Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como combater o sobreendividamento?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como combater o sobreendividamento?

    Por toda a Europa há bancos a exercerem pressões sobre os seus clientes das mais variadas formas, admite

    A comissária europeia responsável pela protecção dos consumidores defendeu esta segunda-feira a comparação das taxas de juro entre Portugal e outros países europeus como uma medida possível no combate ao sobreendividamento das famílias.

    No final de um encontro com o governador do Banco de Portugal para abordar a protecção dos consumidores em matéria de produtos financeiros, Meglena Kuneva disse saber que o sobreendividamento em Portugal «é um facto» e que é aí que é necessário concentrar esforços de ataque, avança a Lusa.
    Bancos cobram aos consumidores comissões indevidas
    Conheça o perfil do sobreendividado

    «Umas das possibilidades é comparar, por exemplo, as taxas de juro em Portugal e noutro país», apontou a comissária europeia.
    Na opinião de Meglena Kuneva, esta medida «dá grandes ferramentas aos consumidores para perguntarem à autoridade nacional para que investiguem mais e percebam qual é a razão por trás disto».
    Adiantou ainda que este trabalho já é possível ser feito desde 2008, altura em que a Comissão Europeia criou uma metodologia comum para o cálculo das taxas de juro.


    Comparar taxas vs pressões
    «Antes de 2008, quando tornámos isto possível para o crédito ao consumo, era impossível. Agora pode ver-se qual é a taxa de juro em Portugal e qual é a taxa de juro em Espanha, por exemplo, ou noutro país vizinho», apontou a comissária europeia.

    Meglena Kuneva revelou também que por toda a Europa há bancos a exercerem pressões sobre os seus clientes das mais variadas formas.
    «Temos uma grande variedade de práticas - desde enganar os consumidores, pressioná-los ou dar-lhes informação falsa - muito complexa ou não lhes dar informação nenhuma e, em alguns Estados, membros, já identificámos estas práticas», apontou.

    A nível nacional, o governador do Banco de Portugal, responsável pela fiscalização destas práticas junto das instituições bancárias nacionais, garantiu que «não há particulares agravamentos que tenham sido detectados».

    «Nos diferenciais de juro, o risco de crédito aumentou e em toda a Europa aumentaram esses spreads, esses diferenciais mas não no resto de comissões até porque agora é tudo muito mais transparente do que era e os bancos têm no fundo também essa pressão da nova legislação», defendeu Vítor Constâncio.


    Agncia Financeira - Como combater o sobreendividamento?
    Este presidente do BdP é uma autentica pérola e até defende que a inflação vai resolver o problema dos altos salários na função publica.

    Ainda gostava de saber onde foi que ele guardou a nave espacial...

    #2
    Pagar a pronto.
    comprei um sofá e foi a pronto
    comprei dois portateis e foram a pronto
    a unica prestação que detenho é mesmo a do carro.
    Assim não existem dissabores em meses maus, junta-se o dinheiro e paga-se na hora.
    o erro de muitos foi comprar o mais diverso material a prestações " são só mais 50€ ao mês" esquecendo-se que iria juntar aos outros 250 de outros creditos.

    Comentário


      #3
      Isso de nova taxas é muito bonito.
      Desde o inicio do ano que o BPI me está a cobrar por transferencias do estrangeiro.
      Ou seja, eu envio dinheiro para a minha propria conta e eles compram 15 euros de comissão.
      Da proxima vez que for a portugal com tempo, vou encerrar essa conta e colocar o dinheiro em outro banco, e não vou sequer ouvir explicações por parte deles.
      Para mim isso é um abuso tremendo. O banco espanhol não me cobra nada por enviar mas o BPI cobra por receber.

      Comentário


        #4
        Bom, cada caso é um caso, e há pessoas que se endividam para fazer o seu dia-a-dia e há pessoas que o fazem para viver à grande, enquanto que a realidade está longe de ser assim... portanto, vou opinar segundo este 2º grupo de pessoas.

