Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cerca de 18 mil micro empresas encerraram em Portugal desde Janeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cerca de 18 mil micro empresas encerraram em Portugal desde Janeiro

    Cerca de 18 mil micro empresas encerraram em Portugal desde Janeiro

    Cerca de 18 mil micro empresas encerraram desde Janeiro, deixando no desemprego trabalhadores e donos do negócio. Depois de lhes penhorarem os bens e sem direito a subsídios, muitos empresários procuram salvação nas paróquias.
    Em Portugal, existem cerca 160 mil micro empresas.

    De acordo com o presidente da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), Fernando Augusto Morais, "há micro empresários a falir todos os dias".

    Desde o início do ano, "cerca de 18 mil já encerraram o seu negócio", disse à Agência Lusa o presidente da associação, onde funcionam os gabinetes jurídico e estatístico que fazem a recolha e tratamento destes dados.

    Só nos primeiros 13 dias deste mês, "90 empresas fecharam as suas portas", exemplifica o responsável, lembrando que desde o início da crise, em Setembro de 2007, até 31 de Dezembro de 2008, "encerraram 40 mil empresas" de pequena dimensão. Para Fernando Augusto, "a situação é crescente".

    Muitas destas empresas pertencem a "jovens licenciados que terminaram os cursos e não encontraram emprego no mercado de trabalho", mas também existem muitas outras que estão ligadas principalmente à construção civil, explicou.

    O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Armindo Monteiro, confirma este cenário: "Têm estado a fechar empresas que até agora sobreviviam a tudo e a todas as circunstâncias".

    Estes encerramentos "criam constrangimentos à sua volta", alerta por seu turno Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, instituição que nos últimos tempos tem recebido pedidos de ajuda de empresários "de todo o país".

    "Muitos dos que nos procuram fazem parte da classe média baixa, mas também já há muitos da chamada classe média alta, com outro tipo de projectos que faliram", explica.

    Para o presidente da Cáritas, este fenómeno "representa taxas de desemprego altamente preocupantes".

    A Cáritas Portuguesa é uma instituição oficial da Conferência Episcopal para a promoção e dinamização da acção social da Igreja Católica.

    De acordo com dados divulgados à Lusa pela Associação Industrial Portuguesa, as micro empresas empregam 28 por cento dos trabalhadores, mais três por cento do que as grandes empresas.

    "É um drama. Neste tipo de empresas há relações familiares ou de quase família. Têm apenas três ou quatro postos de trabalho e por isso criam-se relações muito estreitas que se vão construindo ao longo dos anos", lembra o presidente da ANJE.

    Nestes casos, tentar salvar a empresa "é sinónimo de salvar a família". "São projectos de vida que estão em causa" e muitos proprietários acabam por investir o seu património pessoal.

    "O empresário tem sempre a tentação de ir até ao limite, dando o património pessoal como garantia da empresa", explica à Lusa Armindo Monteiro, lembrando que quando as coisas correm mal os empresários nem têm direito a subsídio de desemprego: "Têm de pagar as dívidas e não têm nenhuma forma de rendimentos. É muito injusto".

    "Alguns, além de não receberem subsídio de desemprego, ainda correm riscos de penhoras, porque na tentativa de fazer sobreviver as suas pequenas empresas deixaram de pagar ao Fisco e à Segurança Social", acrescenta o presidente da Cáritas Portuguesa.

    O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta semana a criação da linha de crédito PME Investe 4, num valor global de 400 milhões de euros, 200 milhões dos quais destinados a apoiar as micro e pequenas empresas.

    De acordo com números avançados pelo executivo, as PME Investe 1, 2 e 3 já foram utilizadas em 86 por cento, representando mais de 27 mil empresas apoiadas, num valor global aproximado de 2,9 mil milhões de euros.

    Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Nunes Almeida, lembrou que "a grande maioria destas empresas são micro ou pequenas".

    "Estes apoios são muito importantes", mas "é a conjuntura económica que vai permitir às empresas ter negócios" para sobreviver, concluiu Paulo Nunes Almeida.

    http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1380756

    Nem sei para quê essas linhas de crédito, somente uma pequena parte tem acesso uma vez que um dos critérios aplicados é que somente empresas que tenham pelo menos 3 anos e 2 deles com resultados positivos é que podem concorrer...

    Pelos vistos as empresas com menos de 3 anos não são atingidas pela crise...

    #2
    metadde disso deve ser cafés e pastelarias. Em cada prédio que se faz abrem logo 2 ou 3.

    Comentário


      #3
      É o processo de selecção natural...

      Os PME's Investe foram quase todos para empresas robustas, que reconverteram créditos. Mais nada.

      O que chateia é ver o nosso Primeiro a falar nisto como se fosse uma bóia de salvação para o tecido empresarial Português. Não é.

