Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Artigo de Nuno Markl - Para os trintões e "vintões"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Artigo de Nuno Markl - Para os trintões e "vintões"

    Provavelmente alguns conhecem este artigo, recebi-o via e-mail, não é nada de novo pois existem alguns parecidos, espero que gostem e que não seja repost (não encontrei nada na pesquisa).







    A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida.
    E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta.

    O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer.
    'Quem?', perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer! Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo?
    A própria música: 'Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além...' era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.

    Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora.
    O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas,lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa. Naquela altura era actual...
    E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais gente numa só geração: O Verão Azul.
    Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.

    Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos:Ele nunca subiu a uma árvore!
    E pior, nunca caiu de uma. É um mole.
    Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema.
    Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos.
    Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos.
    Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra.
    Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce. O Bate-pé para ele é marcar o ritmo de uma canção.
    Confesso, senti-me velho...

    Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador.
    Tudo bem, por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.

    Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.
    Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído.
    Doenças com nomes tipo 'Moleculum infanticus', que não existiam antigamente.
    No meu tempo, se um gajo dava um malho muitas vezes chamado de 'terno' nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse.

    Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos.
    Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo.
    Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia.
    E sabíamos viver com isso. Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?
    E ainda nos chamavam geração 'rasca'... Nós éramos mais a geração 'à rasca', isso sim. Sempre à rasca de dinheiro,sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro. Agora não falta nada aos putos.
    Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de presente de anos e Natal, tudo junto.

    Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.
    Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta.
    Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.
    Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas.
    É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.'

    (Nota: ...os chocolates não eram gamados no 'Pingo Doce'... Ainda se chamava 'Pão de Açúcar'!!!)

    #2
    eu revejo-me na maior parte das frase....na parte q toca aos trintoes :D

    dias de fim de semana...saia de manha ainda o sol estava a nascer...so aparecia a noite! era eu e mais outros 10 a explorar as vizinhanças de bicicleta ou a pe! nao havia pedofilia, nem trafico de crianças ou orgaos!!! havia tanta coisa mais interessante para fazer q ficar 15 minutos a espera do jogo entrar no spektrum...quando entrava!
    a rua onde morava-mos era uma alegria...toda aquela zona era animada!!! as vezes ate porrada havia....hoje um puto chega aos 20 anos e numca deu um murro a nao ser no comando da playstation!!!

    sinto-me um privilegiado pela infancia q tive...a ligaçao q tinha-mos com os amigos, e as experiencias q passei e q os meus filhos nao vao passar!

    Comentário


      #3
      O texto já é antigo e não é do Markl. Ele próprio desmentiu no blog dele há uns anos atrás.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por FPedro Ver Post
        O texto já é antigo e não é do Markl. Ele próprio desmentiu no blog dele há uns anos atrás.
        Além de que o Pão de Açucar n virou Pingo Doce mas sim Jumbo!

        Isso já é repost 'n' vezes.

        Cumps,
        Edd

        Comentário


          #5
          Dah! Fui defraudado por mais um e-mail em cadeia...

          Podem fechar o tópico se entenderem necessário.

          Também me revejo neste texto, de facto pertenço às gerações que ainda viveram a infância na rua, que não discutiam e conheciam-se via chat, que não faziam ideia o que viria a ser a Internet e o mais parecido que viam com um telemóvel eram mesmo aquela espécie de tele-comunicador na série de ficção científica Espaço 1999!

          Os tempos de facto mudaram.

          Comentário


            #6
            Eu revejo-me neste texto, e muitos amigos meus da minha idade também, e ainda só tenho 24 anos.

            Comentário


              #7
              Ontem estava a falar com a minha mulher, q me disse q uma colega dela, tem uma filha com uns 10 anos, não gostam de ler banda desenhada, disse tb q hoje em dia os miúdos não vêem banda desenhada nos livros, só conhecem os "herois" na TV, cinema e nos jogos de computador!

              Pena!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                Ontem estava a falar com a minha mulher, q me disse q uma colega dela, tem uma filha com uns 10 anos, não gostam de ler banda desenhada, disse tb q hoje em dia os miúdos não vêem banda desenhada nos livros, só conhecem os "herois" na TV, cinema e nos jogos de computador!

                Pena!
                Sabes o que me ocorreu Touareg?

                Ocorreu-me aquelas conversas que tinha com o meu pai e com a minha avó quando me explicavam como foi a infância deles sem televisão, nos primórdios da rádio, com as grafonolas, sem haverem muitos telefones particulares e onde o automóvel era ainda um bem de luxo para os mais abastados e para as elites!

