Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhadores a recibo verde podem ter que pagar mais à Segurança Social

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Trabalhadores a recibo verde podem ter que pagar mais à Segurança Social

    In TSF:

    No novo código contributivo, que começa a ser discutido com os parceiros sociais, na próxima semana, os trabalhadores a recibo verde vão pagar mais à Segurança Social, segundo a proposta de lei do Governo a que a TSF teve acesso.
    Com o novo código contributivo, os trabalhadores independentes passam obrigatoriamente a descontar sobre 70 por cento do rendimento ilíquido para a Segurança Social.
    Neste momento, podiam escolher um dos 11 escalões sobre os quais podem fazer os descontos. A maioria paga sobre o mínimo cerca de 420 euros.
    Um exemplo pode provar que os independentes vão descontar mais com a nova lei. Se o rendimento bruto for de 1000 euros, a contribuição para a Segurança Social passa a ser calculada sobre 700 euros, o que agrava de forma significativa o valor que o trabalhador passa a descontar.
    O Governo segue, desta forma, a sugestão feita pela Comissão do Livro Branco das relações laborais, o documento que esteve na base da reforma do código do trabalho.
    Contactado pela TSF, o Ministério do Trabalho preferiu não fazer qualquer comentário a esta notícia.
    Guilhermina Sousa
    Link: Trabalhadores a recibo verde podem ter que pagar mais à Segurança Social - TSF

    Há algo que não percebo. Actualmente cada um desconta o que quer para a SS é isso?

    Se "facturar" 5000€ mensais antes de IVA a recibos verdes posso contribuir apenas com uma percentagem de 420 para a SS?!?

    Se o objectivo é contribuir com o que se recebe, porque não descontar de 100% do rendimento bruto? Como trabalhador dependente contribuo com 11% e a empresa ainda contribui com os 24 e tal % do meu rendimento bruto. Se trabalhasse a recibos, podia escolher quanto queria descontar, sem "violar" o limite mínimo, é assim que está a funcionar?

    À excepção de quem infelizmente ganha pouco a recibos (que será uma boa fatia), se isto for mesmo assim, há-de haver muita gente a tirar partido desta "oportunidade" não?

    #2
    Eu so pago SS sobre 20% do que ganho mais coisa menos coisa.

    Que é parte de trabalhador dependende, sobre os 80% que ganho como consultor não pago nada de SS.

    A lei diz que desde que ja pague como dependente não se precisa pagar sobre a parte de rendimentos na categoria B.

    Quando so tinha rendimentos de categoria B , so pagava SS sobre o SMN.

    agora ainda nem fui ver como é a nova lei.

    Comentário


      #3
      Sim tu podes descontar o que queres para a SS, tendo como mínimo os 420€ de RMM que dá um pagamento de 155€ por mês para a SS.

      Mas lembra-te que este valor apenas conta para a Reforma, ou seja se só pagas 155€ por mês para a SS, quando te reformares (teoricamente) só irás receber um valor equivalente aos 155€ que descontaste!

      Pq de resto os descontos a RV não dão para fundo de desemprego, nem baixa, nem nada...

      Uma pessoa que receba 1.000€ brutos a RV + Iva, tem de reter 20% de IRS e 155€ de SS, sobram 645€....

      Quando o "patrão" pagou 1.200€...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Sim tu podes descontar o que queres para a SS, tendo como mínimo os 420€ de RMM que dá um pagamento de 155€ por mês para a SS.

        Mas lembra-te que este valor apenas conta para a Reforma, ou seja se só pagas 155€ por mês para a SS, quando te reformares (teoricamente) só irás receber um valor equivalente aos 155€ que descontaste!

        Pq de resto os descontos a RV não dão para fundo de desemprego, nem baixa, nem nada...

        Uma pessoa que receba 1.000€ brutos a RV + Iva, tem de reter 20% de IRS e 155€ de SS, sobram 645€....

        Quando o "patrão" pagou 1.200€...
        eu desconto sobre 1200€
        mas não conto sequer ter reforma por isso antenho os meus investimentos mensais, porque não vou ficar a espera que o estado me garanta nada, se vier tudo bem, mas senão vier , não tou nem ai

        Comentário


          #5
          Há muita gente que recebe bem a RV, paga os 155€ e investe em PPR e investimentos para assegurar o seu futuro e não esperar que daqui a 40 anos receba dinheiro do estado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Há muita gente que recebe bem a RV, paga os 155€ e investe em PPR e investimentos para assegurar o seu futuro e não esperar que daqui a 40 anos receba dinheiro do estado!
            e assim é que deve ser.
            deviamos encarar o estado como um "just in case", mas cada um assegurar o seu futuro.
            se tudo me correr bem , dispenso a minha reforma .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Sim tu podes descontar o que queres para a SS, tendo como mínimo os 420€ de RMM que dá um pagamento de 155€ por mês para a SS.

