Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Impacto da Tecnologia nos nossos dias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Impacto da Tecnologia nos nossos dias

    Bom dia

    Estou a fazer um trabalho para filosofia em que tenho de abordar o assunto das tecnologia, e o impacto dela no presente, quer no bem, quer no mal.

    Se fosse possivel gostava de recolher algumas opiniões;)

    O que vocês pensam sobre o assunto?

    Já agora deixo aqui um pequeno artigo tirado do wikipedia:

    citação:Tecnologia (palavra de origem grega, (#964;#949;#967;#957;#959;#955;#959;#947;#953;#945 ;) techne (#964;#949;#967;#957;#951;) "ofício" + logia (#955;#959;#947;#953;#945;) "que diz") é um termo bastante abrangente que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:

    As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
    As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
    Um método ou processo de contrução e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
    A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
    O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
    Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
    A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva respectivamente, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo homem, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar respectivamente. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.

    #2
    Bem visto estar ligado a uma área exclusivamente técnologica deixo-te o meu conceito.

    Tecnologia é um conjunto de metodos e aparelhos que separados ou em conjunto podem alterar um processo. A expressão 'tecnologicamente avançado' é muitas vezes mal empregue. Pois apenas demonstra que é um conjunto novo. Não quer dizer só por si que seja um processo mais automático, mais fiável, mais independente.... Quando se pretende demonstrar que é tecnologicamente uma ferramenta mais util deve-se na minha opinião usar outro tipo de expressões.

    Abraço,

    Renas

    Comentário


      #3
      É muito vaga a questão.

      Por "tecnologia" entendo o conjunto de métodos, ferramentas e processos criados para resolver determinado tipo de problemas. Repara que a pedra lascada é considerada tecnologia (foi prciso moldar o material e criar ferramenta adequada para um dado fim). Normalmente o pessoasl fala de tecnologia apenas no sentido de máquinas muito complkexas e/ou rápidas.

      Se é verdade que a tecnologia aparece para resolver determinados problemas, a verdade é que cria outros. Veja-se o caso dos computadores: é fixe para um empregado de escritório poder repetir a mesma carta vezes sem fim alterando só umas datas e uns nomes. Por outro lado, quando o PC empanca, muitas vezes não sabe resolver o novo problema.

      Acima de tudo, penso que a tecnologia avança sempre no sentido do menor esforço físico e tarefas repetitivas. Os trabalhos mais duros (agricultura, minas, construção, transporte) beneficiaram imenso com o avançar da tecnologia, especialmente da Rev. Industrial para cá (séc XIX).

      A tecnologia tb avança no sentido de maior produtividade: repara na diferença de tempo entre cartas e telecomunicações, junta de bois e tractor, etc, etc...

      Espero ter ajudado.

      Comentário


        #4
        o maior impacto tecnologico que ja tive foi quando mandei o telemovel ao ar e o gajo me caio na testa!

        Comentário


          #5
          Só para relembrar que o termo "nova tecnologia" NÃO está ligado exclusivamente a computadores e informática...

          Comentário


            #6
            Obrigado pessoal! ;)

            Comentário


              #7
              Pensa assim:

              Que acontecia se:

              1 - O petroleo acabasse? Tecnologia ou falta de? :D
              2 - Consegues imaginar um mundo sem electricidade? Quando falta a electricidade em tua casa como se reage especialmente a hora de jantar? Ha 100 anos nao era problema, alias ha 50 :D
              3 - Pensa em comunicações: fax, telefone, internet, comunicações móveis.

              A tecnologia tem impacto ou nao? Sendo ...logia é um ciência. O que pode ter impacto sao os produtos (engenharia) derivados da tecnologia.

              Depois basta pensar nas AE (comunicações por infraestruturas fisicas), nos automoveis com uma velocidade media estavel cada vez maior (hoje num 207 140 km/h é brincadeira)), nos sistemas de transportes (metro, CP).

              Tudo contribui para desenvolver as regioes

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X