                Se para nós, na casa dos vintes, trintas e quarentas já nos faz confusão estes contrastes o que dizer de pessoas de outras gerações como por exemplo o mais velho utilizador deste fórum, o Ou Mum?

                A verdade é que se perdeu muito com o advento do computador e da Internet mas ganhou-se porventura mais, teremos todos ganho a informação e a perder a "inocência" que nos rodeava, a nós e aos nossos pais, estamos mais conscientes daquilo que nos rodeia, para o bem e para o mal.

                Por vezes lembro-me de ir dentro de qualquer carro antes (muito antes) de ser obrigatório o uso do cinto de segurança, sem termos os airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos, sem o ABS e o ESP e sem termos a mínima noção das forças envolvendo um acidente. Para a maioria das pessoas a barreira dos 100 Km/h era algo preocupante!

                Quem passava dos 100 km/h era um verdadeiro alucinado mental!!!

                Comentário


                  #9
                  Já vi que o autor do texto nunca teve relações sexuais em cima de uma árvore...

                  Comentário


                    #10
                    A juventude de hoje não está perdida por causa disso (aiii velhos tempos ) mas sim pela pratica da violência grátis que se vê e ouve-se todos os dias..

                    Ao invés de desfrutar as coisas boas da vida andam a espalhar o terror pelas ruas.

                    Comentário


                      #11
                      Eu também nunca cai de uma árvore, mas isso é porque eu era muito macaco

                      Comentário


                        #12
                        !!

                        Falam falam...

                        Tenho 18 anos e quando tinha para aí uns 8 anos fui ao Pingo Doce com duas amigas.

                        De repente vejo-as a roubar um batom. Eu não me estava a aperceber de nada... Aliás, eu era a mais nova e se eu soubesse que elas tinham ido lá para aquilo...

                        Fomos chamadas a um sítio cheio de câmaras e levamos um sermão do segurança!

                        Já foi há imenso tempo, mas lembro-me bem ele dizer qualquer como: "Vocês querem ser assim? Vão parar à prisão!"
                        Editado pela última vez por NaoInteressa; 01 April 2009, 00:38.

                        Comentário


                          #13
                          isso nao é nada!!!

                          quando tinha prai 14 anos...eu e mais 3 amigo ja passamos uns bons momentos nus dentro de uma camara frigorifica!!! :D
                          la dentro so sentimos a falta de "gado" vivo!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                            isso nao é nada!!!

                            quando tinha prai 14 anos...eu e mais 3 amigo ja passamos uns bons momentos nus dentro de uma camara frigorifica!!! :D
                            la dentro so sentimos a falta de "gado" vivo!!!
                            Epá, isso é muito esquisito!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                              Falam falam...

                              Tenho 18 anos e quando tinha para aí uns 8 anos fui ao Pingo Doce com duas amigas.

                              De repente vejo-as a roubar um batom. Eu não me estava a aperceber de nada... Aliás, eu era a mais nova e se eu soubesse que elas tinham ido lá para aquilo...

                              Fomos chamadas a um sítio cheio de câmaras e levamos um sermão do segurança!

                              Já foi há imenso tempo, mas lembro-me bem ele dizer qualquer como: "Vocês querem ser assim? Vão parar à prisão!"

                              A mim perguntaram se eu sabia a teoria da bola de neve

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                isso nao é nada!!!

                                quando tinha prai 14 anos...eu e mais 3 amigo ja passamos uns bons momentos nus dentro de uma camara frigorifica!!! :D
                                la dentro so sentimos a falta de "gado" vivo!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                  A mim perguntaram se eu sabia a teoria da bola de neve
                                  Também roubaste um batom?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                    A mim perguntaram se eu sabia a teoria da bola de neve
                                    Tu e os teus amigos não sabiam gamar então Por acaso nunca fui apanhado, mas acho que por coincidência, até porque, de uma das vezes que não fui, eles foram apanhados

                                    O texto faz-nos andar para trás e reviver a infância/adolescência. Mas também é normal que as vivências das actuais crianças e jovens sejam diferentes. Não podemos condená-los, se fossemos nós a viver essa etapa actualmente, seríamos como eles. (Claro que aqui não meto actos de vandalismo e cenas lamentáveis. Falo apenas das adolescências "normais")

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                      Também roubaste um batom?



