[Economia] Cisco e Living Planit - Planit Valley: anunciados 1000 postos de trabalho hoje às 15h - Página 4

Página 4 de 4 PrimeiraPrimeira ... 34
A mostrar resultados 91 para 111 de 111

Título: Cisco e Living Planit - Planit Valley: anunciados 1000 postos de trabalho hoje às 15h

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Mais um link, desta vez da RTP. Só por curiosidade, vejam na legenda quem são as pessoas que lá aparecem:

Link: Economia - Primeira cidade inteligente da Europa nasce em Paredes - RTP Noticias, Vídeo
    Última edição por cuica : 30-06-10 às 12:32:13

Piloto Lendário Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    AO90? MCSA? Se não te responder já sabes porquê: IGNORE LIST

Por Defeito

Ok, vamos lá então fazer uma análise às "notícias".

Destaques a vermelho.
    Comentários a azul.

Cidade inteligente em Paredes já tem inquilinos - JN

Cidade inteligente em Paredes já tem inquilinos
    Empresa americana Cisco é a primeira a reservar um espaço no PlanIT Valley

A empresa americana Cisco Systems estabeleceu, ontem, em Paredes, uma parceria com a promotora do projecto da cidade inteligente, que vai nascer a sul do concelho. A líder mundial em redes para Internet vai construir um Centro de Inovação Global para Sensores em Rede.

Mas que raio?!?!
    Então a CISCO não está no projecto já desde o início?!
    Pelo menos há mais de um ano que aparece em todos os comunicados de
    imprensa...

Uma cidade tecnológica, denominada Planit Valley, deverá nascer em Paredes dentro de dois a três anos. O primeiro “inquilino” é a Cisco – companhia líder mundial em redes para Internet, cujas soluções baseadas no protocolo da Internet (IP) são a base da maioria das redes empresariais, educacionais e da administração pública, assim como de operadores fixos, móveis e cabo.

Também era o que faltava... ser um dos parceiros do projecto desde o
    início e não marcar presença (já que mais ninguém marca... a não ser a
    Espanha no jogo de ontem ).

Ao assinar ontem uma carta de intenções com a promotora da cidade inteligente, a Living PlanIT (empresa internacional vocacionada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis à escala urbana), a Cisco passa a ser a primeira empresa a instalar-se na futura “cidade avançada”.

Bem... assinou só para as notícias, porque há mais de um ano que está
    no projecto.
    Mas eu gosto mesmo é das aspas... “inquilino”, “cidade avançada”... Isto
    é engraçado...

A carta de Intenções prevê a instalação, no PlanIT Valley, de um Centro de Inovação Global para Sensores em Rede, focado na convergência de plataformas de computação.

A cidade tecnológica deverá ocupar uma área de cerca de 17 quilómetros quadrados, abrangendo as freguesias de Parada de Todeia, Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa. Os terrenos ainda não estão adquiridos, mas o autarca de Paredes, Celso Ferreira, diz que esse não é o obstáculo, desde logo porque já garantiu financiamento bancário, para esse efeito.

Calma aí... o ano passado não disseram que o início da construção estava
    previsto para o último trimestre de 2009?!?!?! E AINDA NEM COMPRARAM OS
    TERRENOS?!?!?!?!?!
    Mais engraçado... ontem nas notícias disseram que não haveria dinheiros
    públicos no projecto... PORQUE RAIO O AUTARCA DE PAREDES DIZ QUE JÁ
    GARANTIU O FINANCIAMENTO BANCÁRIO?!?!?!?!?!?!?!

A primeira fase ocupará cerca de 40 hectares, a nascer em território de Parada de Todeia, onde será construída uma zona empresarial, residencial, comercial, e de lazer.

Esta “cidade avançada” poderá gerar “dezenas de milhares” de postos de trabalho e pretende reunir 12 mil parceiros, muitos dos quais são pequenas e médias empresas da área da tecnologia, explicou ontem ao JN Steve Lewis, presidente da empresa Living Planit, promotora da Planit Valley.

