Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O doente que não morreu da doença... mas pode morrer da cura: BPN

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] O doente que não morreu da doença... mas pode morrer da cura: BPN

    Administração do BPN preocupada com dimensão dos levantamentos do banco
    01.04.2009 - 18h00 Lusa
    A administração do Banco Português de Negócios (BPN) está preocupada com a dimensão das saídas de depósitos da instituição e admite que a liquidez do banco atingiu valores "insustentáveis a curto prazo".

    Numa carta interna dirigida às redes comerciais de retalho e de empresas do BPN, à qual a agência Lusa teve acesso, Jorge Pessoa, administrador do banco recentemente nacionalizado, começa por dizer aos colaboradores que "a situação de liquidez do banco atingiu valores absolutamente inimagináveis e insustentáveis a curto prazo".

    "A saída diária de depósitos, em valores que chegam a atingir as dezenas e mesmo as centenas de milhões de euros, sem a necessária e vital compensação, pela via da captação de novos depósitos, está a conduzir a instituição para uma situação muito delicada e de extrema gravidade", escreveu o administrador, acrescentando que o cenário descrito "compromete seriamente o futuro do banco".

    Contactado pela agência Lusa, o conselho de administração do BPN escusou-se a prestar quaisquer declarações acerca do conteúdo da nota distribuída por toda a rede comercial do banco.

    No resto da missiva, Jorge Pessoa lança vários apelos aos funcionários do BPN com funções comerciais para serem pró-activos na tentativa de captar recursos de clientes: "Não podemos ficar indiferentes a esta realidade. Temos de reagir".

    "O negócios, os clientes, muito dificilmente vêm ter connosco. Temos nós (...) que ser capazes de ir ao seu encontro e de os conquistar para o nosso lado", argumentou.

    "Por muitos planos de dinamização que se construam, por muitas reuniões comerciais que se realizem, se não acreditarmos que é possível estancar esta 'sangria', se não mudarmos radicalmente de atitude, se não nos auto motivarmos (...) e formos para a rua contactar (actuais e novos clientes), pressionar (actuais clientes), conquistar (novos clientes), muito dificilmente (o termo impossível, desculpem-me a total franqueza e frontalidade, será, provavelmente, o mais adequado) o banco e nós, em especial, teremos futuro", lê-se na carta redigida por Jorge Pessoa e distribuída internamente por 'email' a 25 de Março."



    Parece-me que passa-se o seguinte:
    Sim, é absurdo, mas é a verdade. Quando um banco em dificuldades como estava o BPN, é nacionalizado, devia ganhar logo um estatuto de credibilidade como a CGD, devia manter os clientes e até aumentá-los, de forma galopante, com credibilidade e com produtos melhores que a concorrência. Mas o que faz a nova administração? Totalmente o contrário! Quem tinha dinheiro no BPN, era sobretudo pessoal que anda sempre à procura do melhor rendimento e não se fia apenas pelo sorriso das funcionárias da CGD. A partir do momento que não oferece vantagens competitivas em relação à concorrência, estavam à espera de quê? É verdade que os contribuintes iam pagar pelos roubos cometidos no banco no passado e que espero que sejam julgados. Mas começa a ser notório que ainda vão perder mais dinheiro com esta atitude pós nacionalização... e desta vez "não há culpados". Mas não sei o que esta administração percebe de sistemas financeiros....

    #2
    Mas tanto quanto julgo saber, os depósitos«ainda oferem vantagens competitivas relactivamente á concorrência», nomeadamente da CGD.

    O que eu acho é que essas vantagens têm vindo a diluir-se....

    Comentário


      #3
      Parece-me que existem duas questões, a expectativa de altas rentabilidades e a falta de confiança na instituição.
      Quanto à expectativa de altas rentabilidades não há nada a fazer, quanto à falta de confiança, embora me pareça que não é real, o que interessa é o que os clientes percepcionam. Assim, parece que só existe uma solução que é fusionar definitivamente o BPN com a CGD.

      Comentário


        #4
        e estas informações saíram para a rua, também não ajudam muito, como podem andar os comerciais a convencerem os clientes a colocar dinheiro no BPN, quando os que lá tinham estão todos a retira-lo.

        no final de tudo o melhor era terem deixado aquilo abrir falência, porque no meio de tudo quem vai ficar fragilizado vai ser a CGD, que tem que aguentar isto tudo.

        Comentário


          #5
          O caso BPN tem, como é costume, levado imenso tempo a ter uma solução e isso está a afundar ainda mais o banco e o buraco financeiro que no limite irá ser tapado com dinheiro dos contribuintes.

          O Governo deveria logo ter criado no inicio uma estrategia para o BPN, seja a sua liquidação, integração na CGD ou a sua venda a outra entidade, mas acima de tudo algo que acabe de vez com a sigla BPN.