        Moral da história - não há dinheiro não há vicios!

        Crédito para habitação é perfeitamente normal. Quem quer comprar em Portugal, é quase obrigatório.

        Crédito automóvel pode ser necessário (há quem use o carro pessoal para fins profissionais), mas há quem possa juntar para o pagar a pronto, ou há quem peça crédito para não mexer no seu €€ (também faz sentido se for bem negociado).

        Crédito pessoal para LCD, frigorífico, mobilias, férias?!? O que é isto?!?

        A dias liguei para a minha entidade bancária a solicitar aumento do limite do CC, pois não queria usar MBNet para uma compra de valor superior ao meu limite de CC. A empresa não aceitou o aumento, eu precisava do cartão porque a compra era on-line, caso contrário seria MB ou notas batidas. Mas o engraçado é que a 1ª proposta que me fizeram foi depositarem-me a quantidade que precisava na conta num crédito aprovado telefonicamente, o que foi de imediato rejeitado e o individuo ainda levou raspanete.

        É isto e a história das cartas dos bancos com créditos de 20000€ pré-aprovados, é só levantar o cheque no balcão mais próximo.


        Isto é uma sociedade corrompida, com cidadãos dependentes do consumo, facilitismo, oportunismo dos bancos, dos sectores imobiliários, e toda a gente precisa de aprender.

        Pessoalmente, tenho possibilidades de comprar uma casa quando quiser, se bem que terei que recorrer a financiamento. Por outros motivos que não os financeiros, preferi alugar, vou investir em alguma mobília, não vou pedir nada a ninguém. Isto porque 1º juntei-o, agora vou gastar o que for preciso para ter qualidade de vida dentro de casa.

        Mas conheço quem viva em condições equivalentes às minhas, e já têm tudo - casa comprada, mobilias a n tempo, carro novo, várias férias passadas fora, etc. A diferença é que eu não tenho dívidas com ninguém. E isso, independentemente de estarmos em crise ou não, é um alívio tremendo.

        O tuga tem que aprender a conquistar as coisas 1 de cada vez, em vez de querer tudo de 1 só vez.

        Comentário


          #5
          PS: desculpem o testamento, hoje acordei e deu-me pra isto

          Comentário


            #6
            Quando comecei a minha vida profissional, como advogado-estagiário, fiz muito serviço para uma financeira de crédito ao consumo e pude observar em primeira mão os efeitos perniciosos do crédito demasiado fácil.

            O crédito é uma faca de dois gumes: tanto pode servir para lançar actividades comerciais ou facilitar o consumo como pode servir para enganar as pessoas e fazê-las acreditar que poderiam viver à grande e à francesa! Contrair créditos para comprar colchões de € 2000 quando se ganha € 800 é pura e simplesmente um disparate pegado.

            O único crédito que ambiciono ter, neste momento, é o do carro. E ainda assim ando a fazer contas à vida e a pensar muito bem sobre a razoabilidade da compra! Não quero contrair um crédito para comprar um carro e acabar a pagar dois -> ou pior, a ficar sem ele por incumprimento!

            Comentário


              #7
              Bem sei que não tem muito a ver com o tema, mas ontem cá na empresa vieram dois individuos do banco para uma reunião.

              Vieram saber se estavámos contentes, blá, blá, blá, nunca na nossa relação com o banco haviam feito isto de virem às nossas instalações para conversar com o cliente.

              Tentaram tudo, desde apresentar factoring, renting, produtos novos, seguros e ppr para o pessoal o diabo a sete.

              Por acaso até sabemos que este banco está no plano de apoio anunciado pelo Governo para apoiar o incentivo á economia.

              SOBRE ISSO nada, zero.
              Não é que estivessemos à espera disso, ou que o estejamos a solicitar, mas a realidade permanece a mesma, isto está como está porque os bancos agem como agem, agora competenos a nós perceber o ardil dos agiotas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                Crédito para habitação é perfeitamente normal. Quem quer comprar em Portugal, é quase obrigatório.





