Anúncio

Collapse
No announcement yet.

EDP - Aumento de potência e gastos inerentes...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    EDP - Aumento de potência e gastos inerentes...

    Na semana passada pedi à EDP um aumento de potência para minha casa, pois só tenho 3.45Kw contratados, e pretendo aumentar para 10 por causa da placa do fogão e afins.
    Disseram-me que não dava para aumentar, tinham de ir ao local fazer uma verificação da coluna eléctrica, ou que raio se chama, para ver se é viável um aumento de potência, ou não.
    Agora liguei para lá e dizem-me que já pediram à Câmara uma autorização para a remodelação da coluna, mas que vou ter de esperar. Até aqui tudo bem...
    Mas... provavelmente estas remodelações vão ter de sair do meu bolso... Isto é mesmo assim??? As obras na estrutura que a EDP tem de ter para servir o cliente, tem de ser à minha conta???
    Eu se pedir um aumento de velocidade da Internet, não tenho de pagar mais se eles tiverem de remodelar a cablagem ou os postes de distribuição...

    Alguém está dentro do assunto que me possa elucidar?

    Thanks

    #2
    Não tens de pagar nada. Isso será á conta deles. Há uns tempos com familiares aconteceu o mesmo mas devido á deficiente estrutura de postes eléctricos. Eles mudaram toda a cablagem e aumentaram a potencia. Eles nada pagaram.
    Com as comunicações já aconteceu o mesmo e remodelaram e nada pagaram

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
      Eu se pedir um aumento de velocidade da Internet, não tenho de pagar mais se eles tiverem de remodelar a cablagem ou os postes de distribuição...

      Alguém está dentro do assunto que me possa elucidar?

      Thanks
      Isso não é totalmente verdade, eu decidi comparticipar uma obra da tvcabo para que tivesse acesso por cabo em vez de ter só acesso por satélite (a verdade é que não quis os ADSL da tanga que haviam naquela zona), não foi muito mas aconteceu.

      Na altura informei-me e a situação é legal uma vez que eles ampliaram a infra-estrutura para me servir e a meu pedido.

      Neste caso o melhor mesmo é informares-te com o instituto do consumidor ou entidade reguladora.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas.

        Eu ainda não tenho valores, e eles disseram que "se calhar" eu tinha de pagar. Portanto vou esperar e ver no que isto dá...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Isso não é totalmente verdade, eu decidi comparticipar uma obra da tvcabo para que tivesse acesso por cabo em vez de ter só acesso por satélite (a verdade é que não quis os ADSL da tanga que haviam naquela zona), não foi muito mas aconteceu.

          Na altura informei-me e a situação é legal uma vez que eles ampliaram a infra-estrutura para me servir e a meu pedido.

          Neste caso o melhor mesmo é informares-te com o instituto do consumidor ou entidade reguladora.

          Mas aí tinhas um serviço alternativo, tu é que optaste por outro tipo de serviço. Eu aqui não tenho alternativas, e pelos vistos a "deficiência" é deles, eles é que têm de assegurar as infraestruturas de modo a servir o cliente, já que o cliente paga pelo serviço, neste caso pago a "potência contratada".

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
            Mas aí tinhas um serviço alternativo, tu é que optaste por outro tipo de serviço. Eu aqui não tenho alternativas, e pelos vistos a "deficiência" é deles, eles é que têm de assegurar as infraestruturas de modo a servir o cliente, já que o cliente paga pelo serviço, neste caso pago a "potência contratada".
            Pois, são casos diferentes, daí ter dito para falares com o instituto do consumidor.

            O resto do comentário foi apenas acerca daquele parágrafo que escreveste sobre as telecom.

            Quanto ao não teres alternativa infelizmente tens toda a razão. Eu estou desejoso de conseguir cancelar o contracto com os serviços de água e esgotos mas infelizmente bem que tenho que gramar com eles...

            Comentário


              #7
              Eu em minha casa passei dos 3,45Kw para 6,9Kw e foi menso de 10min com alteração do quadro exterior e dijuntor interior! Um trabalho 5 estrelas!

              Mais que os 6,9 já só com trifásico e com alterações no prédio.

              Queria meter quanto?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                Na semana passada pedi à EDP um aumento de potência para minha casa, pois só tenho 3.45Kw contratados, e pretendo aumentar para 10 por causa da placa do fogão e afins.
                Disseram-me que não dava para aumentar, tinham de ir ao local fazer uma verificação da coluna eléctrica, ou que raio se chama, para ver se é viável um aumento de potência, ou não.
                Agora liguei para lá e dizem-me que já pediram à Câmara uma autorização para a remodelação da coluna, mas que vou ter de esperar. Até aqui tudo bem...
                Mas... provavelmente estas remodelações vão ter de sair do meu bolso... Isto é mesmo assim??? As obras na estrutura que a EDP tem de ter para servir o cliente, tem de ser à minha conta???
                Eu se pedir um aumento de velocidade da Internet, não tenho de pagar mais se eles tiverem de remodelar a cablagem ou os postes de distribuição...

