Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Segurança Informatica] - A tua privacidade está protegida online? Descobre na pag 3.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Segurança Informatica] - A tua privacidade está protegida online? Descobre na pag 3.

    Este continua a ser um tema negligenciado por muitos.. Existem artistas que chegam ao ponto de se vangloriar que não precisam de anti-virus..

    Pois bem.. Deixo aqui um artigo, retirado do Publico, que penso ser de extremo interesse para perceber porque devemos estar cada vez mais atentos a essa área..

    Vírus informáticos
    Para quê assaltar um banco, quando isso se pode fazer pela Internet?
    06.06.2009 - 08h00 Susana Almeida Ribeiro

    Hoje em dia pode comprar-se um vírus informático, daquelas que roubam os códigos do cartão de crédito de um utilizador, por apenas mil euros. Alguém que queira causar danos no servidor de uma empresa concorrente durante uma hora, ou dedicar-se à espionagem industrial, pode comprar este tipo de serviços a partir dos 30 euros. As redes organizadas de cibercrime funcionam como as máfias clássicas, com um chefe, vários intermediários e um punhado de “mulas”. O negócio está tão bem montado que estas redes criminosas, de distribuição de software malicioso, chegam a fornecer assistência técnica por telefone e garantia pelos serviços. Se o vírus for detectado devolvem o dinheiro.
    Trata-se de um emergente mercado subterrâneo que pode render um milhão de dólares por mês aos seus agentes e que lança dúvidas aos que diariamente lutam contra o malware (ver caixa). Luís Corrons, o director técnico dos Panda Labs – os laboratórios da empresa espanhola de antivírus Panda – assume a tentação: “Às vezes sinto-me como o Anakin Skywalker, tentado a passar para o lado negro da Força”.

    Uma destas redes de cibercrime, que se dedica à venda de vírus – auto-intitulada Infected Team, com base física na Rússia –, chegou ao cúmulo de pôr online fotografias de uma das suas festas de “redistribuição de lucros”. Nas imagens – onde os envolvidos surgem com as caras desfocadas – podem ver-se malas cheias de dinheiro, cocaína em cima das mesas e mesmo uma lap-dance a um dos protagonistas, por uma mulher parcialmente vestida com um irónico colete azul-escuro e com as iniciais FBI.

    Os hackers do passado, maioritariamente miúdos geeks que se divertiam a entrar nas páginas dos governos e das polícias com o único objectivo de poderem contar aos amigos que o tinham feito, deram lugar aos cibercriminosos que têm por objectivo apenas o lucro. A fama já era.

    “É um negócio sofisticado do qual não se houve falar todos os dias, mas também não se houve falar da máfia todos os dias”, diz Josu Franco, director de negócios da Panda Security, durante uma visita do PÚBLICO aos laboratórios da empresa, em Bilbau, onde diariamente, em turnos de 24 horas, cerca de 60 pessoas se dedicam a monitorizar e anular os efeitos dos milhares de vírus informáticos que circulam diariamente pela Internet.

    “É muito, muito fácil roubar dinheiro”

    Os dados são assustadores: hoje em dia são detectados 30 mil ficheiros de malware por dia. No ano passado os Panda Labs detectaram, globalmente, 20 milhões de amostras deste tipo de software, o dobro do registado em 2007 e mais do que todo o total detectado nos 17 anos anteriores. A Panda espera este ano identificar 40 milhões de exemplares de vírus.

    Qualquer utilizador que não tenha uma boa protecção antivírus está hoje sujeito a que o seu computador fique infectado. O malware chega de toda a parte e em todos os formatos: por mail através de spam, pela Web (redes sociais incluídas) em formato de popup windows com ficheiros executáveis. Muitos deles até chegam através de páginas que anunciam antivírus mais baratos.

    Um utilizador mais incauto e que insira os seus códigos pessoais em páginas controladas por redes criminosas depressa descobrirá que foi vítima de roubo. “Para quê ir ao banco se os criminosos o podem fazer a partir de casa, dos seus sofás, e com muito menos hipóteses de serem apanhados?”, pergunta Luís Corrons. “É muito, muito fácil roubar dinheiro”.

    Apesar de os bancos também estarem a apertar o cerco e a intensificar a protecção, não podem fazer nada contra a inocência dos utilizadores. Tal como os Monty Python não estavam à espera da Inquisição Espanhola, os bancos não contam que os seus clientes forneçam as combinações dos cartões de coordenadas que lhes são fornecidos. Mas há quem o faça, diz Luis Corrons.

