Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para os Eng. Informáticos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para os Eng. Informáticos

    Ora boas noites.

    Estou a tirar uma licenciatura em Engª. Informática na Universidade de Évora.
    Queria saber o que é que os Eng. Informáticos fazem no fundo! Pode parecer um pouco estúpido mas não sei o que fazem para além de programarem.

    Por isso, para acabar com as minhas dúvidas, gostava que os licenciados ou mesmo Eng. Informáticos se pronunciassem sobre o assunto e agradeço-os desde já!


    Muito obrigado!

    #2
    quase só programar.

    Comentário


      #3
      Depende da área e do percurso de cada um.

      Mas normalmente programam ou executam outros trabalhos técnicos, fazem gestão de projecto e lideram equipas.

      Mas a informática tem muitas vertentes e variados negócios, portanto as coisas nem sempre podem ser assim. Já conheci engenheiros informáticos que mal acabaram o curso dedicaram-se logo à área financeira em consultoria/auditoria.

      PS: Acabei o curso há 3 anos.

      Comentário


        #4
        A minha licenciatura é de redes e telecomunicações e nem assim me livro da programação

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
          A minha licenciatura é de redes e telecomunicações e nem assim me livro da programação
          A programação é tipo a "argamassa" que liga as coisas.

          Comentário


            #6
            Karma, já me fizeste ficar mais aliviado, apesar de pouco.

            O que é certo é que a Programação está sempre presente. Mas eu não quero dar o "tilt" aos 40 anos..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AnkjayCorsaB Ver Post
              Karma, já me fizeste ficar mais aliviado, apesar de pouco.

              O que é certo é que a Programação está sempre presente. Mas eu não quero dar o "tilt" aos 40 anos..
              Ou podes gostar tanto de programação que não consegues largar aquilo. Tive um membro da direcção da empresa onde trabalhava a mandar-me queries SQL.

              Mas normalmente só fica a programar 100% do tempo até aos 40 quem se acomoda ao lugar ou então quem é muito bem pago.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Ou podes gostar tanto de programação que não consegues largar aquilo. Tive um membro da direcção da empresa onde trabalhava a mandar-me queries SQL.

                Mas normalmente só fica a programar 100% do tempo até aos 40 quem se acomoda ao lugar ou então quem é muito bem pago.
                Hehe

                É que eu e a programação não nos damos muito bem... Apesar de tentar compreender e praticar quando posso, pimba!

                Também é verdade...
                Bem e ainda só estou no primeiro ano. Vamos lá ver..

                Mas gostava de saber mais opiniões.. Acho que neste fórum há muitos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AnkjayCorsaB Ver Post
                  Hehe

                  É que eu e a programação não nos damos muito bem... Apesar de tentar compreender e praticar quando posso, pimba!

                  Também é verdade...
                  Bem e ainda só estou no primeiro ano. Vamos lá ver..

                  Mas gostava de saber mais opiniões.. Acho que neste fórum há muitos.
                  No 1º ano só estás mesmo a aprender os rudimentos. Lá para o fim as coisas já te saem com muito mais facilidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    No 1º ano só estás mesmo a aprender os rudimentos. Lá para o fim as coisas já te saem com muito mais facilidade.
                    Tento ver por esse lado.. Mas cada vez vejo mais as coisas a complicar..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      A programação é tipo a "argamassa" que liga as coisas.
                      Eu sei, e o professor está sempre a chamar à atenção aos alunos de redes "os de redes que não pensem que a programação não é importante, no futuro vão ver a importância"

                      É programação todos os anos da licenciatura, e ainda vou ter BD's e programação de microprocessadores.

                      Eu estou um bocado como o AnkjayCorsaB, até fisica é mais facil.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AnkjayCorsaB Ver Post
                        Hehe

                        É que eu e a programação não nos damos muito bem... Apesar de tentar compreender e praticar quando posso, pimba!

                        Também é verdade...
                        Bem e ainda só estou no primeiro ano. Vamos lá ver..

                        Mas gostava de saber mais opiniões.. Acho que neste fórum há muitos.
                        Jovem, programação só tem um segredo:

                        calhou bem? OK, next

                        calhou mal? faz delete! sem pena e sem medo!!! alguma vez ficará sem bugs!

                        Comentário


                          #13
                          Praticamente é programar trabalhar com BD's

                          Ver o que correr bem e mal..compilar etc etc etc

                          Não sabes SQL? facil basta saberes inglês..

                          C++ é perceber o que funciona

                          PL SQL é uma guerra entre SQL's

                          E acima de tudo ter paciência, mas muita mesmo...-...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AnkjayCorsaB Ver Post
                            Ora boas noites.

