Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Na SIC - Desemprego leva a apostar no estrangeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Na SIC - Desemprego leva a apostar no estrangeiro

    Entrevista da SIC a alguns portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro. Será a emigração uma saída para sanar situações de desemprego em Portugal?

    Ao longo destes três anos em que sou membro da AHO vi saírem do país alguns utilizadores, de uma maneira ou de outra encontraram uma ocupação, um emprego ou um ofício.

    Quando falo ao telefone ou encontro portugueses que vivem em Portugal pintam um cenário a cores escuras, mesmo empresários e trabalhadores independentes. Será mesmo assim?

    O que pensam sobre isto?

    Ver vídeo aqui:

    Desemprego leva a apostar no estrangeiro

    #2
    Emigrar porque não? Acho perfeitamente legitimo que alguém que viva em Portugal tenha reais ambições de um dia conhecer o Mundo, porque isto aqui, diga-se está a anos luz do que melhor existe. Hoje em dia o que não faltam são oportunidades, se tiverem um curso superior têm incentivos por parte de muitos países.

    Comentário


      #3
      Para a semana vou ter uma entrevista com um conhecido jornal nacional exactamente sobre o mesmo tema.


      é uma realidade dos tempos modernos, plenamente incentivada pela UE!

      Comentário


        #4
        Se isto afundar de vez, até já tenho um destino escolhido: Austrália !

        Ganho lá mais como repositor de supermercado do que aqui como Engenheiro

        Comentário


          #5
          A emigração é uma solução para a procura de melhores condições de trabalho e de vida.

          Existem muitas novas oportunidades de trabalho nos chamados BRIC e outros paises em desenvolvimento.

          Agora há que ter em mente que será mais duro e que poderão enfrentar muitas adversidades, a começar pelos habitos e costumes locais e o facto de se encontrarem sos num pais desconhecido, sem o aconchego da familia e amigos.

          Comentário


            #6
            Acho que existem várias realidades na recente vaga de emigração. Tens

            - Os casos que não são movidos pelo desemprego em Portugal mas sim pelas melhores condições salariais ou profissionais no estrangeiro. Neste caso são normalmente pessoas com formação superior (Engenharia e Gestão) que procuram uma remuneração melhor ou uma oportunidade em algo que não existe, ou tem muito pouca expressão em Portugal.

            - Os casos dos que saem simplesmente porque querem sair e viver no estrangeiro por uns tempos.

            - Os que emigram por necessidade de emprego. Aqui tens desde pescadores, construtores civis até licenciados em áreas com baixa taxa de empregabilidade como comunicação, design, biologia (principalmente para investigação científica).

            No meu caso já ponderei algumas vezes sair e se saísse integrava-me no primeiro grupo.

            Não tinha qualquer problema em viver noutro país mas existem algumas condicionantes que me vão mantendo por cá, uma delas é um estranho sentimento nacionalista que me faz ficar e lutar pelo desenvolvimento de Portugal. Outra é o facto de achar que perdia muito a nível pessoal.

            No outro lado da balança tenho algumas boas oportunidades e os rendimentos (4 a 5 vezes superiores ao que ganho aqui).

            Enfim, actualmente trabalho numa área com muito pouca expressão em Portugal. Se no futuro não encontrar trabalho nessa área ou achar que estou a estagnar (actualmente estou) emigrarei para Europa, USA ou Canada. África gosto muito para visitar mas nunca para viver e oriente acho que não me adaptaria ao estranho comportamento social daquela gente.
            Editado pela última vez por pacxito; 21 May 2009, 11:00.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              A emigração é uma solução para a procura de melhores condições de trabalho e de vida.

              Existem muitas novas oportunidades de trabalho nos chamados BRIC e outros paises em desenvolvimento.

              Agora há que ter em mente que será mais duro e que poderão enfrentar muitas adversidades, a começar pelos habitos e costumes locais e o facto de se encontrarem sos num pais desconhecido, sem o aconchego da familia e amigos.
              O que não faltam são oportunidades nos países mais desenvolvidos do Mundo. Da lista dos 15 melhores países do IDH, mais de metade têm programas oficiais de incentivos se quiseres começar por lá uma nova vida. Com um curso superior como é óbvio. Países que nada têm a ver com isto onde nós vivemos.