      O nosso Primeiro está mais uma vez a falar do que não sabe. Não o poderei chamar de mentiroso, pois para isso ele teria que ter conhecimento da matéria. Prefiro o termo ignorância.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
        É o processo de selecção natural...

        Os PME's Investe foram quase todos para empresas robustas, que reconverteram créditos. Mais nada.

        O que chateia é ver o nosso Primeiro a falar nisto como se fosse uma bóia de salvação para o tecido empresarial Português. Não é.

        O nosso Primeiro está mais uma vez a falar do que não sabe. Não o poderei chamar de mentiroso, pois para isso ele teria que ter conhecimento da matéria. Prefiro o termo ignorância.
        Chateia-me que dêem oportunidades a certas empresas e a outras não...
        Quantas dessas empresas que tiveram acesso aos fundos agora estão em posição de tomar o mercado a outras, que por serem mais novas, não têm possibilidade de competir?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Zix Ver Post
          metadde disso deve ser cafés e pastelarias. Em cada prédio que se faz abrem logo 2 ou 3.
          Bem possível, recordo-me de uma colega da minha irmã que dizia que "comes e bebes" dá sempre dinheiro. Nem sempre pelos vistos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bond Ver Post
            Chateia-me que dêem oportunidades a certas empresas e a outras não...
            Quantas dessas empresas que tiveram acesso aos fundos agora estão em posição de tomar o mercado a outras, que por serem mais novas, não têm possibilidade de competir?
            Há já muitos anos que os fundos estruturais são aplicados de modo selectivo.

            E o PME Investe é apenas uma bonificação de juro (suportada pelo Estado) e pelo assumir uma garantia de 50% do valor, através do sistema de garantias mútuas.

            Ou seja, uma Empresa que não conseguia dinheiro num Banco, continua a não poder aceder ao dinheiro, dados os fracos rácios que geralmente apresentam.

            O que faz disto tudo uma treta pegada.

            Pois se o Estado quer dar apoio às Micro e Pequenas, tem de ter mais e melhores ideias.

            Porque tirar o dinheiro dos Bancos para as Empresas o torrarem, não é solução.

            Comentário


              #7
              Eu posso dar o meu caso pessoal como exemplo.
              Tenho empresa a menos de 3 anos e não posso concorrer a esses fundos.

              Por outro lado tenho concorrentes que puderam concorrer e obtiveram o apoio e agora estão a fazer "campanhas" nos produtos que vendo aos meus clientes...

              E nesta altura de crise já se sabe que os clientes vão para quem vender mais barato, esquecendo a qualidade...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                Há já muitos anos que os fundos estruturais são aplicados de modo selectivo.

                E o PME Investe é apenas uma bonificação de juro (suportada pelo Estado) e pelo assumir uma garantia de 50% do valor, através do sistema de garantias mútuas.

                Ou seja, uma Empresa que não conseguia dinheiro num Banco, continua a não poder aceder ao dinheiro, dados os fracos rácios que geralmente apresentam.

                O que faz disto tudo uma treta pegada.

                Pois se o Estado quer dar apoio às Micro e Pequenas, tem de ter mais e melhores ideias.

                Porque tirar o dinheiro dos Bancos para as Empresas o torrarem, não é solução.
                Os fundos do PME Invest foi uma grande aldrabice.
                Grande parte dos fundos atribuidos foram somente substituição de emprestimos em conta-corrente nos bancos pelos fundos do Estado.
                Os bancos aproveitaram ao maximo para se livrarem desse risco de credito e desta forma passaram-no para as mãos do Estado.

                Ou seja, a maioria das empresas não teve nenhum encaixe de capital com os fundos do PME Invest

                Comentário


                  #9
                  Porque é que os patrões não tem direito ao fundo de desemprego?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                    Porque é que os patrões não tem direito ao fundo de desemprego?
                    Para o Estado ter dinheiro para pagar Rendimento minimo a quem não quer trabalhar

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Para o Estado ter dinheiro para pagar Rendimento minimo a quem não quer trabalhar
                      Sim isso também .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Para o Estado ter dinheiro para pagar Rendimento minimo a quem não quer trabalhar

                        E também porque são uns capitalistas sem escrúpulos que apenas querem espremer os seus trabalhadores e o estado para enriquecerem e terem os seus bimmers, etc..

                        Ah, mas afinal são eles que arriscam o seu dinheiro e criam emprego.. E caso as coisas corram mal, ficam de mãos a abanar..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mário silva Ver Post
                          E também porque são uns capitalistas sem escrúpulos que apenas querem espremer os seus trabalhadores e o estado para enriquecerem e terem os seus bimmers, etc..

                          Ah, mas afinal são eles que arriscam o seu dinheiro e criam emprego.. E caso as coisas corram mal, ficam de mãos a abanar..
                          A generalização neste caso, é como em tudo, leva a erros de interpretação.