                            Estou a tirar uma licenciatura em Engª. Informática na Universidade de Évora.
                            Queria saber o que é que os Eng. Informáticos fazem no fundo! Pode parecer um pouco estúpido mas não sei o que fazem para além de programarem.
                            Desculpa lá a intromissão, mas inscreveste-te num curso superior que não sabes bem para o que serve? Um bocadinho arriscado, não?

                            Comentário


                              #15
                              Ainda estou a concluir Eng. Informática mas já faço Engenharia há muitos anos.

                              - Programação (SQL, VB, VB.NET, ASP.NET, PHP, Java, C/C++, VBA)
                              - Redes (CCNP, WAN, LAN, Wireless, Radius, Links Ponto-a-Ponto)
                              - VoIP (Construí eu mesmo o sistema VoIP da empresa, piece by piece)
                              - Administração Servidores (Windows, Unix, Linux, VMS...)
                              - Administração BD (SQL Server, Oracle, Firebird, MySQL, DBase)
                              - Gestão Parque Informático
                              - Gestão de Fornecedores, Relatórios de Gestão, Anuais, Orçamentos,
                              - Análise e gestão de projectos avançados
                              - Gestão de aplicativos (NAV)
                              - Reuniões de Direcção e Estratégia
                              - Orientar uma equipa de diversas pessoas

                              Isto é só o que faço diaramente. É necessário ser muito pro-activo e estar sempre actualizado.

                              Formação contínua é essencial!
                              Editado pela última vez por freefall2900; 21 May 2009, 10:04.

                              Comentário


                                #16
                                Pode ser programar, mas também pode não ser. Depende sempre da empresa e do caminho que seguires.

                                Eu neste momento faço um pouco de programação, mas faço fundamentalmente especificação funcional e técnica, sendo que a programação é feita off-shore.

                                Isso depende sempre da área onde estiveres e dos conhecimentos que fores adquirindo. Pois é sempre preciso que saiba "falar" a linguagem dos gestores que têm as necessidades e que conheça os sistemas para fazer uma boa tradução dos requisitos em funcionalidades.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                  Ainda estou a concluir Eng. Informática mas já faço Engenharia há muitos anos.

                                  - Programação (SQL, VB, VB.NET, ASP.NET, PHP, Java, C/C++, VBA)
                                  - Redes (CCNP, WAN, LAN, Wireless, Radius, Links Ponto-a-Ponto)
                                  - VoIP (Construí eu mesmo o sistema VoIP da empresa, piece by piece)
                                  - Administração Servidores (Windows, Unix, Linux, VMS...)
                                  - Administração BD (SQL Server, Oracle, Firebird, MySQL, DBase)
                                  - Gestão Parque Informático
                                  - Gestão de Fornecedores, Relatórios de Gestão, Anuais, Orçamentos,
                                  - Análise e gestão de projectos avançados
                                  - Gestão de aplicativos (NAV)
                                  - Reuniões de Direcção e Estratégia

                                  Isto é só o que faço diaramente. É necessário ser muito pro-activo e estar sempre actualizado.

                                  Formação contínua é essencial!
                                  Tenho o mesmo alinhamento que tu. Só retiro os itens de gestão de resto pouco varia... só com uma diferença, não sou engenheiro... sou só informático. Mas para quem entra na área o teu último paragrafo é o mais importante.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tirando alguns scripts e uma ou outra coisa em linguagens web raramente programo.

                                    Assim por alto administro sistemas (servidores e equipamentos), faço auditorias e análise de dados.

                                    Como já disseram depende muito da área para onde pretendes evoluir.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AnkjayCorsaB Ver Post
                                      Hehe

                                      É que eu e a programação não nos damos muito bem... Apesar de tentar compreender e praticar quando posso, pimba!

                                      Também é verdade...
                                      Bem e ainda só estou no primeiro ano. Vamos lá ver..

                                      Mas gostava de saber mais opiniões.. Acho que neste fórum há muitos.
                                      Então desculpa-me o que te vou dizer.
                                      Se realmente é isso que acontece, estás no curso errado.
                                      Tive um colega de curso que quis fazer o trabalho final de curso numa loja de informática, a resposta do orientador foi. "Um eng. Informático não é para andar a apertar parafusos".