              1 (0) Islândia 0,968
              2 (0) Noruega 0,968
              3 (1) Canadá 0,967
              4 (1) Austrália 0,965
              5 (0) Irlanda 0,960
              6 (3) Países Baixos 0,958
              7 (1) Suécia 0,958
              8 (0) Japão 0,956
              9 (9) Luxemburgo 0,956
              10 (3) Suíça 0,955
              11 (1) França 0,955
              12 (1) Finlândia 0,954
              13 (1) Dinamarca 0,952
              14 (1) Áustria 0,951
              15 (3) Estados Unidos 0,950

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 320ce Ver Post
                O que não faltam são oportunidades nos países mais desenvolvidos do Mundo. Da lista dos 15 melhores países do IDH, mais de metade têm programas oficiais de incentivos se quiseres começar por lá uma nova vida. Com um curso superior como é óbvio. Países que nada têm a ver com isto onde nós vivemos.

                1 (0) Islândia 0,968
                2 (0) Noruega 0,968
                3 (1) Canadá 0,967
                4 (1) Austrália 0,965
                5 (0) Irlanda 0,960
                6 (3) Países Baixos 0,958
                7 (1) Suécia 0,958
                8 (0) Japão 0,956
                9 (9) Luxemburgo 0,956
                10 (3) Suíça 0,955
                11 (1) França 0,955
                12 (1) Finlândia 0,954
                13 (1) Dinamarca 0,952
                14 (1) Áustria 0,951
                15 (3) Estados Unidos 0,950
                O problema neste momento é que muitos desses paises estão afogados na sua propria taxa de desemprego e tem imensos quadros e gente qualificada no desemprego.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Acho que existem várias realidades na recente vaga de emigração. Tens

                  - Os casos que não são movidos pelo desemprego em Portugal mas sim pelas melhores condições salariais ou profissionais no estrangeiro. Neste caso são normalmente pessoas com formação superior (Engenharia e Gestão) que procuram uma remuneração melhor ou uma oportunidade em algo que não existe, ou tem muito pouca expressão em Portugal.

                  - Os casos dos que saem simplesmente porque querem sair e viver no estrangeiro por uns tempos.

                  - Os que emigram por necessidade de emprego. Aqui tens desde pescadores, construtores civis até licenciados em áreas com baixa taxa de empregabilidade como comunicação, design, biologia (principalmente para investigação científica).

                  No meu caso já ponderei algumas vezes sair e se saísse integrava-me no primeiro grupo.

                  Não tinha qualquer problema em viver noutro país mas existem algumas condicionantes que me vão mantendo por cá, uma delas é um estranho sentimento nacionalista que me faz ficar e lutar pelo desenvolvimento de Portugal. Outra é o facto de achar que perdia muito a nível pessoal.

                  No outro lado da balança tenho algumas boas oportunidades e os rendimentos (4 a 5 vezes superiores ao que ganho aqui).

                  Enfim, actualmente trabalho numa área com muito pouca expressão em Portugal. Se no futuro não encontrar trabalho nessa área ou achar que estou a estagnar (actualmente estou) emigrarei para Europa, USA ou Canada. África gosto muito para visitar mas nunca para viver e oriente acho que não me adaptaria ao estranho comportamento social daquela gente.
                  Pessoalmente insiro-me no grupo 2, mas que poderei a passar ao grupo 1. Vai depender de muita coisa.

                  É uma questão complicada esta de sair do país e que vista ainda por Portugal parece sempre mais fácil. A mudança é enorme e os primeiros tempos não são nada fáceis! Mas nada de desanimar porque depois até se começa a gostar.

                  Tudo vai depender dos pormenores pessoais, principalmente se tem namorada/esposa ou não!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 320ce Ver Post
                    O que não faltam são oportunidades nos países mais desenvolvidos do Mundo. Da lista dos 15 melhores países do IDH, mais de metade têm programas oficiais de incentivos se quiseres começar por lá uma nova vida. Com um curso superior como é óbvio. Países que nada têm a ver com isto onde nós vivemos.

