Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aparelhos de soldar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aparelhos de soldar

    precisava da vossa ajuda,

    Precisava de fazer uns biscates em casa e para isso é necessário um aparelho de soldar.
    É para soldar ferro unicamente. nada de inox nem outros metais.

    o que me aconselham? que caracteristicas? devo confessar que NÃO PERCEBO NADA DISTO.

    de referir que não preciso de nada bom, porque vai trabalhar pouco. só vou queimar uns electrodos

    obrigado

    #2
    Comprei há anos um aparelho de soldar a arco. Acho que é esta a designação. Encontra-se em qualquer lado a partir de 60 ou 70 euros. Mas não é fácil soldar, é preciso ter uma mão certeira.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
      Comprei há anos um aparelho de soldar a arco. Acho que é esta a designação. Encontra-se em qualquer lado a partir de 60 ou 70 euros. Mas não é fácil soldar, é preciso ter uma mão certeira.
      que designação é esta? existem outras que possa confundir?

      Comentário


        #4
        tens de saber exactamente ao que te propões.

        Os sites dos Fabricantes dão uma ajuda muito boa.
        procura por:

        ESAB
        Lincoln
        MIller

        E tens ainda o site da Linde-Sogás com boa informação

        Há de electrodo, semiautomáticas, portáteis, fixas , etc, etc.

        Agora é ver bem ao que te propões fazer, e os custos.

        Comentário


          #5
          Costumo soldar, mas confesso que de aparelhos percebo muito pouco.

          Nos catálogos aparecem os Inverter e os aparelhos de soldar. Sinceramente, não sei qual é a diferença.

          Eu utilizo um aparelho de electrodos que comprei à uns anos. Na altura fui pelo que o vendedor me disse, que foi mais ou menos isto:
          Os electrodos mais utilizados são os de 2,5 mm. Para soldar melhor, convém que o aparelho tenha mais potência do que a indicada para estes.
          Por isso comprei um que dá para regular para electrodos até 5 mm, salvo erro.

          Utilizo geralmente electrodos de 2,5 mm mas quando quero soldar melhor, regulo o aparelho para 3 ou até mais mm. Depois tenho de 3 mm, salvo erro, que utilizo em determinadas situações.

          O meu aparelho é trifásico, logo, preciso de um quadro trifásico (se houver quadro trifásico é preferível, pois são aparelhos "gulosos".

          Para mim, este aparelho tem 1 defeito: não tem sistema de arrefecimento. Se "apertar" com ele, ao fim de 45 min +/- desliga-se e tenho que o deixar arrefecer. Para mim, devia ter arrefecimento.

          Se é para soldares só coisa pouca, das 2 uma:
          Se tem que ser solda resistente, vai a um serralheiro. Se não, compra um dos mais fracos, mas para electrodos de 2,5 mm.

          Se for mais forte, é preciso um quadro melhor. Informa-te acerca dos inverter. Pelo que vejo são mais pequenos, mas também mais caros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 100do Ver Post
            Costumo soldar, mas confesso que de aparelhos percebo muito pouco.

            Nos catálogos aparecem os Inverter e os aparelhos de soldar. Sinceramente, não sei qual é a diferença.

            Eu utilizo um aparelho de electrodos que comprei à uns anos. Na altura fui pelo que o vendedor me disse, que foi mais ou menos isto:
            Os electrodos mais utilizados são os de 2,5 mm. Para soldar melhor, convém que o aparelho tenha mais potência do que a indicada para estes.
            Por isso comprei um que dá para regular para electrodos até 5 mm, salvo erro.

            Utilizo geralmente electrodos de 2,5 mm mas quando quero soldar melhor, regulo o aparelho para 3 ou até mais mm. Depois tenho de 3 mm, salvo erro, que utilizo em determinadas situações.

            O meu aparelho é trifásico, logo, preciso de um quadro trifásico (se houver quadro trifásico é preferível, pois são aparelhos "gulosos".

            Para mim, este aparelho tem 1 defeito: não tem sistema de arrefecimento. Se "apertar" com ele, ao fim de 45 min +/- desliga-se e tenho que o deixar arrefecer. Para mim, devia ter arrefecimento.

