Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A liberdade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A liberdade

    Todos nós vivemos numa era mais livre igualitária que assim se o exige; seja pela Liberdade de expressão, de sermos livres a podermos fazer o que nos permite não prejudicando o nosso próximo, traduza-se na liberdade que nos é de direito e que podemos valorizar por isso.
    Após a revolução do 25 abril e numa altura em que celebramos essa data, a Liberdade e que perspectivava aos nossos olhos tornava-se mais real.
    Como vêem a liberdade aos dias de hoje?
    Sentem uma evolução positiva a que possamos exprimir essa Liberdade a que podemos exercer de pleno direito?
    Como traduzem no vosso ponto de vista a palavra Liberdade?
    Vêem-se prejudicados em algum aspecto pondo em causa vossa Liberdade?
    Que futuro podemos exigir enquanto cidadãos que possamos valorizar a nossa liberdade?

    Jornal da Noite Sondagem SIC/Visão 21-04-2009 | Vídeos Notícias | SIC Online

    Atenção! Este número da VISÃO foi censurado - Visao.pt

    #2
    O Sócrates ontem citou um senhor que disse "A liberdade de dar um murro acaba no nariz de quem o vai levar"...




    A liberdade é um tema muito complexo, porque é um aspecto da sociedade que colide entre si. A partir do momento em que liberdade pessoal de cada um de nós colide com a liberdade de outro, deixa de ser liberdade. É muito difícil traçar essa fronteira.

    Comentário


      #3
      Interessante verificar quando clamamos e exigimos a Liberdade, a ausência de opinião, se note, tão pouco presente.
      Em honra a quem lutou por ela e fez com que aos dias de hoje a pudessemos disfrutar e debater essa mesma Liberdade não dê-mos o valor devido a que é merecido.
      Desola-me ver que um dos direitos a que se exige não seja valorizado pelas pessoas.
      Bem, como tudo, talvez, dê-mos o devido valor quando não a tivermos.
      Editado pela última vez por nunomplopes; 23 April 2009, 05:45. Razão: ausência de virgulas

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Interessante verificar quando clamamos e exigimos a Liberdade, a ausência de opinião se note tão pouco presente.
        Em honra a quem lutou por ela e fez com que aos dias de hoje a pudessemos disfrutar e debater essa mesma Liberdade não dê-mos o valor devido a que é merecido.
        Desola-me ver que um dos direitos a que se exige não seja valorizado pelas pessoas.
        Bem, como tudo, talvez, dê-mos o devido valor quando não a tivermos.
        É o problema da maioria do ser humano, tem de perder para saber dar o devido valor. Gosto da liberdade, da liberdade de me poder expressar, etc. Mas sinceramente gostava de poder desfrutar mais dela, porque actualmente se eu quiser sair á noite dar um passeio pela rua a pé ou de carro, tenho de estar constantemente alerta por motivos óbvios. Existe uma tremenda falta de segurança, respeito, e disciplina nesta sociedade. Quando falo com alguém sobre estes temas, maioria argumentam -Opá no E.U.A e no resto dos países europeus passa-se o mesmo, e no entanto são países muito evoluídos -. Lá por eles serem muito evoluídos nós temos de baixar a cabeça como nada pode-se ser feito? Seguir as mesmas políticas? Ou será que podemos fazer algo em relação a isso?! Tomar medidas?! Até porque no nosso país como é de conhecimento geral, nossa polícia de segurança pública está como está, e já por aí pode-se concluir muita coisa, é um exemplo. Existe liberdade sem responsabilidade, num país democrático em que o actual governo estipulou certas leis que aos olhos de muitos parece ir contra democracia/liberdade, admira-me o governo não aplicar medidas idênticas para combater aquilo que eu chamo vírus da sociedade, resume-se maior parte á marginalidade que é raiz do problema, se não formos parte da solução, regra geral somos parte do problema.


        Desculpem o testamento.
        Editado pela última vez por JoseMaia; 23 April 2009, 04:30.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
          O Sócrates ontem citou um senhor que disse "A liberdade de dar um murro acaba no nariz de quem o vai levar"...




          A liberdade é um tema muito complexo, porque é um aspecto da sociedade que colide entre si. A partir do momento em que liberdade pessoal de cada um de nós colide com a liberdade de outro, deixa de ser liberdade. É muito difícil traçar essa fronteira.
          Depende do nariz e das razões pelas quais ele pode merecer o dito...

          Comentário


            #6
            É óbvio que só damos valor áquilo que não temos...
            Eu vivi alguns anos antes do dia da Liberdade, mas não tenho marcas pessoais dessa falta de Liberdade...era demasiado novo para perceber muita coisa.


