Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isto é preocupante! Contagios! HIV / SIDA (o tópico !?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Isto é preocupante! Contagios! HIV / SIDA (o tópico !?)

    A nossa sociedade apesar dos perigos e avisos, continua, aparentemente, a manter práticas que nos referenciam negativamente na abordagem desta doença, a profilaxia e as acções pedagógicas parecem ser esquecidas, e isto apesar de se falar de uma doença com elevado índice de mortalidade, transmissão e infectados.

    Fica a noticia para que todos tomemos consciência, a bem de uma saúde melhor.

    VIH/SIDA

    Portugal entre os maiores exportadores europeus de Sida

    "Retrovirology", uma das mais conhecidas revistas científicas do mundo, publica o estudo das fontes de contágio

    Portugal é um dos quatro países que mais exportam o vírus da sida revela um estudo científico que será publicado hoje na revista "Retrovirology". O país aparece ao lado de Espanha, Grécia e Sérvia na lista negra das principais fontes de contágio no espaço europeu.

    Ricardo Camacho, investigador português que participou neste estudo científico internacional, afirma que o projecto "analisa as detecções do VIH nos diversos países" e verifica o seguinte: os 18 estados analisados importam e exportam o vírus. Mas há estados que exportam mais, enquanto outros exportam menos: "Portugal importa e exporta."

    O cenário agrava-se quando, no mesmo estudo, o Luxemburgo surge como o país com maior incidência de infecções por via externa. Os investigadores sugerem que a taxa de incidência no país estará directamente relacionada com o facto de 13% da população ser constituída por imigrantes portugueses.

    Esta leitura não é nova. Em 2004, Jean-Claude Schmit, médico do serviço de doenças infecto-contagiosas do Centro Hospitalar do Luxemburgo, garantia que a infecção pelo vírus da sida entre a comunidade portuguesa, naquele país, era três a cinco vezes a superior à do resto da população. A nova investigação, que mapeou pela primeira vez a evolução do subtipo B do vírus da imunodeficiência humana (VIH), confirma as suspeitas: Portugal está de facto na origem de muitas infecções no espaço europeu, tendo ainda como foco secundário os emigrantes portugueses na Áustria.

    "Além de ser um país turístico, Portugal tem uma longa história de migrações. Por outro lado, temos de olhar para trás, e perceber que as campanhas de prevenção não têm conseguido controlar a propagação", justifica Ricardo Camacho, que é investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

    O grego Dimitrios Paraskevis, coordenador do estudo, sugere que "destinos turísticos como Portugal, Grécia e Espanha espalham provavelmente o VIH às pessoas que os visitam durante as férias".

    Por esse mesmo motivo, apela o investigador, "os programas de prevenção nacionais não devem apenas ter como alvo as populações locais, mas também emigrantes, viajantes e turistas - que são as principais fontes e alvos do VIH".

    Para Luís Mendão, do Grupo Português de Activistas sobre os Tratamentos do VIH/SIDA (GAT), estes resultados "são o preço a pagar por se ter ignorado o problema nos anos 90". "Portugal, infelizmente, tem todas as epidemias concentradas. Temos uma grande incidência entre homossexuais, toxicodependentes e provavelmente temos também uma epidemia concentrada entre os descendentes africanos, que já nasceram em Portugal e na prostituição." Mas, se é uma "conjuntura especial", as "respostas não podem ser exclusivamente nacionais", adianta. "A Europa tem aqui um grave problema: num mundo de fronteiras abertas são precisas soluções concertadas."

    O projecto agora divulgado partiu de uma análise filogenética molecular, que permite detectar a evolução do vírus conforme se vai mutando por transferência, ou dentro do próprio organismo. Do projecto patrocinado pela Comissão Europeia resulta um mapa com os principais caminhos de propagação do subtipo B do VIH-1, o mais comum no espaço europeu, em 17 países da UE e Israel.

