Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ferramentas(aparafusadora, serra de disco, tupia, etc) , quais escolher?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ferramentas(aparafusadora, serra de disco, tupia, etc) , quais escolher?

    Em breve vou ter de fazer algum mobiliário assim como outros trabalhos em madeira(e não só), e estive a fazer um inventário das ferramentas que tenho mas vou ter de adquirir algumas ferramentas novas, pois o volume de trabalho assim o justifica nos proximos tempos.
    O objectivo é comprar, embora seja para mim quero material de boa qualidade para uso profissional , ou semi-profissional/intensivo.
    Tive ontem a ver material e fiquei um bocado confuso com tanta variedade e sem saber o que comprar em concreto...

    1ª Aparafusadoras o que aconsenham? estive a ver umas da bosh mas tenho duvidas quanto ao binário pretendido, e tambem tenho duvidas se hei-de comprar com a cabeça de um berbequim se só aparafusadora.
    O que pretendo é uma aparafusadora com força e qualidade que me sirva para tudo desde madeiras , metal, pladur etc.

    2º Serra de discos, vou comprar uma com guia, de preferencia que faça angulos, se alguem aconselhar alguma boa e barata era bom.

    3º Uma tupia , nunca tive nenhuma e nem sei bem trabalhar com ela, mas gostava de ter uma simples

    4º Uma plaina electrica, tive a ver umas da bosh e das black&decker que me parecem interessantes e será umas das 1ªs prioridades.

    5º Lixadora tenho uma de vibração mas a hipotese de uma de rolo não está totalmente fora de questão.

    Berbequim e tico-tico, e rebarbadora tenho embora de uma linha amadora vao se desenrascando bem.

    Se alguem tiver desde material e aconselhar alguma coisa era bom.


    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Nephilim; 12 April 2009, 13:52.

    #2
    1 - Tenho 2. Uma da Bosch para pequenas coisas e uma pro da Skil. Como as pontas são as mesmas, é perfeito.

    2 - Serra circular Bosch. Todas elas têm guia e fazem ângulo. O importante é uma boa lâmina com pontas de diamante. Para trabalhos mais complexos, recomendo uma mesa. Tenho uma serra fixa para outro tipo de cortes.

    3 - Tupia Bosch. É complicado. É preciso ter uma colecção mínima de fresas para se conseguir bons resultados. Mas acima de tudo é preciso ter mão.

    4 - Plaina Bosch. É a ferramenta mais complicada, pois facilmente dás cabo de uma peça de madeira. É preciso muito treino e mão.

    5 - Lixadora vibração Bosch e rolos Black & Decker. Nada a assinalar. Colecção de lixas...

    O que me compete dizer. O que tenho é uma linha amadora (verde) e serve muito bem. O mais importante são os acessórios.

    Tenho uma coluna para fazer furos e um torno mecânico.

    Cuidado, mas mesmo muito cuidado com a plaina e tupia.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      1 - Tenho 2. Uma da Bosch para pequenas coisas e uma pro da Skil. Como as pontas são as mesmas, é perfeito.

      2 - Serra circular Bosch. Todas elas têm guia e fazem ângulo. O importante é uma boa lâmina com pontas de diamante. Para trabalhos mais complexos, recomendo uma mesa. Tenho uma serra fixa para outro tipo de cortes.

      3 - Tupia Bosch. É complicado. É preciso ter uma colecção mínima de fresas para se conseguir bons resultados. Mas acima de tudo é preciso ter mão.

      4 - Plaina Bosch. É a ferramenta mais complicada, pois facilmente dás cabo de uma peça de madeira. É preciso muito treino e mão.

      5 - Lixadora vibração Bosch e rolos Black & Decker. Nada a assinalar. Colecção de lixas...

      O que me compete dizer. O que tenho é uma linha amadora (verde) e serve muito bem. O mais importante são os acessórios.

      Tenho uma coluna para fazer furos e um torno mecânico.