            Estou em crer que, actualmente, muitos portugueses confundem Liberdade com falta de educação e desrespeito pelo noutro.

            Fruto dos 48 anos de obscurantismo dizem uns....

            Eu acho que é mesmo....falta de berço...o respeito pela Liberdade, começa na casa de cada um.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
              Todos nós vivemos numa era mais livre igualitária que assim se o exige; seja pela Liberdade de expressão, de sermos livres a podermos fazer o que nos permite não prejudicando o nosso próximo, traduza-se na liberdade que nos é de direito e que podemos valorizar por isso.
              Após a revolução do 25 abril e numa altura em que celebramos essa data, a Liberdade e que perspectivava aos nossos olhos tornava-se mais real.
              Como vêem a liberdade aos dias de hoje?
              Sentem uma evolução positiva a que possamos exprimir essa Liberdade a que podemos exercer de pleno direito?
              Como traduzem no vosso ponto de vista a palavra Liberdade?
              Vêem-se prejudicados em algum aspecto pondo em causa vossa Liberdade?
              Que futuro podemos exigir enquanto cidadãos que possamos valorizar a nossa liberdade?
              A liberdade tem algo de complexo e antagónico. É algo que pouco ou nada tem a ver com igualdade mas que trás mais igualdade aos que a assumem livremente e responsavelmente.
              É impossível haver liberdade se não dermos liberdade ao individuo de agir livremente desde que os seus actos não prejudique a liberdade dos outros.

              A liberdade tem uma irmã gémea. Chama-se responsabilidade.
              E sem responsabilidade não há liberdade..... e sem liberdade dificilmente haverá responsabilidade.


              basicamente é isto que eu penso da liberdade
              Editado pela última vez por Jacare; 23 April 2009, 09:18.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                É óbvio que só damos valor áquilo que não temos...
                Eu vivi alguns anos antes do dia da Liberdade, mas não tenho marcas pessoais dessa falta de Liberdade...era demasiado novo para perceber muita coisa.


                Estou em crer que, actualmente, muitos portugueses confundem Liberdade com falta de educação e desrespeito pelo noutro.

                Fruto dos 48 anos de obscurantismo dizem uns....

                Eu acho que é mesmo....falta de berço...o respeito pela Liberdade, começa na casa de cada um.


                Povo tacanho, que não reflecte a democracia, que não participa dela, que não tem educação, que após a liberdade 30 anos a tê-la recebido chora e elege os seus fantasmas como salvadores de uma pátria que nunca soube amar.

                Será que alguma vez estivemos prontos a receber a liberdade?! Não pela razão postular que apontaste...falta-nos a educação primeiro para receber e partilhar a liberdade dos outros depois. E do segundo postulado nada tenho a dizer, em casa, onde a nossa preparação para a vida começa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                  A liberdade tem algo de complexo e antagónico. É algo que pouco ou nada tem a ver com igualdade mas que trás mais igualdade aos que a assumem livremente e responsavelmente.
                  É impossível haver liberdade se não dermos liberdade ao individuo de agir livremente desde que os seus actos não prejudique a liberdade dos outros.

                  A liberdade tem uma irmã gémea. Chama-se responsabilidade.
                  E sem responsabilidade não há liberdade..... e sem liberdade dificilmente haverá responsabilidade.



                  basicamente é isto que eu penso da liberdade

                  Somos irresponsáveis na cidadania, irresponsáveis nos direitos e deveres cívicos, irresponsáveis pelo constante atropelo dos códigos de civilidade que nos guiam enquanto sociedade organizada mas invejamos as éticas de povos mais "civilizados"... posto isto, alguma vez tivemos direito à liberdade quando não a sabemos praticar!?

                  Comentário


                    #11

                    Obrigado pelos links....

                    É que recordar é viver....ainda!

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      Obrigado pelos links....

                      É que recordar é viver....ainda!
                      Não vivi essa época, mas sou bastante interessado pelo tema, e pela fotografias demonstradas leva-nos a transmitir e vivenciar a época que faz parte e foi bem marcada na nossa história.

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                        Não vivi essa época, mas sou bastante interessado pelo tema, e pela fotografias demonstradas leva-nos a transmitir e vivenciar a época que faz parte e foi bem marcada na nossa história.

                        Eu vivi !
                        Embora fosse novito...fui acompanhando, muito por força do acompanhamento do meu pai.

                        Comentário


                          #14
                          Lembro-me mais do pos-25 de abril, mas conheço quem tenha sofrido com a ditadura e a falta de liberdade , pelo regime de Salazar e pelas perseguições da PIPE.