    Xabier Francisco, 31 anos, funcionário do departamento de vigilância do Panda Labs, admite não querer correr riscos: “Eu simplesmente não forneço, via Internet, os dados do meu cartão de crédito”.

    A solução está na nuvem

    Mesmo que os internautas se protejam, os antivírus clássicos estão a ficar obsoletos. Quando existe um hiato de um mês entre a entrada de determinado software pernicioso na rede e a sua detecção por um antivírus convencional, alguma coisa não está bem. Com as variantes de malware a multiplicaram-se a cada segundo, os antivírus tiveram de se adaptar, mudando-se para a Internet e tirando partido de um conceito chamado “inteligência colectiva”.

    Isto significa que, em vez de ir buscar as suas actualizações ao software de segurança que está instalado no seu computador, o utilizador combate as ameaças ao estar ligado, em rede, à “nuvem” (sistema conhecido por cloud computing). Desta maneira, todos os sistemas de todos os utilizadores que estão em rede conseguem comunicar entre si e detectar automaticamente os vírus, e distingui-los do bom software. Em resumo, para se combater o malware 2.0, é preciso tirar partido da Web 2.0. O objectivo é combater os vírus de forma mais rápida, mais precisa, exaustiva, com actualizações em tempo real e com menos impacto na capacidade de processamento do computador.

    Com esta meta em vista, a Panda – quarta empresa de antivírus a nível mundial, depois da McAfee, da Symantec e da Trend Security – lançou, a 29 de Abril, o primeiro antivírus tendo por base o conceito do cloud computing: o Panda Cloud Antivírus. Ainda está em fase beta e deverá manter-se assim durante mais alguns meses. A aplicação pode descarregar-se gratuitamente no endereço Panda Cloud Antivirus FREE - The first free cloud antivirus against viruses, spyware, rootkits and adware e os responsáveis garantem que a aplicação poderá manter-se grátis após o período de testes. O produto fornece segurança básica ao utilizador, estando previstas soluções mais avançadas, com firewall, essas sim mediante pagamento. “Esta solução é um complemento, não pretende substituir os antivírus já disponibilizados pela nossa empresa”, indica Luis Corrons, ressalvando que não poderá proteger os utilizadores a “100 por cento”. Até ao momento o antivírus da Panda já acumulou mais de 300 mil downloads.

    Falta legislação e coordenação policial

    Dada a natureza cambiante e acelerada do malware, as polícias ainda não conseguem combater o cibercrime de forma eficaz e sistemática. “Tenho poucas esperanças que a polícia comece a actuar a sério contra o cibercrime. Dentro do meu trabalho colaboro com a polícia, vou a muitas conferências internacionais e toda agente sabe que é pouco realista conseguir pôr fim ao problema”, esclarece Luis Corrons. A Internet não tem fronteiras e o cibercrime também não, pelo que é muito comum haver casos em que, por hipótese, um programador chinês vende um vírus a uma rede criminosa russa, que por sua vez tem os seus servidores alojados no Brasil, que guardam dados sensíveis de contas bancárias de cidadãos norte-americanos, cujo dinheiro roubam e remetem para contas da Suíça.

    “Não há legislação internacional e não há suficiente coordenação dentro de cada país. Nem sequer se sabe quem são estas pessoas que estão envolvidas em redes de cibercrime e há países sobre os quais não se conhece nada”, considera Josu Franco.

    Futuramente, Luis Corrons admite que os vírus comecem a atacar outro tipo de aparelhos, incluindo telemóveis e mesmo electrodomésticos: “uma coisa que eu acho que poderemos vir a desenvolver são antivírus contra sistemas de domótica. Por exemplo numa casa em que todos os electrodomésticos estão ligados à Internet, numa segunda geração de ataques contra serviços, em vez de se atacar uma página de Internet pode atacar-se a casa de alguém”.

    O PÚBLICO viajou a convite da Panda Security



    Léxico informático:

