Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cabeças de Gado (problema).

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cabeças de Gado (problema).

    Pessoal, tenho que resolver este problema...

    Tenho 100€ para gastar.

    Tenho que comprar, precisamente, 100 cabeças de gado.

    Ora, as Ovelhas custam 0,50€ cada uma
    Os porcos custam 3€ cada um
    As vacas custam 10€ cada um.

    Quantos é que eu tenho de comprar de cada para só gastar 100€ em 100 cabeças de gado???

    Eu sei que é um sistema de três variáveis.

    0,5x+3y+10z=100
    x+y+z=100

    Qual é a terceira equação???

    #2
    Não falta nada ao enunciado?
    Editado pela última vez por arosario; 25 April 2009, 21:12. Razão: Enganei-me no que disse a seguir :s

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por a.rosario Ver Post
      Não falta nada ao enunciado?
      Porque não pondo restrições/condições podes fazer várias combinações de animais.
      Podes fazer as combinações que quiseres, desde que haja, pelo menos 1, de cada...

      Comentário


        #4
        Se tens que ter pelo menos um animal de cada, podes ter entre 1 a 9 vacas.(10 já não dava porque já fazia 100€). Resolvendo esse sistema com as 9 possibilidades de x, nunca dá números inteiros.
        Portanto, e sob o risco de estar a dizer uma grande barbaridade , digo que acho que isso não tem solução.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por a.rosario Ver Post
          Se tens que ter pelo menos um animal de cada, podes ter entre 1 a 9 vacas.(10 já não dava porque já fazia 100€). Resolvendo esse sistema com as 9 possibilidades de x, nunca dá números inteiros.
          Portanto, e sob o risco de estar a dizer uma grande barbaridade , digo que acho que isso não tem solução.
          olha que dá

          -------------------------------

          Bom, se só tens esses dados, tens uns sistema possível indeterminado (é assim que lhe chamam no basico não é?). Nesta caso, tens de arbitrar um valor a uma das variáveis, para obter as restantes.

          Como as vacas são as mais caras, à partida, no máximo terias 10 cabeças de gado, considerando 0 porcos e 0 ovelhas. Assim, deves resolver o sistema em função de Z... pois os valores que tens de arbitrar, no máximo serão 10.

          Ora bem, chegas então às seguintes equações:

          y=(50-9,5*Z)/2,5

          X=100-Y-Z

          Depois é só dares valores a Z...



          O objectivo é obteres variáveis com números reais inteiros positivos... por isso só tens uma solução possível... 5 vacas, 1 porco e 94 ovelhas
          Editado pela última vez por RODA5; 25 April 2009, 21:47.

          Comentário


            #6
            Estás em Portugal. Compra 100 ovelhas, aldraba a factura e vai jantar fora com os 50€ que sobram.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
              olha que dá

              -------------------------------

              Bom, se só tens esses dados, tens uns sistema possível indeterminado (é assim que lhe chamam no basico não é?). Nesta caso, tens de arbitrar um valor a uma das variáveis, para obter as restantes.

              Como as vacas são as mais caras, à partida, no máximo terias 10 cabeças de gado, considerando 0 porcos e 0 ovelhas. Assim, deves resolver o sistema em função de Z... pois os valores que tens de arbitrar, no máximo serão 10.

              Ora bem, chegas então às seguintes equações:

              y=(50-9,5*X)/2,5

              X=100-Y-Z

              Depois é só dares valores a Z...



              O objectivo é obteres variáveis com números reais inteiros... por isso só tens uma solução possível... 5 vacas, 1 porco e 94 ovelhas
              Exactamente como eu disse, só que eu enganei-me a atribuir a variável "número de vacas"...igualei a x em vez de z (erro típico de distracção) e por isso não dava.
              A solução é mesmo esta

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                estás em portugal. Compra 100 ovelhas, aldraba a factura e vai jantar fora com os 50€ que sobram.
                [:d][:d][:d][:d][:d][:d]

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Estás em Portugal. Compra 100 ovelhas, aldraba a factura e vai jantar fora com os 50€ que sobram.
                  concordo, é a melhor solução!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                    olha que dá

                    -------------------------------

                    Bom, se só tens esses dados, tens uns sistema possível indeterminado (é assim que lhe chamam no basico não é?). Nesta caso, tens de arbitrar um valor a uma das variáveis, para obter as restantes.

                    Como as vacas são as mais caras, à partida, no máximo terias 10 cabeças de gado, considerando 0 porcos e 0 ovelhas. Assim, deves resolver o sistema em função de Z... pois os valores que tens de arbitrar, no máximo serão 10.

                    Ora bem, chegas então às seguintes equações:

                    y=(50-9,5*Z)/2,5

                    X=100-Y-Z

                    Depois é só dares valores a Z...



                    O objectivo é obteres variáveis com números reais inteiros positivos... por isso só tens uma solução possível... 5 vacas, 1 porco e 94 ovelhas
                    Exacto, é uma boa ideia e, talvez, a unica forma lógica de resolver o problema.

                    Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                      Estás em Portugal. Compra 100 ovelhas, aldraba a factura e vai jantar fora com os 50€ que sobram.
                      Brutal!

                      Comentário


                        #12
                        Ando a pagar muito dinheiro no talho pelos vistos!

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X