                          Sou um defensor da liberdade dentro das regras da sociedade, e choca-me algumas formas de censura descabida e sem grande nexo ainda se manifestam por aí mais a titulo de juízo particular que segundo uma regra imposta escrita e imposta com razão de ser.

                          Comentário


                            #15
                            A Liberdade nunca nos foi ensinada por aqueles que deveriam dar o exemplo ao povo e não o souberam fazer, deixando-nos apenas o seu parente pobre, a libertinagem, que foi apropriada de uma tal forma que atropelou outra palavra muito importante: o Respeito. Pais deixaram de ter respeito pela figura dos filhos esquecendo-se de os educar; os filhos deixaram de ter respeito pelos pais, desrespeitando-os, pois aprenderam com estes, que também abandonaram os avós deixando-os a morrer nas camas dos hospitais, em lares imundos ou em aldeias isoladas no meio de nenhures; os cidadãos não se cumprimentam, não se olham nos olhos, não se entreajudam, não respeitam as suas diferenças; os políticos não respeitam essa tal de Democracia que nos ia trazer a Liberdade; o povo que merece respeito não o encontra nos seus governantes que lhes merecem igual destrato.

                            O povo ficou perdido nessa Liberdade, e sem a Democracia que pelos políticos foi mal aceite. A democracia não pode viver num sítio onde convivem a pobreza e a corrupção; não pode coexistir numa terra onde há tantas desigualdades e tão pouca dignidade.

                            Amanhã irá celebrar-se o dia da Liberdade pelo povo mais triste da União, pelo mais pobre, pelo mais desesperançado.
                            Será que era este o sonho de tantos que deram sangue e lágrimas pela nossa Liberdade?
                            Será que não soubemos aproveitar e compreender a democracia e viver em liberdade?
                            Como diz o slogan do canal História, “Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir que as coisas passadas se tornaram impossíveis.” Será que poderemos ter esperança de que ainda venha a acontecer algo que julgamos já ser impossível: conhecermos a verdadeira Democracia de mãos dadas com o Respeito e a Liberdade?
                            Editado pela última vez por BLADERUNNER; 24 April 2009, 16:55.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por jcc Ver Post
                              Somos irresponsáveis na cidadania, irresponsáveis nos direitos e deveres cívicos, irresponsáveis pelo constante atropelo dos códigos de civilidade que nos guiam enquanto sociedade organizada mas invejamos as éticas de povos mais "civilizados"... posto isto, alguma vez tivemos direito à liberdade quando não a sabemos praticar!?
                              O que nos leva a uma velha questão.... o homem será sempre irresponsável enquanto não tiver liberdade... porque a responsabilidade é algo que apenas se aprende e se sente ao ser livre. Na minha opinião a verdadeira liberdade é aquela que exige responsabilidade.

                              Mas atenção, liberdade passa por, além de ser responsável, estar sujeito à responsabilização.


                              De resto, não considero o 25 de Abril como o dia da Liberdade! Quanto muito o dia da Igualdade, o que são coisas bem diferentes.
                              Editado pela última vez por Jacare; 24 April 2009, 17:25.