          Mas como já sabemos, a estrategia continua a ser devagar, devagarinho e depois logo se vê e quem paga são sempre nós os mesmos

          Comentário


            #6
            BPN: Responsável do balcão de Fafe junta-se ao caso dos de Gondomar e Amoreiras (Lisboa)

            Mais um gerente em fuga após desfalque

            Mais um gerente do BPN fugiu do País, desta vez o da agência de Fafe. José Augusto Ribeiro, de 53 anos, está desaparecido há mais de três meses depois de ter feito um desfalque no banco. O valor desviado ainda não está apurado.




            É o terceiro caso, em poucos meses, no BPN: José Pereira, gerente do balcão das Amoreiras (Lisboa), desviou 1,5 milhões e fugiu no fim de 2008; seguiu-se Artur Alho, em Gondomar, que desviou 2,5 milhões e que está em Espanha; e agora José Ribeiro, em Fafe.
            Ao que o CM apurou, José Ribeiro está em Angola, onde viveu vários anos. Na rua onde vivia com a mulher e dois filhos nunca mais foi visto. A mulher, ao saber do desfalque, entrou em depressão. Mas o ex-gerente já falou várias vezes com a família, dando conta do seu paradeiro. "Não o vejo há meses. Os filhos e a esposa também aparecem muito pouco", contou uma vizinha.
            Segundo clientes contaram ao CM, o esquema do bancário era simples: emprestava grandes quantias a juros elevados a empresários da zona com quem mantinha amizade, sem que o banco tivesse conhecimento. Na cobrança, o ex-gerente retirava parte do dinheiro para si. A burla foi descoberta quando várias empresas da região faliram e algumas não pagaram a João Ribeiro. Sem ter como repor o dinheiro, começou a desviar quantias de contas de clientes. "As pessoas depositavam dinheiro sem assinar papéis porque confiavam nele. Depois percebiam que nada tinham", disse outro cliente.
            ENGANOU MAIS DE UMA CENTENA DE CLIENTES
            Vários são os clientes que perderam dinheiro com os esquemas do ex-gerente do BPN de Fafe. Pelo menos cem já se queixaram de irregularidades nas suas contas. "Ele tinha jeito para falar com as pessoas. Enganou muita gente. Sabia exactamente quem tinha dinheiro e a quem podia roubar", contou um cliente. Mário Marinho, empresário em Fafe, tem há vários meses cerca de um milhão de euros bloqueados – e durante os próximos oito anos – numa conta no BPN. "Ele falsificou a assinatura do Mário e depositou o dinheiro numa conta com fundo de risco, sem ele saber. É que o BPN pagava ao gerente uma comissão por cada depósito a longo prazo que conseguisse" , explicou ainda, sublinhando que José Ribeiro também passou vários cheques sem cobertura.
            AUDITORIAS REVELAM IRREGULARIDADES
            "A nova administração do BPN introduziu uma série de procedimentos com o objectivo de tornar mais transparente o funcionamento do banco", afirmou ao CM uma fonte do banco. A mesma fonte adiantou que "entre essas medidas se encontra uma política de rotação de gerentes e processos de auditoria internos. Estes casos (Fafe e Gondomar) são fruto da introdução destas medidas de controlo interno". O BNP confirmou que Artur Alho fez um desfalque de 2,5 milhões de euros na agência de Gondomar, mas não apresentou queixa contra o gerente. A administração no banco assumiu o desvio do dinheiro nas contas de seis clientes.
            Artur Alho encenou o suicídio antes de ser oficializada a sua transferência para outro balcão, quando uma auditoria interna detectou que o gerente em Gondomar era responsável pelo desfalque de 2,5 milhões de euros.
            PORMENORES
            SALÁRIO
            José ganhava cerca de 4500 euros no banco, sendo que 2000 euros eram comissões que o BPN pagava por cada investimento a prazo que conseguisse.
            EMPRESÁRIOS
            Os clientes de José eram sobretudo empresários ligados aos ramos da indústria e da construção civil.
            100 MIL EUROS A CASAL
            O ex-gerente desviou de uma só vez cem mil euros a um casal que se estava a divorciar.

            Fonte: Correio da Manhã
            E lá continuamos com novas sagas deste banco

            Tudo bons rapazes

            Comentário


              #7
              Lol... Quando ofereciam 6% a qualquer um, e 8% para alguns valores claro que tinham clientes... Não tendo essa vantagem competitiva, o que é que têm para atrair clientes?

              Comentário


                #8
                Numa acta do Conselho Superior da SLN, entregue pelo ex-presidente Rui Machete à comissão de inquérito parlamentar, datada de 17 de Dezembro de 2007, Oliveira e Costa faz um resumo das explicações que deu junto do primeiro-ministro, durante uma reunião, sobre uma eventual entrada do grupo norte-americano Carlyle no capital d BPN/SLN para colmatar os problemas existentes com o rácio de solvabilidade da instituição.
                fonte

                Afinal também o Sócrates sabia do problema... o Constâncio não está sozinho na sua caminhada para o confessionário...

