Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DB - Do Secundário para o Profissional - Novo Post 16-10

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    DB - Do Secundário para o Profissional - Novo Post 16-10

    Bem pessoal, cá estou para vos explicar e pedir ajuda perante a minha situação:

    É assim, 12º ano, Área Ciências e Tecnologias:

    Durante estes 3 anos de Secundário não fui um aluno brilhante: Prova disso foi ter chumbado a Matemática o ano passado. Estou externo este ano, estou a trabalhar para no exame passar à disciplina embora por vezes pense que tal não será possível porque não estou a aproveitar as aulas que assisto, ou melhor, algumas delas nem apareço lá.

    Mas o que me anda a moer é que cada vez me vejo menos a frequentar a faculdade, pelo que vejo e que me contam, já estou mesmo a ver o filme, mesmo que entre, jamais conseguirei sair de lá. E porque disse mesmo que entre? Bem, as minhas médias neste momento não dão para nada, muito por causa do valente aumento das médias provocadas pelos famosos exames do ano passado. Se estivesse em 2007 ou 2008 seria diferente, infelizmente para o que mais gostaria de seguir tenho médias irrisórias.

    E agora vem o cerne do meu problema: No 9º ano o meu pai tentou-me incentivar para tirar um curso profissional, de uma área com que me identificasse (e até tinha!), mas na altura, feito burro (é mesmo assim, sinto-me bastante arrependido com tal decisão) optei por ir para o que estou neste momento. Pensei "bem... é mais abrangente, como estou algo baralhado, decerto encontrarei a área com que me identifico mais". E é verdade, mas ao mesmo tempo, mentira. Durante estes 3 anos nunca consegui interessar-me por algo em concreto (será normal?).

    Posto isto, poderia no 10ºano, ter voltado atrás na decisão, e ingressar num curso técnico profissional, mas tal não aconteceu. Basicamente, foi um deixa andar, a ver no que a situação ia dar.

    O 11º ano foi ainda pior. Tive a infelicidade de misturar vida pessoal com a escola e deu bota, resultado, notas a cair, e pior, chumbo. Mas continuei naquela do deixa andar, terminar o secundário.

    Agora, no 12º ano, nesta fase do campeonato, sinceramente não sei o que fazer à minha vida. Sem médias para ingressar na faculdade, sem vontade de ir para a faculdade, o que fazer? Finalizar o 12º ano, e posteriormente tirar um curso profissional (já agora, Técnico de Energias Renováveis, para quem estava curioso)? E é possível sair do último ano do secundário para voltar ao primeiro numa EP?

    Embora tal implique "voltar" ao 10º ano... "Ah e tal, andaste 3 anos aqui... perdeste 3 anos da tua vida para agora voltares atrás?" dizem uns "Ah e vais acabar o 12º ano e regressas ao 10º, vais perder mais 3 anos da tua vida noutra coisa completamente diferente". Termina é este ano com boas notas para ires para a fac" dizem outros. "Mesmo que não passes para o ano fazes melhorias e bla bla bla" ainda alguns opinam...


    Bem, o texto já vai longo, mas já está no fim. Precisava então de algum aconselhamento da vossa parte. Que podem dizer sobre esta situação?

    ;)
    Editado pela última vez por Thatsme; 12 September 2009, 18:22.

    #2
    Situação complicada. Dá uma vista de olhos aos CET's (DGES - CET no Ensino não Superior).

    Penso que será o ideal para ti. Voltar atrás acho asneira, já que ficas com o 12º tenta fazer algo à frente. Um CET tem a vantagem de teres algumas cadeiras parecidas (mais fáceis) que terias na universidade num curso de engenharia.

    Comentário


      #3
      é fdd

      olha para mim, fiz 5 anos de secundário 1 + 2 + 2 em informática o 2º 12º orgulho-me das minhas notas a matemática e a física e fou parar a gestão e logística

      nada a ver!

      Comentário


        #4
        Acaba o 12º que é imprescindível hoje em dia, seja lá com que nota for!


