Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gritos e lágrimas na entrega de menina à mãe biológica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Gritos e lágrimas na entrega de menina à mãe biológica

    Um ambiente tenso, com muitas lágrimas de revolta e gritos, à porta da Segurança Social de Braga, rodeou, esta segunda-feira, a entrega de uma menina de seis anos, filha de uma imigrante russa, à mãe biológica.
    Alexandra estava à guarda de uma família de acolhimento há cinco anos e foi entregue ontem à mãe biológica, dando sequência a uma decisão judicial de 2008. A criança foi levada, de manhã, para a porta da Segurança Social, onde era aguardada por membros da família de acolhimento e muitos populares. A partir daí, o ambiente intensificou-se, com a menina, de ascendência russa, mas nascida em Braga, a recusar sair do carro, chorando e dizendo que não queria ir com a mãe biológica.
    Entre o choro da criança e os gritos da família e populares, foi necessária a intervenção de uma técnica da Segurança Social para tentar acalmar a menor. A isto, junte-se o facto de a família de acolhimento se ter recusado a entregar a menina, pedindo para que a mãe biológica a fosse buscar ao carro. Quando Alexandra foi retirada do veículo, dezenas de populares amontoaram-se e tentaram impedir que fosse entregue. A criança acabou por entrar acompanhada da família de acolhimento. As condições em que se deu a entrega da criança foram muito criticadas pelos advogados das duas partes. João Araújo, representante da família de acolhimento, lamenta que o processo não tenha sido mais salvaguardado, para proteger a criança, e adianta que pediu a presença da Polícia.
    A criança e a mãe biológica viajaram para Lisboa, ontem, na companhia de um representante do Consulado russo. Amanhã, embarcam para o Rússia, onde vão viver com a avó da criança, a 300 quilómetros de Moscovo. A família de acolhimento exige que a Embaixada portuguesa continue a acompanhar a criança, que apenas fala Português. O Consulado russo garante que o processo continuará a ser acompanhado pelos serviços sociais daquele país. A criança tinha sido entregue a João Pinheiro e Florinda Vieira, de Barcelos, pela mãe biológica, há cinco anos. Os problemas de alcoolismo e prostituição que afectariam a cidadã russa levaram-na a alegar incapacidade para a criar . O pai de acolhimento não se conforma com a decisão: "Se um animal é abandonado, a pessoa vai presa; se uma criança é abandonada, não acontece nada e até é premiada?".

    "Agora, pouco ou nada há a fazer"
    Paulo Almeida, jurista especializado em Direito de Família e com experiência na área da adopção, não tem dúvidas: "O objectivo era não deixar a menina sair. Creio que o advogado tentou protelar essa decisão, mas não conseguiu. Agora, pouco ou nada há a fazer". O advogado tem uma visão particular sobre este caso: "Mesmo que haja uma decisão em contrário na Justiça portuguesa, nunca o Estado russo a irá cumprir. Por isso é que digo que o fundamental era não deixar sair a criança". Já Mário Albuquerque, professor na área da Psicologia, fica mais preocupado com o futuro da criança.
    "A adaptação não será fácil. Um país novo, uma língua desconhecida e completamente desenraizada não são, propriamente, os melhores motivos de integração da menina". Mário Albuquerque não quer entrar em questões judiciais: "Em termos psicológicos, acho que vão ficar sequelas, se não existir acompanhamento". O especialista é da opinião de que, "em casos como este, deveria haver um período transitório, seja para melhor adaptação da família biológica seja para uma preparação da menor".
    O advogado Paulo Almeida fala em decisões que "demonstram falta de bom senso", embora salvaguarde não saber se foi o caso. Até porque os juízes têm sempre "todos os dados na mesa e tentam tomar as melhores decisões que, nestes casos, podem não ser definitivas, até porque há variáveis que podem mudar com o tempo".
    Sem querer estar a colocar em causa a decisão judicial (com a qual não concordo mas enfim, tratava-se uma família de acolhimento e acredito que os juízes terão em seu poder todos os dados que justifiquem esta decisão), acho incrível a forma cruel e desumana como a Segurança Social, o Tribunal, protecção de menores, etc, não tiveram em conta o sofrimento desta criança e não a salvaguardaram da situação agoniante que foi possível ver na televisão, aquando da sua entrega à família biológica.

