Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com internet, preciso de sugestões para mudar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema com internet, preciso de sugestões para mudar

    Boas..

    Estou com problemas na internet, já tive Sapo e era muito lenta com má estabilidade, mudei para a clix, passei a pagar metade, melhorou a estabilidade mas a velocidade nem por isso. Tenho clix já à 2 ou 3 anos e embora não tenha razões de queixa, o facto de estar longe da central limita muito a velocidade da internet.

    Quando mudei para a clix os downloads atingiam os 80KB/s, nada de especial mas contentava-me, entretanto foi descendo a velocidade com o passar do tempo, cada vez que a clix subia a velocidade dos tarifários descia a minha, até chegar aos 20KB/s. Há uns tempos houve uma trovoada e fiquei sem internet, os tecnicos da clix vieram reparar mas a velocidade desceu para uns impressionantes 4KB/s ... A PT entretanto mudou uns cabos aqui na zona e a velocidade subiu para os 8KB/s que é a velocidade que tenho de momento... A clix diz que não pode fazer nada, e até me colocaram à disposição para cancelar o contrato.

    Internet por cabo não há aqui, internet sem fios penso que não é opção porque preciso de fornecer a 2 PC's, e eventualmente o portatil, e ja tenho router sem fios. Há alguma solução que eu não conheça que me resolva este problema?

    #2
    Tens a certeza que isso é da ligação?

    Só tens um modo de saber a velocidade de ligação: no ROUTER (ou modem).

    A velocidade a que consegues fazer download não te diz a origem do
    problema.

    Pode ser do próprio computador.
    Um computador lento (quer pelas características dele, quer pelo sistema
    operativo) pode ter MUITA influência na velocidade de download.

    Pode ser vírus.

    Se tiveres wireless, pode ser alguém a canibalizar a tua ligação.

    Pode ser a ligação entre o PC e o ROUTER (ou modem).

    Portanto, o único modo de saberes que velocidade tens realmente na tua
    ligação, é verificares a que velocidade o ROUTER (ou modem) se liga à
    central.

    Comentário


      #3
      Desliga todos os telefones, tira os micro-filtros e liga apenas um computador. Vê a velocidade que tens.


      Teste à velocidade... coloca uns minutos a sacar o ubunto de um servidor português.

      Comentário


        #4
        Já cá vieram os técnicos da clix, a ligação é mesmo lenta

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
          Já cá vieram os técnicos da clix, a ligação é mesmo lenta
          Quão lenta?
          O técnico da CLIX disse a que velocidade é que a ligação
          estava a ser feita?

          É que parece-me muito estranho que uma linha que antes
          suportava 80KB/s (~800Kbits/s) agora só consiga uns
          meros 8KB/s (~80Kbits/s). É que isto é pouco mais que
          um reles modem analógico de 56Kbits/s.

          Também é normal que a tua linha seja lenta, pois parece-me
          que tens uma linha telefónica aérea (por postes) em lugar
          de uma linha subterrânea. É que, normalmente as trovoadas
          não costumam afectar as linhas subterrâneas.

          Ainda assim, não acho credível que a velocidade se possa
          degradar desse modo. Ainda por cima com linhas novas.

          Ora explica aí que tipo de infraestrutura é que tens.

          Já percebi que tens 3 computadores, 2 desktop e 1 laptop.

          E a ligação ADSL e de rede? Que equipamentos tens?

          ADSL ou ADSL2?
          ROUTER ou MODEM?
          Que marca e modelo?

          Se é MODEM, que ROUTER usas ligado ao modem?

          Usas cabos de rede ou wireless? A? B? G? N?

          Já experimentaste com um cabo ligado directamente ao
          MODEM (ou ROUTER se tiveres um router ADSL)?
          Com apenas 1 dos computadores ou com os 3?

          Como é que avalias a velocidade de ligação? Com que
          programa? Em que computador?

          A que distância estás da central telefónica?
          Tens outros equipamentos ligados às tomadas telefónicas?
          Tens micro-filtros? Como estão ligados?

          Se realmente a velocidade de ligação estiver baixa, pode
          ser que existam linhas "cruzadas".

          Quando é que o técnico da CLIX foi verificar a linha?
          Antes ou depois da PT ter mudado as linhas?

          Desculpa lá o questionário, mas só assim é possível tentar
          identificar a fonte do problema.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Quão lenta?
            O técnico da CLIX disse a que velocidade é que a ligação
            estava a ser feita?
            Disse, era algo à volta dos 100Kb

            É que parece-me muito estranho que uma linha que antes
            suportava 80KB/s (~800Kbits/s) agora só consiga uns
            meros 8KB/s (~80Kbits/s). É que isto é pouco mais que
            um reles modem analógico de 56Kbits/s.

