Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Candidatura à Força Aérea

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Candidatura à Força Aérea

    Bom dia a todos!


    Pois é isso, veio-me outra vez o "bichinho" da Força Aérea, e estava a pensar candidatar-me ao curso de formação de Oficiais na especialidade Manutenção TMMEL (Material Electrotécnico) em regime de contrato. Tenho a licenciatura de Bolonha em Eng. Electrotécnica, e estou a um passo de finalizar o Mestrado.

    Como não conheço ninguém ligado às Forças Armadas, espero que aqui no fórum, muito povoado e interessante (pois costumo visita-lo), me possam ajudar nas seguintes dúvidas:

    - Como é o quotidiano de um Oficial? Rotinas, etc..

    - “Liberdade”, existe no dicionário? Por exemplo o fim do dia, e fins-de-semana, são por nossa conta?

    - Fica-se restrito à mesma base aérea, ou após a colocação pode-se/tem-se que permutar entre bases conforme as necessidades das mesmas?

    - Pela vossa experiencia, ou de conhecidos, quais poderão ser os contras/vantagens de tal opção (ingresso na Força Aérea)?


    Obrigado

    #2
    Não te posso dar grande ajuda, porque não estive na FAP, contudo, liberdade e forças armadas não rima


    Cump.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por suspicious Ver Post
      Bom dia a todos!


      Pois é isso, veio-me outra vez o "bichinho" da Força Aérea, e estava a pensar candidatar-me ao curso de formação de Oficiais na especialidade Manutenção TMMEL (Material Electrotécnico) em regime de contrato. Tenho a licenciatura de Bolonha em Eng. Electrotécnica, e estou a um passo de finalizar o Mestrado.

      Como não conheço ninguém ligado às Forças Armadas, espero que aqui no fórum, muito povoado e interessante (pois costumo visita-lo), me possam ajudar nas seguintes dúvidas:

      - Como é o quotidiano de um Oficial? Rotinas, etc..
      (a esta parte não te sei responder, mas normalmente anda por preencher papelada, serviços, e chatear o juízo a quem trabalha, plo menos é o que eles fazem na especialidade de TMA)

      - “Liberdade”, existe no dicionário? Por exemplo o fim do dia, e fins-de-semana, são por nossa conta?
      (Se não tiver de serviço, pode-se dizer que os fins de semana e fins do dia sao "livres")

      - Fica-se restrito à mesma base aérea, ou após a colocação pode-se/tem-se que permutar entre bases conforme as necessidades das mesmas?
      (Após a colocação, e teres cumprido um tempo mínimo na base de colocação, podes trocar de base. Mais não sei)

      - Pela vossa experiencia, ou de conhecidos, quais poderão ser os contras/vantagens de tal opção (ingresso na Força Aérea)?
      (Os contras é teres que aturar as marchas, dias da unidade, formaturas Eu se fosse a ti ia, é um "investimento seguro")


      Obrigado
      Respondido a verde

      Comentário


        #4
        Se tens o "bichinho" das forças armadas acho que te vais dar bem.

        So suporta a vida militar quem gosta mesmo dela. Quem vai com a ideia de se "safar", mas não tem o espirito necessario, rapidamente está fora de lá.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
          Se tens o "bichinho" das forças armadas acho que te vais dar bem.

          So suporta a vida militar quem gosta mesmo dela. Quem vai com a ideia de se "safar", mas não tem o espirito necessario, rapidamente está fora de lá.
          Nem mais. Eu fuipara lá com a intenção de escapar da tropa obrigatória, e adorei aquilo. (tirando as marchas e essas coisas) Se bem que a Força Aérea é mais "soft" que exército e marinha. Passando a fase da recruta e da formação, é quase como se fosse um emprego normal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ice Ver Post
            Não te posso dar grande ajuda, porque não estive na FAP, contudo, liberdade e forças armadas não rima


            Cump.
            pois, um dos problemas é mesmo esse...a liberdade, ou falta dela

            mas nesse aspecto um Oficial não terá a vida mais facilitada que um Praça por exemplo?

            Comentário


              #7
              tenho um conhecido nas FAP é sargento e trabalha como mecanico dos avioes e ao que sei aquilo é um bom tacho, nao se faz muito, faz viagens ao estrangeiro, trabalha das 9 as 5 acho eu, e os fins de semana a maior parte sao livres...se gostas, nao me parece mau investimento!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por hdoria Ver Post
                Respondido a verde
                Parece-me um quotidiano um bocado para o entediante
                mas também entendo que não haja serviço para todos os dias na parte de manutenção.

