triagem.

                      Depois arranjar apartamento....pois sim.
                      Isso já funciona assim há muitos anos, na Holanda, por exemplo, ainda fazem melhor, as empresas, mas principalmente o estado concorrem directamente uns com os outros na construção e venda de casas, evitando desta forma o arrendamento e as consequentes complicações, bem como o inflacionar dos valores das casas (por essa razão é bastante mais fácil vender ou comprar uma casa) mas não estou a ver empresas tuga ou os nossos governos a "pensar" de forma diferente e a ter essa forma de pré-visão.

                      Comentário


                        #12
                        Venham mais!

                        Comentário


                          #13
                          10€/m2?!?

                          Isso quer dizer que um misero T2 com 100m2 tem uma renda de 1000€?!?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                            10€/m2?!?

                            Isso quer dizer que um misero T2 com 100m2 tem uma renda de 1000€?!?


                            Só se for em Lisboa ou em alguns países europeus!


                            No Porto é muito mais barato

                            Comentário


                              #15
                              Quem puder, vale mais comprar casa (apartamento), ou continuar em casa dos pais, até que tenha algum para ficar mais "soltinho".

                              Já se sabe as vantagens que se tem a curto prazo em arrendar casa, MAS quem calha de estar 5 a 10 anos numa casa arrendada, é deitar dinheiro ao lixo, afinal alguns valores de arrendamentos roçam o absurdo...

                              Comentário


                                #16
                                Alguém conhece uma boa base de dados com casas para arrendamento?

                                So conheço a SAPO e a REMAX mas sei que existem mais.

                                Queria ver casas para arrendar no Porto

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Isto de comprar casa com 100% financiamento não funciona. Os empregos não são garantidos e ficamos presos.
                                  Concordo quase plenamente. Actualmente acho que os bancos aprovam entre 85 a 90% geralmente do montante total. Acho bem que as pessoas tenham a responsabilidade de aprender a juntar para saber o que custa.

                                  O ideal era mesmo ter 90 ou 100%, isso é que era...mas é muito difícil, diria quase impossível. Mesmo um casal, a trabalhar certinho, não é facil. Diria que os já actuais 10 a 15% já dão trabalho a muita gente e já obrigam a fazer contas, pensar duas vezes.

                                  Mas sinceramente pior que a mentalidade das pessoas, no mesmo patamar que os bancos, está quem vende. É o cidadão que ganhe mil e tal € que pode comprar um T2 por 180 mil? Não. E isto há-de ser ajustado, infelizmente da pior forma... foram anos e anos de maus hábitos, agora temos que regressar aos preços reais. Já chega de ilusionismo.

                                  É incrivel ver T2 /T3 a arrendar em Lisboa a cair de velhas por 600, 700€...

                                  Comentário


                                    #18
                                    [quote=rantamplan;1062804475]Alguém conhece uma boa base de dados com casas para arrendamento?

                                    So conheço a SAPO e a REMAX mas sei que existem mais.

                                    Queria ver casas para arrendar no Porto[/quo


                                    Há muito poucas casas para alugar. Neste momento a procura é cerca de 10 vezes superior á oferta. São os efeitos da crise, divórcios, pessoal que fica queimado na banca porque não cumpriram etc.
                                    Como a Remax e a ERA cobram aos proprietários o valor de 2 rendas, normalmente as Imobiliárias mais pequenas, porque cobram apenas o valor de uma renda, têm mais produto para alugar. Procura aí que talvez tenhas mais oferta e possibilidade de escolha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                      Concordo quase plenamente. Actualmente acho que os bancos aprovam entre 85 a 90% geralmente do montante total. Acho bem que as pessoas tenham a responsabilidade de aprender a juntar para saber o que custa.

                                      O ideal era mesmo ter 90 ou 100%, isso é que era...mas é muito difícil, diria quase impossível. Mesmo um casal, a trabalhar certinho, não é facil. Diria que os já actuais 10 a 15% já dão trabalho a muita gente e já obrigam a fazer contas, pensar duas vezes.

                                      Mas sinceramente pior que a mentalidade das pessoas, no mesmo patamar que os bancos, está quem vende. É o cidadão que ganhe mil e tal € que pode comprar um T2 por 180 mil? Não. E isto há-de ser ajustado, infelizmente da pior forma... foram anos e anos de maus hábitos, agora temos que regressar aos preços reais. Já chega de ilusionismo.

                                      É incrivel ver T2 /T3 a arrendar em Lisboa a cair de velhas por 600, 700€...
                                      A banca empresta 80% do valor da avaliação.
                                      O problema é que neste momento a banca está a dar uma machadada no valor das avaliações, isto é, o avaliador do banco avalia por ex. a casa em 150.000 € mas quando a avaliação chega ao cliente o valor é apenas de por ex. 135.000€. Isto torna extremamente dificil a aquisição porque as pessoas normalmente não têm dinheiro para repor a diferênca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Penso que o arrendamento deveria ser mais "bem visto" em Portugal. Ainda há por cá a sensação de posse de uma casa mesmo que na realidade o mesmo se confirme quando se está já com os "pés prá cova". A mobilidade de um arrendamento é uma mais valia, ainda para mais nos dias que correm, em que um emprego dificilmente pode ser fixo por 10 ou 20 anos. Esses tempos têm tendência a acabar...


                                        p.s. A meu ver uma das vantagens na compra da casa, é um possível negócio a 5/10 anos, contanto com a valorização da mesma mas...está muito difícil vender casas...pelo menos as de valores "normais".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                          10€/m2?!?

                                          Isso quer dizer que um misero T2 com 100m2 tem uma renda de 1000€?!?
                                          É melhor nem te contar dos preços que ando a ver de casas, onde moro.