"Poderá"... eu adoro estas certezas científicas...

Para Celso Ferreira, ontem foi “o dia zero” de um projecto ambicionado há quatro anos. O autarca acredita que a empresa norte-americana irá arrastar dezenas de outras empresas ligadas ao sector das novas tecnologias. Já Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia e da Inovação, afirmou que estão reunidas condições para o projecto ser uma realidade.

Portanto... há 4 anos... e ainda não foi desta, porque ainda nem sequer
    compraram os terrenos...

Depois da adesão de ontem da Cisco à cidade tecnológica, o próximo parceiro a anunciar esse interesse deverá ser a McLaren. “As negociações estão a correr bem e temos o processo da Mclaren adiantado. Nas próximas semanas, haverá novidades”, adiantou Celso Ferreira.

Se estiverem a correr ao mesmo ritmo de todo o projecto... as próximas
    semanas serão lá para 2040...

A Mclaren desenvolve sensores e tecnologia de rede, no domínio da integração de sistemas. “A Mclaren está interessada em disseminar este tipo de produtos na construção”, assegura Celso Ferreira.

Durante os próximos tempos, a Autarquia deverá anunciar a chegada de mais empresas para a cidade tecnologicamente avançada. Uma cidade que ainda não está no terreno, mas que já move paixões.

Paixão, paixão, não vais fugir de mim
    Será paixão até ao fim
    (c) Heróis do Mar

Pastis
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Ok, vamos lá então fazer uma análise às "notícias".

Destaques a vermelho.
    Comentários a azul.

Cidade inteligente em Paredes já tem inquilinos - JN

Parti-me todo foi com a da Mclaren desenvolver sensores... Que salgalhada

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Parti-me todo foi com a da Mclaren desenvolver sensores... Que salgalhada
    McLaren Electronic Systems

Pastis
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post

Boa!!! Assim é que deve ser.
    Tamos cá para aprender. Quantas mais dessas melhor!

Banido
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Trata-se da McLaren Electronics Incorporated, subsidiária da McLaren, que produz electrónica, software e componentes para o desporto automóvel e para as indústrias automóvel e aeroespacial.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Eu sei que é muita fruta, mas em vez de gastar a minha energia a deitar abaixo, tentei ir à fonte verificar se sempre era verdade ou era mais uma aldrabice.
    Como podem ver pelo vídeo da RTP, o Celso Ferreira (Presidente da C.M. Paredes) e o Carlos Zorrinho (Secretário de Estado da Energia e Inovação) estiveram presentes e discursaram nesta apresentação. O Thierry Martens da Cisco esteve lá a discursar, bem como o ainda quase desconhecido Steve Lewis. Mais novidades se vão seguir mas com um projecto desta monta é tudo muito secreto e a informação sai a conta-gotas, mas as coisas estão bem mais adiantadas do que parece.

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Boa!!! Assim é que deve ser.
    Tamos cá para aprender. Quantas mais dessas melhor!
    O trabalho árduo que tive para chegar a essa informação: Let me google that for you

Pastis
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    O trabalho árduo que tive para chegar a essa informação: Let me google that for you
    Por acaso tb fui lá antes de mandar a minha laracha mas não encontrei nada...

Vou abster de comentar até novas notícias.

( se bem que... Prontos... Esperemos para ver.)

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    Eu sei que é muita fruta, mas em vez de gastar a minha energia a deitar abaixo, tentei ir à fonte verificar se sempre era verdade ou era mais uma aldrabice.
    Como podem ver pelo vídeo da RTP, o Celso Ferreira (Presidente da C.M. Paredes) e o Carlos Zorrinho (Secretário de Estado da Energia e Inovação) estiveram presentes e discursaram nesta apresentação. O Thierry Martens da Cisco esteve lá a discursar, bem como o ainda quase desconhecido Steve Lewis. Mais novidades se vão seguir mas com um projecto desta monta é tudo muito secreto e a informação sai a conta-gotas, mas as coisas estão bem mais adiantadas do que parece.
    Mas alguém está a colocar isso em causa?
    Nem há 1 ano coloquei em causa.