                    1 (0) Islândia 0,968
                    2 (0) Noruega 0,968
                    3 (1) Canadá 0,967
                    4 (1) Austrália 0,965
                    5 (0) Irlanda 0,960
                    6 (3) Países Baixos 0,958
                    7 (1) Suécia 0,958
                    8 (0) Japão 0,956
                    9 (9) Luxemburgo 0,956
                    10 (3) Suíça 0,955
                    11 (1) França 0,955
                    12 (1) Finlândia 0,954
                    13 (1) Dinamarca 0,952
                    14 (1) Áustria 0,951
                    15 (3) Estados Unidos 0,950
                    Efectivamente não tem nada a ver com o nosso, ainda temos que batalhar muito para entrarmos em banca rota!

                    Em muitos desses países o que realmente difere do nosso é a mentalidade de quem lá vive.

                    Eu queria ver o tuga que ao mínimo sinal de adversidade desata aos gritos contra o governo a entregar mais de 50% do ordenado para impostos em cada mês... O mesmo tuga que elege políticos corruptos que desviam dinheiros públicos para uso privado e acha que quem foge aos impostos é o maior lá da aldeia.

                    O sucesso de um povo está nas suas gentes.

                    Comentário


                      #11
                      E já agora qts mais emigrarem: melhor para os que ficam: tenham a bondade de não esperar mais

                      Comentário


                        #12
                        Eu vivo no estrangeiro e saí com uma bolsa do Estado por motivos de estudo. Estou presentemente a concluir o meu PhD.

                        Neste momento o mundo tem muita mais mobilidade do que antes mas não pensem que é tudo rosas no estrangeiro. Apesar de já se encontrar muito diluída, a xenofobia ainda é uma realidade latente. Eu pessoalmente sou extremamente afortunado e nunca sofri nada desse género mas conheço quem não tenha sido tão afortunado.

                        Comentário


                          #13
                          N fosse eu casado e a minha mulher ficar mal disposta só com a ideia de deixar a familia e amigos para ir pro estrangeiro, ja tinha mandado um pontapé no cu na podridão que é trabalhar em PT, ainda mais no sector publico.

                          As coisas estão de tal modo que diariamente convivo com coisas que me metem nojo.

                          Comentário


                            #14
                            Eu vivo em Portugal ... mas trabalho em Espanha ... acho que é melhor dentro do possivel

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              O problema neste momento é que muitos desses paises estão afogados na sua propria taxa de desemprego e tem imensos quadros e gente qualificada no desemprego.
                              Pois, o pessoal esquece-se disso e pensa que só em Portugal é que há desemprego, qunado se esquecem que aqui ao lado a taxa de desemprego é quase o dobro...

                              O pessoal pensa que vai de avião num rumo incerto e que mal lá chega arranja logo emprego. Na volta vai ser tão ou mais explorado que cá...


                              Cumprimentos,

                              Comentário


                                #16
                                A emigração tem sido uma realidade por cá, se calhar menos acentuada no últimos anos até onde nos tornámos mais num país receptor de imigração.

                                Creio que essa decisão deve ser muito bem ponderada, colocado os prós e contra e avançar para tal de forma consciente.

                                Conheço alguns casos que sem qualquer perspectiva de futuro por cá, tenha abraçado essa aventura no estrangeiro e sem formação superior, por um trabalho que cá se calhar estaria também um imigrante a fazé-lo, ganha mais do que eu (Luxemburgo).

                                Comentário


                                  #17
                                  deleted

                                  Comentário


                                    #18
                                    se não existir emprego cá, imigra-se..

                                    Não me limito a um país.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Se isto afundar de vez, até já tenho um destino escolhido: Austrália !

                                      Ganho lá mais como repositor de supermercado do que aqui como Engenheiro
                                      O meu irmão já trabalhou lá no help desk de uma grande empresa.
                                      Ordenado: 2400€
                                      Aqui em Portugal: 500€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                        O meu irmão já trabalhou lá no help desk de uma grande empresa.
                                        Ordenado: 2400€
                                        Aqui em Portugal: 500€
                                        Esses valores não dizem absolutamente nada.

                                        UK por exemplo. Lá iria ganhar 4 vezes mais do que aqui, mas lá o ordenado mínimo é 4 vezes superior (agora com a queda da libra é capaz de ter diminuído um pouco esta diferença), logo comparativamente iria ganhar exactamente a mesma coisa. E não pensem que quem ganha o ordenado mínimo lá não passa dificuldades como quem o ganha aqui.