                                          A última foi de perto de 1000 €*por 50m2.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                            É melhor nem te contar dos preços que ando a ver de casas, onde moro.

                                            A última foi de perto de 1000 €*por 50m2.
                                            Isso acontece porque, conforme já escrevi anteriormente, neste momento a procura é 10 vezes superior á oferta. Nos arredores de Lisboa por ex. tudo se aluga de um momento para o outro. Se mais houvesse mais se alugava.
                                            Os proprietários sentem isso e inflacionam os preços.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                              Penso que o arrendamento deveria ser mais "bem visto" em Portugal. Ainda há por cá a sensação de posse de uma casa mesmo que na realidade o mesmo se confirme quando se está já com os "pés prá cova". A mobilidade de um arrendamento é uma mais valia, ainda para mais nos dias que correm, em que um emprego dificilmente pode ser fixo por 10 ou 20 anos. Esses tempos têm tendência a acabar...

                                              p.s. A meu ver uma das vantagens na compra da casa, é um possível negócio a 5/10 anos, contanto com a valorização da mesma mas...está muito difícil vender casas...pelo menos as de valores "normais".
                                              Estamos a pagar os excessos do passado, conforme certamente te recordas, antigamente era o package: Casa+Carro +Mobilia+dinheiro para as despesas de escritura e registos tudo no mesmo crédito. Estava-se mesmo a ver que isto tinha de rebentar por algum lado.
                                              Tenho pena é da malta mais nova que não se conseguiu safar a tempo.
                                              Quem comprou por ex. á 2 ou 3 anos e quiser vender agora já está a perder dinheiro. Existem casas novas ao preço do que pagaram á 2 ou 3 anos, e as pessoas comprar por comprar preferem as novas.
                                              Quem comprou por ex. á 8 ou 10 anos seguramente que estará a ganhar pelo menos 50%. É a vida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Laparo Ver Post
                                                Isso acontece porque, conforme já escrevi anteriormente, neste momento a procura é 10 vezes superior á oferta. Nos arredores de Lisboa por ex. tudo se aluga de um momento para o outro. Se mais houvesse mais se alugava.
                                                Os proprietários sentem isso e inflacionam os preços.
                                                E tu achas que estou em Lisboa?
                                                Dica: hoje nevou.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Esses valores que vocês falam tem a ver que ninguém quer perder dinheiro.

                                                  Eu moro em Ermesinde e fui ver em 2007 uns T3 com 115m2 senao me engano e andavam a pedir 135 000 euros base (se quisesse aspiração central, alarme teria de pagar cada acrescento).

                                                  Em 1999 este apartamento (t2 com 104 m2) custou 90 000 euros.

                                                  Um t3 de 135 000 mesmo que a 40 anos e juro a 2,5% são 750 euros talvez 1 pouco menos.

                                                  Mas arrendar um t3 por 750 euros em Ermesinde é maluqueira. O valor justo será 500..600 mas as pessoas nao querem isso.s

                                                  À medida que o arrendamento vai aumentado, pode ser que o mercado se equilibre.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                    Esses valores que vocês falam tem a ver que ninguém quer perder dinheiro.

                                                    Eu moro em Ermesinde e fui ver em 2007 uns T3 com 115m2 senao me engano e andavam a pedir 135 000 euros base (se quisesse aspiração central, alarme teria de pagar cada acrescento).

                                                    Em 1999 este apartamento (t2 com 104 m2) custou 90 000 euros.

                                                    Um t3 de 135 000 mesmo que a 40 anos e juro a 2,5% são 750 euros talvez 1 pouco menos.

                                                    Mas arrendar um t3 por 750 euros em Ermesinde é maluqueira. O valor justo será 500..600 mas as pessoas nao querem isso.s

                                                    À medida que o arrendamento vai aumentado, pode ser que o mercado se equilibre.
                                                    Dar 135.000€ por um apartamento (T3) , mais vale construir uma casa com esse mesmo dinheiro.

                                                    O banco empresta para a construcção e em 2 anos a casa está feita ...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                      Dar 135.000€ por um apartamento (T3) , mais vale construir uma casa com esse mesmo dinheiro.

                                                      O banco empresta para a construcção e em 2 anos a casa está feita ...
                                                      Esqueceste de um pequeno pormenor é que antes disso tinhas que ter um terreno para construção que tb nao é nada barato

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                        Dar 135.000€ por um apartamento (T3) , mais vale construir uma casa com esse mesmo dinheiro.

                                                        O banco empresta para a construcção e em 2 anos a casa está feita ...

                                                        Tens noção do valor dos apartamentos e da construção onde também precisas de terreno?

                                                        É que 135k... não é "nada".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                          Tens noção do valor dos apartamentos e da construção onde também precisas de terreno?

                                                          É que 135k... não é "nada".
                                                          Até dá para construir uma casa já bastante porreira, por pouco menos que isso fez o familiar meu uma em 2005 e é bastante fixe.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            O arrendamento tem 2 razões.

                                                            1º a malta poe a arrendar porqu nao consegue vender...

                                                            2º quem vai morar para a casa arrendada é para nao pagar, paga o 1º mes do contrato e depois nao paga mais ate sair com ordem de despejo 3 ou 4 meses depois...depois vai para outra.
                                                            como isto pagam renda só de 4 em 4 meses.

                                                            aconteceu a um familiar meu...alugou e ficou a arder e segundo consta parece que agora é moda acontecer isto.
                                                            Por alguma coisa se costuma pedir 3 meses de caução...

                                                            Com mercado de arrendamento a funcionar correctamente podem ter a certeza que arrendar casa será o futuro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X