Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comboio Alfa Pendular - 2 milhoes passageiros/ano. Alfa vs Intercidades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comboio Alfa Pendular - 2 milhoes passageiros/ano. Alfa vs Intercidades

    Olá,
    Vocês tinham esta ideia?

    Numa noticia sobre o melhoramento da rede móvel e internet:

    Agncia Financeira - Comboio Alfa Pendular passa a ter melhor rede móvel e Internet

    vem referenciado que:

    "Sublinhando que a assinatura do protocolo ocorreu na mesma data em que se celebra o Dia Mundial das Telecomunicações, Mário Lino afirmou que este protocolo vai permitir que os «quase dois milhões de pessoas que por ano utilizam o Alfa Pendular possam ter acesso às comunicações móveis de banda larga». "

    2 milhões dá 150 000 (aproxidamente) passageiros/mês


    Eu fiquei

    Esqueci-me de referir que este bilhete custa 27,5 euros entre Porto e Lisboa (10% desconto ida e volta = 49,5 euros) em 2ª classe.

    E custa 39,5 euros em 1ª classe

    E existe Alfa entre Braga e Faro.

    Com este preço por viagem sem haver passe fim de semana ou mensal fiquei completamente atónito
    Editado pela última vez por Superfast; 05 June 2009, 11:04.

    #2
    Eu conheço quem ia todas as segundas (Lx-Porto) e vinha todas as sextas (Porto-Lx) e tinha de comprar o bilhete com alguma antecedência pq vinha sempre sempre cheio!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Eu conheço quem ia todas as segundas (Lx-Porto) e vinha todas as sextas (Porto-Lx) e tinha de comprar o bilhete com alguma antecedência pq vinha sempre sempre cheio!
      Tinha noção que o Alfa tem muita utilização, nao imaginava era que fosse um numero assim tao elevado.

      Eu conheço quem fazia ate à pouco tempo o percurso inverso e confirmo que era quase sempre cheio.
      Eu em Março passado fiz Lx - Aveiro a uma quarta feira de manha e tambem ia quase cheio, à vinda, pelas 16h, é que ja trazia bem menos pessoas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Eu conheço quem ia todas as segundas (Lx-Porto) e vinha todas as sextas (Porto-Lx) e tinha de comprar o bilhete com alguma antecedência pq vinha sempre sempre cheio!

        Há segunda e sexta andam bastante compostos, mas durante o resto da semana andam bastante vazios.

        E claro, os da manhã e do final da tarde também têm bastantes pessoas, já os durante do dia andam mesmo às moscas.

        Comentário


          #5
          Enquanto eu costumo esperar pelo IC que vou apanhar aqui em Coimbra, costuma passar o alfa que vai para Lisboa e vai sempre, mas mesmo sempre cheio.
          Por isso não me admira muito esse valor de passageiros apesar do elevado preço do bilhete.

          Comentário


            #6
            vocês acham 2 milhões por ano muito? eu acho ridiculamente pequeno.

            Comentário


              #7
              Podias era justificar Luis Capelo.

              Dizer por dizer.....

              Comentário


                #8
                E nem se lembram que há ICs que são mais baratos, fazem mais 30 minutos que os alfa e o conforto é o mesmo.

                Há tempos, fui para Coimbra de IC numa sexta...era o da Guarda e só iamos 5 pessoas a bordo, fui MUITO BEM à larga e nem pensei no Alfa...

                E só não há mais Alfas porque só há 10 unidades do pendular.....imaginem se fossem mais...

                Comentário


                  #9
                  O metro de Lisboa teve cerca de 200 milhões de utentes em 2007!

                  Comentário


                    #10
                    Se o Alfa tivesse linhas em condições que lhe permitissem tirar vantagem da sua velocidade, certamente que muito mais gente usaria este meio de transporte.

                    Mas se nem conseguem fazer linhas de jeito para o Alfa, como querem fazer um TGV?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Mas se nem conseguem fazer linhas de jeito para o Alfa, como querem fazer um TGV?
                      e sendo o tgv mais caro (logo com menos utilizadores, ainda por cima se nem sequer vai ser muito mais rápido que o alfa), daqui a quantos milhares de anos vai rentabilizar o investimento?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Se o Alfa tivesse linhas em condições que lhe permitissem tirar vantagem da sua velocidade, certamente que muito mais gente usaria este meio de transporte.

