Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ciganos processam juíza por sentença "difamatória"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ciganos processam juíza por sentença "difamatória"

    Achei curioso...:

    A queixa-crime foi apresentada directamente na Procuradoria Geral da República e o respectivo processo corre termos no Tribunal da Relação de Guimarães, uma vez que se trata de uma juíza de primeira instância.

    Dois ciganos condenados por uma juíza do Tribunal de Felgueiras, em Julho do ano passado, numa sentença polémica pelos termos usados, processaram a magistrada por difamação e eventual discriminação racial. Há mais queixas na calha.

    Os dois queixosos já foram inquiridos e a magistrada, Ana Gabriela Freitas, pode vir a ser constituída arguida.

    Em causa está uma sentença que condenou cinco homens de etnia cigana a penas que oscilaram entre o pagamento de multas e um ano e meio de prisão efectiva, por agressão a elementos da GNR que pretendiam pôr termo a uma "festa com tiros", num bairro social da cidade de Felgueiras.
    Mas foram as expressões usadas pela magistrada no texto da sentença, referindo-se aos condenados, que causaram mais controvérsia. Por exemplo, entre várias outras: "(...) são pessoas malvistas, socialmente marginais, traiçoeiras, integralmente subsídio-dependentes de um Estado (ao nível do RSI, da habitação social e dos subsídios às extensas proles) e a quem 'pagam' desobedecendo e atentando contra a integridade física e moral dos seus agentes e obstaculizando às suas acções em prol da ordem, sossego e tranquilidade públicas".

    Adolfo Monteiro, um dos visados, disse ao JN que está "disposto a ir até onde for preciso para obter Justiça". "Fiquei muito chocado e ofendido", adianta.

    A magistrada nunca se pronunciou sobre o caso mas, na altura, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses veio a público referir que as expressões em causa tinham sido "descontextualizadas" e que não eram da autoria da juíza, "mas apenas reprodução de depoimentos de testemunhas e de relatórios sociais do processo".

    O JN sabe que, em pelo menos dois casos, os relatórios sociais são até positivos para os arguidos e recomendam, em caso de condenação, medidas pedagógicas e não privativas da liberdade. Na queixa-crime apresentada na PGR, a que o JN teve acesso, os irmãos Adolfo e Paulo Monteiro consideram que, na referida sentença, a juíza expressou "diversas considerações e afirmações sobre os participados e seu grupo étnico, as quais tinham e têm carácter injurioso, difamatório e ofensivo". Além disso, refere ainda a queixa, as afirmações "(...) não têm correspondência com a verdade, nem reproduzem sequer a realidade, nomeadamente do que foi dito pelas testemunhas".

    Pedro Miguel Carvalho, o advogado dos queixosos, recusa comentar o processo-crime, mas lamenta, "conforme resulta de várias reacções públicas, especialmente na blogoesfera", que "ainda existam muitos portugueses que defendam e elogiem comportamentos racistas e xenófobos".
    Ciganos processam juíza por sentença "difamatória" - JN

    #2
    Estão no direito deles em intentar as acções que bem entendam.

    Obviamente que os Juízes não podem fazer e dizer o que lhes dá na bolha, no entanto, neste caso, espero que não haja consequências (com base no que está descrito).

    Resta saber o contexto, mas o que aqui está são factos notórios e públicos:

    são pessoas malvistas, socialmente marginais, traiçoeiras, integralmente subsídio-dependentes de um Estado (ao nível do RSI, da habitação social e dos subsídios às extensas proles) e a quem 'pagam' desobedecendo e atentando contra a integridade física e moral dos seus agentes e obstaculizando às suas acções em prol da ordem, sossego e tranquilidade públicas"
    Obviamente com os devidos cuidados com as generalizações

    Comentário


      #3
      Se as afirmações são relativamente aos arguidos, como parece, não vejo qual é o problema. Afinal os criminosos ainda têm de ser elogiados quando são condenados?

      Se se referem à etnia, aí a coisa já é diferente.

      Comentário


        #4
        Eu digo, "queira Deus" que isso não dê em nada, se não qualquer dia temos ladrões a processar a Policia por os terem prendido.

        Comentário


          #5
          Eu concordo com o que a mulher disse.

          Comentário


            #6
            Se o que a juiz disse, era direcionado directamente aos arguidos entao nada tenho a apontar contra, pois infelizmente a realidade deve ser mesmo essa!

            No entanto se ficar provado, que se trata de um comentario generalista, com vista a atingir directamente a etnia, entao ai devera ser punida em conformidade!

            Sou completamente contra racismos e xenofobias! Principalmente vindos de quem deve dar o exemplo!

            Comentário


              #7
              Pé Leve vais-me desculpar mas proferir a palavra "ciganos" não vai contra a regra da xenofobia do forum ?

              Eu também por diversas vezes me referi á "classe" mas receando sempre o uso da palavra em si para não cair em discriminação.


              è apenas uma dúvida não um reparo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PAKITO Ver Post
                Pé Leve vais-me desculpar mas proferir a palavra "ciganos" não vai contra a regra da xenofobia do forum ?