            Também é normal que a tua linha seja lenta, pois parece-me
            que tens uma linha telefónica aérea (por postes) em lugar
            de uma linha subterrânea. É que, normalmente as trovoadas
            não costumam afectar as linhas subterrâneas.

            Ainda assim, não acho credível que a velocidade se possa
            degradar desse modo. Ainda por cima com linhas novas.
            Tenho linhas aereas, eles mudaram parte das linhas, não mudaram tudo.

            Ora explica aí que tipo de infraestrutura é que tens.

            Já percebi que tens 3 computadores, 2 desktop e 1 laptop.

            E a ligação ADSL e de rede? Que equipamentos tens?

            ADSL ou ADSL2?
            ROUTER ou MODEM?
            Que marca e modelo?
            tenho um modem/router adsl2 da aolink, o que a clix fornece, ligado a um router sem fio asus wl 500

            Se é MODEM, que ROUTER usas ligado ao modem?

            Usas cabos de rede ou wireless? A? B? G? N?
            Uso o cabo de rede para ligar o modem ao router sem fio, suporta A, B e G

            Já experimentaste com um cabo ligado directamente ao
            MODEM (ou ROUTER se tiveres um router ADSL)?
            Com apenas 1 dos computadores ou com os 3?
            Já, não houve melhorias

            Como é que avalias a velocidade de ligação? Com que
            programa? Em que computador?
            A partir dos downloads que faço, nao uso programas para medir

            A que distância estás da central telefónica?
            6 KM
            Tens outros equipamentos ligados às tomadas telefónicas?
            2 telefones
            Tens micro-filtros? Como estão ligados?
            uma linha com telefone e microfiltro e outra com o microfiltro que separa telefone de adsl

            Se realmente a velocidade de ligação estiver baixa, pode
            ser que existam linhas "cruzadas".

            Quando é que o técnico da CLIX foi verificar a linha?
            Antes ou depois da PT ter mudado as linhas?
            Antes, quando tinha a velocidade mais lenta
            Desculpa lá o questionário, mas só assim é possível tentar
            identificar a fonte do problema.
            Não há problema, eu quero é ver isto resolvido

            Comentário


              #7
              Na minha opinião a SAPO ADSL é bem melhor que a CLIX!!!
              Para medir a velocidade real da net podes ir a www.abeltronica.com lá tem um medidor e em poucos minutos ficas a saber com o que contas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por alfasaco Ver Post
                Na minha opinião a SAPO ADSL é bem melhor que a CLIX!!!
                Para medir a velocidade real da net podes ir a www.abeltronica.com lá tem um medidor e em poucos minutos ficas a saber com o que contas.
                Já testei, Download 32.08Kb/s (4.01KB/s) e Upload 430.96Kb/s (53.87KB/s), é +/- essas velocidades que tenho no emule

                Comentário


                  #9
                  Só tens possibilidade de ADSL?

                  EDIT: Já vi que sim, nesse caso estás numa encruzilhada, pois o fornecedor do serviço não vai conseguir alterar a velocidade que é dependente da qualidade da linha e da distância à central. E 6km é muita fruta...
                  Editado pela última vez por mELIANTE; 30 May 2009, 13:13.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                    Já testei, Download 32.08Kb/s (4.01KB/s) e Upload 430.96Kb/s (53.87KB/s), é +/- essas velocidades que tenho no emule
                    Como é que tens mais UPLOAD que DOWNLOAD?

                    Isso não pode ser linha. Tem de ser outra coisa.

                    Neste momento não estou com muito tempo. Vou ter de sair. Quando
                    voltar já respondo ao outro post com o detalhe que merece.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por alfasaco Ver Post
                      Na minha opinião a SAPO ADSL é bem melhor que a CLIX!!!
                      Para medir a velocidade real da net podes ir a www.abeltronica.com lá tem um medidor e em poucos minutos ficas a saber com o que contas.
                      SAPO?!?! Grupo PT? Nem morto.
                      Fui cliente TELEPAC durante cerca de 10 anos e mudei para NOVIS (Grupo
                      SONAE, o mesmo da CLIX).

                      Não tenho paciência para os "truques" comerciais do grupo PT.

                      Comentário


                        #12
                        Eu quando passei de SAPO para Clix, a velocidade subiu.

                        Se já tiraste os microfiltros e continua tudo na mesma, tenta colocar um modem USB em vez de um ADSL2+ ethernet

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Como é que tens mais UPLOAD que DOWNLOAD?