    Ver uma criança a gritar desesperadamente, a chorar, a agarrar-se ao interior do carro, com n pessoas de volta dela a tentar convencê-la a ir com a família biológica e a deixar os pais e todo aquele aparato que mais fazia lembrar uma feira deu-me um aperto no coração.

    #2
    É triste é imaginar que futuro terá esta criança. Não quero ser pessimista, mas de uma mãe com antecedentes(alguém sabe o presente?) de prostituição e alcolismo, que entrega a sua filha e uns anos depois lembra-se que afinal já a quer, é duvidoso pensar que planos é que tem para ela. Seja a mãe, ou seja quem em tempos provávelmente tirou partido dela!
    É triste mas é a (in)justiça que temos

    Comentário


      #3
      Que raio de situação!!!

      Coitada da criança!

      Comentário


        #4
        É um caso complicado, mãe é mãe mas por outro lado a criança ja estava habituada a um país e a ter uma familia...

        Comentário


          #5
          Os meios de comunicação deveriam acompanhar a menina, para se poder ter conhecimento da real situação que a menina vai ter junto da familia biologica. Mas depois já vai ser tarde para ajudar a menina,.

          Levanto uma questão onde estará o pai biologico da criança se ele fosse de nacionalidade portuguesa, poderia ajudar a menina a ficar com a familia de acolhimento.

          Comentário


            #6
            Fico profundamente consternado com este caso que não é inédito.

            Como pai de duas crianças fico a pensar nas emoções que a pequenina passou e vai passar, nunca mais será a mesma obviamente.

            Para os portugueses que a acolheram com todo o amor e lhe deram um lar e conforto isto é devastador!

            Comentário


              #7
              Eu aqui nem coloco propriamente em questão a entrega da criança. Não conheço todos os pormenores do caso, a família de acolhimento sabia que a qualquer momento a criança poderia voltar para os pais biológicos ou ser adoptada por outra família.

              O que me faz aqui confusão é a forma como a criança foi entregue! Custava muito à segurança social encarregar-se de ir buscar a criança a casa, entregá-la à família biológica e evitar todo o aparato que houve à porta do tribunal?

              Comentário


                #8
                Esta criança deve estar a passar um momento de profundo sofrimento que vai deixar marcas para toda a sua vida

                Para a familia de acolhimento também não deve estar a ser nada fácil.
                E sim, de facto é inadmissivel que uma situação de tão grande fragilidade seja resolvida desta maneira, á porta de um tribunal, com os populares todos a assistir. É de facto uma tristeza.

                Comentário


                  #9
                  Aqui em Torres Novas perto de mim o "filme" foi identico.




                  A palavra "biológico" sobrepõe-se á palavra "amor"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    É um caso complicado, mãe é mãe mas por outro lado a criança ja estava habituada a um país e a ter uma familia...
                    o grande problema aqui é que ainda existem pessoas que pensam que podem manter uma criança em cada como se fosse um animal de estimação.

                    tiveram ANOS para darem entrada a um processo de adopção, coisa que nunca fizeram...

                    não percebo é como é que continuam a acontecer coisas destas no Sec.XXI e depois de todos os casos que têm aparecido nos últimos anos...

                    de qualquer maneira lamenta-se sempre a situação.


                    ld

                    Comentário


                      #11
                      A mim e nestes casos parece, que se dá valor a mais ao sangue e não a quem realmente quis as crianças...

                      Será que uma mãe ou um pai que desiste dos filhos tem direito de os reclamar uns anos depois!?