                Quando dizes "investimento seguro", é em relação a fazer carreira? porque não sei até que ponto tenho possibilidade de passar para o quadro permanente, visto a candidatura ser em regime de contrato. Secalhar o mais certo é passar o tempo de contrato (6 anos, mínimo 3) e ser "despachado"...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
                  Se tens o "bichinho" das forças armadas acho que te vais dar bem.

                  So suporta a vida militar quem gosta mesmo dela. Quem vai com a ideia de se "safar", mas não tem o espirito necessario, rapidamente está fora de lá.

                  Das forças armadas nem por isso... exército não me diz muito, e marinha

                  força aérea é diferente...quem não gosta de aviões, e poder fazer parte da equipa de manutenção dos mesmos era ideia que mais me fascinava


                  agora quando dizes "vida militar" ai é que estão as minhas duvidas... porque também não conheço bem
                  Mas do que se fala () há certos "rituais", marchas (como disse o hdoria) e o excessivo mostrar de respeito ("bater continência") aos superiores hierárquicos que não faz muito o meu género...mas aguenta-se!
                  Agora ao ponto de não poder sair da Base fins de semana e quase "quando me apetece" é que me põe reticente...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por suspicious Ver Post
                    Das forças armadas nem por isso... exército não me diz muito, e marinha

                    força aérea é diferente...quem não gosta de aviões, e poder fazer parte da equipa de manutenção dos mesmos era ideia que mais me fascinava


                    agora quando dizes "vida militar" ai é que estão as minhas duvidas... porque também não conheço bem
                    Mas do que se fala () há certos "rituais", marchas (como disse o hdoria) e o excessivo mostrar de respeito ("bater continência") aos superiores hierárquicos que não faz muito o meu género...mas aguenta-se!
                    Agora ao ponto de não poder sair da Base fins de semana e quase "quando me apetece" é que me põe reticente...
                    Pois eu n sou nem nunca fui militar apesar de numa certa altura da minha vida ter equacionado a força aerea ou marinha....

                    Mas tenho alguns amigos que passaram pela Marinha e sairam apesar de estar no quadros, na aturavam aquilo, tenho um que actualmente e piloto da FA.....

                    A questão da hierarquia é um pilar da vida militar e vai sempre passar por bater a continencia, mostrar respeito para com os superiores, etc.

                    Os fim de semanas tem a ver com a especiaidade. Há pessoal que faz turnos, e com esse turnos ha trabalho ao fds.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por suspicious Ver Post

                      força aérea é diferente...quem não gosta de aviões, e poder fazer parte da equipa de manutenção dos mesmos era ideia que mais me fascinava
                      Se tas com ideias de entrar como Oficial, e para a área de manutenção de aviões, aviso-te desde já que o unico trabalho que os oficiais lá fazem, é o de secretaria. A não ser que vás para piloto.....ai a conversa é outra!

                      Agora ao ponto de não poder sair da Base fins de semana e quase "quando me apetece" é que me põe reticente...
                      Epá, quanto a isso, o provável é so calhar um serviço de fim de semana por mês. E costumam ser serviços de 24horas.

                      Não perdes nada em tentar entrar. Se não gostares, podes sempre desistir.

                      Comentário


                        #12
                        deleted

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por suspicious Ver Post
                          Bom dia a todos!



                          Pois é isso, veio-me outra vez o "bichinho" da Força Aérea, e estava a pensar candidatar-me ao curso de formação de Oficiais na especialidade Manutenção TMMEL (Material Electrotécnico) em regime de contrato. Tenho a licenciatura de Bolonha em Eng. Electrotécnica, e estou a um passo de finalizar o Mestrado.

                          Como não conheço ninguém ligado às Forças Armadas, espero que aqui no fórum, muito povoado e interessante (pois costumo visita-lo), me possam ajudar nas seguintes dúvidas:

                          - Como é o quotidiano de um Oficial? Rotinas, etc..

                          - “Liberdade”, existe no dicionário? Por exemplo o fim do dia, e fins-de-semana, são por nossa conta?

                          - Fica-se restrito à mesma base aérea, ou após a colocação pode-se/tem-se que permutar entre bases conforme as necessidades das mesmas?