            Se é para soldares só coisa pouca, das 2 uma:
            Se tem que ser solda resistente, vai a um serralheiro. Se não, compra um dos mais fracos, mas para electrodos de 2,5 mm.

            Se for mais forte, é preciso um quadro melhor. Informa-te acerca dos inverter. Pelo que vejo são mais pequenos, mas também mais caros.
            por acaso até ja vi am algumas cxs dos aparelhos inverter, mas pensei que fosse a marca :$ alguem sabe a diferença entre estes e os de soldar?

            então quer dizer que as regulações que estão nos aparelhos se designam á medida dos electrodos, ou seja, para mais espessos precisa de mais potencia... pensei que essas medições fossem para "a vontade do fregues" em soldar com mais ou menos potencia, mas sem medidas certas... chamado "a olho"

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por boost Ver Post
              por acaso até ja vi am algumas cxs dos aparelhos inverter, mas pensei que fosse a marca :$ alguem sabe a diferença entre estes e os de soldar?

              então quer dizer que as regulações que estão nos aparelhos se designam á medida dos electrodos, ou seja, para mais espessos precisa de mais potencia... pensei que essas medições fossem para "a vontade do fregues" em soldar com mais ou menos potencia, mas sem medidas certas... chamado "a olho"
              Também é... Mas geralmente a "escala" é em mm e corresponde ao electrodo.

              Quando é para soldar ferro, geralmente utilizo mais potência. Quando quero soldar chapa ou ferro fino, que facilmente derrete, diminuo a potência.

              Comentário


                #8
                Procuro um inverter para soldar a electrodo, o que tenho é tradicional, daqueles que pesam 30kg.
                Conhecem lojas online onde possa pesquisar um pouco sobre isto?

                Comentário


                  #9
                  Esta máquina da EUROTROD serve?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por gandhhi Ver Post
                    Esta máquina da EUROTROD serve?
                    250 € !?!?!?!?

                    Para bricolagem, encontras máquinas a 60 ou 70 euros no Maxmat. Uma característica que tens que ver é a corrente máxima, se for muito baixa, é difícil derreter os elétrodos.

                    Nas máquinas baratas, é preferível uma máquina tradicional em vez de inverter, pois as inverter baratas não vão durar muito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gandhhi Ver Post
                      Esta máquina da EUROTROD serve?
                      5 anos depois acho já precisa é tratamento anti-ferrugem

                      Comentário


                        #12
                        Boas pessoal!

                        (Desenterrar isto...)

                        Guardei alguns "trocos" e como cada vez mais preciso de adquirir/"arranjar" uma máquina de soldar, venho cá pedir a vossa ajuda/opinião.

                        Sendo sincero, não percebo grande coisa (leia-se nada...) de soldadura... No entanto, pelo que vi/li pelas "nets" (acho que...) existe 3 tipos principais de soldadura:
                        - MMA (eléctrodo revestido): soldadura "à bruta", ideal para soldar grandes "mamarrachos" (vigas, aço em "bruto", etc) e ao ar livre dado que solda "tudo"; a soldadura é feita (por arco eléctrico...) derretendo o eléctrodo, sendo que este "contem" a protecção da soldadura "incorporada", não sendo por isso necessário utilização de gás; forma "querepa" que é necessária retirar para verificar a boa integridade da soldadura...;
                        - MIG/MAG ("semi-automática"): soldadura efectuada por alimentação de fio incorporado na máquina mas cujo agente de protecção de soldadura é gás, libertado aquando do acto de soldar; ao premir o gatilho, além do fio que derrete (por arco eléctrico) e solda, existe a libertação de gás pelo mesmo bico da pistola de soldar (onde sai o fio...); esse gás é responsável por criar uma atmosfera protectora da soldadura que impede a contaminação desta com agentes nocivos (para a solda) presentes no ar; é necessário por isso, além da alimentação por fio, alimentação por gás; a diferença entre MIG e MAG é feita dependente do tipo de gás que se utiliza (MIG - gás inerte como Hélio; MAG - gás activo como mistura de Árgon+CO2)
                        - TIG: soldadura "de precisão", ideal para ligas metálicas "sensíveis" (e de pouca espessura...) como alumínio, inox, etc; este tipo de soldadura utiliza uma tocha que aquece a uma temperatura elevada e, ao mesmo tempo, liberta gás de modo a criar uma atmosfera protectora da soldadura - tal como em MIG, é necessário a utilização de gás para criar atmosfera protectora; com a tocha activa (e o gás libertado...) adiciona-se um eléctrodo (específico, para soldadura TIG) de modo a que este derreta (não existe arco eléctrico...) e crie a união/soldadura dos metais; neste tipo de soldadura, além da tocha, é necessário gás e eléctrodos específicos;