                Alguém está dentro do assunto que me possa elucidar?

                Thanks
                Uma pergunta... porque é que queres 10? 6,9 é mais do que suficiente!
                Editado pela última vez por MrsX; 28 April 2009, 15:15.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Uma pergunta... porque é que queres 10? 6,9 é mais do que suficiente!
                  Depende. Depende.

                  Eu tenho 6,9 e ainda não testei, mas tenho de andar a fazer contas.

                  Não tenho gás e é tudo eléctrico!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Eu em minha casa passei dos 3,45Kw para 6,9Kw e foi menso de 10min com alteração do quadro exterior e dijuntor interior! Um trabalho 5 estrelas!

                    Mais que os 6,9 já só com trifásico e com alterações no prédio.

                    Queria meter quanto?
                    Bem lembrado. A explicação pode ser mesmo essa já que os preços de instalações de quadros monofásicos e trifásicos são diferentes...

                    Eu tinha 20.7KVA e passei para 13.8KVA sem pagar nada, mas grande parte desse consumo é para a bomba de calor, se for só para a placa acho que podes manter monofásico de 6.9KVA. Verifica qual o máximo de consumo que podes ter na placa, talvez não seja preciso mudar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Depende. Depende.

                      Eu tenho 6,9 e ainda não testei, mas tenho de andar a fazer contas.

                      Não tenho gás e é tudo eléctrico!
                      Eu tenho 6,9 e lá em casa é tudo eléctrico à excepção da placa (a caldeira tb é a gás mas como está ligada à electricidade se calhar gasta qualquer coisita). Inclui-se aqui estores electricos, portão da garagem e todos os electrodomésticos normais.

                      Já cheguei a estar com máquina de lavar roupa, máquina de secar roupa, máquina de fazer pão, ferro de engomar, computador e 2 TV's ligadas ao mesmo tempo, sem qualquer problema.

                      Comentário


                        #12
                        Boas!

                        Quando se faz a coluna do prédio, tem-se em conta o consumo expectável ou admissível pela instalação eléctrica em cada fogo.
                        Era comum termos situações em que as instalações nas casas eram dimensionadas para 6,9 kVA.
                        Em função da soma dos consumos dos fogos, e multiplicado pelo factor de simultaneidade, dimensiona-se a coluna.
                        Tendo em conta o consumo da coluna, dimensiona-se o ramal da edp para o prédio.

                        Agora repara que queres aumentar além daquilo que a tua instalação comportava… A soma de todos os aumentos significa que a coluna não está preparada para tal.
                        Nas partes comuns, a responsabilidade será dos inquilinos. A EDP nada tem a ver com a coluna ou com as instalações nos fogos.

                        Quanto à potência em monofásico, vai até aos 10,45 kVa.

                        Abraço

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                          Eu tenho 6,9 e lá em casa é tudo eléctrico à excepção da placa (a caldeira tb é a gás mas como está ligada à electricidade se calhar gasta qualquer coisita). Inclui-se aqui estores electricos, portão da garagem e todos os electrodomésticos normais.

                          Já cheguei a estar com máquina de lavar roupa, máquina de secar roupa, máquina de fazer pão, ferro de engomar, computador e 2 TV's ligadas ao mesmo tempo, sem qualquer problema.
                          Não caiu o disjuntor geral porque o consumo de pico desses equipamentos não foi em simultaneo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                            Eu tenho 6,9 e lá em casa é tudo eléctrico à excepção da placa (a caldeira tb é a gás mas como está ligada à electricidade se calhar gasta qualquer coisita). Inclui-se aqui estores electricos, portão da garagem e todos os electrodomésticos normais.

                            Já cheguei a estar com máquina de lavar roupa, máquina de secar roupa, máquina de fazer pão, ferro de engomar, computador e 2 TV's ligadas ao mesmo tempo, sem qualquer problema.
                            No meu caso com termoacumulador e placa eléctrica já é pior.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              No meu caso com termoacumulador e placa eléctrica já é pior.
                              Lá no prédio ninguém tem termoacumulador, mas há vários vizinhos com placa eléctrica e ninguém tem mais do que 6,9.

                              Comentário


                                #16
                                Eu falei em 10. qq coisa, porque foi o que me aconselharam .

                                Mrs. X, a de 6 também resulta bem com placa e afins?

                                A potência pode ser aumentada até aos 20kVa, pelo menos foi o que me disseram, e os meus pais têm de 20, já pediram mais mas daí para cima é que tem de ser trifásica.

                                Então será que a de 6,9 dá para o consumo normal, leia-se combinado, placa, tv's, pc's, forno MO, e efins? Não precisarei de 10? Tou mesmo à nora

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                  Eu falei em 10. qq coisa, porque foi o que me aconselharam .

                                  Mrs. X, a de 6 também resulta bem com placa e afins?

                                  A potência pode ser aumentada até aos 20kVa, pelo menos foi o que me disseram, e os meus pais têm de 20, já pediram mais mas daí para cima é que tem de ser trifásica.

