Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre crédito habitação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida sobre crédito habitação

    Tenho a seguinte dúvida sobre o meu crédito habitação, sendo o mesmo bonificado .
    Se eu efectuar a venda do meu imóvel um destes dias , terei de alguma forma devolver ao estado a bonificação que tive direito ou alguma outra compensacao ?
    Fizeram me esta pergunta a pouco e por acaso não faço idéia da resposta !

    Obrigado

    #2
    Ninguem sabe ?

    Comentário


      #3
      A primeira casa que comprei foi com crédito bonificado e quando a vendi não tive que devolver nada a ninguém e tu também não terás que o fazer.

      Comentário


        #4
        Só podes vender a casa sem penalização no final do 5º ano após escritura.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
          Só podes vender a casa sem penalização no final do 5º ano após escritura.
          É verdade, é mesmo assim, já nem me lembrava desse pormenor.
          Como a vendi 7 anos após a compra não fui penalizado.

          Comentário


            #6
            Podes vender mas o capital que realizas com a venda terá que ser aplicado numa nova casa, imagina que pediste 75.000€ ao banco, ja pagaste 25.000, vendes por 100.000., pagas os 50.000 que faltam, e 25.000 terão que ser apliocados na nova aquisição. O Valor das bonificações é sempre retido pelo estado até que adquiras uma nova casa sendo esse valor aplicado na nova aquisição

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
              Podes vender mas o capital que realizas com a venda terá que ser aplicado numa nova casa, imagina que pediste 75.000€ ao banco, ja pagaste 25.000, vendes por 100.000., pagas os 50.000 que faltam, e 25.000 terão que ser apliocados na nova aquisição. O Valor das bonificações é sempre retido pelo estado até que adquiras uma nova casa sendo esse valor aplicado na nova aquisição
              Isso são as Mais-Valias.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelas respostas ! Sim, neste caso seria para vender e não adquirir mais nada por enquanto , então só teria de pagar as mais valias ? A pessoa afirma com toda a convicção que neste caso teria de devolver todo o valor que obtive através da bonificação ao Estado para além das mais valias ...

                Edit após ler com mais calma: Entao se nao adquirir nada agora, o estado retêm me mesmo o valor ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                  Obrigado pelas respostas ! Sim, neste caso seria para vender e não adquirir mais nada por enquanto , então só teria de pagar as mais valias ? A pessoa afirma com toda a convicção que neste caso teria de devolver todo o valor que obtive através da bonificação ao Estado para além das mais valias ...

                  Edit após ler com mais calma: Entao se nao adquirir nada agora, o estado retêm me mesmo o valor ?

                  sim retem, e so te devolve se ou quando adquirires novo imovel

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Uma casa adquirida através do regime de crédito bonificado não pode ser alienada no prazo de 5 anos a não ser devido a algumas excepções devidamente mencionadas no contrato (mudança de local de trabalho para mais de x kms, desemprego, aumento do agregado familiar, etc). Nesse caso o estado retém as bonificações e só as devolve após a aquisição de outro imóvel.

                      Caso seja vendida após esse prazo não há qualquer retenção. O que acredito que seja o caso pois o crédito bonificado terminou em Julho ou Agosto de 2002. Mesmo que tenha sido contratado mesmo na recta final, já passaram mais de 5 anos. Ou seja, podes vender a casa sem que o estado retenha o que quer que seja.

                      Comentário


                        #12
                        Excelente elucidação MrX
                        Tens razão, fiz a escritura mesmo no ultimo dia em que era possível a bonificação do Estado , ou seja, já perfaz os 5 anos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                          Excelente elucidação MrX
                          Tens razão, fiz a escritura mesmo no ultimo dia em que era possível a bonificação do Estado , ou seja, já perfaz os 5 anos
                          Passei por essa situação há relativamente pouco tempo, daí saber como é

                          Comprei casa nessas condições em 2002, 4 dias antes da data de fim do crédito bonificado. Vendi-a em Abril de 2007, ou seja, poucos meses antes de completar os 5 anos. O estado ficou com as bonificações, que recuperei em Junho de 2008, 2 meses depois de ter adquirido nova casa.

                          Se tivesse esperado mais uns meses não me tinham retido nada, mas surgiu a oportunidade de vender e houve que aproveitar!

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X