Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como é que se inicia uma carreira musical?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como é que se inicia uma carreira musical?

    Viva, meus caros.

    A pergunta é mais ou menos simples, a resposta é que poderá não o ser.

    Como é que alguém, com uma guitarra e uma voz decente, inicia uma carreira musical?

    Quais os caminhos a seguir?

    Um abraço

    MMC

    #2
    Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
    Viva, meus caros.

    A pergunta é mais ou menos simples, a resposta é que poderá não o ser.

    Como é que alguém, com uma guitarra e uma voz decente, inicia uma carreira musical?

    Quais os caminhos a seguir?

    Um abraço

    MMC
    Nos tempos que correm, talvez o Youtube. Envias o link para todos os amigos, esses amigos para amigos, e caso seja verdadeiramente um talento, publicidade não faltará.

    A Ana Free, foi assim, se não me engano.

    Comentário


      #3
      Se é musico e quer iniciar profissionalmente tem de saber se o mercado o quer ouvir e pagar para isso ou pagar para nao o ouvir....mas partindo do principio que tem publico o inicio é assim:

      ensaiar, fazer umas gravações e os fotos de apresentação e tentar dar concertos de borla em colectividades e festarolas , só para se dar a conhecer...depois consoante o publico goste ou nao dar mais e tentar arranjar melhores contactos para espectaculos e depois gravas um CD...já agora divulgar o seu trabalho no myspace para dar a conhecer as musicas e deixar fazer download para se dar a conhecer.

      ja agora boa sorte e que tipo de musica é?

      Comentário


        #4

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          Se é musico e quer iniciar profissionalmente tem de saber se o mercado o quer ouvir e pagar para isso ou pagar para nao o ouvir....mas partindo do principio que tem publico o inicio é assim:

          ensaiar, fazer umas gravações e os fotos de apresentação e tentar dar concertos de borla em colectividades e festarolas , só para se dar a conhecer...depois consoante o publico goste ou nao dar mais e tentar arranjar melhores contactos para espectaculos e depois gravas um CD...já agora divulgar o seu trabalho no myspace para dar a conhecer as musicas e deixar fazer download para se dar a conhecer.

          ja agora boa sorte e que tipo de musica é?
          Qual é a área que tu não dominas pá?!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MS Ver Post
            Qual é a área que tu não dominas pá?!

            Em tudo o que é assunto o Nephilim dá sempre sábios conselhos!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MS Ver Post
              Qual é a área que tu não dominas pá?!
              Também me pergunto o mesmo, mas que está sempre disposto a ajudar, disso não há dúvidas.

              Comentário


                #8
                Isso não é assim tão simples.

                Já aconteceu num caso ou outro isolado, alguém ter visibilidade suficiente no youtube para ter fama por aí, e conseguir gravar um disco numa editora, mas isso são casos muito raros.
                O Youtube está cheio de coisas, boas e más. Depois, mesmo que o artista cante bem, tem de ter a música certa, ou não vai convencer.

                O processo mais "garantido" é conseguir que uma editora grave e lance o disco, algo muito complicado de acontecer.
                Porquê ?

                Porque as editoras pagam para se passar a música na rádio, tv, fazem publicidade exterior (cartazes pela cidade e afins), divulgam concertos.

                Depois, ainda tem a vantagem de que uma música razoável (ou seja, não excelente) pode tornar-se um êxito de tantas vezes que passa (água mole em pedra dura...).

                De resto é ver exemplos fracassados por todo o lado: finalistas do chuva de estrelas que não vão a lado nenhum (conheço pessoalmente 2), vencedores de eventos como o Rock Rendez Worten que não têm exposição nenhuma, artistas que vendem muito uma música e desaparecem, etc.

                O myspace é giro para mostrar músicas aos amigos, mas tem pouco interesse em termos de divulgação, já que a variedade é excessiva.

                O mundo da música é complexo, e é preciso cair nas boas graças de uma editora decente para se conseguir ter algum sucesso.