                              Comentário


                                #17
                                Para se compreender a relação entre a liberdade e a responsabilidade é necessário, primeiro que tudo, conhecer o que significam estas liberdades e a sua integração no contexto filosófico.
                                A palavra liberdade tem uma origem latina (libertas) e significa independência. Etimologicamente, a palavra responsabilidade também vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se.
                                No senso comum, liberdade é uma palavra que pode ser definida em variados sentidos (liberdade física, liberdade civil, liberdade de expressão…). Filosoficamente, a liberdade, e mais concretamente a liberdade moral, diz respeito a uma capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente quais os actos a praticar e praticá-los sem coacções extremas. É de carácter racional, pois os homens devem pensar nas causas e consequências dos seus actos e na sua forma e conteúdo. Esta liberdade não é absoluta, é condicionada e situada. Condicionada porque intervêm no seu exercício múltiplas condicionantes (físicas, psicológicas…). Situada porque se realiza dentro da circunstância, mundo, sociedade em que vivemos. Todas as nossas acções são fruto das circunstâncias e das nossas próprias características. É também uma liberdade solidária, porque cada um de nós só é livre com os outros, visto que não vivemos sozinhos no mundo. A liberdade humana (pode chamar-se assim porque é de carácter racional e, logo, exclusiva dos homens) reside em se poder dizer sim ou não, quero ou não quero. Nada nos obriga a ter apenas uma alternativa. O exercício da liberdade exige reflexão e, logo, tempo. Por isso, a reacção é diferente da acção, visto que a primeira é imediata face a um estímulo.
                                A responsabilidade moral é, por sua vez, uma capacidade, e ao mesmo tempo uma obrigação moral, de assumirmos os nossos actos. É reconhecermo-nos nos nossos actos, compreender que são eles que nos constroem e moldam como pessoas. A responsabilidade implica que sejamos responsáveis antes do acto (ao escolhermos e decidirmos racionalmente, conhecendo os motivos da nossa acção e ao tentar prever as consequências desta), durante o acto (na forma como actuamos) e depois do acto (no assumir das consequências que advêm dos actos praticados).
                                A liberdade e a responsabilidade estão tão ligadas na medida em que só somos realmente livres de formos responsáveis, e só podemos ser responsáveis se formos livres.
                                A responsabilidade implica uma escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.
                                Por outro lado, se não agirmos livremente, não podemos assumir totalmente as consequências dos nossos actos, visto que as circunstâncias atenuantes seriam muito fortes. Só o sujeito que é capaz de escolher e decidir racionalmente, com consciência, é capaz de assumir as causas e as consequências da sua acção.
                                Além disso, a liberdade e a responsabilidade são parâmetros essenciais na construção de um indivíduo como pessoa, visto que é através da liberdade e da responsabilidade que um sujeito é capaz de se tornar efectivamente autónomo
                                Um texto descritivo, demonstrando a visão que muitos users têm descrito aqui, no qual partilho que a liberdade não é nem deve ser dissociada da responsabilidade. E é da nossa responsabilidade, fazermo-nos valer por ela, e, como também sermos livres de incutir e fazer valer a responsabilidade. São direitos e deveres, a que devemos impôr, fazê-los transmitir e praticar em nome de uma cidadania mais justa e igualitária.
                                Editado pela última vez por nunomplopes; 24 April 2009, 20:14.

                                Comentário


                                  #18
                                  Obviamente que ninguém põe em causa um valor tão elementar quanto a liberdade (a não ser que seja louco, ignorante ou com intenções de ser um ditador). Trata-se de algo inerente à condição humana: já Sartre dizia que o homem está condenado a ser livre.

                                  A grande questão actual é a dos limites da liberdade. A minha liberdade acaba quando a do vizinho começa. Até que ponto poderemos proferir certas ideias? Por exemplo, deixo-vos com algumas questões:

                                  (a) a Constituição Portuguesa proibe organizações de extrema-direita, fascistas e para-militares -> mas não proibe as de extrema-esquerda! Isso não é uma limitação injusta à liberdade de associação e uma discriminação? Até onde é que vai a liberdade de associação?

                                  (b) em Portugal o chamado "hate speech" é criminalizado. Ou seja, eu não posso colocar um cartaz a dizer "Todos os [inserir etnia] são porcos e ladrões"! Nos EUA é permitido por considerar-se algo imanente à liberdade de expressão. Até onde vai a liberdade de expressão?

                                  (c) na Alemanha recentemente uma jornalista foi despedida por dizer num programa de TV "O trabalho liberta". Em alemão, essa frase diz-se "Arbeit macht frei" que é a frase que consta nos portões de Auschwitz. A peça jornalistica não tinha qualquer conotação com Auschwitz nem com o nazismo e disse aquilo inocentemente. Isso não será um despedimento ilícito e uma limitação inadmissível da liberdade de expressão?

                                  Os problemas são extremamente complexos!

                                  Comentário


                                    #20
                                    E acham que vivem num país livre e democrático? Eu não...

                                    Comentário


                                      #21
                                      Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                      E acham que vivem num país livre e democrático? Eu não...
                                      Por certo, à época anterior ao 25 Abril o deverá ser, mas só outras pessoas que vivenciaram isso o poderão afirmar, mas actualmente penso que não...mas não é demais, acreditar e fazer por sê-lo.
                                      Mas, o problema...são de outros âmbitos.
                                      Editado pela última vez por nunomplopes; 25 April 2009, 02:50.

                                      Comentário


                                        #22
                                        "Liberdade essa palavra,
                                        que o sonho humano alimenta
                                        que não há ninguém que explique,
                                        e ninguém que não entenda".


                                        (Cecília Meireles)

                                        Comentário


                                          #23
                                          Liberdade, por exemplo, é conseguir mandar para a prisão um Primeiro Ministro corrupto.

                                          Comentário


                                            #24
                                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                            Liberdade, por exemplo, é conseguir mandar para a prisão um Primeiro Ministro corrupto.
                                            Não é liberdade, é justiça! Coisas totalmente diferentes.