                          - Pela vossa experiencia, ou de conhecidos, quais poderão ser os contras/vantagens de tal opção (ingresso na Força Aérea)?



                          Obrigado

                          Se o teu avatar corresponde à tua personalidade...se calhar pensava duas vezes...
                          Lá dentro, "they own your arse", mas se gostares pode ser uma vocação. Não sei como é TMMEL, mas PILAV é o que os "libertinos" querem (eu terminei a PAM, mas como os colegas que estava à minha frente eram "durinhos" decidiram não desistir , por isso não te posso ajudar muito).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hdoria Ver Post
                            Se tas com ideias de entrar como Oficial, e para a área de manutenção de aviões, aviso-te desde já que o unico trabalho que os oficiais lá fazem, é o de secretaria. A não ser que vás para piloto.....ai a conversa é outra!



                            Epá, quanto a isso, o provável é so calhar um serviço de fim de semana por mês. E costumam ser serviços de 24horas.

                            Não perdes nada em tentar entrar. Se não gostares, podes sempre desistir.
                            Bem, essa parte de ir para funções de secretaria é que não estava mesmo à espera... não era essa a ideia que tinha

                            Segundo sei, a questão de desistir não é assim tão fácil, pois caso não se cumpra o contrato minimo tem que se ind€mnizar a força aérea

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                              offtopic: Mas acho engraçado teres um avatar do Into the Wild e estares a considerar ir para a FA

                              Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                              Se o teu avatar corresponde à tua personalidade...se calhar pensava duas vezes...
                              Lá dentro, "they own your arse", mas se gostares pode ser uma vocação. Não sei como é TMMEL, mas PILAV é o que os "libertinos" querem (eu terminei a PAM, mas como os colegas que estava à minha frente eram "durinhos" decidiram não desistir , por isso não te posso ajudar muito).



                              antes de mais: grande filme apesar de me identificar com a ideologia que o filme transmite (tal como muita gente) acho-o um "bocado" extremista...mas que deixa uma pessoa a pensar, deixa!

                              não quero ir para uma "prisão", por isso queria reunir todas as informaçoes possiveis antes de me decidir...não quero ir para lá enganado!

                              é um contrasenso, no entanto ainda não está nada confirmado, por isso quem sabe depois de acabar o curso o rumo seja outro (mas para o Alasca não é de certeza )

                              Comentário


                                #16
                                Fui lá fazer os testes para PILAV mas quando me disseram que 40% da minha liberdade era entregue a eles.... Não demorei lá muito mais tempo..

                                Comentário


                                  #17
                                  Na FAP não sei bem como é, mas pelo que ouvi, para se chegar a piloto não é pera doce...

                                  Um amigo esteve na FAP, mas como praça, e rapidamente de lá saíu...

                                  Eu estive na marinha, como praça, daí dizer que forças armadas e liberdade na mesma frase não rima.

                                  Por norma tens sempre uma prontidão. Há serviços a serem feitos, e os serviços tanto são válidos para o praça, como para um oficial...

                                  Pondera bem, tenta passar por um centro de recrutamento a ver se alguém te dá umas luzes


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                    Se o teu avatar corresponde à tua personalidade...se calhar pensava duas vezes...
                                    Lá dentro, "they own your arse", mas se gostares pode ser uma vocação. Não sei como é TMMEL, mas PILAV é o que os "libertinos" querem (eu terminei a PAM, mas como os colegas que estava à minha frente eram "durinhos" decidiram não desistir , por isso não te posso ajudar muito).
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Fui lá fazer os testes para PILAV mas quando me disseram que 40% da minha liberdade era entregue a eles.... Não demorei lá muito mais tempo..

                                    juntando as duas respostas não fica uma conta muito bonita de fazer! Em TMMEL devem ficar com quê...50 ou 60%