                                      Tens várias áreas no final do teu curso, escolhes a que mais te adaptares.
                                      Tens a área de administração de redes, programação (mais abrangente), entre outras. Só tens que escolher a que mais se adapta ao que tu gostas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em Portugal, Eng. Informática é quase só programação porque deve ser a área de negócios tecnológicos que precisa de menos investimento.
                                        Eu trabalho em programação e nem sequer tenho formação em Eng. Infornática, é o que se consegue arranjar mais facilmente, pelo menos por enquanto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só sei é que por fora os de informática safam-se sempre muito bem mesmo!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu não sou Engenheiro, mas sou licenciado em Informática de Gestão.
                                            Neste momento trabalho como consultor em implementação de software de gestão, desenvolvimento aplicacional, desenvolvimento e gestão de bases de dados.
                                            A minha formação incluia programação e bases de dados com componente de gestão.
                                            Devo dizer ainda que já não uso nenhuma das ferramentas com que programava naquele tempo (há 13 anos).
                                            É evidente que no decorrer da vida profissional vão aparecendo oportunidades que determinam em pormenor as coisas a que somos melhores.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se n gostares de programar podes tentar ir para um departamento de operação de sistemas de uma grande empresa.

                                              Ai aprende-se muito de sistemas, numa visão geral, e depois se fores bom podes dar o salto para administração de sistemas, de preferencia de sistemas Unix, bases de dado Oracle/Sybase/Informix, redes, SAP, etc....

                                              Se continuares a ser bom vais ganhar bom dinheiros e chefiar projectos porreiros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AnkjayCorsaB Ver Post
                                                Ora boas noites.

                                                Estou a tirar uma licenciatura em Engª. Informática na Universidade de Évora.
                                                Queria saber o que é que os Eng. Informáticos fazem no fundo! Pode parecer um pouco estúpido mas não sei o que fazem para além de programarem.

                                                Por isso, para acabar com as minhas dúvidas, gostava que os licenciados ou mesmo Eng. Informáticos se pronunciassem sobre o assunto e agradeço-os desde já!


                                                Muito obrigado!
                                                Bem, este assunto poderia ser o tema de uma tese de mestrado e/ou de
                                                doutoramento. Ou seja, poderia ficar aqui a escrever meses a fio sobre
                                                isto.

                                                Uma pessoa que faz um programa de computador é um programador?
                                                Mais:
                                                Uma pessoa que trabalha a fazer programas é um programador?

                                                Não necessariamente.

                                                Ser programador é muito mais que conseguir fazer programas. E programar
                                                é muito mais que fazer programas.

                                                Ou seja, um profissional da informática (eng. ou não) não programa, muito
                                                menos faz programas: FAZ DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS APLICACIONAIS.

                                                Tudo isto para dizer que, há muito mais na construção de programas que a
                                                "mera" programação.

                                                Ou seja, para ter uma aplicação (programa ou conjunto de programas) que
                                                resolva um dado problema, é necessário efectuar muitas tarefas no âmbito
                                                do projecto que gera essa aplicação, mas que não termina por aí.

                                                A saber, por exemplo:
                                                - Gestão de Projecto
                                                - Análise de Requisitos
                                                - Análise Funcional
                                                - Análise de Dados
                                                - Desenho de Arquitectura
                                                - Desenho Funcional
                                                - Desenho de Testes
                                                - etc.
                                                E nada disto tem uma única linha de código...

                                                Leitura adicional:
                                                Software development process - Wikipedia, the free encyclopedia
                                                Unified Process - Wikipedia, the free encyclopedia
                                                Agile software development - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sou licenciado em Informática e nunca programei profissionalmente.
                                                  Trabalho em redes e telecomunicações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Avant
                                                    Desculpa lá a intromissão, mas inscreveste-te num curso superior que não sabes bem para o que serve? Um bocadinho arriscado, não?
                                                    Não é bem isso. Sei algumas coisas, mas não sei todas. Para além disso não faz mal nenhum perguntar. ;)

                                                    Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                                    Então desculpa-me o que te vou dizer.
                                                    Se realmente é isso que acontece, estás no curso errado.
                                                    Tive um colega de curso que quis fazer o trabalho final de curso numa loja de informática, a resposta do orientador foi. "Um eng. Informático não é para andar a apertar parafusos".

                                                    Tens várias áreas no final do teu curso, escolhes a que mais te adaptares.
                                                    Tens a área de administração de redes, programação (mais abrangente), entre outras. Só tens que escolher a que mais se adapta ao que tu gostas.
                                                    Realmente é o que acontece porque ainda não me dediquei a full time à programação. A nota positiva é que eu consigo perceber de onde é que as coisas provêm. Independemente disso não é razão, acho eu, para me considerar no curso errado. Até porque, para além da programação, gosto de outras coisas tais como Redes, Sistemas Digitais etc.

                                                    Não preciso de desculpar nada. Foste frontal, afinal de contas é isso que me interessava! Tal como sou para as outras pessoas, também quero que o sejam comigo.
                                                    Tenho um colega de casa, que é Eng. Informático, e está a trabalhar no Hospital de Évora, pelo que sei relacionado com Redes. Queria ver se falava com ele para saber mais pormenores.

                                                    Cheires, uma pergunta: Quais são as áreas, assim por alto, no final do curso desta área? Se não for pedir muito..