    A Polónia é o país onde as infecções por via externa têm menos relevância. A Grécia é o país com mais focos de contágio, com ligação directa a países como Bélgica, Alemanha, Noruega, Holanda, ou Reino Unido - países entre os que mais "importam o VIH", revela o estudo.

    Segundo os especialistas contactados pelo i, mais do que alertar turistas e imigrantes, importa melhorar a triagem dos portadores do vírus e estudar, por exemplo, a existência num país de um subtipo pouco comum na Europa, o G. "Nunca foi estudado a fundo, não sabemos quais são os principais grupos de risco."

    A sensibilização continua a ter um problema. Durante vários anos, Ricardo Camacho respondia a dúvidas de pessoas que recorrem diariamente ao site informativo Aidsportugal.com. "Como é possível, ao fim de 25 anos, as pessoas não saberem onde dirigir-se? Há aqui um aspecto comportamental que precisa de ser avaliado para uma melhor resposta", sublinha.

    Margarida Martins, presidente da Abraço, reitera: "Apesar da enorme taxa de incidência - 280 casos por cada milhão de habitantes, em 2004 - não há abertura, não há prevenção nenhuma, há medo de distribuir preservativos na escola."
    Site e noticia/estudo original.



    Background


    The prevalence and the origin of HIV-1 subtype B, the most prevalent circulating clade among the long-term residents in Europe, have been studied extensively. However the spatial diffusion of the epidemic from the perspective of the virus has not previously been traced.
    Results

    In the current study we inferred the migration history of HIV-1 subtype B by way of a phylogeography of viral sequences sampled from 16 European countries and Israel. Migration events were inferred from viral phylogenies by character reconstruction using parsimony. With regard to the spatial dispersal of the HIV subtype B sequences across viral phylogenies, in most of the countries in Europe the epidemic was introduced by multiple sources and subsequently spread within local networks. Poland provides an exception where most of the infections were the result of a single point introduction. According to the significant migratory pathways, we show that there are considerable differences across Europe. Specifically, Greece, Portugal, Serbia and Spain, provide sources shedding HIV-1; Austria, Belgium and Luxembourg, on the other hand, are migratory targets, while for Denmark, Germany, Italy, Israel, Norway, the Netherlands, Sweden, Switzerland and the UK we inferred significant bidirectional migration. For Poland no significant migratory pathways were inferred.
    Conclusions

    Subtype B phylogeographies provide a new insight about the geographical distribution of viral lineages, as well as the significant pathways of virus dispersal across Europe, suggesting that intervention strategies should also address tourists, travellers and migrants.
    Documento original da Retrovirolgy em pdf

    Neste documento é interessante verificar os números contidos nas tabelas e o relatório do estudo.

    #2
    O Dr. Ricardo Camacho é um dos grandes especialistas de HIV do nosso país.

    A título de curiosidade é o 3º a contar da direita....era membro dos 7ª Legião.



    Comentário


      #3
      Ainda há pouco fiz um trabalho para a faculdade sobre a infecção VIH/SIDA e suas implicações...

      É surpreendente ler algumas coisas, e julgarmos que é impossível nos dias de hoje ainda alguém agir da forma despreocupada com que age...

      Comentário


        #4
        E certos comportamentos que muita gente tem e nem sabe que são comportamentos de risco...Tipo o sexo oral.


        Can I get HIV from oral sex? | Questions and Answers | CDC HIV/AIDS
        Editado pela última vez por NunoS; 21 May 2009, 11:03.

        Comentário


          #5
          O que acontece é que a divulgação da doença estagnou claramente.
          Comparando com o início da década de 90 em que havia divulgação massiça em todos os meios de comunicação.

          Agora parte-se de principio q td a gente conhece a doença o que não é de todo verdade...

          Comentário


            #6
            Houve aí um tópico que falava um pouco sobre a histeria em torno da Gripe H1 que matou meia centena de pessoas (ou mesmo a das aves), e esta que mata milhares todos os anos (ainda que indirectamente).