                Pessoalmente, tenho possibilidades de comprar uma casa quando quiser, se bem que terei que recorrer a financiamento. Por outros motivos que não os financeiros, preferi alugar, vou investir em alguma mobília, não vou pedir nada a ninguém. Isto porque 1º juntei-o, agora vou gastar o que for preciso para ter qualidade de vida dentro de casa.

                Mas conheço quem viva em condições equivalentes às minhas, e já têm tudo - casa comprada, mobilias a n tempo, carro novo, várias férias passadas fora, etc. A diferença é que eu não tenho dívidas com ninguém. E isso, independentemente de estarmos em crise ou não, é um alívio tremendo.

                O tuga tem que aprender a conquistar as coisas 1 de cada vez, em vez de querer tudo de 1 só vez.
                O meu planeamento econimico familiar é : Se um dos dois ficar sem emprego o outro consegue custear, se com algumas restriçoes o nivel de vida, ou seja, pagar carro, renda , frigorifico/despensa , agua e luz.
                Até agora resultou, tanto eu como ela já ficamos sem emprego, e não passamos fome nem ficamos com pagamentos em atraso.
                Quanto á questão de compra de casa, prefiro pagar um aluguer do que comprar um apartamento(muitos dizem que é dinheiro deitado ao lixo todos os meses), uma casa com terreno isso já é diferente, porque pelo menos o terreno tem o seu valor, agora um apartamento???
                Se a vida corre bem podes ter uma boa casa, se te corre mal, sempre podes ir viver numa casa com aluguer mais barato.
                Se as oportunidades de emprego estão na cidade vizinha, a pagar renda podes sempre deixar a casa onde estás e mudar sem problemas, coisa que com propriedade é complicado.
                O facilitismo do credito fez as pessoas ter visão curta e não pensarem fora da caixa e analisarem todos os prós e contras.
                E também o idealismo de que se não tens casa em propriedade não tens nada, e não és ninguem.

                Comentário


                  #9
                  No money, no fun!



                  O problema é quando não há money e continuam a querer o fun (consumismo).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                    O meu planeamento econimico familiar é : Se um dos dois ficar sem emprego o outro consegue custear, se com algumas restriçoes o nivel de vida, ou seja, pagar carro, renda , frigorifico/despensa , agua e luz.
                    Até agora resultou, tanto eu como ela já ficamos sem emprego, e não passamos fome nem ficamos com pagamentos em atraso.
                    Quanto á questão de compra de casa, prefiro pagar um aluguer do que comprar um apartamento(muitos dizem que é dinheiro deitado ao lixo todos os meses), uma casa com terreno isso já é diferente, porque pelo menos o terreno tem o seu valor, agora um apartamento???
                    Se a vida corre bem podes ter uma boa casa, se te corre mal, sempre podes ir viver numa casa com aluguer mais barato.
                    Se as oportunidades de emprego estão na cidade vizinha, a pagar renda podes sempre deixar a casa onde estás e mudar sem problemas, coisa que com propriedade é complicado.
                    O facilitismo do credito fez as pessoas ter visão curta e não pensarem fora da caixa e analisarem todos os prós e contras.
                    E também o idealismo de que se não tens casa em propriedade não tens nada, e não és ninguem.
                    Espero, e acho, que esta mentalidade está a mudar!

                    Comprar casa, não está nos meu horizontes!

                    A vida é mais do que dar o meu r@binho todos os meses a um banco

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                      Espero, e acho, que esta mentalidade está a mudar!

                      Comprar casa, não está nos meu horizontes!

                      A vida é mais do que dar o meu r@binho todos os meses a um banco
                      Curioso que a ideia do "ter que ter casa" é engraçada.