              Mas lembra-te que este valor apenas conta para a Reforma, ou seja se só pagas 155€ por mês para a SS, quando te reformares (teoricamente) só irás receber um valor equivalente aos 155€ que descontaste!

              Pq de resto os descontos a RV não dão para fundo de desemprego, nem baixa, nem nada...

              Uma pessoa que receba 1.000€ brutos a RV + Iva, tem de reter 20% de IRS e 155€ de SS, sobram 645€....

              Quando o "patrão" pagou 1.200€...
              Atenção, eu mencionei exemplos de valores sem IVA.
              E não vou contra quem está englobado nesta prática, se funciona assim, acho bem que haja quem o faça.

              Prova de que quando necessitamos do estado chuchamos no dedo estamos fartos - médicos, baixas.... é uma palhaçada. Só acho que todos deviamos contribuir de uma forma mais linear, minha opinião

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                Atenção, eu mencionei exemplos de valores sem IVA.
                E não vou contra quem está englobado nesta prática, se funciona assim, acho bem que haja quem o faça.

                Prova de que quando necessitamos do estado chuchamos no dedo estamos fartos - médicos, baixas.... é uma palhaçada. Só acho que todos deviamos contribuir de uma forma mais linear, minha opinião
                Não confundas impostos com Segurança social.
                Alem disso ja nao me lembro da ultima vez que usei um hospital publico e os meus filhos nunca frequentaram o sistema publico de ensino.
                do estado gratuitamente acho que so paso nalgumas estradas, porque outras são pagas

                No entanto pago mais de SS em valores absolutos que 70% dos portugueses.
                pois pago sobre um valor que é quase o dobro do Salario medio nacional

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                  Atenção, eu mencionei exemplos de valores sem IVA.
                  E não vou contra quem está englobado nesta prática, se funciona assim, acho bem que haja quem o faça.

                  Prova de que quando necessitamos do estado chuchamos no dedo estamos fartos - médicos, baixas.... é uma palhaçada. Só acho que todos deviamos contribuir de uma forma mais linear, minha opinião
                  Mas tu pagas SS e o teu patrão paga a tua SS (sim porque tens um patrão e um contrato, que quem está a RV não tem essa segurança), e podes usufruir de Baixa médica e fundo de desemprego, e uma reforma que espelha o que descontaste.

                  A pessoa a RV, só usufrui da reforma que será sempre condizente (se ainda houver reformas quando lá chegarmos) com o que descontou...

                  Por isso ninguém é prejudicado nem ninguém fica a ganhar.

                  Ainda ontem no café se discutia isso.

                  Tu a contrato recebes 14 meses por ano e tens direito a fundo de desemprego ou a baixa médica se tiveres problemas.
                  Eu a RV recebo 11 meses por ano (isto para comparar com o mês que tens de férias, posso receber 12 meses, mas para isso não posso ter férias) e não tenho direito a fundo de desemprego nem a baixa. Se ficar doente em casa, ou for operado, ou simplesmente ter de papéis para tratar... Não recebo... Não faço horas não ganho!
                  Editado pela última vez por SilverArrow; 03 April 2009, 13:37.

                  Comentário


                    #10
                    Uma dúvida:

                    E se o valor do recibo for inferior ao salário mínimo nacional? São os mesmos 155€? Ou esse valor baixa?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                      Uma dúvida:

                      E se o valor do recibo for inferior ao salário mínimo nacional? São os mesmos 155€? Ou esse valor baixa?
                      Baixa. Mas não é o valor do recibo. Não pagas por recibo, pagas por mês. E por acaso não sei, mas deve ser feito com base no valor final do ano a dividir pelos meses.

                      Por exemplo não podes pagar receber 0€ durante 3 meses e pagar 0€, e depois chegar a abril e passares um recibo de 10.000€ e pagres só 155€ e depois voltas a estar 3 meses sem pagar...