                                        O mesmo nos USA, conseguiria cerca de 5k$ por mês. Mas depois só para a renda do apartamento são entre 1500$ e 2000$ (numa das grandes cidades), as refeições andam à volta dos 30$ por pessoa e os preços de supermercado andam pelo dobro dos de cá, acrescenta o prémio do seguro de saúde e acaba por não sobrar quase nada ao fim do mês.

                                        Honestamente acho que há muita gente que se lança nestas aventuras sem fazer bem as contas, sendo que depois muitos deles acabam por fazer o esforço e viver em condições bem piores do que viviam em Portugal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                          Esses valores não dizem absolutamente nada.

                                          UK por exemplo. Lá iria ganhar 4 vezes mais do que aqui, mas lá o ordenado mínimo é 4 vezes superior (agora com a queda da libra é capaz de ter diminuído um pouco esta diferença), logo comparativamente iria ganhar exactamente a mesma coisa. E não pensem que quem ganha o ordenado mínimo lá não passa dificuldades como quem o ganha aqui.

                                          O mesmo nos USA, conseguiria cerca de 5k$ por mês. Mas depois só para a renda do apartamento são entre 1500$ e 2000$ (numa das grandes cidades), as refeições andam à volta dos 30$ por pessoa e os preços de supermercado andam pelo dobro dos de cá, acrescenta o prémio do seguro de saúde e acaba por não sobrar quase nada ao fim do mês.

                                          Honestamente acho que há muita gente que se lança nestas aventuras sem fazer bem as contas, sendo que depois muitos deles acabam por fazer o esforço e viver em condições bem piores do que viviam em Portugal.
                                          Nem mais, mas mt gente teima o contrario.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                            Esses valores não dizem absolutamente nada.

                                            UK por exemplo. Lá iria ganhar 4 vezes mais do que aqui, mas lá o ordenado mínimo é 4 vezes superior (agora com a queda da libra é capaz de ter diminuído um pouco esta diferença), logo comparativamente iria ganhar exactamente a mesma coisa. E não pensem que quem ganha o ordenado mínimo lá não passa dificuldades como quem o ganha aqui.

                                            O mesmo nos USA, conseguiria cerca de 5k$ por mês. Mas depois só para a renda do apartamento são entre 1500$ e 2000$ (numa das grandes cidades), as refeições andam à volta dos 30$ por pessoa e os preços de supermercado andam pelo dobro dos de cá, acrescenta o prémio do seguro de saúde e acaba por não sobrar quase nada ao fim do mês.

                                            Honestamente acho que há muita gente que se lança nestas aventuras sem fazer bem as contas, sendo que depois muitos deles acabam por fazer o esforço e viver em condições bem piores do que viviam em Portugal.
                                            Este é, para mim, o ponto fundamental.

                                            Há muitas pessoas que vão na ilusão de que vão ganhar uma fortuna, mas depois o dinheiro não dá para quase nada. Acabam por ter uma vida de "escravos", trabalham mais, não fazem metade do que faziam em Portugal e claro que acabam por poupar algum dinheiro. Esquecem-se é que em Portugal, se tivessem o mesmo estilo de vida, também o conseguiam fazer, mas cá não abdicam dos pequenos-almoços na pastelaria, das idas ao cinema, etc etc

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              A emigração tem sido uma realidade por cá, se calhar menos acentuada no últimos anos até onde nos tornámos mais num país receptor de imigração.

                                              Creio que essa decisão deve ser muito bem ponderada, colocado os prós e contra e avançar para tal de forma consciente.

                                              Conheço alguns casos que sem qualquer perspectiva de futuro por cá, tenha abraçado essa aventura no estrangeiro e sem formação superior, por um trabalho que cá se calhar estaria também um imigrante a fazé-lo, ganha mais do que eu (Luxemburgo).
                                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                              Esses valores não dizem absolutamente nada.

                                              UK por exemplo. Lá iria ganhar 4 vezes mais do que aqui, mas lá o ordenado mínimo é 4 vezes superior (agora com a queda da libra é capaz de ter diminuído um pouco esta diferença), logo comparativamente iria ganhar exactamente a mesma coisa. E não pensem que quem ganha o ordenado mínimo lá não passa dificuldades como quem o ganha aqui.