                      Estou prestes a casar, e a pergunta que mais me fizeram a seguir à "onde vai ser o casamento?" é "e então ja compraste casa?!?"

                      Simplesmente tuga...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                        Curioso que a ideia do "ter que ter casa" é engraçada.

                        Estou prestes a casar, e a pergunta que mais me fizeram a seguir à "onde vai ser o casamento?" é "e então ja compraste casa?!?"

                        Simplesmente tuga...

                        Completamente! Por isso é que eu me vou juntar

                        Casamento depois vê-se e casa já esta "arranjada"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                          Bem sei que não tem muito a ver com o tema, mas ontem cá na empresa vieram dois individuos do banco para uma reunião.

                          Vieram saber se estavámos contentes, blá, blá, blá, nunca na nossa relação com o banco haviam feito isto de virem às nossas instalações para conversar com o cliente.

                          Tentaram tudo, desde apresentar factoring, renting, produtos novos, seguros e ppr para o pessoal o diabo a sete.

                          Por acaso até sabemos que este banco está no plano de apoio anunciado pelo Governo para apoiar o incentivo á economia.

                          SOBRE ISSO nada, zero.
                          Não é que estivessemos à espera disso, ou que o estejamos a solicitar, mas a realidade permanece a mesma, isto está como está porque os bancos agem como agem, agora competenos a nós perceber o ardil dos agiotas.
                          "Não tendo muito a ver com o tema", foste o único que se cingiu ao tema .



                          Claro que concordo tb com alguns dos argumentos aqui apresentados sobre o sobreendividamento e a falta de boa gestão, mas tb acho que atacar o problema na foz do rio em vez de o fazer na nascente, não resolve esta questão.

                          Questão, que é bastante mais abrangente ou tem mais implicações a nível da economia do país, do que a maioria das pessoas pensa.

                          Mas voltando ao tema, este é apenas mais um exemplo da ausência de regras ou, "generalizando", da dificuldade que o estado tem em aplicar as leis, legislar e transcrever a lei comunitária já existente.

                          "Sem falar" da pérola de plástico que nos calhou com este presidente do BdP.....
                          Editado pela última vez por Nthor; 28 April 2009, 14:30.

                          Comentário


                            #14
                            Aos defensores do "arrendar"...ou andam bastante iludidos ou então moram em casas arrendadas baratuchas no "judas ass"...

                            Uma casa arrendada num local minimamente decente (limpo e calmo com alguma qualidade de vida) com transportes e escolas perto nunca vos custa menos de 500€/600€ por mês para um T2 (para T3 então nunca menos de 650€/700€)...quanto a vocês não sei, mas quando comprei casa fiquei bastante desiludido com os arrendamentos disponíveis....

                            Compreendo a vossa opção.....mas analisem bem os valores cobrados pelos senhorios e vejam se esses valores são justos face às casas que oferecem....como exemplo, em Camarate numa zona que de calma e limpa tem muito pouco já pedem 400 a 500€ por mês e são casas que 200€ por mês seria mais que suficiente atendendo às casas que são...

                            Têm liberdade para sair quando quiserem? Sim.....mas será que essa liberdade vale a qualidade de algumas casas para arrendar que vejo por aí?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                              Aos defensores do "arrendar"...ou andam bastante iludidos ou então moram em casas arrendadas baratuchas no "judas ass"...

                              Uma casa arrendada num local minimamente decente (limpo e calmo com alguma qualidade de vida) com transportes e escolas perto nunca vos custa menos de 500€/600€ por mês para um T2 (para T3 então nunca menos de 650€/700€)...quanto a vocês não sei, mas quando comprei casa fiquei bastante desiludido com os arrendamentos disponíveis....

                              Compreendo a vossa opção.....mas analisem bem os valores cobrados pelos senhorios e vejam se esses valores são justos face às casas que oferecem....como exemplo, em Camarate numa zona que de calma e limpa tem muito pouco já pedem 400 a 500€ por mês e são casas que 200€ por mês seria mais que suficiente atendendo às casas que são...