    Malware – é a fusão dos termos malicious software e abarca todo o tipo de ficheiros que têm como objectivo infectar computadores. Hoje em dia são detectados cerca de 30 mil ficheiros maliciosos por dia.
    Spam – Toda a gente com mail sabe de que se trata. É correio desconhecido e não desejado. Normalmente traz em anexo ficheiros executáveis que, uma vez abertos no PC, causam grandes estragos. Para aliciar o destinatário, o spam malicioso costuma trazer anexados alegados cartões de felicitações, fotografias comprometedoras de celebridades ou notícias sobre escândalos.
    Troianos – estes vírus que vão buscar o seu nome ao Cavalo de Tróia. São ficheiros executáveis que, à vista, são inofensivos, mas que carregam consigo a destruição através do phishing e do spyware.
    Spyware – uma aplicação maliciosa que recolhe todo o tipo de informações sobre o utilizador de determinada máquina e envia essa informação para agentes externos. Como se fosse um espião, monitoriza a actividade e os hábitos de determinado utilizador.
    Phishing – método fraudulento através do qual se conseguem obter dados pessoais. Tipicamente, o phishing conduz os utilizadores a uma página – que muitas vezes parece uma página oficial, como por exemplo a página de um banco – onde os utilizadores são convidados a fornecer os seus dados pessoais, desconhecendo que aquele site, apesar da aparência normal (embora por vezes se detectem erros ortográficos), está ligado a servidores de cibercriminosos.
    Botnet – quando milhares ou milhões de computadores são transformados em “escravos” e respondem a comandos lançados remotamente. Tudo isto sem que o utilizador se aperceba. O mais recente vírus deste género e que continua em acção dá pelo nome de Conficker.

    [Não liguem à parte da publicidade encapotada à Panda Software, mas o resto do artigo é bem demonstrativo do que se passa actualmente]


    E vocês, como se protegem? Já foram vitimas? Acham que é tudo uma doideira de quem não tem mais nada em que pensar? Digam o que pensam...
    Editado pela última vez por mundano; 14 June 2009, 12:05.

    #2
    Questão importante e a que é dada pouca atenção.

    Comentário


      #3
      O meu anti-virus está entre as orelhas.

      Comentário


        #4
        Obrigado pela partilha, mundano.

        Comentário


          #5
          Publicidade encapotada? Descarada... e muito pouco
          credível. Principalmente quando dizem que a solução está
          na "nuvem". Que palhaçada. Dá que pensar se realmente eles
          sabem do que estão a falar... nem parece.

          Quanto à questão: eu não preciso de anti-vírus!

          Por acaso é uma realidade. Mas não quer dizer que não o
          tenha. Que não o compre todos os anos, e que não o tenha
          sempre actualizado.
          Mas nunca foi necessário até hoje. Nunca detectou nenhum
          vírus, nem bloqueou um.

          Tenho computadores em casa há quase 30 anos, e nunca
          tive uma virose em nenhum dos muitos computadores que
          já tive até hoje.
          Ou melhor, minto. Tive um ADWARE no portátil da empresa
          em 1999.
          Um colega meu meteu um vídeo no meu portátil e disse:
          «O vídeo não abre aqui? Não tens codec? Vou instalar este...»
          Eu berrei:
          «NÃO!!!»
          Tarde demais. Ele instalou aquela porcaria e fiquei com um
          ADWARE...

          Trabalho profissionalmente em informática há mais de 20 anos,
          e se há algo que eu sei sobre o assunto é que não são os
          anti-vírus que nos protegem.

          Só há um modo de evitar MALWARE:

          - Conhecimento, estar informado.

          Ao ter este, a segunda barreira à entrada de MALWARE vem
          por acréscimo:

          - Comportamento, modo de estar perante a utilização do PC.

          A parte mais importante do comportamento é o que não se
          deve fazer, muito mais importante do que o que se deve fazer.

          Todos (ou quase) estamos conscientes do que devemos fazer:

          - Instalar anti-vírus e mantê-lo actualizado.
          - Ter firewall.
          - Ter actualizações automáticas do sistema operativo.

          Mas o que NÃO se deve fazer é mais importante:

          - Não instalar software pirata.
          - Não instalar todas as "borlas" e mais algumas só para ver o
          que é.
          - Não usar o mesmo username e password em tudo o que é lado.
          - Não instalar todos os plug-ins e mais alguns.
          - Não trabalhar no PC com uma conta que tenha permissões
          de ADMIN.
          - Não abrir os anexos dos mails com "piadinhas".
          - Não abrir e-mails de origem desconhecida, muito menos os
          anexos.
          - Não seguir os links de SPAM e de mensagens suspeitas.
          - Não aceder aos sites financeiros através de links em e-mails,
          pode ser phising direccionado para um dado banco, PAYPAL,
          EBAY, etc.
          - Não deixar outras pessoas usar o nosso computador (a menos
          que seja numa conta tipo GUEST).
          - Etc.

          Para quem pensa que pode fazer PIRATARIA porque tem um
          anti-vírus:



          Um anti-vírus não garante NADA.
          Um anti-vírus é uma ferramenta útil APENAS para quem TEM
          CUIDADO!