                Comentário


                  #9
                  Mais um gerente do BPN fugiu do País, desta vez o da agência de Fafe. José Augusto Ribeiro, de 53 anos, está desaparecido há mais de três meses depois de ter feito um desfalque no banco. O valor desviado ainda não está apurado.

                  É o terceiro caso, em poucos meses, no BPN: José Pereira, gerente do balcão das Amoreiras (Lisboa), desviou 1,5 milhões e fugiu no fim de 2008; seguiu-se Artur Alho, em Gondomar, que desviou 2,5 milhões e que está em Espanha; e agora José Ribeiro, em Fafe.
                  Olha as baratas tontas a fugir do armário podre...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                    fonte

                    Afinal também o Sócrates sabia do problema... o Constâncio não está sozinho na sua caminhada para o confessionário...
                    E essa acta está assinada pelo Socrates?
                    Obviamente que não, por isso, vale o que vale....

                    O Oliveira e Costa até podia colocar na Acta da tal reunião da SLN que, o Socrates lhe prometeu «salvar o Banco»....
                    Nas Actas deverão constar os assuntos tratados na reunião a que a mesma se refere e não os que foram tratados numa qualquer outra reunião.
                    Essas, sim, terão, certamente, as suas actas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      E essa acta está assinada pelo Socrates?
                      Obviamente que não, por isso, vale o que vale....

                      O Oliveira e Costa até podia colocar na Acta da tal reunião da SLN que, o Socrates lhe prometeu «salvar o Banco»....
                      Nas Actas deverão constar os assuntos tratados na reunião a que a mesma se refere e não os que foram tratados numa qualquer outra reunião.
                      Essas, sim, terão, certamente, as suas actas.

                      Obviamente que não? De onde tiraste essa certeza? Elucida-nos por favor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        O caso BPN tem, como é costume, levado imenso tempo a ter uma solução e isso está a afundar ainda mais o banco e o buraco financeiro que no limite irá ser tapado com dinheiro dos contribuintes.

                        O Governo deveria logo ter criado no inicio uma estrategia para o BPN, seja a sua liquidação, integração na CGD ou a sua venda a outra entidade, mas acima de tudo algo que acabe de vez com a sigla BPN.

                        Mas como já sabemos, a estrategia continua a ser devagar, devagarinho e depois logo se vê e quem paga são sempre nós os mesmos
                        Directo ao assunto.

                        Comentário


                          #13
                          Os ladrões atravessam a hierarquia quase toda do BPN. Este banco já era, agora toca a dar-lhe um funeral condigno.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                            Obviamente que não? De onde tiraste essa certeza? Elucida-nos por favor.
                            Ora lê lá isto:

                            " Numa acta do Conselho Superior da SLN..."

                            Desde quando o Socrates pertence ao Conselho da SLN?!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                              Ora lê lá isto:

                              " Numa acta do Conselho Superior da SLN..."

                              Desde quando o Socrates pertence ao Conselho da SLN?!
                              E como é possível teres tirado essa conclusão?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                E como é possível teres tirado essa conclusão?
                                Qual conclusão?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                  Qual conclusão?

                                  O JOC comunicou e deixou em acta que deu conhecimento ao Socrates, só tem de apresentar provas em como lhe deu conhecimento, seja através de reunião,c arta , etc.

                                  O que é que a assinatura da acta pelo socrates tem a ver com assunto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                    O JOC comunicou e deixou em acta que deu conhecimento ao Socrates, só tem de apresentar provas em como lhe deu conhecimento, seja através de reunião,c arta , etc.
                                    Pois, é exactamente isto que eu acho que ainda está a faltar....


                                    Não é o facto de determinda informação acerca de um terceiro estar em acta, que a torna verdadeira, a não ser que o visado pela informação tenha assinado a acta.

                                    Presumo que neste caso tal não se tenha verificado...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                      Qual conclusão?
                                      Desde quando o Socrates pertence ao Conselho da SLN?!
                                      De que o nosso estimado Primeiro Ministro, o Sr. Engº José Sócrates pertence ao Conselho da SLN ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        BPN: Responsável do balcão de Fafe junta-se ao caso dos de Gondomar e Amoreiras (Lisboa)

                                        Mais um gerente em fuga após desfalque

                                        Mais um gerente do BPN fugiu do País, desta vez o da agência de Fafe. José Augusto Ribeiro, de 53 anos, está desaparecido há mais de três meses depois de ter feito um desfalque no banco. O valor desviado ainda não está apurado.

                                        ....
                                        Isto é que é preocupante... aquilo já anda mau e ainda alguns conseguem ajudar, metendo uns €€€€€ ao bolso.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X