                              O problema é que em Portugal fruto da pouca oferta, os poucos que oferecem para arrendar especulam.
                              Esta tendência só terá inversão no dia em que se começar a apostar forte e feio no sector do arrendamento de habitações.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                Aos defensores do "arrendar"...ou andam bastante iludidos ou então moram em casas arrendadas baratuchas no "judas ass"...

                                Uma casa arrendada num local minimamente decente (limpo e calmo com alguma qualidade de vida) com transportes e escolas perto nunca vos custa menos de 500€/600€ por mês para um T2 (para T3 então nunca menos de 650€/700€)...quanto a vocês não sei, mas quando comprei casa fiquei bastante desiludido com os arrendamentos disponíveis....

                                Compreendo a vossa opção.....mas analisem bem os valores cobrados pelos senhorios e vejam se esses valores são justos face às casas que oferecem....como exemplo, em Camarate numa zona que de calma e limpa tem muito pouco já pedem 400 a 500€ por mês e são casas que 200€ por mês seria mais que suficiente atendendo às casas que são...
                                Tens razão mas isso está a mudar (e vai mudar ainda mais)

                                De qualquer maneira, para quem tem uma vida algo incerta o arrendamento pode ser melhor opção do que perder tudo para o banco!

                                Já nem falo que o dinheiro das escrituras por si, as vezes paga uns 2 anos de aluguer

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu sinceramente espero mesmo que esteja a mudar! Já vai sendo mais que tempo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na zona onde vivo, por 600 euros mês arranjavas um apartamento dividido em 4 de outro com uma cozinha, um quarto e uma casa de banho minuscula e a sala era o hall de entrada.
                                    Tudo devido á especulação... agora.. essas casas estão por 300 euros com gastos incluidos e ninguem lhes pega.
                                    Eu pago 500, mas estou num apartamento com acabamentos de luxo, garagem e piscina. isto á cerca de um ano era impensável.
                                    O mercado está a mudar, porque as imobiliarias estão com muitas casas nas mãos e a unica forma de tirar rentabilidade é o arrendamento. Ora o mercado inundado por essas casas vai baixar os valores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quanto ao topico em si.
                                      Os bancos são o bicho papão
                                      As taxas de juro estão cada vez mais baixas, mas o spreed cada vez mais alto.
                                      Se não comem de uma forma, comem de outra.
                                      Por isso quanto menos conversa tiver com os bancos melhor, porque na realidade eles nunca têm nada de bom para oferecer. enquanto isto não mudar não vamos sair da cepa torta.
                                      Só mais um ponto. Não somos nós que necessitamos dos bancos(contrariamente á mentalidade tuga e afins), Mas sim os bancos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                        Na zona onde vivo, por 600 euros mês arranjavas um apartamento dividido em 4 de outro com uma cozinha, um quarto e uma casa de banho minuscula e a sala era o hall de entrada.
                                        Tudo devido á especulação... agora.. essas casas estão por 300 euros com gastos incluidos e ninguem lhes pega.
                                        Eu pago 500, mas estou num apartamento com acabamentos de luxo, garagem e piscina. isto á cerca de um ano era impensável.
                                        O mercado está a mudar, porque as imobiliarias estão com muitas casas nas mãos e a unica forma de tirar rentabilidade é o arrendamento. Ora o mercado inundado por essas casas vai baixar os valores.
                                        Nem mais!

                                        Aqui no meu bairro, existiam casas a ser arrendadas por MAIS de 1000 euros por mês que agora se estiverem a 500/700 euros já é uma sorte...

                                        E não estamos a falar de apartamentos, mas sim de VIVENDAS!!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Falando um pouco das casas compra/aluguer.

                                          Como exemplo tenho os meus pais, que pagam de empréstimo bancário 450€ mensais actualmente, por um T3 que vale 90.000€ (média).