Só estou a dizer que isto parece vaporware.
    Ou seja, aqueles projectos/sonhos que tarde ou nunca saem do papel.

Tenho dúvidas que consigam vender o sonho/projecto.
    Não basta ser tecnologicamente "evoluído", é necessário ser economicamente
    rentável e viável.

Aquilo que eu venho é que não há "inquilinos".
    Ou seja, não há ninguém com interesse em entrar nesse projecto (à parte
    dos - poucos - que estão envolvidos desde o início).

Basta ver que aquilo que seria uma vantagem competitiva há 5 anos, já não
    o é. As coisas mudaram. Actualmente a fibra (por exemplo) já está a chegar
    a quase todo o lado. Porque razão haveriam as empresas de se localizar em
    Paredes? Qual a vantagem? O que têm lá que não consigam ter em mais
    lado nenhum? Quais são as pessoas que vão morar para lá? Os funcionários
    das empresas que não estão lá? Reformados? E qual o preço da "tecnologia"?
    Ou seja, quanto vai custar o "luxo"?

As coisas não são feitas apenas porque o sonho parece bonito. Quem tem
    dinheiro, tem por uma boa razão: sabe investir em negócios seguros.

Isso parece-me tudo menos seguro. Parece-me um tiro no escuro.
    E tanto assim é que, o sonho dura há 4 anos, e no último ano não
    conseguiram atrair nenhum "inquilino".

Parece-me mais um daqueles projectos imobiliários megalómanos, que usa
    um "doce" para aumentar o preço (e o lucro). Antigamente o "doce" era o
    "luxo", agora o "doce" é a "tecnologia".

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Continuando, com o mesmo esquema:

Cidade do futuro em Paredes representa investimento de dez mil milhões - Tecnologia - PUBLICO.PT

Construção arranca este ano

Era para ter arrancado o ano passado...
    E ainda nem compraram os terrenos...
    Deve ser, deve...

Cidade do futuro em Paredes representa investimento de dez mil milhões

A cidade inteligente que vai nascer de raiz em Paredes, numa iniciativa da empresa americana Living PlanIT, representará um investimento de dez mil milhões de euros e terá a “massa crítica” concluída até 2015, anunciou hoje o presidente da companhia.

Pelos vistos tem grande facilidade em anunciar... também já tinha anunciado
    que a construção começava em 2009...

“Acredito que já haja pessoas a morar na cidade no final do próximo ano, em que alguns edifícios já estarão concluídos, e a primeira fase estará terminada no primeiro ou segundo trimestre de 2012. Por volta de 2015 esperamos ter atraído cerca de 12 mil empresas e a massa crítica já estará concluída, mas a cidade estará em constante desenvolvimento”, afirmou Steve Lewis.

Eu também acredito que Portugal vai ganhar o mundial de 2010, mesmo já
    estando fora.
    Factos é que não há nenhuns...
    Não atraíram nenhuma empresa / inquilino...
    Ainda nem compraram os terrenos...
    Está mesmo com aspecto de ir para a frente... exactamente como estava
    há 1 ano atrás.

Falando à margem da formalização de um acordo com a Cisco, que marcou a adesão da primeira empresa ao projecto (classificado como Projecto de Interesse Nacional – PIN), Lewis afirmou que “o objectivo é, nos próximos meses, anunciar mensalmente um ou dois novos parceiros, portugueses e internacionais, embora nem todos com a dimensão e influência da Cisco”.