                                    Tenho que pensar muito bem o que vou fazer, depositei alguma esperança na FA... mas sinceramente também não vejo a liberdade que possa vir a ter se arranjar um emprego (chamaria antes "trabalho") na minha área, muito menos por cá (zona norte)....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ser trabalhador do estado não há-de ser assim tão mau, se aquilo pifar lá dentro (€), cá fora então já estará bem pior. Entrar para os quadros nas forças armadas, é um bom passo para garantir um futuro estável. Quanto à vida militar como é óbvio será diferente de cá fora (daí o serem militares), e como em todo o lado existe a hierarquia e tens que te sujeitar a ela, porque toda a gente começa por baixo, depois de se entrar e ao longo dos anos, é que se ambiciona a algo mais.
                                      Eu próprio já tentei entrar para as forças armadas (força aérea e marinha), mas como agora é só voluntariado os níveis de selecção estão mais restritos, e algumas exclusões dos concursos ou mesmo depois de estar lá dentro (falo no caso da marinha), são censuráveis; mas não é só lá, acontece um pouco por todo o lado actualmente e infelizmente em algumas situações.
                                      Editado pela última vez por Sniper; 24 April 2009, 13:42.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando fui militar reparei que tem-se mais liberdade na tropa do que cá fora... é um tacho! os dias sao passado na conversa, nos copos , a jogar computador e futebol, alguem ate se dao ao luxo de arranjar o carro e encher o deposito de borla. É entrar as 9-10h e ir ao cafe, jogar uma futebolada, ir almoçar a seguir beber um copo um dedo de conversa e ver os mais e arrumar as coisas para se ir para casa ás 16-17h o mais tardar e tudo isto a ganhar bem. Para quem gosta de viver da xulice de nao fazer nada e ganhar bem a tropa é o melhor local depois da vida politica claro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Quando fui militar reparei que tem-se mais liberdade na tropa do que cá fora... é um tacho! os dias sao passado na conversa, nos copos , a jogar computador e futebol, alguem ate se dao ao luxo de arranjar o carro e encher o deposito de borla. É entrar as 9-10h e ir ao cafe, jogar uma futebolada, ir almoçar a seguir beber um copo um dedo de conversa e ver os mais e arrumar as coisas para se ir para casa ás 16-17h o mais tardar e tudo isto a ganhar bem. Para quem gosta de viver da xulice de nao fazer nada e ganhar bem a tropa é o melhor local depois da vida politica claro
                                          Deves ter andado na tropa deves...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                            Deves ter andado na tropa deves...
                                            Andei pois , nao na força area mas sim no Exercito mais propriamente no Serviço de Informações e Reconhecimento das Transmissões e acabei minha passagem por lá com uma distinção e louvor pela dedicação prestada oferecido pelo Comandante da Unidade

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Andei pois , nao na força area mas sim no Exercito mais propriamente no Serviço de Informações e Reconhecimento das Transmissões e acabei minha passagem por lá com uma distinção e louvor pela dedicação prestada oferecido pelo Comandante da Unidade
                                              Então tens algum problema de memória, porque os horários estão muito longe daquilo que descreveste, pelo menos em 95% das unidades do país.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                Então tens algum problema de memória, porque os horários estão muito longe daquilo que descreveste, pelo menos em 95% das unidades do país.
                                                Estão longe?

                                                vou-te dizer o MEU horario lá dentro.

                                                Entrava as 9da manha e saia as 17h era o horario normal e algumas vezes mais cedo nem sempre.

                                                Agora malta do quadro tirando os que tavam de serviço entravam até as 9 e tal e as vezes ha 10... e saiam apartir das 16h.30...

                                                Tirando cursos ocasionais de segurança militar e policial e de tiro que lá se davam nao havia mais nada para fazer...o trabalho administrativo era a escrever promoções e a organizar festas e almoçaradas e folhas de serviços etc.

                                                Acredito que na força aerea ainda hajam aviões para fazer manutenção e reparar mas num serviço de reconhecimento das transmissões sem guerra nao ha mesmo nada para fazer, senao cada um divertir-se como pode.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                  Então tens algum problema de memória, porque os horários estão muito longe daquilo que descreveste, pelo menos em 95% das unidades do país.
                                                  Uma pessoa minha conhecida que está no exército diz que o horário é das 9 as 16h... E à 6ª é só até as 12h

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                    Uma pessoa minha conhecida que está no exército diz que o horário é das 9 as 16h... E à 6ª é só até as 12h
                                                    Sim... o horario é até as 17h mas os dos quadros piram-se mto antes...
                                                    eu tinha de sair mesmo as 17h pois tinhamos uma formatura antes e só com uma justificação se podia faltar a ela... mas rapidamente aprendi a forma de obter justificação para tudo para sair mais cedo á sexta feira bastanva dizer ao Coronel que ia entregar os totolotos e entregava o dele tambem...ele dava-me os totolotos e um toque de ordem para me pirar depois de almoço á sexta feira