          Basicamente:

          Todos os dias saem novos vírus, e todos os dias os anti-vírus
          são actualizados com as assinaturas dos vírus DESCOBERTOS
          até há data.

          Os vírus podem manter-se "adormecidos" durante ANOS, e
          ficarem todo esse tempo sem serem descobertos. Ou seja,
          podem estar a instalar um vírus no vosso PC, e o anti-vírus
          deixa porque ainda não o conhece.

          Resumindo:

          ATITUDE!

          Mas não se preocupem, se ficarem com a conta bancária a
          zeros, para a próxima já terão mais cuidado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            O meu anti-virus está entre as orelhas.


            É isso mesmo!!! Há muita gente que não entende isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Publicidade encapotada? Descarada... e muito pouco
              credível. Principalmente quando dizem que a solução está
              na "nuvem". Que palhaçada. Dá que pensar se realmente eles
              sabem do que estão a falar... nem parece.
              A questão é que todos os antivírus de uma forma ou de outra começam a ir por ai.

              Quantos antivírus comerciais é que já têm opção de enviar ficheiros "suspeitos" para o quartel general? Quase todos...


              Quanto ao não presisar de anto-virus.. Eu concordo, com determinados comportamentos, como por exemplo: deixar de usar a Internet, deixar de usar CD's PEn's ou DVD's que não sejam absolutamente originais, é completamente dispensavel pensar em anti-virus...

              Comentário


                #8
                Tenho isto instalado no pc:

                Spybot-Search & Destroy;
                CCleaner;
                Avast Professional Antivirus;
                Comodo Firewall Pro;
                Adware 2007;
                Addons do firefox: adBlock Plus, NoScript, Popup Master;
                Advanced System Care 3;

                Além disso apago todo o histórico, cookies e passwords quando desligo o firefox e quando vou a site confendicional(finanças e banco). Só depois é que vou a outros sites(autohoje, gmail, abola e etc...) e mais nada. E claro não entro em sites manhosos.

                Comentário


                  #9
                  por acaso já tinha lido esse artigo, e revela que quem o escreveu não está minimamente a par do que é a segurança informática. Até passam a ideia de que é possível através da net, de comprar um programa para assaltar um banco.

                  se fosse possível eram os hackers que assaltavam os bancos, não andavam eles a venderem esse software.

                  estes artigo são, na minha opinião, completamente desproporcionais e alarmistas, só servem para as pessoas com menos a vontade com a tecnologia se afastarem dela.

                  como alguém já disse aqui. o melhor antivírus está entre as orelhas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                    Este continua a ser um tema negligenciado por muitos.. Existem artistas que chegam ao ponto de se vangloriar que não precisam de anti-virus..

                    (...)

                    E vocês, como se protegem? Já foram vitimas? Acham que é tudo uma doideira de quem não tem mais nada em que pensar? Digam o que pensam...
                    Ora eu cá sei que não é doideira nenhuma...lembro-me bem dos meus tempos (na altura áureos) de IRC em que tudo era extremamente simples...(trojan+ip+wincrash = muita diversão inconsciente, e quem diz isto diz muito mais...).
                    Hoje ganhei juízo e sou dos que tenho antivirus pago (muito vantajoso pois dá para mais que um par de máquinas). Alguns colegas e amigos "insultam-me" por isso, mas a verdade é que nunca me chateei com nenhum problema vindo da net desde que "estou protegido".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                      por acaso já tinha lido esse artigo, e revela que quem o escreveu não está minimamente a par do que é a segurança informática. Até passam a ideia de que é possível através da net, de comprar um programa para assaltar um banco.

                      se fosse possível eram os hackers que assaltavam os bancos, não andavam eles a venderem esse software.

                      estes artigo são, na minha opinião, completamente desproporcionais e alarmistas, só servem para as pessoas com menos a vontade com a tecnologia se afastarem dela.

                      como alguém já disse aqui. o melhor antivírus está entre as orelhas.

                      PAra assaltar um banco não... Mas podes comprar um programa para instalar em PC's de outras pessoas e roubar codigos de acesso às contas bancarias..

                      Ou podes encomendar um DDoS ao site do teu concorrente para deixa-lo off-line...

                      Etc.. etc...