                          Isso não pode ser linha. Tem de ser outra coisa.

                          Neste momento não estou com muito tempo. Vou ter de sair. Quando
                          voltar já respondo ao outro post com o detalhe que merece.
                          A explicação que me deram, segundo percebi foi que os downloads são absorvidos pelos que estão mais pertos da central, como não fazem tanto upload como download, não afecta tanto os uploads. As quebras de velocidade aconteciam sempre que a clix aumentava a velocidade dos tarifários, mais velocidade para os outros, significa menos velocidade para mim.

                          Comentário


                            #14
                            Tens cobertura 3G Optimus?


                            Uma vez que não existe alternativa, segundo o director da Clix, velocidade inferior a 2MB propõem uma proposta de banda larga móvel. Se for com tráfego ilimitado, eu ponderava a passam para isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                              Tens cobertura 3G Optimus?


                              Uma vez que não existe alternativa, segundo o director da Clix, velocidade inferior a 2MB propõem uma proposta de banda larga móvel. Se for com tráfego ilimitado, eu ponderava a passam para isso.
                              É o que eu pensei, mas o preço vai subir, é certo, e será que posso depois ligar em rede para varios pcs?

                              Comentário


                                #16
                                Boas.

                                Originalmente Colocado por alfasaco Ver Post
                                Na minha opinião a SAPO ADSL é bem melhor que a CLIX!!!
                                Consegues ser mais específico? Melhor em termos de largura de banda? Estabilidade? Serviço prestado?

                                É que se há coisa que tenho aprendido ao longo dos anos com a experiência isso do "melhor" é coisa que não existe pois não é nada linear. Para uma ligação ADSL, em particular, uma das coisas que influencia bastante a qualidade do sinal e subsequente largura de banda conseguida é a distância a que estás do POP que alimenta a tua zona. Quanto mais perto melhor. Depois, há que ter em linha de conta o ruído na rede que influência negativamente o sinal.

                                Já tive Netcabo, agora tenho Clix (ex-Oni). Mudei porque simplesmente o sinal na minha zona estava sempre a cair, e a velocidade era lenta.. Contudo não é por isto que a Clix (ex-Oni) passa a ser o melhor que a Netcabo. De facto na minha zona é o que melhor cumpre com o contratado, mas já vi a Netcabo a bombar noutros lados e de facto é excelente. Portanto, isto de ser o melhor, é muito relativo.


                                Para medir a velocidade real da net podes ir a www.abeltronica.com lá tem um medidor e em poucos minutos ficas a saber com o que contas.
                                Portanto, acreditas piamente nisso ...


                                Abraço,
                                McDriver

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim a vantagem de morar "atrás do sol posto" é que só existe mais um gajo com net ao pé de mim(ambos com PT, eu Sapo e ele Meo satélite/sapo) e apesar de estar muito longe da central(se é a que penso fica por estrada a mais de 10km) consigo ter 3399.68kbps de upload e 494.16kbps de download, agora já sei é que a linha está no máximo e já uma vez me puseram isto a 2.0mbps e eu reclamei que queria o máximo que suportasse ao que alegaram que a linha ia ficar instável blá blá, isto há mais de 5 anos e excepto quando há trovoadas ou muito vento(nem quero imaginar a quantidade de fio suspenso até cá chegar) em que a velocidade cai um pouco isto é o que tenho sempre...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                    A explicação que me deram, segundo percebi foi que os downloads são absorvidos pelos que estão mais pertos da central, como não fazem tanto upload como download, não afecta tanto os uploads. As quebras de velocidade aconteciam sempre que a clix aumentava a velocidade dos tarifários, mais velocidade para os outros, significa menos velocidade para mim.
                                    Tretas.

                                    As linhas telefónicas são dedicadas. Na tua linha não há ninguém mais
                                    perto da central... nem mais longe... só tu!

                                    Quando muito, o que poderá acontecer é haver pouca largura de banda
                                    entre a central e a "internet", e essa largura de banda estar a ser
                                    partilhada por muitas pessoas. Mas, nesse caso, TODOS os clientes
                                    dessa central teriam a mesma largura de banda disponível que tu tens.

                                    Não faz sentido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                      É o que eu pensei, mas o preço vai subir, é certo, e será que posso depois ligar em rede para varios pcs?
                                      Primeiro tens de ver se realmente o problema é da ligação que tens.
                                      E eu duvido que seja. Os sintomas apontam para que o problema esteja
                                      noutro lado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                        Disse, era algo à volta dos 100Kb

                                        Tenho linhas aereas, eles mudaram parte das linhas, não mudaram tudo.