        Depois, procura um curso profissional numa escola técnica que te interesse, tenta fugir às coisas mais teóricas e tenta perceber o que é que gostas de fazer e o que te motiva. Se não vires nada que te motive, há imensas coisas para fazer com o 12º durante uns tempos para ganhares experiência e que te possam motivar 2 anos depois quando/se decidires voltar a estudar!


        Já agora, podes e deves consultar o gabinete de psicologia da escola (aposta que haverá um) e eles terão profissionais treinados para te ajudar nesta situação!!! Não é vergonha nenhuma fazê-lo!

        Comentário


          #5
          Ja tomaste uma decisão da qual te arrependeste, não tomes outra.

          Estás na m€rda do 12º a 2 meses dos exames. Tens OBRIGAÇÃO de teres notas razoaveis.

          Se não queres ir para a universidade, não vás mas a mim cheira-me é que és perguiçoso e não queres fazer nada...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por air Ver Post

            Penso que será o ideal para ti. Voltar atrás acho asneira, já que ficas com o 12º tenta fazer algo à frente. Um CET tem a vantagem de teres algumas cadeiras parecidas (mais fáceis) que terias na universidade num curso de engenharia.

            Vou dar uma vista de olhos. Obrigado.

            E a parte citada é tão verdade. Esta semana quando lancei no ar a questão do voltar atrás, levei com uma chuva de críticas (pelos amigos, os meus pais estão numa de me apoiar independentemente do que siga, embora também estejam um bocado apreensivos) "Vais fazer asneira" "Se tivesse sido mais cedo..." etc. etc. etc. É assim, eu compreendo o que dizem, só que estou tão confuso que às tantas já nem sei o que fazer.

            Comentário


              #7
              Qual é a área que queres seguir?

              Dependendo dessa resposta, se a area tiver uma procura razoavel podes sempre tentar ir para uma universidade mais secundária, ou se conseguires suportar os custos, para uma privada. Agora com os cursos de 3 anos de bolonha, acho que é um grande erro não considerares essa hipótese.

              Nas áreas com muita procura é bem melhor do que não ter qualquer curso, e se te aplicares nos 3 primeiros anos ainda consegues ir para o mestrado numa universidade melhor, senão também deixas andar que mesmo assim compensa.

              Comentário


                #8
                é uma situação chata! eu também já vou no 5 ano de secundário( 1+1+3) a primeira vez que reprovei já sabia que isso ia acontecer desde o 10º, já quase fazia parte dos meus planos da segunda vez foi um acidente, não estava mesmo nada a contar com isso!... passou-me muita coisa pela cabeça, desde ir para uma escola profissional a emigrar.

                Reflecti quanto baste sobre o assunto e decidi que estava a precisar de mudar de ares (mudei de escola) e agora ate ja tiro 16 a disciplina que pura e simplesmente mais detestei nestes ano todos que levo da estudante(?).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                  Se não queres ir para a universidade, não vás mas a mim cheira-me é que és perguiçoso e não queres fazer nada...
                  Uma afirmação pertinente, e eu admito que sou um pouco preguiçoso. Na verdade, poderia ter tido muito mais empenho, se trabalhasse mais poderia ter tido melhores resultados... Mas isto deve-se a vários factores, mas aí estaria-me a desviar do principal assunto do tema.

                  Estás na m€rda do 12º a 2 meses dos exames. Tens OBRIGAÇÃO de teres notas razoaveis.
                  A ordem neste momento é mesmo terminar o 12º ano... E estou a trabalhar para tal, embora lá está, para algumas disciplinas mais (BG, PT, FQ) e outras nem tanto (Mat A)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                    Qual é a área que queres seguir?

                    Dependendo dessa resposta, se a area tiver uma procura razoavel podes sempre tentar ir para uma universidade mais secundária, ou se conseguires suportar os custos, para uma privada. Agora com os cursos de 3 anos de bolonha, acho que é um grande erro não considerares essa hipótese.

                    Nas áreas com muita procura é bem melhor do que não ter qualquer curso, e se te aplicares nos 3 primeiros anos ainda consegues ir para o mestrado numa universidade melhor, senão também deixas andar que mesmo assim compensa.
                    Queria tirar algo relacionado com as energias renováveis. Uma área pela qual me tenho vindo a interessar cada vez mais e que, como se sabe, está na ordem do dia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                      Uma afirmação pertinente, e eu admito que sou um pouco preguiçoso. Na verdade, poderia ter tido muito mais empenho, se trabalhasse mais poderia ter tido melhores resultados... Mas isto deve-se a vários factores, mas aí estaria-me a desviar do principal assunto do tema.