                Eu também por diversas vezes me referi á "classe" mas receando sempre o uso da palavra em si para não cair em discriminação.


                è apenas uma dúvida não um reparo
                tao nao sao ciganos????

                olha que isto, agora é contra regras chamar as coisas pos nomes?

                entao quando dizes que os judeus isto ou aquilo ja nao é racismo?

                Comentário


                  #9
                  Então como é que se diz que um cigano é um cigano sem dizermos que é cigano? "tribos nómadas oriundas da Roménia"?

                  Comentário


                    #10
                    Os rom (plural: roma), chamados vulgarmente de ciganos[1], são povos tradicionalmente nômades, originários do norte da Índia e que hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.
                    Fonte : wikipédia

                    Desta não sabia.

                    Comentário


                      #11
                      Estamos a chegar a um ponto em que dizer a verdade é tabu.

                      Caminhamos para um lugar muito negro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                        Estamos a chegar a um ponto em que dizer a verdade é tabu.

                        Caminhamos para um lugar muito negro...
                        acredita

                        as pessoas de bem ja tem medo de dizer o que quer que seja de quem faz mal.

                        se o fazemos somos acusados de fazer estereótipos, racismo, etc


                        temos de olhar para os criminosos como eles sao e tomar as devidas medidas!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PAKITO Ver Post
                          Pé Leve vais-me desculpar mas proferir a palavra "ciganos" não vai contra a regra da xenofobia do forum ?

                          Eu também por diversas vezes me referi á "classe" mas receando sempre o uso da palavra em si para não cair em discriminação.


                          è apenas uma dúvida não um reparo
                          Penso que a resposta já foi dada. A palavra existe, não tem nenhuma conotação xenófoba e serve para identificar um determinado povo que tem tradições e organização próprias. Aliás cigano é um termo vulgarmente em uso entre os ciganos que, contrariamente ao que possas pensar, têm orgulho em o serem!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post

                            Obviamente com os devidos cuidados com as generalizações
                            Não vás por aí. É um caminho muito fácil. Não é preciso ter cuidados com generalizações. Porquê? Porque não viste o que está atrás:

                            ...referindo-se aos condenados, que causaram mais controvérsia. Por exemplo...
                            Como já foi dito, está-se a cair perigosamente na desculpabilização de tudo e mais alguma coisa recorrendo ao cliché da vitimização, racismo, e "não generalizações".

                            Comentário


                              #15
                              Esta sociedade anda completamente estúpida:
                              - Hoje em dia não se pode dar um puxão de orelhas nos meninos pq eles são hiperactivos e depois ainda tinham de ir para o Psicólogo.
                              - Não se podem dizer as verdades porque se podem ferir susceptibilidades, passa-se por racista e xenófobo!
                              - Os ciganos são malta pouco civilizada (não quero tomar parte pelo todo mas nunca conheci nenhum que o fosse mínimamente). Então andam aos tiros, agridem a GNR e depois ficam chocados e querem processar a juíza que os chamou de arruaceiros?
                              Não passam de uma cambada de parasitas, a viverem à custa de expedientes nada legais, lucrando com a miséria dos outros, autoexcluíndo-se da sociedade...

                              Comentário


                                #16
                                Coitadinhos..costuma dizer-se que quem está mal, que se mude.

                                Ai não vão embora? Pois..não são subsidio dependentes..não, que ideia!

                                Comentário


                                  #17
                                  Eles é que criaram a sua propria definição...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                    Não vás por aí. É um caminho muito fácil. Não é preciso ter cuidados com generalizações. Porquê? Porque não viste o que está atrás:



                                    Como já foi dito, está-se a cair perigosamente na desculpabilização de tudo e mais alguma coisa recorrendo ao cliché da vitimização, racismo, e "não generalizações".
                                    Também não viste o que escrevi antes...

                                    "... neste caso, espero que não haja consequências (com base no que está descrito).
                                    "

                                    O cuidado com as generalizações é mesmo para evitar estes casos, muito facilmente se deturpam as palavras e dão um sentido diferente.

                                    P.s. - só agora reparei que o meu quote não abrange o que deixaste..
                                    Editado pela última vez por Valium; 19 May 2009, 09:25.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                      Esta sociedade anda completamente estúpida:
                                      - Hoje em dia não se pode dar um puxão de orelhas nos meninos pq eles são hiperactivos e depois ainda tinham de ir para o Psicólogo.
                                      - Não se podem dizer as verdades porque se podem ferir susceptibilidades, passa-se por racista e xenófobo!
                                      - Os ciganos são malta pouco civilizada (não quero tomar parte pelo todo mas nunca conheci nenhum que o fosse mínimamente). Então andam aos tiros, agridem a GNR e depois ficam chocados e querem processar a juíza que os chamou de arruaceiros?
                                      Não passam de uma cambada de parasitas, a viverem à custa de expedientes nada legais, lucrando com a miséria dos outros, autoexcluíndo-se da sociedade...
                                      Pois..até porque processar por difamação não tem sentido, se por ex, eu for acusado de roubo e meter-me com a autoridade, vem-me difamar, que é se não me engano tirar credibilidade/boa fama(se é q existe), quem só eu para me vitimizar??
                                      Nem se trata de serem ciganos, é mais o tipo que é criminoso e q depois vem se armar em desgraçadinho como se tivesse alguma moral para isso.
                                      Quanto a Juiza, se reproduziu as palavras seja de quem fôr, pode ser que se safe caso contrário vai ter dias muitos conturbados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PAKITO Ver Post
                                        Pé Leve vais-me desculpar mas proferir a palavra "ciganos" não vai contra a regra da xenofobia do forum ?