                        Mas se nem conseguem fazer linhas de jeito para o Alfa, como querem fazer um TGV?
                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                        e sendo o tgv mais caro (logo com menos utilizadores, ainda por cima se nem sequer vai ser muito mais rápido que o alfa), daqui a quantos milhares de anos vai rentabilizar o investimento?
                        Ohhh....

                        Lá estão vocês c as vossas perguntas pertinentes e com sentido!
                        N sabem estar calados???


                        Edd

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                          e sendo o tgv mais caro (logo com menos utilizadores, ainda por cima se nem sequer vai ser muito mais rápido que o alfa), daqui a quantos milhares de anos vai rentabilizar o investimento?
                          Nunca!

                          Mas fica bem termos um TGV, é chique e dá muito dinheiro a ganhar a alguns amigos

                          Comentário


                            #14
                            O Alfa permite 220km/h mas apenas os dá em 10 ou 15min em toda a viagem. Depois por vezes faz diversos km a 80Km/h quando apanha algo na linha.

                            É vergonhoso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Nunca!

                              Mas fica bem termos um TGV, é chique e dá muito dinheiro a ganhar a alguns amigos
                              Acho que o TGV poderia interessar bem numa ligação directa Lisboa-Madrid.

                              Para quem tem negócios em Espanha seria uma boa opção.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Acho que o TGV poderia interessar bem numa ligação directa Lisboa-Madrid.

                                Para quem tem negócios em Espanha seria uma boa opção.
                                Tudo depende do preço dos bilhetes.

                                Se for caro, certamente que irei de avião. Mais rápido e mais barato.

                                Alem disso, duvido muito que haja passageiros suficientes para alguma vez o TGV ser rentável.

                                Comentário


                                  #17
                                  Como a conversa está a descambar é melhor relembrarmos umas coisas:

                                  Existe o CP empresas para viagens em 1º classe (Conforto no Alfa e Primeira no IC).

                                  Estes descontos vao de 20 a 35% dependendo do tráfego gerado pelas empresas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ColtSeavers Ver Post
                                    E nem se lembram que há ICs que são mais baratos, fazem mais 30 minutos que os alfa e o conforto é o mesmo.

                                    E só não há mais Alfas porque só há 10 unidades do pendular.....imaginem se fossem mais...
                                    Calma, claro que se lembram:
                                    Se fores ver as noticias o Alfa e IC têm 500 000 users/mes. Se tivermos em conta que a media do alfa sao 150 000 para o alfa vê quantos andam d e IC.

                                    Depois tens de distinguir utilizadores casuais,

                                    Eu quando fiz porto - lx para entrevistas o IC é bastante bom.

                                    Agora para fazer todas as semanas há 1 diferença que é preciso assinalar:

                                    O IC tem de parar para deixar o alfa passar e há 1 excepção que passa a ser regra:

                                    o IC chega sempre atrasado e o alfa não.

                                    A diferença passa de 30 para 50 minutos (o que tenho experimentado nas ultimas viagens).

                                    Além disso se andares com 1 portatil o alfa é bem melhor para ver filmes etc.

                                    Embora seja mais 8 euros, ou 15 ir e vir para o tempo que se ganha (estar com a familia etc) no meu caso compensa de longe

                                    Comentário


                                      #19
                                      Andei/ando muito no Alfa Lisboa-Porto. É muito mais confortável que o IC, demora por vezes menos uma hora (principalmente às sextas e domingos ao fim da tarde quando metem mais carruagens no IC), a diferença de preço compensa largamente.
                                      A única crítica que lhe faço é, como já disseram, não haver linha para ele poder ir sempre a 220Km/h e talvez pudesse parar apenas em Coimbra.
                                      Mesmo durante a semana o Alfa anda sempre muito bem composto. Os das 8h e das 19h-20h andam quase sempre cheios.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para quem vai de Lisboa ao Porto, e não precisa de carro para circular lá por cima, o Alfa é uma boa opção. Só as portagens são 20€, o bilhete de Alfa é 27,5€. Logo aqui vai compensar. E 100x Alfa ao IC...

                                        Comentário


                                          #21
                                          também há o autocarro, que sai muito mais em conta (para viagens ocasionais). €17.5 e uma duração de viagem estimada em apenas mais 30 minutos que o alfa pendular.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o autocarro demora só mais 30min?? será? axo pouco .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Autocarro mais 30 minutos?