                                            Comentário


                                              #25
                                              Originalmente Colocado por dails Ver Post
                                              Não é liberdade, é justiça! Coisas totalmente diferentes.
                                              Liberdade e justiça andam de braços dados.

                                              Comentário


                                                #26
                                                Se actualmente existe mais repressão e a Pide, talvez tivéssemos um pais mais seguro e com menos bandidos que mais dia menos dia tomam conta disto.

                                                Comentário


                                                  #27
                                                  Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                  Se actualmente existe mais repressão e a Pide, talvez tivéssemos um pais mais seguro e com menos bandidos que mais dia menos dia tomam conta disto.
                                                  E o atraso de vida que as pessoas tinham? E viver no medo de dizer a coisa errada que te podia enviar para o tarrafal ou ser "só" torturado pelos homens da PIDE? Não é assim tão simples...

                                                  O que falta é incutir civismo no povo, mas isso tem de partir das próprias pessoas. Não há governo que consiga isso.

                                                  Não vês favelas nos países nórdicos e em Portugal já existem. Não com a dimensão das brasileiras, por exemplo, mas o número populacional também é completamente desproporcional.

                                                  Comentário


                                                    #28
                                                    Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                                                    E o atraso de vida que as pessoas tinham? E viver no medo de dizer a coisa errada que te podia enviar para o tarrafal ou ser "só" torturado pelos homens da PIDE? Não é assim tão simples...

                                                    O que falta é incutir civismo no povo, mas isso tem de partir das próprias pessoas. Não há governo que consiga isso.

                                                    Não vês favelas nos países nórdicos e em Portugal já existem. Não com a dimensão das brasileiras, por exemplo, mas o número populacional também é completamente desproporcional.
                                                    A minha família nessa altura, não tinha atraso nenhum.

                                                    Por isso não se pode generalizar.

                                                    Falta é gente com "tomates" de mudar isto e fazer frente a escumalha.

                                                    A nossa sorte é estarmos na UE senão éramos pior que o Brasil e alguns africanos.

                                                    Comentário


                                                      #29




                                                      Acho q hoje é um bom dia p colocar aqui este poema:





                                                      O medo vai ter tudo
                                                      pernas
                                                      ambulâncias
                                                      e o luxo blindado
                                                      de alguns automóveis

                                                      Vai ter olhos onde ninguém o veja
                                                      mãozinhas cautelosas
                                                      enredos quase inocentes
                                                      ouvidos não só nas paredes
                                                      mas também no chão
                                                      no teto
                                                      no murmúrio dos esgotos
                                                      e talvez até (cautela!)
                                                      ouvidos nos teus ouvidos

                                                      O medo vai ter tudo
                                                      fantasmas na ópera
                                                      sessões contínuas de espiritismo
                                                      milagres
                                                      cortejos
                                                      frases corajosas
                                                      meninas exemplares
                                                      seguras casas de penhor
                                                      maliciosas casas de passe
                                                      conferências várias
                                                      congressos muitos
                                                      óptimos empregos
                                                      poemas originais
                                                      e poemas como este
                                                      projectos altamente porcos
                                                      heróis
                                                      (o medo vai ter heróis!)
                                                      costureiras reais e irreais
                                                      operários
                                                      (assim assim)
                                                      escriturários
                                                      (muitos)
                                                      intelectuais
                                                      (o que se sabe)
                                                      a tua voz talvez
                                                      talvez a minha
                                                      com a certeza a deles

                                                      Vai ter capitais
                                                      países
                                                      suspeitas como toda a gente
                                                      muitíssimos amigos
                                                      beijos
                                                      namorados esverdeados
                                                      amantes silenciosos
                                                      ardentes
                                                      e angustiados

                                                      Ah o medo vai ter tudo
                                                      tudo
                                                      (Penso no que o medo vai ter
                                                      e tenho medo
                                                      que é justamente
                                                      o que o medo quer)

                                                      O medo vai ter tudo
                                                      quase tudo
                                                      e cada um por seu caminho
                                                      havemos todos de chegar
                                                      quase todos
                                                      a ratos

                                                      Sim
                                                      a ratos

                                                      Alexandre O’Neill, in «Abandono Vigiado», 1960



                                                      Estamos em Abril de 2009. Feliz 25 de Abril.

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        Neste pais so existe liberdade e para os bandidos que chegam la dentro e voltam a sair como se nada fosse podem matar roubar que ninguem faz nada..para nao falar nos governos que vivem num pais diferente pois nao sabem o que se passa ca dentro e ainda tem a lata de dizer que isto ta muito melhor que antes era pior,claro que esta mellhor para eles vao para o governo encher os bolsos e fazer nenhum.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X