                          A realidade é que muitos se esforçam e tem muito mérito, mas outros nem por isso.



                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                            metadde disso deve ser cafés e pastelarias. Em cada prédio que se faz abrem logo 2 ou 3.

                            Não concordo, em alturas de crise, em que o desemprego aumenta, existe uma tendência para as pessoas acharem que cafés e pastelarias dão dinheiro, e bora lá! Pelo menos nos ultimos tempos tem aparecido mais gente a perguntar (na minha Pastelaria) se vendemos para outras, mas nós já não nos metemos nisso...

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho ridículo é haver numa SÓ rua 2 ou 3 cafés, coisa que vejo inúmeras vezes, e penso que isto seja um motivo de alguns cafés não ter lucro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                A generalização neste caso, é como em tudo, leva a erros de interpretação.


                                A realidade é que muitos se esforçam e tem muito mérito, mas outros nem por isso.



                                Tal como os seus empregados

                                Só que esses, mesmo sendo bons ou maus profissionais, recebem todos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Tal como os seus empregados

                                  Só que esses, mesmo sendo bons ou maus profissionais, recebem todos.
                                  Pois, é injusto, mas o risco é diferente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O ramo da restauração é o único que se safou por agora, o resto dos sectores simplesmente estão saturados/falidos! Por isso é mais fácil arranjar trabalho no sector alimentar, experimentem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto é tudo muito giro no papel na realidade a situação é critica e muito complicada!

                                      Eu não posso concorrer a nenhum tipo de fundos, visto a minha empresa teoricamente estar fora do alcance desse tipo de créditos/ajudas, no entanto sinto e muito o efeito de toda esta crise, tenho cerca de 100 funcionarios neste momento, e nem me passa pela cabeça de momento despedir ninguem, e tenho cada vez menos trabalho esta é a realidade, realidade é tambem estar á mais de ano e meio a espera de receber cerca de 2,4 milhões de euros relativos a obras publicas!

                                      Portanto pergunto, se o tão aclamado estado, nao paga sequer as obras adjudicadas que moral teem para criticar o quer que seja, ou para falarem em serem tabuas de salvação para pme's! e o resutado está a vista, cada vez mais e mais empresas ditas "ajudadas" a fechar!

                                      Enfim cada vez me revolta mais ouvir o pm falar da forma que fala, e mais me revolta o desgraçado do zé povinho ir na conversa!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                                        O ramo da restauração é o único que se safou por agora, o resto dos sectores simplesmente estão saturados/falidos! Por isso é mais fácil arranjar trabalho no sector alimentar, experimentem.
                                        Mas só vale a pena experimentar se for fora de lisboa ou porto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                          Nem sei para quê essas linhas de crédito, somente uma pequena parte tem acesso uma vez que um dos critérios aplicados é que somente empresas que tenham pelo menos 3 anos e 2 deles com resultados positivos é que podem concorrer...

                                          Pelos vistos as empresas com menos de 3 anos não são atingidas pela crise...

                                          e quantos milhares de micro empresas foram criadas nesse espaço de tempo?

                                          ld

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                            Isto é tudo muito giro no papel na realidade a situação é critica e muito complicada!

                                            Eu não posso concorrer a nenhum tipo de fundos, visto a minha empresa teoricamente estar fora do alcance desse tipo de créditos/ajudas, no entanto sinto e muito o efeito de toda esta crise, tenho cerca de 100 funcionarios neste momento, e nem me passa pela cabeça de momento despedir ninguem, e tenho cada vez menos trabalho esta é a realidade, realidade é tambem estar á mais de ano e meio a espera de receber cerca de 2,4 milhões de euros relativos a obras publicas!

                                            Portanto pergunto, se o tão aclamado estado, nao paga sequer as obras adjudicadas que moral teem para criticar o quer que seja, ou para falarem em serem tabuas de salvação para pme's! e o resutado está a vista, cada vez mais e mais empresas ditas "ajudadas" a fechar!

                                            Enfim cada vez me revolta mais ouvir o pm falar da forma que fala, e mais me revolta o desgraçado do zé povinho ir na conversa!
                                            Quem passa pelas coisas é que sabe como elas funcionam e o teu testemunho tem, para mim, bem mais crédito que o do Sócrates. A verdade é que quem ouve o homem a falar no parlamento, parece que tem movido montanhas pelas PME's, quando na prática sabemos que isso não é verdade...

                                            Mas o povinho gosta é de areia nos olhos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                              Isto é tudo muito giro no papel na realidade a situação é critica e muito complicada!

