Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sondagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Sondagens

    Com este tópico viso apenas colocar sondagens que forem aparecendo nesta altura em que se aproximam várias eleições.

    Não pretendia louvar nem criticar o trabalho do PM, PR, Governo ou oposição, para isso há pelo off-topic vários tópicos.

    Pequenos partidos recuam



    Os partidos mais pequenos com assento parlamentar descem este mês nas intenções de voto. Cedo é para se perceber se se trata de um recuo meramente conjuntural ou se o bloco central descobriu a forma de travar a sangria.
    A verdade é que o crescimento, particularmente do Bloco de Esquerda (BE), tinha dois anos. Um movimento contínuo que chegou a contaminar o discurso do PS e do próprio primeiro-minsitro. Com a conjugação da subida de PCP e BE, alguma estabilidade do partido do poder e a descida do PSD, prometeram uma mancha à esquerda no hemiciclo de S. Bento capaz de empurrar o grupo parlamentar socialista para o centro direita do anfiteatro da Assembleia da República. A CDU e o BE chegaram a somar 21% das intenções de voto, um resultado histórico para estes partidos.
    Nesta mesma esquerda, a continuada tendência de subida do BE, ultrapassando a CDU e ameaçando fixar-se na terceira posição da hierarquia partidária, perdeu este mês algum terreno.
    Também à direita, o CDS/PP que vinha registando uma recuperação do seu eleitorado, recuou este mês. No anterior mês o PP chegou a registar uma percentagem acima da votação de 2005.

    (clique na imagem para ver o documento em formato PDF)

    Paulo Portas: Incómodo
    Um tribuno particularmente incómodo para o chefe do Governo nos debates quinzenais. E essa sua capacidade de inflamar a discussão não é só resultado do conteúdo do discurso. Será, provavelmente também, da forma. Dois factores que parecem ter o seu efeito na imagem pessoal e do partido junto dos eleitores. Mës a mês Paulo Portas vem subindo na consideração dos portugueses, enquanto outros perdem. E, isso faz com que partilhe com o bloquista Francisco Louçã, a liderança da oposição, pelo menos em termos de popularidade. São, aliás, os únicos que registam variações positivas, mais Portas do que Louçã.
    A maior quebra é registada pelo Presidente da República, ainda assim num patamar muito superior a todos os outros agentes da política. E, se José Sócrates mantém uma tendência de queda ligeira - com uma popularidade também bem acima dos seus opositores - já o Governo parece não ter salvação. O Executivo liderado por José Sócrates tem mau desempenho: 41,4% dos potenciais eleitores contactados avaliam-no negativamente contra 17,8% que faz uma apreciação positiva. Este valor é inferior aos que se mostram indiferentes (29,8%).
    A casa da democracia também não está bem vista. Ainda assim, ligeiramente melhor que a lísder do PSD. Jerónimo de Sousa parece seguir as pisadas de Manuela Ferreira Leite.


    José Sócrates Desce 0,7% e confirma a tendência de quebra de popularidade. Mau para quem reclama maioria absoluta.
    Francisco Louçã Em contraciclo com a maioria dos líderes, volta a subir. A particular observação crítica de que foi alvo no Congresso do PS parece ter tido o efeito contrário.
    Jerónimo de Sousa O secretário-geral do PCP desce ao ritmo de Ferreira Leite.
    Manuela Ferreira Leite A líder do Partido Social Democrata continua numa queda vertiginosa e não há nada que inverta a tendência.

    Ficha Técnica:


    Fonte
    Comentários?

    #2
    Porreiro pá!

    Comentário


      #3
      Nada de novo portanto...

      Comentário


        #4
        Se os resultados em termos de partidos não são nada que não tivesse à espera, em termos de popularidade dos líderes, o Socas descer é de esperar, não esperava era a MFL - provavelmente por ouvir-se mais o Portas e Louçã...

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X