                                                    Nos outros dias nao era os totolotos mas outras tretas... eu movimentava-me bem lá dentro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por suspicious Ver Post
                                                      juntando as duas respostas não fica uma conta muito bonita de fazer! Em TMMEL devem ficar com quê...50 ou 60%

                                                      Tenho que pensar muito bem o que vou fazer, depositei alguma esperança na FA... mas sinceramente também não vejo a liberdade que possa vir a ter se arranjar um emprego (chamaria antes "trabalho") na minha área, muito menos por cá (zona norte)....
                                                      Bem, eu percentagens ao certo não sei...no dia em que entrei, entraram comigo mais 23 candidatos para PILAV. Após os testes psicotécnicos que demoraram 2 dias sensivelmnete, fomos "escolhidos" quatro (dizem que em certos grupos escolhem dois, três...), os restantes que não tiveram resultados necessários foram encaminhados para outras especialidades ou então foram embora. Após os testes psicotécnicos vieram os dias de exames médicos, e aí era uma razia (eu por exemplo, despedi-me duas vezes de dois colegas de quarto diferentes, e nunca mais os vi, pois quando chegava a hora do jantar já tinham sido eliminados...ou era qualquer coisa nos ossos, ou rins...etc etc). Depois tens os testes físicos que são básicos, o estágio de selecção de voo, que é uma moca (literalmente!) e a PAM, que é um "acampamento" com pistolas. Durante este tempo dá para perceber mais ou menos o que é esperado de ti, por isso...podes ir lá, vais passando os testes (esperemos) e no final podes simplesmente pirar-te, com uma experiência muito fixe...ou podes ficar...

                                                      PS: atenção que o que descrevi era para PILAV, as outras especialidades não têm os mesmos requesitos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Uma pessoa minha conhecida que está no exército diz que o horário é das 9 as 16h... E à 6ª é só até as 12h
                                                        Correcto e pelos menos era hã 11 anos atrás.

                                                        A vida militar é uma mama autêntica, quem tiver condições que avance, o que custa é o início, primeiro estranha-se, depois entranha-se e depois é vida boa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                                          Bem, eu percentagens ao certo não sei...no dia em que entrei, entraram comigo mais 23 candidatos para PILAV. Após os testes psicotécnicos que demoraram 2 dias sensivelmnete, fomos "escolhidos" quatro (dizem que em certos grupos escolhem dois, três...), os restantes que não tiveram resultados necessários foram encaminhados para outras especialidades ou então foram embora. Após os testes psicotécnicos vieram os dias de exames médicos, e aí era uma razia (eu por exemplo, despedi-me duas vezes de dois colegas de quarto diferentes, e nunca mais os vi, pois quando chegava a hora do jantar já tinham sido eliminados...ou era qualquer coisa nos ossos, ou rins...etc etc). Depois tens os testes físicos que são básicos, o estágio de selecção de voo, que é uma moca (literalmente!) e a PAM, que é um "acampamento" com pistolas. Durante este tempo dá para perceber mais ou menos o que é esperado de ti, por isso...podes ir lá, vais passando os testes (esperemos) e no final podes simplesmente pirar-te, com uma experiência muito fixe...ou podes ficar...

                                                          PS: atenção que o que descrevi era para PILAV, as outras especialidades não têm os mesmos requesitos.
                                                          No meu ano passámos apenas 2 nos psicotécnicos e o outro foi com alguma dificuldade. Pois estiveram 1h ou mais a decidir, por causa lá de uns pormenores da vida dele.

                                                          Decidi vir embora a meio dos testes médicos, logo a seguir ficar apto no exame à coluna Se fosse hoje teria ido até ao fim dos testes, por causa da experiência que falas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso dos horários e das "facilidades", depende muito das unidades onde se está.

                                                            O Nephilim deve estar a descrever a situação dele como tropa obrigatória, que é diferente do regime de voluntariado que aqui se fala ; )

                                                            Na minha experiência de marinha, na generalidade das unidades era das 08H30/09H00 às 16H30/17H00.

                                                            Mas em algumas unidades fazia serviço (24H) a cada 3 dias...

                                                            É complicado basearmo-nos nas nossas experências porque nas F. A. cada unidade é uma unidade, e tem as suas especificações, entrando em unidades moveis então...


                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X