                                                    Quanto às outras sugestões/opiniões, obrigado! Certamente não irão passar despercebidas!
                                                    Editado pela última vez por AnkjayCorsaB; 25 May 2009, 11:41.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O que faz um Informático, licenciado ou Eng. (neste ramo, quem pratica sabe que a diferença prática destes termos é 0...), pode-se tornar complexo de explicar.

                                                      Existem diversas especialidades, desde:
                                                      - Programação
                                                      - Administração de sistemas
                                                      - Redes
                                                      - Análise de sistemas
                                                      - Gestão de projectos

                                                      etc...

                                                      Existem diversas especialidades (digamos assim), havendo, logicamente, uma sequência não obrigatória na escala da carreira. O programador costuma ser o ponto de partida, recebe um requisito devidamente especificado (as vezes), desenvolve, testa, e garante o seu serviço.

                                                      O analista programador (creio que seja o mais comum), já executa algumas tarefas mais "agressivas", analisa impactos de novos requisitos em plataformas já existentes, eventualmente entra em contacto com o cliente para esclarecimentos, tem alguma capacidade de comunicação com outros departamentos, com pessoas sem visão técnica da plataforma, sabe comunicar e documentar, além de desenvolver.

                                                      No seguinte patamar, encontra-se o consultor. Presume-se que seja um indivíduo com uma capacidade de abstracção relativamente superior, com uma visão mais abrangente não só das tecnologias como também seja capaz de interpretar com maior eficiência o negócio com que se depara. É um indivíduo capaz de interagir com um cliente, ganhar algum terreno e eventual à vontade com ele, consegue abranger várias áreas, desde desenvolvimento, BD, análise, alguma gestão (eventualmente).

                                                      Acima do consultor existem muitos outros termos, e a relação entre o termo e as funções varia de empresa para empresa. Já estive numa empresa onde o developer era chamado de técnico, e desenvolvia, acompanhava reuniões com cliente, entrava em contacto com cliente etc... Há empresas com visões algo distorcidas do tipo de colaboradores que fazem circular o seu negócio...

                                                      Se queres uma visão realista da "coisa", o melhor é definitivamente começares por baixo. O mito do receio da programação esquece, agarra-te porque dá boas bases, ficas com noção das dificuldades e facilidades, ganhas capacidade de abstracção, e acaba por ser aliciante veres o sonho tornado realidade. Tenta progredir sempre que possível, pois além de gratificante vale a pena. Mas começa sempre por um sítio onde aprendas bem e que te dê capacidades para enfrentar o mercado sem receio. Fazer o mais facil ao princípio pode-se tornar uma dor de cabeça mais tarde

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom, eu estive alguns anos en Eng de sistemas e informatica, e ainda me falta um ano para terminar a licenciatura...

                                                        Eu ja no secundario estava no curso tecnologico de informatica(nem sei como se chama agora, já foi ha mais de uma década...) e adorava a programaçao!!! Mas quando entrei na universidade, fiquei desmotivado com a parte de programaçao, nao sei se era dos professores, se era eu que ja sabia aquilo tudo e deixei andar, dando mais asas a parte de sistemas, o qual fiquei a adorar... E ao fim de uns belos anos, a trabalhar e estudar, perdi o interesse total no curso... Espero acaba-lo um dia, mas por agora nao...

                                                        Há um ano surgiu a oportunidade de ser um informatico num resort com uns quantos hoteis e lojas, alugueres de ski e tal, e basicamente sou gestor de tudo e mais alguma coisa... A parte informatica passa toda por mim, desde servidores, redes, telefones IP, impressoras, tudo... Ou seja, tanto sou uma pessoa que faz um projecto onde se gasta 100000€, como sou a pessoa que tira a folha de papel da impressora que esta presa nos rolos...
                                                        Faço um pouco de programaçao, quase anda, so alguns scripts e tal, e para já estou a adorar este trabalho bem remunerado...

                                                        E para o que estou a fazer nao preciso de nenhum curso, so de experiencia... Que tem de ser actualizada diariamente. Se eu soubesse que tinha que "estudar" toda a minha vida, secalhar tinha pensado em outro futuro!
                                                        Editado pela última vez por santuarium; 25 May 2009, 16:18.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                                          (...) Se eu soubesse que tinha que "estudar" toda a minha vida, secalhar tinha pensado em outro futuro!
                                                          «Ah, pois é, bebé!»

                                                          Se eu soubesse o que sei hoje, tinha ido para trolha.

                                                          Uma vez caiu o WC-Pato dentro da sanita... chama-se alguém para desentupir
                                                          aquilo... 30 minutos... 200 euros... +IVA... Nada como trabalhar 1 dia por
                                                          mês...

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X