                                          Acho um bom valor a ser dado, mediante o valor do apartamento e do espaço.

                                          Chega-se a verificar rendas no valor de 450€, MAS para T2 com um valor de mercado de 60/70.000€, coisa que nunca será nossa.

                                          O arrendamento compensa provisóriamente (máximo de 3/4 anos) e com rendas justas, tectos máximos de 350€ mensais para um T2 como referi, mais do que isso é deitar dinheiro ao "lixo".

                                          Não nos esqueçamos que quem tiver um pé de meia, poderá utilizá-lo para dar de entrada, reduzindo e bem a prestação mensal ao banco...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como combater o sobreendividamento? Fácil, não endividar-te por mais do que podes pagar. Chama-se senso comum.

                                            Nem todos podem comprar uma casa nova e nem todos podem conduzir um BMW Serie 5 e nem todos podem viajar até a Tailandia. Aceitam essa realidade e o crédito "prededor" deixa de ser uma problema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                              Aos defensores do "arrendar"...ou andam bastante iludidos ou então moram em casas arrendadas baratuchas no "judas ass"...

                                              Uma casa arrendada num local minimamente decente (limpo e calmo com alguma qualidade de vida) com transportes e escolas perto nunca vos custa menos de 500€/600€ por mês para um T2 (para T3 então nunca menos de 650€/700€)...quanto a vocês não sei, mas quando comprei casa fiquei bastante desiludido com os arrendamentos disponíveis....

                                              Compreendo a vossa opção.....mas analisem bem os valores cobrados pelos senhorios e vejam se esses valores são justos face às casas que oferecem....como exemplo, em Camarate numa zona que de calma e limpa tem muito pouco já pedem 400 a 500€ por mês e são casas que 200€ por mês seria mais que suficiente atendendo às casas que são...

                                              Têm liberdade para sair quando quiserem? Sim.....mas será que essa liberdade vale a qualidade de algumas casas para arrendar que vejo por aí?

                                              É uma questão de se procurar bem, tal como há carros usados que nao valem o dinheiro que pedem...

                                              Tenho liberdade de sar quando quiser, nao pago contribuição autarquica, não pago condominio, não pago pinturas e arranjos do predio, não pago a chulisse das escrituras e restante papelada na compra, não tenho de gramar os vizinhos toda a vida..

                                              Há vantagens e desvantagens, claro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                                Na zona onde vivo, por 600 euros mês arranjavas um apartamento dividido em 4 de outro com uma cozinha, um quarto e uma casa de banho minuscula e a sala era o hall de entrada.
                                                Tudo devido á especulação... agora.. essas casas estão por 300 euros com gastos incluidos e ninguem lhes pega.
                                                Eu pago 500, mas estou num apartamento com acabamentos de luxo, garagem e piscina. isto á cerca de um ano era impensável.
                                                O mercado está a mudar, porque as imobiliarias estão com muitas casas nas mãos e a unica forma de tirar rentabilidade é o arrendamento. Ora o mercado inundado por essas casas vai baixar os valores.
                                                Depende da zona que és, por aqui vejo é muita casa para vender e que ninguem hes pega. Vejo anuncios á mais de 1 ano ..

                                                O arrendamento não esta a descer, as casa com preços de 500/600€ são logo absorvidas pelo mercado, por muitos que tiveram de vender a casa e agora tiveram de arrendar uma mais pequena.

                                                E basta ver que o nº de arrendamentos subiu, logo nem faz sentido que quando a procura aumenta o preço diminua..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                  No money, no fun!



                                                  O problema é quando não há money e continuam a querer o fun (consumismo).
                                                  No money, no funny! Assim fica mais engraçado e rima Farto-me de dizer esta frase, e toda a gente se ri da forma como o digo...

                                                  O que me faz confusão é malta jovem andar a pedir empréstimos para ir pra Tailândias, Cancuns, Republicas Dominicanas, Brazius, etc... Com tantas belas praias por cá e endividam-se para ir tão longe. Essas viagens fazem-se quando já se tá na reforma, quando já se tem algum posto de parte...Enfim...