                      A ordem neste momento é mesmo terminar o 12º ano... E estou a trabalhar para tal, embora lá está, para algumas disciplinas mais (BG, PT, FQ) e outras nem tanto (Mat A)

                      Se sabes que tens capacidades para ir mais longe não desistas!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                        Uma afirmação pertinente, e eu admito que sou um pouco preguiçoso. Na verdade, poderia ter tido muito mais empenho, se trabalhasse mais poderia ter tido melhores resultados... Mas isto deve-se a vários factores, mas aí estaria-me a desviar do principal assunto do tema.



                        A ordem neste momento é mesmo terminar o 12º ano... E estou a trabalhar para tal, embora lá está, para algumas disciplinas mais (BG, PT, FQ) e outras nem tanto (Mat A)
                        Só disse que eras perguiçoso, porque me revi na situação e felizmente levei uma chicotada nessa altura (e 1º ano da faculdade) que me fez lindamente...
                        Começa a ir Às aulas e a fazer um essforço e daqui a uns anos vais pensar ." porra, aquilo era tão fácil..."

                        Eu sou adepto de que às vezes é melhor dar um passo para trás para depois dar dois para a frente. Mas não tomes decisões apenas por facilitismo.

                        Pensa nos teus sonhos, no que queres ser e tira isso, custe o que custar.
                        Conheço exemplos a mais de pessoas que foram pelo caminho mais facil e a longo termo ninguem é feliz assim.

                        Ganhar disciplina é das coisas mais dificeis que ha, mas quando começas a ter resultados, é quase viciante

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                          Vou dar uma vista de olhos. Obrigado.

                          E a parte citada é tão verdade. Esta semana quando lancei no ar a questão do voltar atrás, levei com uma chuva de críticas (pelos amigos, os meus pais estão numa de me apoiar independentemente do que siga, embora também estejam um bocado apreensivos) "Vais fazer asneira" "Se tivesse sido mais cedo..." etc. etc. etc. É assim, eu compreendo o que dizem, só que estou tão confuso que às tantas já nem sei o que fazer.
                          Eu não vou dizer o que deves fazer, mas pensa no seguinte, neste momento tens muitas "janelas abertas" porque és ainda jovem e geralmente uma pessoa nessa idade quer fazer tudo e mais alguma coisa, e o mais importante... tem medo de ir pelo caminho errado.
                          Um conselho, escolhe um caminho e vai até ao fim, pois na vida nunca terás hipóteses de testar todos os caminhos para saber qual será o melhor.

                          Comentário


                            #14
                            tambem já passei por essa fase caro colega

                            ânimo rapaz!!
                            encoraja-te!!

                            escolhe um curso que te atraia e que aches que tens boas hipoteses de entrar!! é isso o mais importante!! tudo irá correr pelo melhor

                            força

                            Comentário


                              #15
                              Acaba o 12º e inscreve-te num politécnico.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                                Vou dar uma vista de olhos. Obrigado.

                                E a parte citada é tão verdade. Esta semana quando lancei no ar a questão do voltar atrás, levei com uma chuva de críticas (pelos amigos, os meus pais estão numa de me apoiar independentemente do que siga, embora também estejam um bocado apreensivos) "Vais fazer asneira" "Se tivesse sido mais cedo..." etc. etc. etc. É assim, eu compreendo o que dizem, só que estou tão confuso que às tantas já nem sei o que fazer.
                                Não sei de onde és, mas vê aqui os da Universidade de Aveiro:

                                Universidade de Aveiro ? cursos de especialização tecnológica

                                Pessoalmente, caso não queiras assumir o desafio de um curso universitário, penso que seja o melhor caminho para ti.

                                Esquece as energias renováveis, com um curso de mecânica consegues depois entrar nas energias renováveis!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  Não sei de onde és, mas vê aqui os da Universidade de Aveiro:

                                  Universidade de Aveiro ? cursos de especialização tecnológica

                                  Pessoalmente, caso não queiras assumir o desafio de um curso universitário, penso que seja o melhor caminho para ti.