                      Por isso é que o 1º ano tens isenção, pq eles não conseguem saber quanto ganhaste no ano anterior, apartir dai sabem que ganhas mais por ano que RMM e então pagas os 155€ de valor mínimo! Se queres pagar mais tens de ser tui a decidir.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Mas tu pagas SS e o teu patrão paga a tua SS (sim porque tens um patrão e um contrato, que quem está a RV não tem essa segurança), e podes usufruir de Baixa médica e fundo de desemprego, e uma reforma que espelha o que descontaste.

                        A pessoa a RV, só usufrui da reforma que será sempre condizente (se ainda houver reformas quando lá chegarmos) com o que descontou...

                        Por isso ninguém é prejudicado nem ninguém fica a ganhar.

                        Ainda ontem no café se discutia isso.

                        Tu a contrato recebes 14 meses por ano e tens direito a fundo de desemprego ou a baixa médica se tiveres problemas.
                        Eu a RV recebo 11 meses por ano (isto para comparar com o mês que tens de férias, posso receber 12 meses, mas para isso não posso ter férias) e não tenho direito a fundo de desemprego nem a baixa. Se ficar doente em casa, ou for operado, ou simplestente ter de papéis para trabalhar... Não recebo... Não faço horas não ganho!

                        Perfeitamente consciente dessas diferenças, também já trabalhei a RV. Só desconhecia este detalhe da SS. Infelizmente há imensos empregos onde empresas se aproveitam dos RV (aconteceu-me a mim...), ficando muito mais barato, levando o trabalhador com os encargos. Não estou contra quem está nesta situação que iniciei, infelizmente há muita gente que depois de descontos feitos fica com pouco. Cada um com os seus ganhos e descontos. Contudo, estamos em Portugal (), e nestas situações haverá quem se aproveite desta ainda actual lei...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                          e assim é que deve ser.
                          deviamos encarar o estado como um "just in case", mas cada um assegurar o seu futuro.
                          se tudo me correr bem , dispenso a minha reforma .
                          Isso era tudo muito correcto até à altura em que o(s) estado(s) tiveram que se chegar à frente com dinheiros públicos para salvar as tais reformas que dispensavam intervenção do estado.

                          Ou por um lado ou por outro o(s) estado(s) é sempre o "just in case"...

                          Ainda bem que nunca tiveste que frequentar um hospital público, mas basta esperares pelos 65 ou tenhas alguma doença mais grave (espero que não) que envolva tratamentos mais dispendiosos para veres qual é a solução que te dão.

                          Posso-te dizer que diariamente CUF, Hospital da Luz e outros semelhantes chutam doentes internados para os hospitais públicos. A política é simples, não tem dinheiro para pagar o tratamento/internamento? Vai para o público.

                          Isto para nem falar na política das seguradoras com casos oncológicos.

                          Assim é fácil cascar nos sistemas públicos de apoio social...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                            Eu so pago SS sobre 20% do que ganho mais coisa menos coisa.
                            E impostos?

                            Comentário


                              #15
                              Caso alguém saiba, uma senhora que vai a minha casa fazer a lida, recebe a RV e foi à SS para saber o que precisa e disseram-lhe que o valor minimo sao 150€ ela recebe 250€ algo bate mal certo? Ainda para mais é o primeiro ano...

                              os 150 serão anuais? estou às escuras...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                Perfeitamente consciente dessas diferenças, também já trabalhei a RV. Só desconhecia este detalhe da SS. Infelizmente há imensos empregos onde empresas se aproveitam dos RV (aconteceu-me a mim...), ficando muito mais barato, levando o trabalhador com os encargos. Não estou contra quem está nesta situação que iniciei, infelizmente há muita gente que depois de descontos feitos fica com pouco. Cada um com os seus ganhos e descontos. Contudo, estamos em Portugal (), e nestas situações haverá quem se aproveite desta ainda actual lei...
                                Mas não dá para aproveitar.

                                Não pagas, não recebes. Não tens benefícios ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                  Caso alguém saiba, uma senhora que vai a minha casa fazer a lida, recebe a RV e foi à SS para saber o que precisa e disseram-lhe que o valor minimo sao 150€ ela recebe 250€ algo bate mal certo? Ainda para mais é o primeiro ano...

                                  os 150 serão anuais? estou às escuras...
                                  Está mais que errado.

                                  1º Se é o 1º ano a RV tem isenção de 1 ano.

                                  Depois se só ganha 250€ por mês nunca poderá pagar 150€.

                                  Terceiro as "domésticas" tem um regime qq especial.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post
                                    E impostos?
                                    sobre 70%
                                    regime simplificado

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X