                Comentário


                  #9
                  Opta também pelo MySpace, onde muitos autores (até bastantes conhecidos) têm lá página e é possivel seres amigo deles e começares a divulgar a tua musica.

                  Boa sorte.

                  Comentário


                    #10
                    se tiveres uns originais porreiros, começa a divulga-los no youtube. acredita que a malta do forum ia toda a correr ouvir as tuas musicas.

                    agora se a ideia é cantar musicas de outros, disso já existe a pontapés.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                      Também me pergunto o mesmo, mas que está sempre disposto a ajudar, disso não há dúvidas.
                      Mesmo que não faça a mínima do que está a falar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                        Mesmo que não faça a mínima do que está a falar...
                        sendo a bricolage 1% de toda a sua sabedoria...

                        Comentário


                          #13
                          Tens algumas opções...

                          Se queres ser conhecido e queres entrar pela musica comercial, ou tás lixado ou tás phodido. São 7 milhões de cães a um osso, literalmente.

                          O inicio de uma carreira musical tem que ser visto como algo altruista... tens que pensar em dar mais do que receber. O melhor para ganhares exposição é uma mescla de várias coisas, estares no myspace, facebook, hi5, youtube, estares registado em foruns da especialidade musical em que te inseres, juntaste com outros projectos em inicio de carreira, contactam bares para darem concertos, participar activamente nos meandros do teu submundo musical, ir aos bares da especialidade também ajuda, conhecer outros musicos também, salas de ensaios e produtores, e a coisa depois faz-se.... não é muito dificil, é preciso é paciencia e bons contactos.

                          Ah, e é preciso que sejas minimamente bom

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MS Ver Post
                            Qual é a área que tu não dominas pá?!
                            olha precisamente a musica.... nao sei cantar nem tocar nada... musica para mim só para ouvir....

                            mas sei como as coisas funcionam porque tenho amigos musicos e sei como eles fazem

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                              Mesmo que não faça a mínima do que está a falar...
                              Se fosse ele o único....
                              Mas que o Nephilim é prestável e não se mete em grandes picardias é bem verdade! Confesso que leio sempre o que escreve. Tem o dom de me deixar bem disposto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                Mesmo que não faça a mínima do que está a falar...
                                mto engraçado que tu és.... por acaso apesar de eu nao ter habilidade nenhuma para a musica conheço e dou-me bem com musicos e sei o percurso deles para poder falar, ainda este mes um amigo meu que é guitarrista numa banda lançaram o seu 1cd.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  mto engraçado que tu és.... por acaso apesar de eu nao ter habilidade nenhuma para a musica conheço e dou-me bem com musicos e sei o percurso deles para poder falar, ainda este mes um amigo meu que é guitarrista numa banda lançaram o seu 1cd.
                                  Também conheço o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa e agora?...

                                  Como se costuma a dizer, cada Macaco no seu galho.

                                  Assim não se induz as pessoas em erro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                    Também conheço o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa e agora?...
                                    Queres me dizer que é treta que nao conheço musico nenhuns é isso?


                                    Como se costuma a dizer, cada Macaco no seu galho.

                                    Assim não se induz as pessoas em erro.
                                    em erro???? onde está o erro?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Espero que alguem não decida a sua carreira musical (ou outra qualquer) baseando-se nos conselhos que lhe deram num fórum.. e de automóveis.

                                      Boa sorte com isso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Queres me dizer que é treta que nao conheço musico nenhuns é isso?



                                        em erro???? onde está o erro?
                                        Por mim até podes conhecer o Michael Jackson, tanto se me dá como se me deu, é para o lado que durmo melhor

                                        Não deve ser nas "festarolas" que alguém faz uma carreira musical...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não querendo alimentar (nem entrar) em picardias, devo dizer que os conselhos do Nephilin neste caso estão redondamente errados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Não querendo alimentar (nem entrar) em picardias, devo dizer que os conselhos do Nephilin neste caso estão redondamente errados.
                                            Eu discordo... pecam pela sua vacuidade, mas não estão "redondamente" errados...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nada tem mais poder para vender uma música do que a rádio e televisão.