                                  Esquece as energias renováveis, com um curso de mecânica consegues depois entrar nas energias renováveis!
                                  Almada.

                                  E é assim mesmo. Uma hipótese que desconhecia... os cursos de especialização tecnológica, que está agora posta em cima da mesa.

                                  E obrigado pelo conselho.

                                  Acaba o 12º e inscreve-te num politécnico.
                                  Agora que falas, nisso. O politécnico também Já me passou pela cabeça... Tem notas de ingresso mais à medida, o ensino é igualmente bom, com uma componente mais prática e mais virada para o curso que se pretende, ao invés das faculdades tradicionais. Há pouco tempo andei a explorar, e achei interessante ou Setúbal ou Lisboa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O ensino no Isel parece ser bom.

                                    Depois se conseguires acabar o curso, podes sempre candidatar-te pra fazer o mestrado aqui no técnico.

                                    Ficas com uma especialização ao nivel das melhores de portugal.

                                    Animo rapaz, que ainda vais ter de sofrer muito e bater muito com a cabeça nas paredes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                                      Almada.

                                      E é assim mesmo. Uma hipótese que desconhecia... os cursos de especialização tecnológica, que está agora posta em cima da mesa.

                                      E obrigado pelo conselho.



                                      Agora que falas, nisso. O politécnico também Já me passou pela cabeça... Tem notas de ingresso mais à medida, o ensino é igualmente bom, com uma componente mais prática e mais virada para o curso que se pretende, ao invés das faculdades tradicionais. Há pouco tempo andei a explorar, e achei interessante ou Setúbal ou Lisboa.

                                      CET's há espalhados por todo o país. Falei de Aveiro porque é a realidade que conheço.

                                      A hipótese do politécnico também é boa, nem que seja só 3 anos!

                                      E não me trates por "tu", temos quase a mesma idade

                                      Edit: O que queria dizer era para me tratares por "tu"
                                      Editado pela última vez por air; 18 April 2009, 12:37.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                        Ganhar disciplina é das coisas mais dificeis que ha, mas quando começas a ter resultados, é quase viciante
                                        Seguramente verdade. Desde o 10º ano que sentia que podia ir muito mais longe, mas que assim também nao estava mal. Actualmente estou a acabar o 12º ano verdadeiramente empenhado, como nunca no meu percurso escolar, e acredita que chegar ao fim de um período e ver resultados nunca antes alcançados é pura realização pessoal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso não é uma situação fácil...
                                          A este tópico respondo com o meu exemplo
                                          Fiz o 7º duas e o 8º vezes na pior turma da escola, (nada de especial, atirar carteiras inteiras tipo calimero pela janela, colar cábulas nas costas do stor, em 36 alunos passar 4...) e mais um ano no 8 numa turma especial.
                                          No 9 entrei na minha terceira escolha, economia, não adorei mas dei-me muito bem e não me saturou.
                                          No 10º entrei para a minha primeira escolha, ciências porque é uma área que eu adoro, amo e muito, mas no 12º estava farto e chumbei a psicologia com um 4 (a única negativa em Lisboa nesta disciplina, no meu ano).
                                          No 12º se os stores marcassem um terço das faltas ou se na avaliação olhassem para as notas dos testes chumbava, cheguei a passar o 12º em algumas disciplinas (matemática, química, e português) sem nenhuma nota acima do 9 (durante as aulas que ia só trabalhava quando conseguia, mas quando trabalhava trabalhava a sério, com a saturação se não estava inspirado não adiantava forçar, ou me baldava ou ficava quieto e calado a um canto, não fazia nada não dizia nada e se forçasse não conseguia ter um raciocínio digno de um puto da primeira classe)
                                          Mas a psicologia nada me salvou, e depois de fracassar a psicologia não insisti, fui tirar um curso de formação profissional de contabilidade, só porque me dava bem com a matemática e precisava de saber mexer com computadores, para arranjar um emprego qualquer num escritório.
                                          Mas acabei por perceber a asneira que tinha feito, deveria ter seguido economia-finanças, gosto mas não adoro, mas em compensação não me satura nada, trabalho nisto à mais de 10 anos e nunca me sinto saturado.
                                          Apesar de gostar e dar bem acabei a minha aprendizagem com o curso não segui, aqueles três anos tinham-me saturado tanto que queria deixar a escola o mais rápido possivel, e se quisesse continuar dava em doido. (dei em doido à mesma mas nada tem a haver com esta história)