      Cuidado, mas mesmo muito cuidado com a plaina e tupia.
      As aparafusadoras que tem , tb podem levar brocas? ha por aí mta aparafusadora /berbequim sem fios ou só aparafusadora...dai a minha comnfusao no que escolher.

      Sobre a tupia é mais uma experiencia, nunca tive nenhuma.
      e a plaina nao deve ser mto diferente de uma manual, requer pratica mas isso tb se ganha rapidamente.

      Comentário


        #4
        Se comprares tudo da De Walt ficas bem servido ...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
          Se comprares tudo da De Walt ficas bem servido ...
          e provavelmente sem dinheiro para fazer mais nada

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            e provavelmente sem dinheiro para fazer mais nada

            Se queres equipamento profissional tem mesmo de ser... ehehe

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              Se queres equipamento profissional tem mesmo de ser... ehehe

              Esses da De Walt, sao bons eu conheço algumas coisas , mas pretendo mais uma gama semi-profissional, é para trabalhos particulares ao fim de semana. Quero coisas boas , potentes e para durarem, mas nao se destinam uso intensivo diario para sempre, é mais uso intensivo de fds, ou qdo calha

              O que pretendo vai para para marcas como a Bosh ou Black&Decker que para a De Walt

              Comentário


                #8
                Aqui em casa é quase tudo Dewalt, e nunca tive queixa. Cumprem bem a função.

                P.S.: É tico-tico e não tico-tipo (acho eu )

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                  1 - Tenho 2. Uma da Bosch para pequenas coisas e uma pro da Skil. Como as pontas são as mesmas, é perfeito.

                  2 - Serra circular Bosch. Todas elas têm guia e fazem ângulo. O importante é uma boa lâmina com pontas de diamante. Para trabalhos mais complexos, recomendo uma mesa. Tenho uma serra fixa para outro tipo de cortes.

                  3 - Tupia Bosch. É complicado. É preciso ter uma colecção mínima de fresas para se conseguir bons resultados. Mas acima de tudo é preciso ter mão.

                  4 - Plaina Bosch. É a ferramenta mais complicada, pois facilmente dás cabo de uma peça de madeira. É preciso muito treino e mão.

                  5 - Lixadora vibração Bosch e rolos Black & Decker. Nada a assinalar. Colecção de lixas...

                  O que me compete dizer. O que tenho é uma linha amadora (verde) e serve muito bem. O mais importante são os acessórios.

                  Tenho uma coluna para fazer furos e um torno mecânico.

                  Cuidado, mas mesmo muito cuidado com a plaina e tupia.
                  Não te via como habilidoso da madeira

                  O meu pai cerca de 50% do volume de trabalho é rectificação de ferramentas de corte para carpintarias (fresas, discos, etc.). Já construí algumas fresas desde o início até ao fim (tornear, fresar, soldar pastilha de metal duro e rectificar).

                  Como disseste é preciso muito cuidado com a tupia, conheço muita gente experiente que teve lesões para a vida..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por air Ver Post

                    Como disseste é preciso muito cuidado com a tupia, conheço muita gente experiente que teve lesões para a vida..
                    Qualquer ferramenta de corte tem que se ter cuidado...seja ela qual for , até um formão pode ser bastante perigoso.

                    Mas hoje em dia as ferramentas electricas estão desenhadas a terem mais segurança, quer no modo como tem os botões e as pegas. Até uma serra de disco que era terrivel para haver acidentes onde em dia já tem mais de metade da lamina protegida o que minimiza a hipotese de acidente.

                    Mas claro tem que se ter mto cuidado e se jogar pelo seguro, e ter mto cuidado para as crianças nao terem acesso ás ferramentas.

                    Comentário


                      #11
                      De todas essas aparafusadora será para mim a ferramenta mais usada e a que queria algo bom.


                      Será que fico servido com uma destas de 80euros? esta tem ponta de aparafusadora mas tb ha as com ponta de berbequim que fazem de aparafusadora, nem sei qual a melhor opção.