                                      Não, um amigo meu é que tinha uma tendência natural de gamar umas coisas que os "joves" hoje em dia não devem saber o que é... K7

                                      De resto era um bom rapaz, deu-me a conhecer os "Scorpions" e os "Iron Maden"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post
                                        Tu e os teus amigos não sabiam gamar então Por acaso nunca fui apanhado, mas acho que por coincidência, até porque, de uma das vezes que não fui, eles foram apanhados

                                        O texto faz-nos andar para trás e reviver a infância/adolescência. Mas também é normal que as vivências das actuais crianças e jovens sejam diferentes. Não podemos condená-los, se fossemos nós a viver essa etapa actualmente, seríamos como eles. (Claro que aqui não meto actos de vandalismo e cenas lamentáveis. Falo apenas das adolescências "normais")

                                        Tenho saudades do tempo que descia o monte em BMX, uma vez apanhei uma descida em alcatrão e o guiador partiu a meio, felizmente consegui parar a bicicleta, levei-a ao "garagista" e ele mandou umas soldas e toca a descer outra vez, isto sem capacete, luvas ou outras protecções, hoje em dia só faço de capacete e luvas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Revejo-me em grande parte nesse texto.

                                          Do Tom Sawyer pouco me lembro pois era muito novo. Muitas árvores subi (passei muito tempo em cima delas), muitas corridas de biciclete e de skate (bons tempos de streetracer), muitas quedas. Ficaram algumas cicatrizes mas nunca parti nada. Gamar pastilhas, as primeiras gajas, com droga só lidei ao 17/18 anos mas não me despertou interesse.

                                          Geração rasca!

                                          Editado pela última vez por CM; 01 April 2009, 02:17.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vocês a estas horas estão com insónias ou a trabalhar?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                              Tenho saudades do tempo que descia o monte em BMX, uma vez apanhei uma descida em alcatrão e o guiador partiu a meio, felizmente consegui parar a bicicleta, levei-a ao "garagista" e ele mandou umas soldas e toca a descer outra vez, isto sem capacete, luvas ou outras protecções, hoje em dia só faço de capacete e luvas


                                              xiiiii



                                              Fizeste-me lembrar da minha BMX Esmaltina amarela com amortecedor branco, eu a descer uma ravina com um amigo no "quadro", armado em piloto, demos um tamanho malhoooooooo


                                              Ele pisou-se todo, eu foi apenas umas esmorradelas e sangue por todo o lado! Passado meia hora já tavamos a andar novamente a altas velocidades


                                              Velhos tempos mesmo, sempre a correr perigo a desbravar novos caminhos!


                                              Explorava florestas, tinhas fisgas, subia telhados, jogava à bola 1min depois de almoçar e jantar, enfim
                                              Editado pela última vez por Echos; 01 April 2009, 02:49.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Stratos Ver Post


                                                Não, um amigo meu é que tinha uma tendência natural de gamar umas coisas que os "joves" hoje em dia não devem saber o que é... K7

                                                De resto era um bom rapaz, deu-me a conhecer os "Scorpions" e os "Iron Maden"
                                                A bela da tape... muitos ainda consideram superior ao CD!

                                                Muitas fºdi eu, sacava a fita magnética, fazia um molho com ela e pegava fogo! AHAHHAHAHAHAH

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                                  A bela da tape... muitos ainda consideram superior ao CD!

                                                  Muitas fºdi eu, sacava a fita magnética, fazia um molho com ela e pegava fogo! AHAHHAHAHAHAH


                                                  Havia as de ferro, as de chrome e as de metal (que eram muito boas)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há poucas semanas a minha estava a passear os cães e ouve assim da varanda de um prédio: "Ohhh ****.... Oh ****@@@!"

                                                    É assim que os putos se divertem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um gajo enfiava-lhe o lápis e rodava a cassete no ar tipo "reco reco" quando a fita partia era desapertar os parafusos, puxa-la até à bobine e prender, fechar e toca a tocar de novo

                                                      É fazer isso com um cd

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        alguem aqui brincava com os bonecos verdes da tropa em plastico???

                                                        nao imaginam quantos eu sacrifiquei queimados!!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                                          alguem aqui brincava com os bonecos verdes da tropa em plastico???

                                                          nao imaginam quantos eu sacrifiquei queimados!!!!



                                                          Claro



                                                          e quem teve os bonecos das Tartarugas Ninja?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                                            Claro



                                                            e quem teve os bonecos das Tartarugas Ninja?
                                                            Eu.

                                                            Tive 2 peluches e uns assim de plástico e duros.

                                                            Sei que uma vez levei com um boneco desses no nariz... Parvalhona da minha prima. Sangrei para caraças!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X