                                  Então será que a de 6,9 dá para o consumo normal, leia-se combinado, placa, tv's, pc's, forno MO, e efins? Não precisarei de 10? Tou mesmo à nora
                                  Podes consultar na placa e no resto dos electrodomésticos o consumo e depois fazeres a conversão de 6.9kva para amperes para saber se aguenta.

                                  Se não me enganei nas contas e fazendo contas de cabeça, considerando um sistema monofásico 220v, podes ter no máximo ~30A na fase.

                                  *EDIT

                                  Com 10kva consegues ter ~45A.
                                  Editado pela última vez por pacxito; 28 April 2009, 16:01.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                    Podes consultar na placa e no resto dos electrodomésticos o consumo e depois fazeres a conversão de 6.9kva para amperes para saber se aguenta.

                                    Se não me enganei nas contas e fazendo contas de cabeça, considerando um sistema monofásico 220v, podes ter no máximo ~30A na fase.

                                    Não faço ideia de como é que essas contas se fazem

                                    A placa no seu máximo de potência, acho que ronda os 7.000 watts, e de resto é tudo "normal"... isto ajuda?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                      Eu falei em 10. qq coisa, porque foi o que me aconselharam .

                                      Mrs. X, a de 6 também resulta bem com placa e afins?

                                      A potência pode ser aumentada até aos 20kVa, pelo menos foi o que me disseram, e os meus pais têm de 20, já pediram mais mas daí para cima é que tem de ser trifásica.

                                      Então será que a de 6,9 dá para o consumo normal, leia-se combinado, placa, tv's, pc's, forno MO, e efins? Não precisarei de 10? Tou mesmo à nora

                                      Tenho 6,9 KVA lá em casa e dá para a máquina da loiça e roupa em simultâneo juntamente com a iluminação e televisões. Mais que isto e falha.

                                      Uma placa deverá consumir pouco mais que uma máquina de lavar em aquecimento ou centrifugação, julgo que co 6,9 dará conta do recado.

                                      Se souberes o consumo da placa, coloca aqui.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                        Com 10kva consegues ter ~45A.
                                        Isso é o que eu tenho em casa, 15A por fase, aguenta muita coisa ao mesmo tempo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                          Não faço ideia de como é que essas contas se fazem

                                          A placa no seu máximo de potência, acho que ronda os 7.000 watts, e de resto é tudo "normal"... isto ajuda?
                                          As contas que fiz (e que necessitam de confirmação por alguém que perceba mesmo da poda) são:

                                          A = KVA x 1000 / V.

                                          Sendo que se não me engano um sistema monofásico trabalha a 220v e o trifásico a 400v.

                                          7000watts são ~30A a 220v, mas deve indicar lá o consumo em A, pelo menos a minha indicava, tanto para monofásico como para trifásico (funciona dos 2 modos).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                            Tenho 6,9 KVA lá em casa e dá para a máquina da loiça e roupa em simultâneo juntamente com a iluminação e televisões. Mais que isto e falha.

                                            Uma placa deverá consumir pouco mais que uma máquina de lavar em aquecimento ou centrifugação, julgo que co 6,9 dará conta do recado.

                                            Se souberes o consumo da placa, coloca aqui.
                                            Potência da 1ª resistência 1,2 kW
                                            Potência da 2ª resistência 2,2 kW
                                            Potência da 3ª resistência 1,8 kW
                                            Potência da 4ª resistência 1,2 kW

                                            Deduzo que isto seja em "full power"...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                              Potência da 1ª resistência 1,2 kW
                                              Potência da 2ª resistência 2,2 kW
                                              Potência da 3ª resistência 1,8 kW
                                              Potência da 4ª resistência 1,2 kW

                                              Deduzo que isto seja em "full power"...

                                              Somando dá 6,4 KVA (em vazio), sobrando ainda um pouco dos 6,9 KVA que falei à bocado.

                                              Prevês utilizar todas as resistências em simultâneo ou só em situações muito esporádicas? Caso seja de utilização intensiva das quatro... é muito à conta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
                                                Boas!

                                                Quando se faz a coluna do prédio, tem-se em conta o consumo expectável ou admissível pela instalação eléctrica em cada fogo.
                                                Era comum termos situações em que as instalações nas casas eram dimensionadas para 6,9 kVA.
                                                Em função da soma dos consumos dos fogos, e multiplicado pelo factor de simultaneidade, dimensiona-se a coluna.
                                                Tendo em conta o consumo da coluna, dimensiona-se o ramal da edp para o prédio.

                                                Agora repara que queres aumentar além daquilo que a tua instalação comportava… A soma de todos os aumentos significa que a coluna não está preparada para tal.
                                                Nas partes comuns, a responsabilidade será dos inquilinos. A EDP nada tem a ver com a coluna ou com as instalações nos fogos.

                                                Quanto à potência em monofásico, vai até aos 10,45 kVa.

                                                Abraço

                                                Era nisto que estava a pensar desde o inicio...

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X