Ora... o autarca de Paredes disse que já tinham garantido o financiamento.
    Ao que parece é um Projecto de Interesse Nacional. E ao mesmo tempo dizem
    que não há dinheiros públicos envolvidos.

E a mim cheira-me a esturro a MILHAS!!!
    Parece-me mais um daqueles projectos onde este (des)governo nos gosta
    de ENTERRAR até à ponta dos cabelos. Alguém vai lucrar com isto, e não
    vamos ser nós, de certeza absoluta.

Para além desta, têm sido apontados nomes como a McLaren, Siemens, Microsoft, Intel, IBM e Bosch como pretendendo instalar centros de investigação e desenvolvimento no Silicon Valley português.

A ver vamos...
    Quanto ao Silicon Valley português... não era um projecto único no mundo?
    Agora compara-se com Silicon Valley? E é só português? Porquê? Há um
    Silicon Valley europeu melhor que este? Ou é falta de ambição (que até me
    parece desmesurada)?
    Isto lembra-me do anúncio de TV da baba de caracol...

Numa área total de 40 hectares nas freguesias de Recarei, Sobreira, Aguiar de Sousa e Parada de Todeia, o PlanIT Valley promete ser “a primeira cidade do mundo em que a tecnologia está presente desde a construção dos edifícios e dos espaços, o que cria novas oportunidades a nível da energia, inovação e formas de interacção entre as pessoas”.

Presunção e água benta...

O objectivo é criar uma cidade piloto que será o modelo das cidades do futuro, com uma comunidade “muito focada nos técnicos e trabalhadores na área tecnológica”.

Cidade piloto? Ou cidade fantasma?

“Espero que a população seja bastante significativa, tendo em conta as cidades portuguesas, mas ao nível das outras cidades inteligentes, não uma mega-cidade como há em algumas partes da Ásia”, explicou Steve Lewis.

OUTRAS?!?!?!?!?!?!
    Mas então não era suposto ser a primeira?!?!?!?!?!

Para “atrair talento mundial e fixar o talento que já existe em Portugal”, o PlanIT Valley terá que ser “um bom espaço para viver”, com locais de trabalho e pesquisa, mas também infra-estruturas de educação, de saúde, de lazer, de comércio e zonas habitacionais, acrescentou.

Com apenas 10 mil milhões de euros?...

“Não é um parque de ciência nem um campus, é uma cidade verdadeira com tudo o que há numa cidade, mas que esperamos que tenha um espírito tipicamente português”.

Ou seja, em que nada funciona, ou funciona mal.
    Bem, realmente assim já me parece mais agradável para viver, e mais viável.

Com o trabalho de design actualmente em curso, Steve Lewis prevê o arranque da construção no último trimestre deste ano.

A Living PlanIT e a Cisco trabalharão juntas no desenvolvimento urbano de raiz da cidade, que acolherá um Centro de Inovação Global para Sensores em Rede da Cisco.

O objectivo é que o PlanIT Valley venha a integrar dezenas de milhões de sensores darão, em tempo real, informações sobre a vida da cidade aos mais diversos níveis.

Tipo Big Brother.
    A diferença é que não dá em directo na TVI...

A opção de instalar o projecto em Portugal foi justificada pelo presidente da Living PlanIT com “o clima, o talento e o grande apoio do Governo, da autarquia local e das autoridades regionais”, para além do espírito “colaborativo” dos portugueses.

Esta comenta-se assim:

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Esta aqui comentarei na totalidade quando tiver mais tempo, mas para já
    fica um breve apontamento:

Cisco constrói fábrica em Paredes e cria até 1000 novos empregos - Economia - PUBLICO.PT

(...)
    Não foi por enquanto possível apurar o montante de investimento em causa, até porque os intervenientes no processo assinaram um contrato de sigilo
    (...)
    Trata-se de um projecto com Potencial de Interesse Nacional (PIN), com um investimento previsto na ordem dos 10 mil milhões de euros.
    (...)
    Obviamente, sem comentários...