                                              Os artistas têm de ser publicitados.

                                              Só como exemplo, o Paulo Gonzo andou mais de uma década a bater com a cabeça nas paredes (e com disco editado) sem conseguir nada. A música era boa, tanto que ainda hoje toca.

                                              Na década de 90, conseguiu uma grande exposição na rádio com o "jardins proibidos", e a partir daí começou a vender e a ficar conhecido a sério.

                                              Tudo porque a editora apostou nele.

                                              O Myspace está repleto de grandes talentos com coisas fabulosas, mas é difícil dar com elas, e não provoca projecção nenhuma.

                                              No fundo, para quem já é muito conhecido vai ter muitas visitas e amigos, mas para quem não é, não serve para rigorosamente nada (de aspecto prático).

                                              Qualquer pessoa que saiba como as rádios funcionam, sabe que as playslists já estão feitas, e os locutores não podem fugir dali.

                                              Não adianta ter a melhor música do mundo se depois ela não tiver projecção.

                                              Pergunto: o que aconteceu aos finalistas dos programas como chuva de estrelas e afins ?
                                              A maioria tem um trabalho normal para poder comer.

                                              Logo a seguir ao programa fizeram uma tournée nacional para engordar os bolsos dos promotores, e quando passa o efeito novidade são atirados para um canto.

                                              Achas que é num bar ou numa colectividade que ficas conhecido ?

                                              Eu sou músico em part-time, toco há muitos anos em público e digo-te que isso são tretas.

                                              Ou tens uma editora a apostar em ti, ou então nunca vais sair da cepa torta.

                                              Conhecem a Célia Lawson (finalista do chuva de estrelas e festival da canção) e o irmão (também finalista do chuva) ?
                                              Eu toco/toquei com ambos, e posso dizer que talento não lhes falta.

                                              Faltou foi quem lhes desse um acordo decente.

                                              Mas conheço mais exemplos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                Eu discordo... pecam pela sua vacuidade, mas não estão "redondamente" errados...
                                                ok, e "retangularmente" errados , serve?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pah eu conheço 2 bandas de amigos meus...

                                                  Uma de Punk, que nunca vão ser niguem no mundo da musica e que o fazem apenas e só por prazer, mas que começaram como tantos outros...na Garagem.

                                                  O Mobster até conheçe...chamam-se Resposta Simples são dos Açores e ja tocaram tano nos Festivais de lá como cá no Continente na Voz do Operário e em Bares e Discotecas.

                                                  Basicamente enviaram uma maquete para uma produtora que até gostou e lhe arranjou umas coisitas. Um deles tem gravete e consegui criar o proprio estudio em casa, e mais tarde a propria produtora.

                                                  Todos eles sabem que não seram niguem na musica neste pais.

                                                  Outro caso que acompanho desde o inicio é o irmao de um amigo que vai dandos concertos em escolas, raves, "festarolas" e afins...gravaram á pouco a maquete e enviaram para um produtora...a produtora gostou, já lhes arranjou um estudio com melhores condições e neste momento andam a ensair novos temas.

                                                  Começaram com Covers, hoje têm originais e este dizem que se for possivel viver da Música então vão o mais longe possivel...mas todos estudam não a coisa dar para o torto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hum, após ler "Paulo Gonzo" e "musica boa" ali de seguida percebi que estavamos a falar linguas diferentes

                                                    Uma coisa é ser conhecido num mundo de apreciadores, que gente que sabe o que quer ouvir, outra é passar na radio e ir para o top + e passar exaustivamente pelo mundo fora... é a diferença entre os The All Star Project e os Xutos e Pintapés, é a diferença entre Christian Erdmann e o André Sardet, é a diferença entre André Rieu e Herbert von Karajan, por ai fora, por ai fora... chega-se à questão fulcral neste tema - o que é ser conhecido? É ter um monte de pessoas musicalmente incultas que nos ouve para entreter os ouvidos, ou ter um grupo menor de apreciadores que realmente gosta e sente o talento?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Nada tem mais poder para vender uma música do que a rádio e televisão.