                                              Faz Oriente - Porto em 2h35?

                                              Deixa cá ver são 325 kms com a segunda Circular com limite de 80 mas vamos por 100 todo caminho.

                                              São 3 horas e 20 minutos sem paragens (as camionetas são directas?)

                                              Depois ha o desconto de ir e vir (e as camionetas?). O IC Porto - Lisboa fica por 35,5 ir e vir.

                                              O alfa 49 euros.

                                              Mas mais 1 vez depende da empresa que trabalham. Há empresas com desconto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                -----Não é para fazer posts não----Enganei-me

                                                Depois escrevo qq coisa
                                                Editado pela última vez por Superfast; 05 June 2009, 15:51.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                  também há o autocarro, que sai muito mais em conta (para viagens ocasionais). €17.5 e uma duração de viagem estimada em apenas mais 30 minutos que o alfa pendular.

                                                  Já fiz o percurso Lisboa - Porto de Alfa, IC e Autocarro várias vezes e posso dizer que o autocarro demora mais tempo. Pelo menos uma boa hora de diferença.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Por esta e por outras que é desnecessário o TGV. Podiam usar o Alfa Pendular para ligar Lisboa-Madrid e certamente que a diferença do tempo de viagem não seria muito diferente e deveria ficar mais barato para as contas públicas.

                                                    Mas certas pessoas que estão no poleiro defendem tanto é porque devem gostar mesmo(fazerem parte) do Todos Gays Viajam.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                      Andei/ando muito no Alfa Lisboa-Porto. É muito mais confortável que o IC, demora por vezes menos uma hora (principalmente às sextas e domingos ao fim da tarde quando metem mais carruagens no IC), a diferença de preço compensa largamente.
                                                      A única crítica que lhe faço é, como já disseram, não haver linha para ele poder ir sempre a 220Km/h e talvez pudesse parar apenas em Coimbra.
                                                      Mesmo durante a semana o Alfa anda sempre muito bem composto. Os das 8h e das 19h-20h andam quase sempre cheios.

                                                      Só não concordo a nivel de conforto... As carruagens corrail do IC são mais confortaveis mesmo em 2ª classe que a classe turistica do Alfa. Mais insonorização, bancos mais confortaveis sobretudo com mais espaço para as pernas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RGomes Ver Post
                                                        Só não concordo a nivel de conforto... As carruagens corrail do IC são mais confortaveis mesmo em 2ª classe que a classe turistica do Alfa. Mais insonorização, bancos mais confortaveis sobretudo com mais espaço para as pernas.
                                                        Desculpa, mas discordo... as de 1º do IC são melhores que as Turística do AP, mas as de 2ª já não...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                          e sendo o tgv mais caro (logo com menos utilizadores, ainda por cima se nem sequer vai ser muito mais rápido que o alfa), daqui a quantos milhares de anos vai rentabilizar o investimento?
                                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                          Nunca!

                                                          Mas fica bem termos um TGV, é chique e dá muito dinheiro a ganhar a alguns amigos

                                                          Vinha agora argumentar isto.

                                                          Tendo em consideração estes numeros.

                                                          Dá uma média de 5.500 (por excesso) pessoas por dia

                                                          Havendo 11 serviços diários com destino ao porto temos 500 passageiros por cada viagem, mas isto é só no sentido Lisboa Porto.

                                                          Ora considerando que se realizam os mesmo serviços de Porto para Lisboa, então temos 250 pessoas por cada viagem.

                                                          É manifestamente pouco.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RGomes Ver Post
                                                            Só não concordo a nivel de conforto... As carruagens corrail do IC são mais confortaveis mesmo em 2ª classe que a classe turistica do Alfa. Mais insonorização, bancos mais confortaveis sobretudo com mais espaço para as pernas.
                                                            Estás equivocado. Mais insonorização no IC? Já não falo do conforto, que quanto a mim é muito superior no Alfa, mas a insonorização é claramente melhor no Alfa. O próprio conceito (comboio com pendulação) explica isso mesmo.
                                                            A ideia de pôr o Alfa até Madrid é muito bonita, mas vão lá dizer isso aos espanhóis...
                                                            Lisboa-Madrid por TGV é a melhor opção. Lisboa-Vigo já não estou tão certo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X