Apenas uma questão:

Será que os 10 mil milhões são investimento do Estado (dos nossos impostos,
    aqueles que foram aumentados por causa da crise)?
    É que o outro investimento (privado) é mantido em sigilo...

Banido
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

10.000 milhões? Isso é apenas dez vezes a Auto Europa.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
    10.000 milhões? Isso é apenas dez vezes a Auto Europa.
    Neste caso estamos a falar de uma cidade feita de raiz com «(...) “um bom
    espaço para viver”, com locais de trabalho e pesquisa, mas também infra-
    -estruturas de educação, de saúde, de lazer, de comércio e zonas
    habitacionais, (...)
    ».

Banido
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

E o país que tem cinco milhões de casas para dez milhões de habitantes e está com problemas horríveis de falta de crédito externo precisa de um projectos destes numa região que está deprimida?

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito Planit Valley desmascarado

A segunda notícia dava conta da conquista da Cisco (o gigante mundial das redes de computadores) para um mirabolante projecto localizado em Paredes. Garantem os promotores, com a conivência da autarquia e do Governo, que vai nascer ali uma nova cidade altamente tecnológica, "verde" como se impõe, num investimento que atingirá dez mil milhões de euros. 10 000 000 000! Quantas empresas vão lá estar em 2015? Doze mil, dizem eles. Até agora nem um cêntimo dessa fortuna foi desembolsado por nenhum investidor e a Cisco, mais do que investir, propõe-se vender equipamentos e serviços. Muitos. Faz ela bem, é o seu negócio. A Câmara assegura que consegue financiamento para comprar os terrenos. Afinal Portugal é aquele pequeno país onde houve dinheiro para o Magalhães, porque não para isto também? Leiam-se os comentários que vão surgindo e constate-se como esta visão do Paraíso intoxica até mentes habitualmente lúcidas.

Drogas por via ocular - JN

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Hoje a notícia voltou a surgir na imprensa:

PlanIT Valley começa a ser construída em 2012 - SAPO Notícias

Vamos ver a evolução desta interessante notícia, sendo eu um pouco ceptico custa-me a crer algo desta dimensão ser criada ainda por cima nos tempos que correm.

Mas temos muita mão-de-obra qualificada, pessoas capazes e com força de vontade, e provavelmente nós - Portugueses - temos um elevado grau de dinamismo, proactividade e polivalência que apesar de serem consequência da nossa desorganização, têm o reverso da moeda e tornam-nos elegíveis para várias áreas de intervenção e tecnologias. Posto isto, a questão que se levanta acaba por não ser o porquê naquele lugar, aquelas empresas, etc..? Acaba por se levantar mais a questão porque não?

Será que vamos ver uma boa oportunidade de reter profissionais que vão para fora à procura de melhores perspectivas e desafios?

Que impacto vai ter em nós enquanto contribuintes? E que impacto terá na economia local e nacional?

Isto pode trazer ventos de mudança... várias empresas principalmente tecnológicas começam já a apostar no mercado da zona do Porto, e isto pode influenciar esse fenómeno, criando algum equilíbrio de distribuição populacional e de criação de riqueza.

Em suma... vamos ver...

Pastis
    Guest

Por Defeito

Vou abster de comentar até novas notícias.

( se bem que... Prontos... Esperemos para ver.)
    Não diria melhor...

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

E eu vou ganhar o Euromilhões sem jogar.

eu
    eu está offline
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Gostei desta parte: "10 mil milhões de euros que serão angariados em mercados de capitais e instituições financeiras"

É só rir...

Piloto de Fórmula 1 TheMoBsTeR's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Gostei desta parte: "10 mil milhões de euros que serão angariados em mercados de capitais e instituições financeiras"

É só rir...
    Vão fazer um baile de angariação de fundos no mercado dos capitais.

Página 4 de 4 PrimeiraPrimeira ... 34