                                                  Quanto a pedir empréstimos para electrodomesticos, objectos de lazer ( pc, consolas, LCD, Plasmas, etc) isso é outra asneira. Coisas dessas pago sempre a pronto.

                                                  Outra coisa que me faz impressão é de haver tantos carros de marcas caras num país tão pequeno e supostamente com uma economia pequena. É porsches, audis, mercedes, bmws... Da última vez que passei férias no Canadá, mais especificamente em Vancouver que é chamado o Hollywood canadiano, devido a muitos filmes e séries lá filmados, não vi nem metade dos carros de luxo que já vi por cá, alias conto pelos dedos os que vi...

                                                  Quanto a casas, eu também julgo que há beneficio em arrendar. As leis de arrendamento é que ainda são um bocado más, especialmente se termos em conta casas arrendadas antes do 25 de Abril ( a minha avó que o diga)... Agora quem tem uma profissão que exige muita mobilidade julgo que o arrendamento é uma solução muito viável e mais económica.

                                                  P.S.: Por causa dessa do " No money no funny" lembrei-me dum episódio que aconteceu da ultima vez que tive de férias no Canadá. Ia com um primo meu e passamos por uma zona onde normalmente estão as "hookers" (prostitutas), ele diz "Olha vou meter-me com esta", encosta o carro, abre o vidro e começa a fazer a conversa do costume, quanto levava e tal. Depois pergunta-lhe " E sem preservativo?" E vai ela ( e bem) . "No Glove? No Love!" Fartamos de rir e fomos embora! Desde aí volta e meia digo essa do "No glove No love".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                                    Espero, e acho, que esta mentalidade está a mudar!

                                                    Comprar casa, não está nos meu horizontes!

                                                    A vida é mais do que dar o meu r@binho todos os meses a um banco
                                                    Assim dás o rabinho -e o resto- ao proprietário do imovel. E um dia que saias, ele tem a casa, com dinheiro que TU lhe deste. E tu tens o quê? NADA!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      como disseram.. pagar a pronto...

                                                      eu felizmente prestaçoes nao tenho nada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                        É uma questão de se procurar bem, tal como há carros usados que nao valem o dinheiro que pedem...

                                                        Tenho liberdade de sar quando quiser, nao pago contribuição autarquica, não pago condominio, não pago pinturas e arranjos do predio, não pago a chulisse das escrituras e restante papelada na compra, não tenho de gramar os vizinhos toda a vida..

                                                        Há vantagens e desvantagens, claro.
                                                        Não pagas nada. É só vantagens. Não tens é nada. O que é -para ti- uma optima vantagem. Como já referi, esqueces-te é que andas a vida toda a pagar uma renda, de algo que nunca é teu. Isso já não é chulisse. É só vantagens.

                                                        Eu adorava ter que pagar milhões de euros de IMI, de IVA, e de escrituras. Sou do contra.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Só ainda não entendi porque é que alguém não pode pedir fazer um empréstimo para fazer umas férias que sempre quis fazer, ou comprar aquele plasma que queria, ou mesmo comprar aquele BMW ou Mercedes XPTO.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                            Só ainda não entendi porque é que alguém não pode pedir fazer um empréstimo para fazer umas férias que sempre quis fazer, ou comprar aquele plasma que queria, ou mesmo comprar aquele BMW ou Mercedes XPTO.
                                                            Pedir um empréstimo, todos podem! Mas será que todos teem capacidade para paga-lo? Será que os bancos preocupam-se em investigar se a pessoa que pede o emprestimo terá rendimentos futuros para poder pagar aquilo que pediu emprestado? É que o facto de não haver essa preocupação de nenhuma das partes foi um dos motivos que levou a que chegassemos à crise que estamos a passar agora...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X