                                        tenho um modem/router adsl2 da aolink, o que a clix fornece, ligado a um router sem fio asus wl 500

                                        Uso o cabo de rede para ligar o modem ao router sem fio, suporta A, B e G

                                        Já, não houve melhorias

                                        A partir dos downloads que faço, nao uso programas para medir

                                        6 KM

                                        2 telefones

                                        uma linha com telefone e microfiltro e outra com o microfiltro que separa telefone de adsl
                                        6Km é bastante longe... ainda por cima através de linhas aéreas.

                                        Eu estou a 2Km da central com linhas subterrâneas. Tenho contratados
                                        8Mb UL / 1Mb DL. Consigo ligar a 8Mb UL e a cerca de 600Kb DL.

                                        Ora, se eu consigo cerca de 600Kb/s de UPLOAD e estou a 2Km da
                                        central, e se tu consegues quase 500Kb/s a 6Km, então não há razão
                                        nenhuma para que não consigas pelo menos 1Mb/s de DOWNLOAD (os
                                        tais 80KB/s ou 800Kb/s que conseguias de início).

                                        Os programas e serviços que usas para verificar as velocidades de
                                        DOWNLOAD (e UPLOAD) não têm qualquer validade. Em primeiro lugar
                                        porque a velocidade máxima que indicam pode estar "estrangulada" no
                                        destino, e assim não ter NADA que ver com a tua ligação / rede / PC.
                                        Em segundo lugar, porque o "estrangulamento" pode estar na rede
                                        interna ao ROUTER/MODEM e não ter nada que ver com a ligação ADSL.

                                        Aquilo que precisas de ver é a que velocidade o teu ROUTER/MODEM
                                        se está a ligar.

                                        Para isto deves fazer o seguinte:

                                        1. Liga um PC directamente ao ROUTER / MODEM.
                                        2. Corre a consola do sistema (CMD.EXE).
                                        3. Executa o comando ipconfig.
                                        4. Deve dar qualquer coisa como isto:
                                        consola.jpg
                                        5. Toma nota do endereço IP do gateway (no exemplo 192.168.1.254)
                                        6. No browser escreve o IP do gateway (no ex.: http://192.168.1.254)
                                        7. Deste modo entrarás na configuração do teu ROUTER/MODEM.
                                        8. Procura através dos menus ver as características da ligação.
                                        9. Será qualquer coisa deste tipo:
                                        router.jpg
                                        10. Não conheço o teu router, mas pode ser que haja um programa de
                                        tweak para ele aqui:
                                        DMT (DSL-Modem Tool)
                                        11. No meu dá isto:
                                        dmtm20090530_1520.jpg
                                        12. É com isto é que consegues saber as condições da tua linha ADSL. Os
                                        programas de download, e serviços online (tipo beltrónica) não te dão a
                                        informação REAL que necessitas.

                                        Já continuo... demorei um "bocadinho" a fazer esta parte da resposta...
                                        vou descansar um bocado e já continuo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Continuando...

                                          A primeira coisa que tens a fazer é o que eu disse no post anterior.

                                          Só com base nos resultados que o teu router diz é que podes tomar
                                          alguma decisão.

                                          Vamos imaginar 2 cenários:
                                          1. O router diz que está ligado a cerca de 500Kb/s ou menos.
                                          2. O router diz que está ligado a cerca de 500Kb/s ou mais.

                                          Se a velocidade de ligação do router for aceitável (caso 2), então
                                          o problema está do router para dentro.
                                          Se a velocidade de ligação for baixa (caso 1), então o problema está do
                                          router para fora ou no próprio router.

                                          Estando o problema do router para fora não quer dizer que o problema
                                          esteja fora de tua casa. Pode estar na linha telefónica interna de tua
                                          casa, ou no próprio router.

                                          No primeiro caso, antes de "chateares" a CLIX, ou gastares dinheiro num
                                          novo router, convém verificar a linha interior de tua casa, bem como os
                                          equipamentos lá ligados.

                                          Por exemplo, os micro-filtros não servem para melhorar a qualidade da
                                          ligação ADSL. MAIS: o router ADSL não deve ser ligado através de um
                                          filtro, o router é SEMPRE de ligação directa à linha telefónica.

                                          O que pode acontecer é teres aquilo que normalmente se chama de
                                          micro-filtro DUPLO. Estes micro-filtros têm duas tomadas, uma para
                                          telefone (filtrada) e outra para o router/modem (directa). Estes servem
                                          apenas para permitir ligar 2 equipamentos (telefone e router) a uma única
                                          tomada telefónica.