                      Será que é justo retirar a criança a uma família que a criou como sendo sangue do seu sangue!?

                      Começam a ser frequentes demais estes casos, e simplesmente faz-se tábua rasa do interesse das crianças, apenas se vê quem é o pai ou mãe biológico e cá vai disto...

                      A forma como fizeram a entrega da criança, é do mais puro mau gosto, parecia uma transferência de propriedade...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                        A mim e nestes casos parece, que se dá valor a mais ao sangue e não a quem realmente quis as crianças...

                        Será que uma mãe ou um pai que desiste dos filhos tem direito de os reclamar uns anos depois!?

                        Será que é justo retirar a criança a uma família que a criou como sendo sangue do seu sangue!?

                        Começam a ser frequentes demais estes casos, e simplesmente faz-se tábua rasa do interesse das crianças, apenas se vê quem é o pai ou mãe biológico e cá vai disto...

                        A forma como fizeram a entrega da criança, é do mais puro mau gosto, parecia uma transferência de propriedade...
                        O problema é que, legalmente, tem. Moralmente é que são outros quinhentos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                          o grande problema aqui é que ainda existem pessoas que pensam que podem manter uma criança em cada como se fosse um animal de estimação.

                          tiveram ANOS para darem entrada a um processo de adopção, coisa que nunca fizeram...




                          ld
                          A familia de acolhimento não pode ter a decorrer ao mesmo tempo um processo de adopção sobre a criança que tem em sua casa.
                          Isto foi dito pelo presidente da segurança social no forum da tsf de ontem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Inf3rno Ver Post
                            A familia de acolhimento não pode ter a decorrer ao mesmo tempo um processo de adopção sobre a criança que tem em sua casa.
                            Isto foi dito pelo presidente da segurança social no forum da tsf de ontem.
                            Exacto, essa questão não se coloca. As famílias de acolhimento sabem que, mais dia menos dia, a criança será devolvida aos pais biológicos.

                            O problema aqui é o tempo que estes processos demoram e a brutalidade com que as coisas são feitas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Sem querer estar a colocar em causa a decisão judicial (com a qual não concordo mas enfim, tratava-se uma família de acolhimento e acredito que os juízes terão em seu poder todos os dados que justifiquem esta decisão), acho incrível a forma cruel e desumana como a Segurança Social, o Tribunal, protecção de menores, etc, não tiveram em conta o sofrimento desta criança e não a salvaguardaram da situação agoniante que foi possível ver na televisão, aquando da sua entrega à família biológica.

                              Ver uma criança a gritar desesperadamente, a chorar, a agarrar-se ao interior do carro, com n pessoas de volta dela a tentar convencê-la a ir com a família biológica e a deixar os pais e todo aquele aparato que mais fazia lembrar uma feira deu-me um aperto no coração.

                              Vi as imagens e fiquei

                              No geral não percebo estas decisões em favor de alguém que se demarcou de criar e educar uma criança com meses, faz-me lembrar um outro caso ali para Torres Novas (embora este com nuances diferentes).


                              Sobre o que está a negrito.

                              A familia afectiva sabia de antemão que isto ia acontecer, por muito que eu seja sensível ao drama e à revolta desta familia, e em particular o trauma criança, só tenho uma coisa a dizer.

                              Nem familia, nem autoridades amaram e protegeram convenientemente esta criança, sabendo o que iria ocorrer EXPUSERAM e DEIXARAM que a dramatização fosse extrema, assim todos sofreram mais do que seria conveniente.


                              Não consigo imaginar o que será o pensamento e sentimento de uma criança de 6 anos criada durante mais de 4 por uma familia, e ver o seu mundo desabar com tamanhas mudanças.
                              Mas deve ser tremendo.
                              Em particular porque vai para um pais totalmente diferente e com uma lingua e hábitos completamente novos

                              Comentário


                                #16
                                E com estes casos tira-se o resto de seriedade que havia na adopção de crianças em Portugal.