                      A tupia se calhar uma coisa destas a 60 euros já me dava.




                      A plaina se calhar basta uma de 35euros tipo esta:

                      Comentário


                        #12
                        Outra duvida é entre as serra circulares.

                        1--serra de esquadrias 90euros




                        Serra de disco a 50euros




                        a duvida é se comprar a 1ª a 90euros , ela pode servir tipo 2 em 1 ou seja para esquadrias mas tambem para utilização só como serra de disco? ou seja comprando a 1ª posso fazer o trabalho da 2ª?

                        Comentário


                          #13
                          Então ninguem percebe de ferramentas?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Em breve vou ter de fazer algum mobiliário assim como outros trabalhos em madeira(e não só), e estive a fazer um inventário das ferramentas que tenho mas vou ter de adquirir algumas ferramentas novas, pois o volume de trabalho assim o justifica nos proximos tempos.
                            O objectivo é comprar, embora seja para mim quero material de boa qualidade para uso profissional , ou semi-profissional/intensivo.
                            Tive ontem a ver material e fiquei um bocado confuso com tanta variedade e sem saber o que comprar em concreto..

                            1ª Aparafusadoras o que aconsenham? estive a ver umas da bosh mas tenho duvidas quanto ao binário pretendido, e tambem tenho duvidas se hei-de comprar com a cabeça de um berbequim se só aparafusadora.
                            O que pretendo é uma aparafusadora com força e qualidade que me sirva para tudo desde madeiras , metal, pladur etc.
                            Aparafusadora Bosch 18V Ja tem um bom binário Cerca de 25n.
                            O aperto de mão é muito bom na Bosch, o outro obriga-te a andar sempre com a chave ao lado.
                            Atenção para pladur aconselho uma aparafusadora própria para o efeito, isto é com cabeça travão, para o parafuso não atravessar o pladur.

                            2º Serra de discos, vou comprar uma com guia, de preferencia que faça angulos, se alguem aconselhar alguma boa e barata era bom.
                            Tens uma promoção excelente agora no Aki de uma serra de esquadria da Ryobi com laser e oferta de aparafusadora 3.6V por 114€(mesmo muito bom)

                            3º Uma tupia , nunca tive nenhuma e nem sei bem trabalhar com ela, mas gostava de ter uma simples
                            Compra Dexter no Aki é muito boa e a bom preço.

                            4º Uma plaina electrica, tive a ver umas da bosh e das black&decker que me parecem interessantes e será umas das 1ªs prioridades.
                            Bosch sem duvida! encontras mais facilmente as laminas de substituição, na B&D é complicado.
                            A bosch tem um excelente pos venda!

                            5º Lixadora tenho uma de vibração mas a hipotese de uma de rolo não está totalmente fora de questão.
                            Depende do efeito, a de rolos obriga a ter mão firme! Um descuide, e abres um buraco na tábua.


                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              As aparafusadoras que tem , tb podem levar brocas? ha por aí mta aparafusadora /berbequim sem fios ou só aparafusadora...dai a minha comnfusao no que escolher.

                              Sobre a tupia é mais uma experiencia, nunca tive nenhuma.
                              e a plaina nao deve ser mto diferente de uma manual, requer pratica mas isso tb se ganha rapidamente.
                              As aparafusadoras servem só para parafusos. Não vale a pena andares a misturar, pois vais ficar mal servido.

                              Quanto à plaina, vai com calma. Não é nada parecido com uma plaina manual...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                Outra duvida é entre as serra circulares.

                                1--serra de esquadrias 90euros



                                Serra de disco a 50euros


                                a duvida é se comprar a 1ª a 90euros , ela pode servir tipo 2 em 1 ou seja para esquadrias mas tambem para utilização só como serra de disco? ou seja comprando a 1ª posso fazer o trabalho da 2ª?
                                São máquinas com fins diferentes. A serra de esquadria é fixa. Não dá para serrares uma placa de contraplacado, por exemplo. É para pequenos cortes.