                                          Os filtros servem apenas para os equipamentos telefónicos (telefone, FAX,
                                          atendedor de chamadas, etc.), pois permitem filtrar os ruídos do ADSL
                                          nestes equipamentos. Ou seja, se ligares o router ADSL a um filtro estás
                                          precisamente a "cortar" as frequências que o modem recebe e emite.

                                          Para eliminares a possibilidade de teres em tua casa interferências destes
                                          outros equipamentos, podes fazer o seguinte:

                                          1. Desligas o router da corrente (interruptor ou alimentador).
                                          2. Desligas das tomadas todos os equipamentos telefónicos e filtros.
                                          3. Ligas o router ADSL directamente à tomada de telefone (sem
                                          equipamentos de protecção de trovoadas).
                                          4. Esperas durante 30 minutos (para que a central não pense que foi
                                          quebra se sincronismo, nem te baixe a velocidade automaticamente).
                                          5. Voltas a ligar à corrente.
                                          6. Verificas o estado da ligação de acordo com o post anterior.

                                          Se a velocidade de sincronização ADSL for melhor que a que tinhas
                                          anteriormente, então é porque tens um problema em casa com os
                                          equipamentos telefónicos.

                                          Se a velocidade de ligação se mantiver (ridiculamente) baixa, então
                                          poderá ser:
                                          - Problema na linha telefónica em casa.
                                          - Problema no router.
                                          ou, fora de casa:
                                          - Problema na linha telefónica (que duvido, por causa do UPLOAD que
                                          consegues).
                                          - Configuração da tua ligação na central (que acho o mais provável).

                                          Eu, em casa, para ter a certeza de ter ligação em boas condições, fui eu
                                          que montei a linha.
                                          Da caixa de derivação, onde entra a linha telefónica em casa, fiz uma
                                          puxada directa para o sítio onde tenho o router ADSL. Usei cabo twisted-
                                          -pair categoria 5. Não tenho perdas de sinal nem interferências (shielded).

                                          Na mesma caixa de derivação coloquei um micro-filtro entre a entrada e
                                          a linha telefónica normal que fornece as tomadas telefónicas da casa.
                                          Assim posso ligar tudo o que quiser às tomadas sem necessitar de um
                                          micro-filtro para cada equipamento/tomada.

                                          Uso um router ADSL2+ da SPEEDTOUCH (para mim são os melhores que
                                          aí estão, pelo menos para um uso mais profissional da coisa).

                                          Se depois desta experiência continuares a ter velocidades de ligação
                                          baixas, então podes experimentar o seguinte:

                                          - Testar com outro router ADSL (de preferência ADSL2+).

                                          Se continuar a ser uma ligação lenta (no router, e não nos PC's), então:

                                          - Pedir à CLIX para te atribuir na central a velocidade contratada, e que
                                          não estás preocupado com a instabilidade da ligação.

                                          Assim o router tentará sempre a velocidade máxima de ligação. Se por
                                          ventura as condições da linha piorarem, a ligação cai e liga-se a uma
                                          velocidade inferior.

                                          Vais verificando qual é o mínimo a que o router vai estando ligado, e se
                                          a estabilidade da ligação se tornar uma prioridade, pedes à CLIX para te
                                          limitar na central a essa velocidade mínima que consegues. Isto irá
                                          garantir uma ligação mais estável.

                                          Em princípio não terás de mudar nem de operador nem de router.

                                          Diz-me os resultados do que te disse para fazeres no post anterior.
                                          Se estiverem baixos, e quiseres fazer os testes que te disse neste post,
                                          diz-me também os resultados (e como fizeste os testes).

                                          Vou continuar no post seguinte...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Continuando...

                                            Por outro lado, pode ser que o teu router esteja a ligar a velocidades
                                            aceitáveis (caso 2).

                                            Se assim for, então o problema está do router para dentro, ou na
                                            configuração do router. Ou seja, o router até é bom, mas está com
                                            alguma configuração que limita a velocidade.

                                            Este será o primeiro ponto a analisar. Normalmente verifica-se ligando um
                                            PC directamente ao router, para ter a certeza da velocidade com que o
                                            router te dá os dados que vêm da internet. Aqui pode-se usar um
                                            programa de download, tipo este:
                                            Download streaming video, audio and files from Internet using Mass Downloader download manager
                                            Como estes programas fazem várias ligações aos servidores, normalmente
                                            conseguem "contornar" o limite de velocidade que os servidores colocam
                                            para cada ligação. Mas não é líquido que os resultados sejam os
                                            correctos.
                                            Convém também experimentar com um serviço de teste de velocidade,
                                            tipo:
                                            Speedtest.net - The Global Broadband Speed Test
                                            ou:
                                            Internet Speed Test - Broadband, DSL Bandwidth Connection Check

                                            No entanto, nada disto é muito credível. Depende muito do que tens do
                                            teu lado a usar a internet, e depende MUITO da largura de banda que têm
                                            os sites onde fazes os testes, e da QUANTIDADE de gente que está a
                                            fazer testes ao mesmo tempo que tu no mesmo servidor.