            Comentário


              #7
              Conhecia um médico do hospital de Famalicão que me garantiu ser um verdadeiro escândalo os casos de mulheres casadas infectadas com o HIV!

              Os maridos iam frequentemente às put@s e infectavam posteriormente as esposas, algumas faleceram.

              Ainda há quem vá às put@s e se deite com uma rameira qualquer que conheceu na noite sem usar preservativo, sem nada, para "saber melhor"...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Houve aí um tópico que falava um pouco sobre a histeria em torno da Gripe H1 que matou meia centena de pessoas (ou mesmo a das aves), e esta que mata milhares todos os anos (ainda que indirectamente).

                Aproveitando a deixa...é caso para dizer ...IRONIA NO SEU MELHOR!!!



                "90 pessoas" apanham a gripe Suína e toda a gente quer usar uma mascara!!!

                "Um milhão" de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por luso Ver Post
                  Aproveitando a deixa...é caso para dizer ...IRONIA NO SEU MELHOR!!!



                  "90 pessoas" apanham a gripe Suína e toda a gente quer usar uma mascara!!!

                  "Um milhão" de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo...
                  Muito bem dito...

                  Comentário


                    #10
                    A gripe Suina não passa de publicidade para farmácias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por luso Ver Post
                      Aproveitando a deixa...é caso para dizer ...IRONIA NO SEU MELHOR!!!



                      "90 pessoas" apanham a gripe Suína e toda a gente quer usar uma mascara!!!

                      "Um milhão" de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo...
                      Savo erro era o que dizia o tópico mas em inglês...

                      Comentário


                        #12
                        A perturbação mental tem vindo a tornar-se num objecto de estudo importante sugerindo uma maior probabilidade de infecção pelo HIV, pois a desorganização comportamental e a diminuição da capacidade de auto-controlo, implícitas a essas perturbações, são factores suficientes para promover um aumento do risco de infecção e de morbilidade. Os objectivos do presente estudo de carácter qualitativo e descritivo, são a caracterização da população de doentes seropositivos e com patologia mental encaminhados para a Consulta de Psicologia Clínica. Os resultados demonstram uma prevalência de doentes do género masculino (64%) com o modo de infecção sexual (85%) e comportamento sexual heterossexual (42%). Relativamente aos diagnósticos clínicos salientamos a prevalência de doentes com história prévia de depressão (27%), alcoolismo (15%), toxicodependência e distúrbio da personalidade (12%). A actuação multidisciplinar é uma estratégia de actuação necessária uma vez que promove condições que contribuem para o esbatimento da sintomatologia psicopatológica activa, diminuição de re-infecções, melhoramento da qualidade de vida dos doentes e aumenta a probabilidade do sucesso terapêutico.
                        Podem ler o estudo aqui:
                        http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0364.pdf
                        Editado pela última vez por nunomplopes; 21 May 2009, 20:42.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Savo erro era o que dizia o tópico mas em inglês...
                          Não percebi???

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                            A gripe Suina não passa de publicidade para farmácias.
                            Para quê? Vender máscaras?

                            Comentário


                              #15
                              As pessoas preferem meter em risco as suas vidas por mais um pouco de prazer e muitos acham que só porque a pessoa tem bom aspecto ou disse que não estava infectado, está tudo bem.

                              Qualquer dia tem de se pedir um teste de sida ao parceiro...nem neles sem pode confiar!

                              Muitos deixam de usar preservativo quando já tem alguns anos de namoro porque é sinal de confiança...mas pelos vistos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por luso Ver Post
                                Não percebi???
                                Andou um tópico por aqui que tinha essa frase em inglês.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                  Qualquer dia tem de se pedir um teste de sida ao parceiro...nem neles sem pode confiar!
                                  E nelas? Pode-se?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                    Para quê? Vender máscaras?
                                    Não, para vender vacinas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                      E nelas? Pode-se?
                                      Disse "neles", referindo-me aos parceiros no geral, e não a homens.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X