                                              O mesmo nos USA, conseguiria cerca de 5k$ por mês. Mas depois só para a renda do apartamento são entre 1500$ e 2000$ (numa das grandes cidades), as refeições andam à volta dos 30$ por pessoa e os preços de supermercado andam pelo dobro dos de cá, acrescenta o prémio do seguro de saúde e acaba por não sobrar quase nada ao fim do mês.

                                              Honestamente acho que há muita gente que se lança nestas aventuras sem fazer bem as contas, sendo que depois muitos deles acabam por fazer o esforço e viver em condições bem piores do que viviam em Portugal.
                                              Pacxito gostei muito do teu post! As pessoas iludem-se completamente com esses valores e pensam que o custo de vida é idêntico ao de Portugal!

                                              Vou dar-te o exemplo italiano. Apesar de não haver um ordenado mínimo nacional legal, em regra as convenções colectivas estabelecem o mínimo de € 800 para as funções mais baixas (como porteiro e empregado de balcão), logo poderemos dizer que o ordenado mínimo mais usual será € 1000.

                                              Em Portugal com € 1000 já se pode viver sem grandes luxos mas ao menos dá para uma pessoa se bastar a si mesma. Vejamos o caso italiano. Eu estou em Florença:

                                              (a) renda de quarto - € 350. Um apartamento individual (T0) não fica por menos de € 600 sem despesas incluídas.

                                              (b) contas - €100 por mês. Nos meses de Inverno acrescentar mais € 100 para o gás de aquecimento.

                                              (c) automóvel - apesar de o valor do automóvel ser mais barato na aquisição, um carro médio do segmento C (e.g: Golf) paga na Toscana cerca de € 400 de IUC anual e os seguros nunca ficam por menos de € 1000 anuais. Logo a despesa anual com um carro normal do segmento C fica por €1400 no mínimo.

                                              (d) comida - ao mesmo preço que em PT. Mas nem pensar fazer vida de café: uma cerveja fica no mínimo por € 3,50 euros.

                                              Como podem ver, uma pessoa que ganhe €1000 passa muito mal em Itália.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                Este é, para mim, o ponto fundamental.

                                                Há muitas pessoas que vão na ilusão de que vão ganhar uma fortuna, mas depois o dinheiro não dá para quase nada. Acabam por ter uma vida de "escravos", trabalham mais, não fazem metade do que faziam em Portugal e claro que acabam por poupar algum dinheiro. Esquecem-se é que em Portugal, se tivessem o mesmo estilo de vida, também o conseguiam fazer, mas cá não abdicam dos pequenos-almoços na pastelaria, das idas ao cinema, etc etc

                                                Mas atenção a um facto.Para se ganhar muito é necessário vários empregos e aqui em portugal o patronato não tolera o partime...

                                                Exemplo na Suiça: Levanta-se todos os dias à 5.

                                                Das 6 às 9 - limpa um escritório
                                                Das 9 às 15 - Trabalha num restaurante
                                                Das 15 às 19 - Trabalha num mercearia
                                                Das 19 às 21 - limpa outro escritório
                                                Não há fins de semana...

                                                É homem com 40 anos e tira 6000€ limpos.
                                                Isto é possível em Portugal? Dificilmente.

                                                Não é uma questão de não querem trabalhar em PT simplesmente não faz sentido cá...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                  Mas atenção a um facto.Para se ganhar muito é necessário vários empregos e aqui em portugal o patronato não tolera o partime...

                                                  Exemplo na Suiça: Levanta-se todos os dias à 5.

                                                  Das 6 às 9 - limpa um escritório
                                                  Das 9 às 15 - Trabalha num restaurante
                                                  Das 15 às 19 - Trabalha num mercearia
                                                  Das 19 às 21 - limpa outro escritório
                                                  Não há fins de semana...

                                                  É homem com 40 anos e tira 6000€ limpos.
                                                  Isto é possível em Portugal? Dificilmente.

                                                  Não é uma questão de não querem trabalhar em PT simplesmente não faz sentido cá...
                                                  Em Portugal é possível sim. Conheço várias pessoas que trabalham em mais do que 1 local, quer em empresas de trabalho temporário que afectam um funcionário a diversas actividades (2 horas na empresa X, 3 na empresa Y) como pessoal que tem um trabalho das 9 ás 6 e depois tem mais um trabalho secundário, normalmente em call centers ou lojas (que tem horários pós laborais).