                                                      Os artistas têm de ser publicitados.

                                                      Só como exemplo, o Paulo Gonzo andou mais de uma década a bater com a cabeça nas paredes (e com disco editado) sem conseguir nada. A música era boa, tanto que ainda hoje toca.

                                                      Na década de 90, conseguiu uma grande exposição na rádio com o "jardins proibidos", e a partir daí começou a vender e a ficar conhecido a sério.

                                                      Tudo porque a editora apostou nele.

                                                      O Myspace está repleto de grandes talentos com coisas fabulosas, mas é difícil dar com elas, e não provoca projecção nenhuma.

                                                      No fundo, para quem já é muito conhecido vai ter muitas visitas e amigos, mas para quem não é, não serve para rigorosamente nada (de aspecto prático).

                                                      Qualquer pessoa que saiba como as rádios funcionam, sabe que as playslists já estão feitas, e os locutores não podem fugir dali.

                                                      Não adianta ter a melhor música do mundo se depois ela não tiver projecção.

                                                      Pergunto: o que aconteceu aos finalistas dos programas como chuva de estrelas e afins ?
                                                      A maioria tem um trabalho normal para poder comer.

                                                      Logo a seguir ao programa fizeram uma tournée nacional para engordar os bolsos dos promotores, e quando passa o efeito novidade são atirados para um canto.

                                                      Achas que é num bar ou numa colectividade que ficas conhecido ?

                                                      Eu sou músico em part-time, toco há muitos anos em público e digo-te que isso são tretas.

                                                      Ou tens uma editora a apostar em ti, ou então nunca vais sair da cepa torta.

                                                      Conhecem a Célia Lawson (finalista do chuva de estrelas e festival da canção) e o irmão (também finalista do chuva) ?
                                                      Eu toco/toquei com ambos, e posso dizer que talento não lhes falta.

                                                      Faltou foi quem lhes desse um acordo decente.

                                                      Mas conheço mais exemplos.
                                                      Completamente de acordo!

                                                      Exemplo: Os Deolinda! Ficaram conhecidos como? Alguma editora terá feito algum contrato com a Antena 3 que os começou a passar de forma repetitiva até a música entrar no ouvido! Ao inicio confesso que pensava que era mais uma música que o Markl passava no "laboratolarilolela"!!

                                                      E funciona assim para todos os outros! Não passa na rádio ou não é publicitado na TV e é condenado ao fracasso.

                                                      Quantas vezes no fim dos telejornais não é apresentado o "novo trabalho de zé mané"! E porque é que aparece o zé mané no telejornal e não aparece o novo trabalho do Rui Veloso, por exemplo. Porque alguma editora pagou bem...

                                                      Também conheço uma das vencedoras da Operação Triunfo, que por sinal foi ao Festival da Eurovisão e que está actualmente a trabalhar no CCB, em nada a ver com a carreira musical! E se canta bem...
                                                      Editado pela última vez por MS; 26 May 2009, 15:09.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O punk rock é daqueles estilos que, salvo raras excepções, é mais um fenomeno de "cenas locais" do que propriamente de exposição massificada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Não querendo alimentar (nem entrar) em picardias, devo dizer que os conselhos do Nephilin neste caso estão redondamente errados.
                                                          já agora gostava de saber porquê? e que tipo de banda te referes para dizeres que estão errados.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post

                                                            Não deve ser nas "festarolas" que alguém faz uma carreira musical...
                                                            Deves pensar que as bandas iniciam a carreira no pavilhao atlantico

                                                            bandas, tem exemplos dos mais antigos como os "xutos", "UHF", dos "Da Weasel", e dos recentes "oquestrada" que lançaram este mes um CD...todas elas começaram como banda de "garagem" a enaiarem e darem concertos em festas de musica de borla e onde a malta via de borla...e só ao fim de algum tempo é que alguma produtor ou editora apostou neles, até lá limitaram-se a ensair , tocar de borla , participarem em festas e entrerem em concertos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X