                                Quem é o casal que vai querer adoptar um filho, se depois os pais biológicos têm legitimidade para os retirar assim?

                                Onde estiveram eles entretanto? Onde esteve o empenho deles pelos seus filhos? Como estariam os seus filhos se tivessem ficado com eles? E a família adoptiva? Que deu o que tinha? Que pôs à disposição do seu filho adoptado os seus recursos financeiros, enquanto os pais biológicos andavam a fazer tudo menos a cumprir responsabilidades?

                                Está bonito!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                  Exacto, essa questão não se coloca. As famílias de acolhimento sabem que, mais dia menos dia, a criança será devolvida aos pais biológicos.

                                  O problema aqui é o tempo que estes processos demoram e a brutalidade com que as coisas são feitas.

                                  Isto é mesmo assim? É como está na lei?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    E com estes casos tira-se o resto de seriedade que havia na adopção de crianças em Portugal.

                                    Quem é o casal que vai querer adoptar um filho, se depois os pais biológicos têm legitimidade para os retirar assim?

                                    Onde estiveram eles entretanto? Onde esteve o empenho deles pelos seus filhos? Como estariam os seus filhos se tivessem ficado com eles? E a família adoptiva? Que deu o que tinha? Que pôs à disposição do seu filho adoptado os seus recursos financeiros, enquanto os pais biológicos andavam a fazer tudo menos a cumprir responsabilidades?

                                    Está bonito!
                                    Não havia família adoptiva. Era de acolhimento. A qualquer momento qualquer família podia adoptar a criança e separá-la desta família.

                                    Penso que neste caso o sistema de adopção não foi colocado em causa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Não havia família adoptiva. Era de acolhimento. A qualquer momento qualquer família podia adoptar a criança e separá-la desta família.

                                      Penso que neste caso o sistema de adopção não foi colocado em causa.
                                      Desconhecia. Então acho que quem tem culpa disso são os pais adoptivos. Já sabiam no que se estavam a meter.

                                      Quem não quer ser mordido não se mete com o cão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Desconhecia. Então acho que quem tem culpa disso são os pais adoptivos. Já sabiam no que se estavam a meter.

                                        Quem não quer ser mordido não se mete com o cão.
                                        Culpa de quê?

                                        O que está a ser posto em causa é a forma como a criança foi retirada da família de acolhimento e entregue à família biológica. Se viste as imagens percebes bem o "espectáculo" agoniante que foi.

                                        As razões para a sua retirada o tribunal lá as terá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post
                                          Isto é mesmo assim? É como está na lei?
                                          Sim.
                                          Pela nossa lei a família biológica pode reaver a criança se assim o desejar, tem é de já ter recuperado dos problemas que a levaram a abandonar a criança...
                                          Para mim a questão é que a criança, não tem noção se a familia tuga é de acolhimento ou não, para ela é a família que sempre conheceu e agora ir viver no meio do fim do mundo com estranhos, para mim é de uma brutalidade atroz. Eu sei que lei é lei, mas por vezes falta um pouco de sensibilidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            Culpa de quê?

                                            O que está a ser posto em causa é a forma como a criança foi retirada da família de acolhimento e entregue à família biológica. Se viste as imagens percebes bem o "espectáculo" agoniante que foi.

                                            As razões para a sua retirada o tribunal lá as terá.
                                            Culpa de terem adoptado alguém nessas condições. Sabendo que poderiam retirar a criança a qualquer momento.

                                            Não vi as imagens nem estou interessado em ver.

                                            As razões do tribunal também não as sei, mas a julgar por casos semelhantes, será fácil depreender a frieza com que foram analisados os factos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Culpa de terem adoptado alguém nessas condições. Sabendo que poderiam retirar a criança a qualquer momento.

                                              Não vi as imagens nem estou interessado em ver.

                                              As razões do tribunal também não as sei, mas a julgar por casos semelhantes, será fácil depreender a frieza com que foram analisados os factos.
                                              Mas ninguém adoptou ninguém!!! É uma família de acolhimento.