                                          Quando uma coisa nos satura não adianta forçar as coisas saem mal e cada vez sai pior apesar de sermos capazes e mesmo que queiramos não se consegue.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por raines Ver Post
                                            O ensino no Isel parece ser bom.

                                            Depois se conseguires acabar o curso, podes sempre candidatar-te pra fazer o mestrado aqui no técnico.

                                            Ficas com uma especialização ao nivel das melhores de portugal.

                                            Animo rapaz, que ainda vais ter de sofrer muito e bater muito com a cabeça nas paredes.
                                            ele e tu!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, eu ainda não me sinto saturado da escola, sinto-me apenas cansado. Isto parecendo que não, mói o juízo a qualquer um, ver os outros com as ideias bem definidas, já com os cursos e as facs que querem ingressar, e eu nesta situação. Por isso às vezes sinto-me sem vontade de trabalhar um bocadinho a mais.

                                              Originalmente Colocado por air
                                              CET's há espalhados por todo o país. Falei de Aveiro porque é a realidade que conheço.

                                              A hipótese do politécnico também é boa, nem que seja só 3 anos!

                                              E não me trates por "tu", temos quase a mesma idade
                                              Combinado.

                                              Agora não, mas mais para a frente vou voltar à pesquisa pelos politécnicos para analisar a coisa.

                                              Estava a ver o link que me deste mas está um bocado incompleto, não fala nada de Aveiro, agora reparei que só fala de instituições fora de universidades...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                Eu sou adepto de que às vezes é melhor dar um passo para trás para depois dar dois para a frente. Mas não tomes decisões apenas por facilitismo.
                                                nem mais!
                                                é a futura vida profissional que pode estar em jogo; e uma boa vida profissional normalmente leva a uma boa vida, na sua plenitude.
                                                o que são 1, 2 ou 3 anos no resto da tua vida?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Aconselho-te a dar uma vista de olhos pelos cet's!
                                                  Estive parado 5 anos, e este ano entrei para um CET! ainda mal comecei, e não é nada facil, mas se queres um curso mais virado para as componentes práticas e visto que já estás a acabar o 12º acredito que não haja melhor!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                                                    Bem, eu ainda não me sinto saturado da escola, sinto-me apenas cansado. Isto parecendo que não, mói o juízo a qualquer um, ver os outros com as ideias bem definidas, já com os cursos e as facs que querem ingressar, e eu nesta situação. Por isso às vezes sinto-me sem vontade de trabalhar um bocadinho a mais.



                                                    Combinado.

                                                    Agora não, mas mais para a frente vou voltar à pesquisa pelos politécnicos para analisar a coisa.

                                                    Estava a ver o link que me deste mas está um bocado incompleto, não fala nada de Aveiro, agora reparei que só fala de instituições fora de universidades...
                                                    Os locais de ensino dos CET's não são na Universidade de Aveiro, mas sim em concelhos do distrito de Aveiro. Mas todos os cursos são em parceria com a UA!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há uma coisa que te estás a esquecer, se concluíres o 12º ano, já não podes inscrever-te num curso profissional de nível III

                                                      Tenta descobrir algo que gostes minimamente, se te esforçares, sais de lá lol

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        ele e tu!
                                                        Tá calado que já consegui ter 9 na ***** de algebra.


                                                        Raio do velho que não me quis dar mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por raines Ver Post
                                                          Tá calado que já consegui ter 9 na ***** de algebra.


                                                          Raio do velho que não me quis dar mais.
                                                          Acordado às 7:30 da manha?



                                                          Ah pois, há teste de calculo I

                                                          boa sorte buddy

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post

                                                            E não me trates por "tu", temos quase a mesma idade
                                                            oizz ?

                                                            não era ao contrário

                                                            MCunha

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X