                                            Por exemplo, no último link que coloquei, nunca consegui mais que 4Mb/s
                                            de DOWNLOAD, que deve ser a velocidade de UPLOAD do servidor usado
                                            para os testes. No entanto eu SEI que estou ligado a 8Mb/s e que posso
                                            usar toda essa velocidade, porque consigo fazer downloads a 8Mb/s com
                                            o MassDownloader, e porque o SPEEDTEST.NET também me dá essa
                                            velocidade.

                                            Por isso, é IMPORTANTE que ao fazer estes testes se GARANTA que não
                                            há mais nada a usar a internet. Por exemplo: tendo apenas 1 PC ligado ao
                                            router, e tendo apenas um programa a correr no PC (desactivando
                                            serviços, etc.).

                                            Ou seja, se o router diz que está ligado a 1Mb/s, por exemplo, e apenas
                                            consegues 80Kb/s (~8KB/s), então pode ser que o router tenha uma
                                            configuração que te impede o download à velocidade total. Normalmente
                                            essa configuração dá pelo nome de QoS (Quality of Service). Mas pode
                                            ser qualquer outra configuração no router que limite o download. Terás
                                            de ver isso, se for o caso.

                                            Outro possível problema é o router WIRELESS que tens. Por acaso um dos
                                            routers que tenho até é um ASUS WL500g-Premium. Não sei se é igual ao
                                            que tens, mas acho estes routers bastante bons.
                                            No entanto, terás de ver a configuração desse router também. Se o teu
                                            for igual ao meu, então deverás ter uma configuração do tipo QoS, e é
                                            conveniente ver como está.
                                            Mais uma vez, se for igual ao meu, o router permite fazer BitTorrent
                                            mesmo sem um PC ligado. Verifica se o router não está a fazer um
                                            qualquer download sozinho e a gastar largura de banda.

                                            Outro problema comum, é o de configuração da rede interna. Muitas
                                            vezes existem configurações mal feitas que provocam atrasos e lentidão
                                            nas comunicações.

                                            Também há a possibilidade de vírus (ou qualquer outro malware) que
                                            podem estar a esgotar a largura de banda que tens. Arranja um bom
                                            anti-vírus PAGO! Nada de borlas muito menos piratas.
                                            Aqui em casa, não tenho software pirata, nem crackado, nem nada disso.
                                            Tudo o que tenho é pago. Incluindo WINZIP, MassDownloader, Office,
                                            Antí-vírus, COREL DRAW, etc.
                                            SOFTWARE pirata, e borlas, é meio caminho para apanhar uma virose.

                                            Outra grande possibilidade é teres a rede wireless a ser "roubada" por
                                            um vizinho.
                                            Tens de garantir que a tua rede wireless está com WPA/PSK (WEP não
                                            serve). E com uma password de jeito.

                                            Diz lá os resultados destes testes, para ver se posso ajudar em mais
                                            alguma coisa.

                                            Fico à espera.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já tens algumas novidades?...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas.

                                                Grande tutorial.

                                                Muito bom, mesmo .


                                                Abraço,
                                                McDriver

                                                Comentário


                                                  #25


                                                  Quem sabe sabe, e quando se partilha o conhecimento sem olhar a quem é de louvar.
                                                  Muito bem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                    Boas.



                                                    Consegues ser mais específico? Melhor em termos de largura de banda? Estabilidade? Serviço prestado?

                                                    É que se há coisa que tenho aprendido ao longo dos anos com a experiência isso do "melhor" é coisa que não existe pois não é nada linear. Para uma ligação ADSL, em particular, uma das coisas que influencia bastante a qualidade do sinal e subsequente largura de banda conseguida é a distância a que estás do POP que alimenta a tua zona. Quanto mais perto melhor. Depois, há que ter em linha de conta o ruído na rede que influência negativamente o sinal.