                      Não é caso para alarmismo ainda.. Mas entre o alarmismo, e a displicencia total de algumas pessoas, acho que prefiro o primeiro. Ainda há dias estive com um amigo meu, que trabalha com dados confidenciais de clientes no portatil dele, mas tem o panda de 15 em 15 minutos a dar um alerta que a licença acabou há mais de 1 ano e não se preocupa minimamente.. Diz que ainda não teve paciencia para procurar outro anti-virus..

                      E não é alarmismo nenhum dizer que há sites que instalam coisas em PC's sem que o utilizador tenha que fazer nada, ou sequer se aperceba que foi instalado software na máquina... Pelo que a atitude do não preciso de AV, porque eu sou um gajo muito consciente também me parece no minimo imprudente.


                      E há uma coisa no artigo que é absolutamente verdade.. Antigamente os virus eram feitos por putos que procuravam afirmação. Actualmente são feitos por organizações que procuram o lucro. E isso só os torna piores.. Porque antigamente no máximo aparecia-nos o barrotes no PC e tinhamos que re-instalar tudo.. Hoje em dia podemos nunca dar conta que o nosso PC está infectado, e um dia damos com um enorme rombo no cartão de credito ou na conta bancária, ou descobrimos que os nosso dados privados estão espalhados na Internet e disponiveis para qualquer empresa usar..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                        A questão é que todos os antivírus de uma forma ou de outra começam a ir por ai.

                        Quantos antivírus comerciais é que já têm opção de enviar ficheiros "suspeitos" para o quartel general? Quase todos...


                        Quanto ao não presisar de anto-virus.. Eu concordo, com determinados comportamentos, como por exemplo: deixar de usar a Internet, deixar de usar CD's PEn's ou DVD's que não sejam absolutamente originais, é completamente dispensavel pensar em anti-virus...
                        É simples:

                        Sempre que oiço alguém falar da "nuvem" (cloud computing),
                        fico a saber que, ou não entende patavina de informática, ou
                        então é alguém de marketing.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          É simples:

                          Sempre que oiço alguém falar da "nuvem" (cloud computing),
                          fico a saber que, ou não entende patavina de informática, ou
                          então é alguém de marketing.
                          Por acaso fiquei curioso e estive a experimentar o tal Panda no Vista que tenho instalado na VirtualBox e não me parece que o termo esteja muito mal aplicado.


                          Se bem entendi o conceito, aquilo que o AV faz grosso modo é comparar os executaveis com uma lista que é mantida de forma descentralizada de software conhecido e que é "benigno", ou "maligno". Sempre que aparece algo desconhecido isso é enviado para servidores descentralizados da Panda Software, para analise heuristica/laboratorial/etc.. E após pouquissimo tempo o hash desses ficheiros passa a estar na lista do software "benigno" ou "maligno"..


                          Vi um review online em que a equipa que o testou modificou ligeiramente o codigo de um virus para que este não fosse detectavel pelas listas de virus conhecidos. E o AV ao fazer um scan não o detectou, mas passado poucos minutos ao fazer um novo scan já o detectou como sendo um virus e apagou. O que significa que no 1º scan ao detectar algo desconhecido pela primeira vez foi enviado para os servidores da Panda e pouquissimo tempo depois já foi detctado e já seria detectado em todo o mundo...


                          Por enquanto é um AV em estado Beta e ainda pode ter falhas graves.. Mas o conceito é interessante.. A unico ponto negativo é que para ser 100% eficiente requer ligação permanente à net. Embora o AV mantenha uma lista das más aplicações para continuar a detectar os virus desconhecidos (mas não novos virus) quando está off-line.


                          Ah... Já agora, como aquilo que é instalado no PC é um thin client e o grosso do processamento é feito pelos servidores da panda, este é sem duvida o AV mais leve que eu já experimentei..
                          Editado pela última vez por mundano; 06 June 2009, 20:03.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            O meu anti-virus está entre as orelhas.
                            E o teu cérebro consegue detectar iframes escondidas em várias páginas web "comerciais" ou em resultados em cache no google (2% de todas as pesquisas segundo o próprio Google)?

                            Iframes essas que apontam para URLs com uma ferramenta (não divulgo o nome por causa das regras) poderosíssima e permanentemente actualizada que explora todas as vulnerabilidades possíveis e imaginárias no teu sistema?

                            Outro exemlo: Sabes quantos exploits foram divulgados desde o início do ano para o adobe reader? Sabes quantos continuam "on the wild"? Sabes quantos eram transversais a todos os sistemas operativos?

                            Sim, grande parte da segurança está entre as nossas orelhas mas não está só entre as nossas orelhas.