                                                  Isto já para não falar em profissionais liberais que trabalham para várias empresas em regime de prestação de serviços, tudo depende da actividade e da força de vontade de cada um, mas legalmente não há nada que os impeça.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Esses valores não dizem absolutamente nada.

                                                    UK por exemplo. Lá iria ganhar 4 vezes mais do que aqui, mas lá o ordenado mínimo é 4 vezes superior (agora com a queda da libra é capaz de ter diminuído um pouco esta diferença), logo comparativamente iria ganhar exactamente a mesma coisa. E não pensem que quem ganha o ordenado mínimo lá não passa dificuldades como quem o ganha aqui.

                                                    O mesmo nos USA, conseguiria cerca de 5k$ por mês. Mas depois só para a renda do apartamento são entre 1500$ e 2000$ (numa das grandes cidades), as refeições andam à volta dos 30$ por pessoa e os preços de supermercado andam pelo dobro dos de cá, acrescenta o prémio do seguro de saúde e acaba por não sobrar quase nada ao fim do mês.

                                                    Honestamente acho que há muita gente que se lança nestas aventuras sem fazer bem as contas, sendo que depois muitos deles acabam por fazer o esforço e viver em condições bem piores do que viviam em Portugal.

                                                    Desculpa mas dizem muito...
                                                    Melbourne não é Londres nem NY, nem Chicago, LA, etc...
                                                    A vida lá é mais barata e essa diferença diz tudo...
                                                    Prefiro ir para lá e ganhar 2400 do que aqui 500...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso emigrem todos,será da maneira que irão surgir mais oportunidades de emprego para os que cá ficam! Meus caros,a vida lá fora também não está nada fácil,e falo com algum conhecimento de causa pois tenho vários conhecidos a trabalhar no exterior. O maior problema do nosso País é o facto de termos politicos incompetentes no poder que basicamente se limitam a xular ao máximo a população,mas também é óbvio que parte dessa mesma culpa também cabe a "nós" pois temos a mania de cruzar os braços em situações de aperto financeiro e não só! Portanto no meu entender,a solução não deverá passar obrigatoriemente pela emigração...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                        Em Portugal é possível sim. Conheço várias pessoas que trabalham em mais do que 1 local, quer em empresas de trabalho temporário que afectam um funcionário a diversas actividades (2 horas na empresa X, 3 na empresa Y) como pessoal que tem um trabalho das 9 ás 6 e depois tem mais um trabalho secundário, normalmente em call centers ou lojas (que tem horários pós laborais).

                                                        Isto já para não falar em profissionais liberais que trabalham para várias empresas em regime de prestação de serviços, tudo depende da actividade e da força de vontade de cada um, mas legalmente não há nada que os impeça.
                                                        Tá bem mas e os 6000€? Eu tb conheço pessoas c/ 2 empregos que não tiram 800€ limpos... A questão é que o esforço em PT não tem a mesma recompensa que o esforço num país muito desenvolvido. COmo tal as pessoas não estão motivadas para trabalhar cá da mesma forma.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                                          Desculpa mas dizem muito...
                                                          Melbourne não é Londres nem NY, nem Chicago, LA, etc...
                                                          A vida lá é mais barata e essa diferença diz tudo...
                                                          Prefiro ir para lá e ganhar 2400 do que aqui 500...
                                                          O custo de vida na Austrália desconheço, mas nem sequer estava a falar de este ou daquele caso em particular, estava a chamar a atenção para que só o valor do ordenado não é um indicativo de nada.

                                                          É necessário que se estude cuidadosamente todos os custos inerentes à deslocalização e vivência nesse país.

                                                          Se achas que compensa e queres emigrar, acho que deves aproveitar, não te estou a tentar convencer do contrário.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quanto ao custo de vida na a Austrália desconheço, o que sei é que quanto a reformas são muito picuinhas. Uns familiares meus que estiveram lá emigrados, devido a uns problemas com a partilha de heranças em Portugal, arriscam-se a não receber a reforma australiana. Não percebo o que uma coisa tem a ver com a outra, mas dizem que não podem receber a reforma australiana enquanto esse imbroglio não for resolvido...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X