                        Da ("inexistente") experiência que tenho na área, a soldadura por MMA (eléctrodo), é de facto, um tipo de soldadura para fazer trabalhos "brutos" (soldar vigas, aço, metal em "bruto", etc). Já "pinguei" uma ou outra vez e, apesar de ao início ter "queimado" um ou outro eléctrodo - ainda não consegui estabelecer bem o arco de modo a que comece a derreter o eléctrodo e não a deixá-lo incandescente (estou desconfiado que é o "ângulo de ataque" ser pouco aberto e ele derreter logo o interior, ficando logo "agarrado"... lá está, só "soldei" 2 ou 3 vezes e por isso falta a experiência...) -, é algo que se faz...
                        No entanto, a "semi-automática" (soldadura por MAG, com utilização de gás Ar+CO2...) é de uma comodidade de utilização bem maior e um "meio termo" entre a "brutidade" do eléctrodo e a precisão TIG. Tem fácil manuseio, permite um melhor controlo do cordão, mais "à vontade" para "pingar", etc. Tem como principal desvantagem (que conheça... pode ter outras...) o facto de se ter que arranjar o gás (caro e perigoso), redutor e respectivas ligações.
                        Já TIG nunca vi nem tive experiência nenhuma. No entanto, olhando ao que se faz na área automóvel, este tipo de soldadura "é a mais adequada" e é algo que estou interessado em saber mais/"aprender"...

                        (Bem, isto para dizer...)
                        Aquilo que procuro/preciso é uma máquina que me permita fazer "fabricação" (fazer ferramentas, "móveis", etc) e reparar/soldar uma ou outra estrutura (por exemplo, "ligar"/soldar vigas, fazer um portão, etc).
                        No entanto, o grande objectivo é ganhar práctica e (a muito longo prazo!!) passar a soldar coisas mais precisas e relacionadas com reparação automóvel - "remendos", fazer "fabricação" (por exemplo, reservatórios em alumínio, "linhas" de escape em inox, etc). Nesse sentido estou inclinado para comprar, pelo menos, o "meio-termo" MIG/MAG...
                        Em termos de tempo de utilização, será uma coisa "não profissional", para utilizar frequentemente mas não todo o dia.
                        Tenho como "orçamento" 700~750€ (máx.!) para comprar uma máquina de soldar (e respectivos acessórios: gás, ligações, etc; excepto capacete).
                        Do que já vi, existe de tudo para todos: máquinas MIG, MAG, MIG/MAG, MIG + TIG, MAG + TIG, MMA + TIG, muita coisa...!!
                        Estava tentado em arranjar uma máquina multiprocesso - MMA + MIG/MAG + TIG (assim ficava "servido" para qualquer tipo de "trabalho"...) - ou MIG/MAG + TIG, de preferência nova.
                        No entanto, não sei o que procurar exactamente (marcas, modelos, etc), aonde - tenho visto o Ebay (tem muitos "kits" mas tudo da Polónia e/ou Espanha?), um site que é o "Expondo" (nem sei se é de confiança...), OLX também apanho uma ou outra coisa - e nem sei se com os 700~750€ vou longe!! (Não sei se vale a pena comprar em "2ª mão" e arranjar algo "melhor" do que novo...)

                        Até ao momento vi isto:
                        - https://www.expondo.pt/stamos-power-...SABEgKBffD_BwE
                        - https://www.ebay.com/itm/Equipo-Sold...oAAOSwv8FdxEXS
                        - https://www.expondo.pt/stamos-german...-fcaw-10020208
                        - https://www.ebay.com/itm/3-in-1-Weld....c100005.m1851
                        - https://www.olx.pt/anuncio/mquina-de...tml#317e1199c5

                        Ajuda?!

                        Bons passeios!
                        Ass.:RZ!

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X