                                              Eu não posso concorrer a nenhum tipo de fundos, visto a minha empresa teoricamente estar fora do alcance desse tipo de créditos/ajudas, no entanto sinto e muito o efeito de toda esta crise, tenho cerca de 100 funcionarios neste momento, e nem me passa pela cabeça de momento despedir ninguem, e tenho cada vez menos trabalho esta é a realidade, realidade é tambem estar á mais de ano e meio a espera de receber cerca de 2,4 milhões de euros relativos a obras publicas!

                                              Portanto pergunto, se o tão aclamado estado, nao paga sequer as obras adjudicadas que moral teem para criticar o quer que seja, ou para falarem em serem tabuas de salvação para pme's! e o resutado está a vista, cada vez mais e mais empresas ditas "ajudadas" a fechar!

                                              Enfim cada vez me revolta mais ouvir o pm falar da forma que fala, e mais me revolta o desgraçado do zé povinho ir na conversa!
                                              O Estado é um enorme caloteiro mas sabe muito bem criticar e penalizar todos aqueles que se atrasam nos seus pagamentos.

                                              Parte desta crise é tambem culpa dos atrasos nos pagamentos do Estado ás empresas, criando assim um efeito bola de neve na economia.

                                              Quanto aos financiamentos, para ajudar uns, tem tambem de dar alguma coisa aos outros

                                              Agora o que muitas empresas precisem não é de dinheiro para queimar mas sim ajuda a se estruturarem e para dinamizarem as suas vendas.
                                              Trabalho esse que é que deveria ser feito pelo Estado atravez do ICEP e de outros organismos, mas mais uma vez, só para alguns "amigos e conhecidos"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                                ...
                                                Enfim cada vez me revolta mais ouvir o pm falar da forma que fala, e mais me revolta o desgraçado do zé povinho ir na conversa!
                                                Segundo ele, o Estado já pagou tudo o que estava em atraso.

                                                Se não fosse tão triste, era motivo para saltarmos umas gargalhadas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No artigo algo está muito mal com os números. Se já fecharam 18 mil este ano, significa grosso modo, que fecharam mais de 100 por dia.
                                                  Ora se nos primeiros 13 dias deste mês só fecharam 90 (7 por dia)... então as coisas estão a melhorar dramaticamente....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    O Estado é um enorme caloteiro mas sabe muito bem criticar e penalizar todos aqueles que se atrasam nos seus pagamentos.

                                                    Parte desta crise é tambem culpa dos atrasos nos pagamentos do Estado ás empresas, criando assim um efeito bola de neve na economia.

                                                    Quanto aos financiamentos, para ajudar uns, tem tambem de dar alguma coisa aos outros

                                                    Agora o que muitas empresas precisem não é de dinheiro para queimar mas sim ajuda a se estruturarem e para dinamizarem as suas vendas.
                                                    Trabalho esse que é que deveria ser feito pelo Estado atravez do ICEP e de outros organismos, mas mais uma vez, só para alguns "amigos e conhecidos"
                                                    o verdadeiro problema está no facto de as empresas quererem financiamento, aproveitando a boleia da crise.

                                                    há muitas empresas que estão a ser ajudadas e que, em condições normais, teriam desaparecido. há empresas sem estofo para estarem abertas.
                                                    é uma situação normal: abrem umas, fecham outras.

                                                    com esta crise arranjou-se um pretexto para ajudar todas, mesmo as que não 'merecem' ser ajudadas.

                                                    provavelmente algumas serão ajudadas e encerrarão portas pouco depois. existem falhas no processo, seguramente.

                                                    mas na selva também se mata e também se morre.

                                                    não estejam é à espera que a teta ajude toda a gente.

                                                    depois desta crise as contas de grande parte dos governos mundiais vão estar no fundo do poço. quero ver se, nessa altura, a sociedade em geral também se vai mostrar disposta em 'ajudar' o Governo do seu país...


                                                    ld

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em muitos casos, os apoios financeiros são como o que os pais fazem aos putos, toma lá dinheiro e não me chateies.

                                                      Por isso é que eu digo que há outro tipo de ajudas não-financeiras, que iriam ter um enorme impacto no futuro de muitas empresas e possivelmente nas exportações nacionais, que deveriam ser postas em pratica pelo Governo.

                                                      O unico problema é que o impacto não é imediato nem mediatico mas sim um projecto para o futuro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Em muitos casos, os apoios financeiros são como o que os pais fazem aos putos, toma lá dinheiro e não me chateies.

                                                        Por isso é que eu digo que há outro tipo de ajudas não-financeiras, que iriam ter um enorme impacto no futuro de muitas empresas e possivelmente nas exportações nacionais, que deveriam ser postas em pratica pelo Governo.

                                                        O unico problema é que o impacto não é imediato nem mediatico mas sim um projecto para o futuro.
                                                        é uma grande verdade!

                                                        mas o Estado também só tem dado aquilo que as empresas pedem: dinheiro.

                                                        o resto...bem...o resto é culpa de ambas as partes.


                                                        ld

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X