                                        Eu também por diversas vezes me referi á "classe" mas receando sempre o uso da palavra em si para não cair em discriminação.


                                        è apenas uma dúvida não um reparo
                                        De facto estando a falar de criminosos, esse é o pormenor mais importante

                                        Coitadinhos deles.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Estão no direito deles em intentar as acções que bem entendam.

                                          Obviamente que os Juízes não podem fazer e dizer o que lhes dá na bolha, no entanto, neste caso, espero que não haja consequências (com base no que está descrito).

                                          Resta saber o contexto, mas o que aqui está são factos notórios e públicos:



                                          Obviamente com os devidos cuidados com as generalizações
                                          "são pessoas malvistas, socialmente marginais, traiçoeiras, integralmente subsídio-dependentes de um Estado (ao nível do RSI, da habitação social e dos subsídios às extensas proles) e a quem 'pagam' desobedecendo e atentando contra a integridade física e moral dos seus agentes e obstaculizando às suas acções em prol da ordem, sossego e tranquilidade públicas"
                                          Parece-me demasiado generalista

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                            Estamos a chegar a um ponto em que dizer a verdade é tabu.

                                            Caminhamos para um lugar muito negro...
                                            Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                            Eu concordo com o que a mulher disse.
                                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                            Eles é que criaram a sua propria definição...

                                            Concordo com os três. Se há pessoas que são parasitas nas nossa sociedade, esses são os ciganos. Não entendo o seu modo de vida, as suas acções, a necessidade de se aproveitarem dos outros, de roubarem camiões para depois venderem tudo na feira, de ver velhas ciganas gordas fingirem que estão grávidas só para passarem à frente nas filas. Enfim, podem ter sido afirmações generalistas, mas ainda estou para conhecer um cigano que esteja naquela sociedade e que não seja assim.

                                            Já conheci um casal de ciganos que era realmente espectacular, eram os dois excelentes pessoas, mas tiveram de se afastar da sociedade cigana, onde a sua relação não era bem aceite, porque os pais queriam que casassem com outras pessoas.

                                            A minha conclusão é que longe daquele meio social, os ciganos são pessoas como quaisquer outras, mas naquela sociedade fechada, com regras definidas, cheia de vícios, intrujices, roubos, violência, etc..., não há ninguém que escape ao rótulo, porque não os deixam ser doutra forma.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Corro o risco de ser "politicamente incorrecto", mas os ciganos com quem infelizmente me cruzo no dia-a-dia, não se dão ao respeito... portanto, não esperem respeito da minha parte...

                                              Ah! Não conheço gente mais subsídio-dependente, é o lado negro do Rendimento Social de Inserção...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                                Parece-me demasiado generalista
                                                Ora vê lá agora:

                                                ...referindo-se aos condenados, que causaram mais controvérsia. Por exemplo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                                  Ora vê lá agora:
                                                  OK... Lido na diagonal...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SamPer33 Ver Post
                                                    Corro o risco de ser "politicamente incorrecto", mas os ciganos com quem infelizmente me cruzo no dia-a-dia, não se dão ao respeito... portanto, não esperem respeito da minha parte...

                                                    Ah! Não conheço gente mais subsídio-dependente, é o lado negro do Rendimento Social de Inserção...
                                                    Cigano é o que dá, ora vejamos:

                                                    - Recebem subsídios a torto e a direito.

                                                    - Recebem apartamentos de mão beijada.

                                                    - Vendem nas feiras (afinal já não têm subsídios ) aquilo que roubam.

                                                    A Ciganada hoje em dia é a classe média .

                                                    PS: Só os vejo (familias numerosas)de manhã nas pastelarias a tomar o pequeno-almoço como gente grande, afinal onde arranjam tanto dinheiro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No dia em que virem um cigano pagar impostos, avisem-me sff.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                        No dia em que virem um cigano pagar impostos, avisem-me sff.

                                                        Keep waiting...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Temos de apelidar ao criminoso deus e às pessoas de bem escumalha da sociedade.

                                                          Cada vez mais faz mais sentido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            De facto estando a falar de criminosos, esse é o pormenor mais importante

                                                            Coitadinhos deles.

                                                            Só para que saibas tive o apartemento assaltado este mês e sei que foram eles até sei quem foi.

                                                            Tenho medo de represálias e como tal vou-me deixar ficar quieto.

                                                            Mas penso ser suficiente para dar uma ideia de quanto os "AMO"

                                                            Mas neste forum quando se faz uma pergunta e se põe uma duvida é tido como uma afirmação e de imediato se fazem juizos de valor.

                                                            Afinal agora até temos essas capacidades de avaliar os outros através de pontinhos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X