                                Vais precisar das 2, mas por ordem de necessidade, tens de ver o que queres fazer 1º.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  Não te via como habilidoso da madeira
                                  Cá em casa o meu pai decidiu montar uma pequena oficina. Para pequenos trabalhos, serve perfeitamente. Como precisava de um ajudante, tás a imaginar quem era o preto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    São máquinas com fins diferentes. A serra de esquadria é fixa. Não dá para serrares uma placa de contraplacado, por exemplo. É para pequenos cortes.

                                    Vais precisar das 2, mas por ordem de necessidade, tens de ver o que queres fazer 1º.
                                    Pois era o que eu suspeitava.

                                    a serra de esquadrias nao é nenhuma necessidade até porque tenho uma manual e se for coisas grandes uma serra de discos normal dá tb para fazer angulos desde que se encline uma guia com o angulo pretendido.

                                    No entanto a serra de angulos dá jeito qdo se tem que cortar mtos perfiz com angulos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                      Aparafusadora Bosch 18V Ja tem um bom binário Cerca de 25n.
                                      O aperto de mão é muito bom na Bosch, o outro obriga-te a andar sempre com a chave ao lado.
                                      Atenção para pladur aconselho uma aparafusadora própria para o efeito, isto é com cabeça travão, para o parafuso não atravessar o pladur.
                                      Entre essas aparafusadoras de aperco com a mao como os berbequins e umas que entra logo os bits para aparafusar , quais as melhores? as de aperto podem levar brocas e as outras nao, mas fico na duvida que essas de aperto deixem rodar o bit e percam a eficacia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post

                                        Quanto à plaina, vai com calma. Não é nada parecido com uma plaina manual...
                                        Por acaso ando com vontade de comprar uma plaina e uma tupia...se calhar é mais a curiosidade que uma necessidade pois nunca tive ambas, nem nunca trabalhei com nenhuma

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post

                                          Bosch sem duvida! encontras mais facilmente as laminas de substituição, na B&D é complicado.
                                          A bosch tem um excelente pos venda!
                                          Eu acho a B&D tem bastante qualidade tambem apesar de serem mais para o amador os produtos deles tem qualidade. no pós venda nao sei.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Entre essas aparafusadoras de aperco com a mao como os berbequins e umas que entra logo os bits para aparafusar , quais as melhores? as de aperto podem levar brocas e as outras nao, mas fico na duvida que essas de aperto deixem rodar o bit e percam a eficacia.

                                            As de aperto rápido tem de levar um adaptador para colocar o bit, que geralmente é fornecido com os bits, assim nunca da problemas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O que acham das ferramentas Einhell? tem um bom preço, sao de fabrico alemão, tenho um tico-tico dessa marca. A tupia e a plaina se calhar obtava por esta marca até porque serao ferramentas para usar menos que as outras, era bom terem um preço mais barato pelo menos estas 2.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                O que acham das ferramentas Einhell? tem um bom preço, sao de fabrico alemão, tenho um tico-tico dessa marca. A tupia e a plaina se calhar obtava por esta marca até porque serao ferramentas para usar menos que as outras, era bom terem um preço mais barato pelo menos estas 2.

                                                São de fabrico 100% chines; PRC ou RPC é tudo china!
                                                De alemão só tem o nome de quem criou a marca.
                                                Eles estão sempre a tentar iludir o cliente.
                                                Por ex o ano passado imitaram as maquinas com a cor da DEwalt (amarelo e preto), como os cliente ja se abituaram , agora estão a imitar a Ryobi (azul).

                                                Um aparte, a Einhell mistura areia no metal, para sair mais barato, é por isso que os aparelhos deles tem aquele aspecto de brilhantina nos sitio onde deveria ser metal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                  As de aperto rápido tem de levar um adaptador para colocar o bit, que geralmente é fornecido com os bits, assim nunca da problemas.