                                                    Já tive Netcabo, agora tenho Clix (ex-Oni). Mudei porque simplesmente o sinal na minha zona estava sempre a cair, e a velocidade era lenta.. Contudo não é por isto que a Clix (ex-Oni) passa a ser o melhor que a Netcabo. De facto na minha zona é o que melhor cumpre com o contratado, mas já vi a Netcabo a bombar noutros lados e de facto é excelente. Portanto, isto de ser o melhor, é muito relativo.




                                                    Portanto, acreditas piamente nisso ...


                                                    Abraço,
                                                    McDriver




                                                    Boas McDriver, já vi que pelo que escreves és um crake! eu só falo porque já tive SAPO numa aldeia em Viana do Castelo durante 3 anos e sempre funcionou muito bem, e o serviço era optimo, em casa do meu pai no centro de V.N. de Famalicão ele tem CLIX e está sempre com problemas e já chegou a estar sem net uma semana e nada de tecnicos, o modem que eles foneceram de 2 em 2 meses pede senha e tem de se ligar para lá.....
                                                    agora eu tenho Zon Cabo em Braga e só posso dizer que é fantastica.
                                                    Quanto ao medidor da Beltronica, bom já medi várias vezes em várias alturas do dia e nestes 3 serviços e sempre dá o que eu pago, a variação é muito muito pequena, por isso posso dizer que acredito!!
                                                    Tb já medi com net portatil da TMN e tb ´deu certo.
                                                    Atenção que não entendo disto tanto como tu, é o que eu acho.
                                                    Abraço

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por alfasaco Ver Post
                                                      Boas McDriver, já vi que pelo que escreves és um crake! eu só falo porque já tive SAPO numa aldeia em Viana do Castelo durante 3 anos e sempre funcionou muito bem, e o serviço era optimo, em casa do meu pai no centro de V.N. de Famalicão ele tem CLIX e está sempre com problemas e já chegou a estar sem net uma semana e nada de tecnicos, o modem que eles foneceram de 2 em 2 meses pede senha e tem de se ligar para lá.....
                                                      agora eu tenho Zon Cabo em Braga e só posso dizer que é fantastica.
                                                      Quanto ao medidor da Beltronica, bom já medi várias vezes em várias alturas do dia e nestes 3 serviços e sempre dá o que eu pago, a variação é muito muito pequena, por isso posso dizer que acredito!!
                                                      Tb já medi com net portatil da TMN e tb ´deu certo.
                                                      Atenção que não entendo disto tanto como tu, é o que eu acho.
                                                      Abraço
                                                      Conheço o medidor da Beltrónica há muitos anos.
                                                      Tem exactamente o mesmo problema do último link que coloquei: dá-me
                                                      pouco mais de 4Mb/s de download. Ou seja, está limitado pela BAIXA
                                                      velocidade de upload que o servidor da Beltrónica tem. Deveria dar 8Mb/s,
                                                      e não 4.

                                                      O mais credível (porque tem pelo menos 8Mb/s de upload) é o SPEEDTEST.
                                                      Mesmo assim não é credível.

                                                      Imaginemos que o servidor usado até tem uma largura de upload de 100Mb/s.

                                                      Se eu usar esse serviço dá-me 8Mb/s de download.
                                                      Se alguém com 12Mb/s usar esse serviço dá-lhe 12Mb/s de download.
                                                      Se alguém com 24Mb/s usar esse serviço dá-lhe 24Mb/s de download.
                                                      Imaginemos também que alguém com a nova internet por fibra óptica usa
                                                      esse serviço, dá-lhe 100Mb/s de download.

                                                      Até aqui tudo bem (aparentemente).

                                                      Agora imaginemos que há duas pessoas que acabaram de instalar internet
                                                      por fibra óptica, e vão fazer um teste nesse serviço em simultâneo... o
                                                      serviço diz 50Mb/s a cada um. O que não é verdade.

                                                      Ou então imaginemos 5 pessoas com 24Mb/s a fazer o teste... dá 20Mb/s
                                                      a cada um, o que também não é verdade.

                                                      Ou então, calhou estarem 40 pessoas em simultâneo a fazer o teste, dá
                                                      2,5Mb/s a cada um. No entanto há uns com 8Mb/s, outros com 12, outros
                                                      com 24, e com 100. Todos têm uma resposta MUITO INFERIOR à ligação
                                                      que na realidade têm.

                                                      NENHUM destes testes te informa sobre a velocidade máxima que consegues.
                                                      A única coisa que ficas a saber é que não tens MENOS do que aquilo que te
                                                      é mostrado. Mas podes ter mais, só que não ficas a saber.

                                                      Ou seja, a velocidade mostrada pelos testes e programas não é a TUA
                                                      velocidade máxima. É a velocidade mais pequena da máxima dos DOIS, tua
                                                      e do servidor. E não é sempre igual. Depende dos outros programas que
                                                      estejam a usar a net na altura, e de quanta gente está a usar o mesmo
                                                      servidor onde estás ligado.

