Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A educaçao - O verdadeiro debate

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A educaçao - O verdadeiro debate

    Olá,
    Eu tenho visto na imprensa um aflorir de falar sobre a Educação e gostaria de ter uma visão que nao a minha.

    Eu gostei muito das pessoas (professores principalmente que tive).

    Estará o ensino assim tao mal? Ou as pessoas nao estudam e culpam a instituição?

    Eu andei numa escola no 6 ano e vi (os meus pais viram) que nao desenvolviam a minha capacidade e mudei de escola.

    Quando ja tinha capacidade cognitiva para distinguir bom do mau ensino (secundário) avaliei sempre as aulas que tinha pedindo ajuda quando via que nao acompanhava ou rectificando práticas que achava más.

    Não acham que é dever (e eu fui informado disso - dai a diferença) do aluno melhorar o seu ensino chamando a atençao das falhas do ensino?

    Agora atenção só podemos reclamar quando há dedicação e esforço. Tentamos n vezes e nao conseguimos. Ai sim temos o direito de reinvindicar melhorias.

    Um mal que vejo nas pessoas (quer durante o percurso academico e agora a nivel empresarial) é que nao estipulam condicoes para o seu melhoramento pessoal.
    Ou seja:
    Quantas vezes foram ter com 1 professor de forma a ser ajudados (orientados) ou ajudarem ele a ser melhor professor?

    Na minha visão há 2 coisas essenciais para o sucesso. O esforço e dedicação para atingir um objectivo e capacidade de nos liderarem ou estimularem ou permitirem o desenvolvimento das nossas capacidades.

    Alem da instituição de ensino penso que o ambiente em casa e dedicação dos pais nos primeiros 9 anos (ate termos 16 anos nao temos capacidade de decisao propria) de estimular esse desenvolvimento assim como criar regras para o nosso desenvolvimento.

    Que pensam disto?

    #2
    Também há stores que encaram aquilo como profissão e o interesse está em receber o seu cheque, se puder sem se preocuparem muito ainda melhor. Os stores mais dedicados são os do básico e no entanto são os mais maltratados, a partir do básico a dedicação e esforço vai sendo inversamente proporcional para os dois lados, tanto para o professor como para o aluno. No básico queremos é brincadeira, no secundário já se leva a coisa mais a sério e na faculdade é trabalhar para poder ter um bom futuro. Nos professores é o inverso, a dedicação e esforço para nos ajudar dos profs do ensino básico vai esmorecendo até ao quase completo borrifanço dos profs universitários (não todos claro). Claro que isto é uma visão pessoal e há casos e casos, mas é o que tenho constatado.

    Comentário


      #3
      Concordo com esta tua perspectiva!
      Sem duvida alguma que, à tua sememlhança, sempre avaliei (ou alguém por mim, enquanto não era competente pra isso), a qualidade de ensino que tinha!
      Mas o problema é maior que esse! É estrutural! Finalmente, (e perdoem-me os professores, que realmente se deparam com um grave problema de instabilidade profissional), há alguem que vai manter o corpo docente nas escolas!
      Alguém que diz(espero que se execute), que vai haver uma valorização de quem demonstre mérito, empenho e resultados! Sim, porque os resultados são importantes!
      E sim, porque a educação e a saúde são os pilares da nossa sociedade!

      Falas de:
      - esforço e dedicação
      - capacidade em nos estimularem pro desenvolvimento das capacidades

      e muito bem, mas permite-me acrescentar outros dois factores:

      - infra-estruturas dignas para se leccionar, com meios audio-visuais e tecnológicos ideiais
      - professores capazes, com uma gestao de liderança e mérito implementada JÁ no nosso sistema de ensino!

      Está na altura de evoluirmos!

      Abraços

      Tadeu

      P.S.-bom topic

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X