                                                  A duvida é qual o sistema destes será melhor para uma aparafusadora? a de baixo permite brocas a de cima não...no entanto tenho duvidas qual o melhor sistema..




                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    A duvida é qual o sistema destes será melhor para uma aparafusadora? a de baixo permite brocas a de cima não...no entanto tenho duvidas qual o melhor sistema..



                                                    Não há o 'melhor' sistema. O de cima é bom para parafusos pequenos, mesmo em grande quantidade.

                                                    Quanto às brocas, se já tens um berbequim, não precisas de andar a gastar dinheiro. E se o brocas tiver uma embraiagem, até podes apertar parafusos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No Leroy Merlin (Fórum Almada) e Max-Mat (Rio Sul) tens muito por onde escolher. Como a maioria dos equipamentos está exposta na prateleira, dá para pegar neles e aferir a qualidade de montagem e resistencia do material. Não compres aqueles kit´s de 3 ou 4 ferramentas, porque normalmente dessas 3 ou 4 só se aproveita 1. É preferivel comprares em separado.

                                                      Apesar de não ser nenhum carpinteiro, tenho vindo a adquirir todos esses equipamentos para pequenos trabalhos de bricolage.

                                                      Optei pelos produtos da Einhell (serra de corte, lixadora, plaina, rebarbadora, tupia), "marca branca" (aparafusadora) e aproveitei algumas promoções da B&D (tico-tico, berbequim).

                                                      Para o uso que lhes dou, foram as melhores compras que podia ter feito. Até agora não tive nenhum problema com o material e arranjei facilmente, na mesma loja, todas as peças de desgaste (laminas, lixas, pontas...).

                                                      Na eventualidade de algum destes equipmanetos avariar, nem me dou ao trabalho de o mandar arranjar... pelo preço que foram, são descartaveis.
                                                      Editado pela última vez por RODA5; 13 April 2009, 10:20.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        A duvida é qual o sistema destes será melhor para uma aparafusadora? a de baixo permite brocas a de cima não...no entanto tenho duvidas qual o melhor sistema..




                                                        A de baixo tem muita mais força e tem a vantagem de poder trocar de bateria quando esta esta usada.(opção de baterias)
                                                        A de cima tem a bateria incorporada, isto é sempre que fica vazia tens de esperar que esta recarregue para poder usar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                          São de fabrico 100% chines; PRC ou RPC é tudo china!
                                                          De alemão só tem o nome de quem criou a marca.
                                                          Eles estão sempre a tentar iludir o cliente.
                                                          Por ex o ano passado imitaram as maquinas com a cor da DEwalt (amarelo e preto), como os cliente ja se abituaram , agora estão a imitar a Ryobi (azul).

                                                          Um aparte, a Einhell mistura areia no metal, para sair mais barato, é por isso que os aparelhos deles tem aquele aspecto de brilhantina nos sitio onde deveria ser metal.

                                                          Sim sao feitas na china mas tem um controle de qualidade, alem disso as que usei da Einhell (berbequim e tico-tico) até se safaram bem como outra marca.

                                                          A pergunta é se até que ponto uma ferramenta de 40-50euros da Einhell nao faz o mesmo que uma da Bosh equivalente a 150euros...
                                                          Pode ser discutivel, depende do uso e da peça em si...

                                                          Por exemplo a aparafusadora queria uma coisa mesmo boa, porque sei que lhe vou dar bastante uso, no entanto a serra de disco, pode ser mais barata pois só vai servir de tempos a tempos, a tupia e a plaina igual.

                                                          E a Ryobi é bom? tambem tem um preço em conta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                            A de baixo tem muita mais força e tem a vantagem de poder trocar de bateria quando esta esta usada.(opção de baterias)
                                                            A de cima tem a bateria incorporada, isto é sempre que fica vazia tens de esperar que esta recarregue para poder usar.
                                                            independente da força o melhor sistema entao é o de baixo de aperto, certo?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X