                                              Decreto- Lei n.º 190/92 de 3 SET

                                              O acolhimento familiar é uma prestação de acção social que consiste em fazer acolher transitória e temporariamente, por famílias consideradas idóneas para a prestação desse serviço, crianças e jovens cuja família natural não esteja em condições de desempenhar a sua função socio-educativa .
                                              Achas melhor uma criança estar anos numa instituição quando pode estar numa família de acolhimento?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                (...)

                                                , tratava-se uma família de acolhimento(...)
                                                Que tem um objectivo próprio de ser escasso no tempo, mas as situações prolongam-se no tempo e na relação estabelecida, por total falta de resposta do Estado e suas instituições nesta área.

                                                Ontem na Sic referiram as estatisticas referentes a esta situação de prolongamento do tempo em que os menores estão ao cuidado das familias de acolhimento.

                                                Dramático,

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  Mas ninguém adoptou ninguém!!! É uma família de acolhimento.

                                                  Achas melhor uma criança estar anos numa instituição quando pode estar numa família de acolhimento?
                                                  Claro que não.

                                                  Acho que devia haver protecção para quem recebe estas crianças que estão em instituições. Porque isto é dar uma autêntica facada por trás a quem pretende dar amor e carinho a alguém. Logo o que eu defendo é que quem se meta nisto saiba bem onde se está a meter

                                                  Sim não é adopção, é acolhimento. Duas palavras com significados muito próximos mas que infelizmente em Portugal ganham cada vez mais mediatismo...por más razões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Chamem-lhes os nomes que quiserem, mas é de uma crueldade atroz ver e sentir o desgosto de uma criança de 6 anos que foi afastada de quem amava para ir para um país que não conhece, com uma língua que não fala e com uma pessoa que não ama.

                                                    Como mãe e como família de acolhimento dói-me muito tudo isto...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                      A mim e nestes casos parece, que se dá valor a mais ao sangue e não a quem realmente quis as crianças...

                                                      Será que uma mãe ou um pai que desiste dos filhos tem direito de os reclamar uns anos depois!?

                                                      Será que é justo retirar a criança a uma família que a criou como sendo sangue do seu sangue!?

                                                      Começam a ser frequentes demais estes casos, e simplesmente faz-se tábua rasa do interesse das crianças, apenas se vê quem é o pai ou mãe biológico e cá vai disto...

                                                      A forma como fizeram a entrega da criança, é do mais puro mau gosto, parecia uma transferência de propriedade...


                                                      Mas leste o mesmo que eu ou não? A mão numa determinada altura da vida não teve condições para a sustentar e entregou-a a uma instituição. Isto é desistir? era preferível passarem as duas fome? então mas não é para isto que servem estas instituições?

                                                      A filha pertence à mãe biológica como é óbvio. Eu quando era puto também chorei muitas vezes, mas por vezes chorar até faz bem. Ninguém morreu

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                        O problema é que, legalmente, tem. Moralmente é que são outros quinhentos.
                                                        Problema? Aqui problema só vocês que o estão a criar. A mãe não a abandonou. Caramba esta gente comove-se só por ver uma criança a chorar? O que vocês estão para aqui a dizer não faz sentido algum.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Moleiro Ver Post

                                                          A filha pertence à mãe biológica como é óbvio.
                                                          Pertence? Mas estamos a falar de bens materiais?

                                                          E já agora porque "pertence"? Quem a criou, quem a alimentou? Quem lhe deu uma família e amor?

                                                          É tudo muito bonito, mas ser mãe não é só dar à luz.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Moleiro Ver Post
                                                            Problema? Aqui problema só vocês que o estão a criar. A mãe não a abandonou. Caramba esta gente comove-se só por ver uma criança a chorar? O que vocês estão para aqui a dizer não faz sentido algum.
                                                            Tens filhos?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X