                                                      Estes testes são meras "curiosidades". De científico e de rigor têm muito
                                                      pouco, para não dizer que não têm nenhum.



                                                      Quanto ao resto...

                                                      Nunca tive SAPO (PT) nem CLIX (SONAE).

                                                      Mas tive TELEPAC (PT) desde 23/1/1996 até Agosto de 2007.
                                                      E tenho NOVIS (SONAE - OPTIMUS Negócios) desde 7/3/2007.

                                                      A nível de qualidade da ligação, a diferença não é muita. Afinal a PT tem o
                                                      monopólio da infraestrutura. As centrais estão no mesmo local, as linhas
                                                      telefónicas são as mesmas, e até apenas o pessoal da PT pode fazer a
                                                      instalação (o técnico da SONAE só aparece depois do pessoal da PT fazer
                                                      a ligação).

                                                      Ou seja, a PT tem a faca e o queijo na mão. Se pedires uma linha à PT,
                                                      eles montam-te a linha 1 semana depois de a pedires. Se pedires a qualquer
                                                      outro operador, só tens a linha 1 mês e 1 semana depois.

                                                      Ainda por cima, os técnicos da PT fazem um serviço DEPLORÁVEL. Por isso
                                                      mesmo é que fui eu que instalei a linha cá em casa. Apenas deixei os técnicos
                                                      da PT fazerem a ligação de fora para dentro. No resto ficaram estritamente
                                                      proibidos de mexer. Mesmo assim conseguiram fazer um trabalho manhoso
                                                      (na falta de melhor adjectivo) numa simples junção de fios. Tive de a refazer.

                                                      O técnico da NOVIS foi uma diferença como da noite para o dia.

                                                      A nível comercial e de assitência, a diferença ainda é mais abismal. Na
                                                      TELEPAC eu era tratado como um mentecapto... «verifique se tem a ficha
                                                      ligada à corrente... agora verifique se o router está ligado com as luzinhas
                                                      a piscar...»
                                                      Ou seja, tinha de levar com a "chapa 5" quando eu sabia mais do assunto
                                                      com os olhos fechados (sim, os 3 ) do que eles com 200 pares de olhos.
                                                      Já para não falar das "jogadas" comerciais dos «...pelo que será migrado
                                                      de 1Mb/s para 4Mb/s...» que se passavam meses sem qualquer migração
                                                      a pagar 1 Mb/s ao preço de 4Mb/s. Ou então do «... pelo que será migrado
                                                      de 4Mb/s para 8Mb/s...» passando-se meses sem acontecer nada, e ao
                                                      fim de muitos meses de reclamação dizem-me que «... a sua linha não tem
                                                      qualidade para suportar os 8Mb/s...»
                                                      Ora, mudei para NOVIS... e "guess what"... afinal tem qualidade para os
                                                      8Mb/s!!! Até para mais!!!

                                                      Portanto, grupo PT... nem vê-los!
                                                      Fiquei super satisfeito quando a TV Cabo passou a ser ZON. E acho que
                                                      ainda vou ficar mais quando passar para o grupo SONAE.

                                                      Mas é como digo, a nível de qualidade de ligação acaba por ser praticamente
                                                      a mesma coisa, afinal as linhas são as mesmas.

                                                      Ainda assim, os técnicos na NOVIS sempre se esforçaram para melhorar a
                                                      qualidade da ligação. Os da PT limitavam-se a dizer que tinham feito testes,
                                                      mas nunca os vi cá em casa. Devem fazer testes por telepatia...

                                                      E, como podes ver pela imagem num post anterior, tenho a ligação a 8Mb/s
                                                      há mais de 1 mês sem cair.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                        Boas.

                                                        Grande tutorial.

                                                        Muito bom, mesmo .


                                                        Abraço,
                                                        McDriver
                                                        Obrigado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Lourinho Ver Post


                                                          Quem sabe sabe, e quando se partilha o conhecimento sem olhar a quem é de louvar.
                                                          Muito bem
                                                          Obrigado.

                                                          Acho que todo o pessoal daqui do fórum merece.

                                                          E mesmo que haja quem não mereça, aqueles que merecem têm mais valor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Obrigado.

                                                            Acho que todo o pessoal daqui do fórum merece.

                                                            E mesmo que haja quem não mereça, aqueles que merecem têm mais valor.
                                                            Podias mudar de nick, mas essa ultima frase denunciava-te logo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X