                            Aliás nesta área a humildade e precaução são os mandamentos chave. Ainda esta semana que passou uns administradores de um serviço de webmail (Strong Webmail) aprenderam isso da pior maneira. Ofereciam 10000$ a quem conseguisse "hackar" o email do CEO deles, passados poucos dias lá tiveram que pagar o prémio com o rabinho entre as pernas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                              Por acaso fiquei curioso e estive a experimentar o tal Panda no Vista que tenho instalado na VirtualBox e não me parece que o termo esteja muito mal aplicado.
                              Não tem nada que ver com a utilização do termo.

                              Tem que ver com o facto de ser uma buzz-word. É usada para
                              efeitos de marketing. Quem não entende o suficiente de
                              informática pode ser enganado a pensar que é algo do
                              futuro, quando na realidade é algo do passado.

                              Cloud computing - Wikipedia, the free encyclopedia

                              O conceito não tem nada de novo. Só a palavra (buzz-word)
                              é nova.
                              Ou seja, marketing. Um conceito antigo, um novo nome, e
                              toma lá disto.

                              Eu, que já estou na informática há muitos anos, já vi muitos
                              conceitos e buzz-words a surgirem, sempre com a promessa
                              de que «isto é o futuro», e na realidade, quando se compara
                              com o passado, verifica-se que não é nada de novo, que é
                              algo bastante antigo com muita maquilhagem.

                              Só se deixa levar por estas buzz-words quem anda nisto há
                              pouco tempo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                Sim, grande parte da segurança está entre as nossas orelhas mas não está só entre as nossas orelhas.
                                Errado.

                                Toda a segurança está entre as orelhas.

                                A opção de ter anti-vírus pago, instalado e actualizado, também
                                parte de entre as orelhas.

                                Uma coisa é certa, uma pessoa com anti-vírus pago,
                                instalado e actualizado, e sem nada entre as orelhas,
                                corre tantos riscos de apanhar um vírus que uma pessoa
                                sem anti-vírus.

                                É uma questão de atitude. Os anti-vírus só protegem quem
                                se sabe proteger. Não protegem quem corre riscos premeditados.
                                Como no caso de instalar pirataria.

                                Comentário


                                  #17
                                  Um colega teu tem uma pen com um documento, tu ligas no PC, a Pen tem vírus, como é que sabes que estás a executar código malicioso? Gostava de saber.

                                  Quanto ao artigo, enquanto não colocarem aqui outro para mim isso é tudo tretas dessa empresa que julga saber fazer antivírus.

                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Um colega teu tem uma pen com um documento, tu ligas no PC, a Pen tem vírus, como é que sabes que estás a executar código malicioso? Gostava de saber.

                                    Quanto ao artigo, enquanto não colocarem aqui outro para mim isso é tudo tretas dessa empresa que julga saber fazer antivírus.

                                    Cumprimentos.
                                    Ainda não há muito tempo vi acontecer isso a um colega meu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                      Um colega teu tem uma pen com um documento, tu ligas no PC, a Pen tem vírus, como é que sabes que estás a executar código malicioso? Gostava de saber.

                                      Quanto ao artigo, enquanto não colocarem aqui outro para mim isso é tudo tretas dessa empresa que julga saber fazer antivírus.

                                      Cumprimentos.
                                      lol realmente a panda deve ter juízo naquela cabeça
                                      a nível de antivírus é do mais fácil de desligar sem sequer dar sinais ao dono

                                      por incrível que possa parecer o avira,avast são uns dos mais manhosos para se desligar sem o dono saber

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                        Um colega teu tem uma pen com um documento, tu ligas no PC, a Pen tem vírus, como é que sabes que estás a executar código malicioso? Gostava de saber.
                                        Eu coloco-te o problema de outra forma:

                                        Tu tens tudo e mais alguma coisa de software de protecção
                                        instalado no teu PC.
                                        Eu sou teu colega, sei programar o suficiente para fazer um
                                        malware. Peço-te para ver no teu PC um documento que
                                        tenho na minha pen.
                                        Qual é o programa de anti-vírus que detecta um vírus que
                                        desconhece? Que foi criado na véspera, e que só foi instalado
                                        no teu PC e em mais nenhum?

                                        É óbvio que eu tenho um anti-vírus pago, instalado e
                                        actualizado.
                                        No entanto eu sei que os anti-vírus só detectam o que
                                        conhecem, e que por isso a única arma que tenho ao meu
                                        alcance para evitar malware é a minha atitude.

                                        Instalar software pirata é meio caminho para apanhar um
                                        malware, com ou sem anti-vírus.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                          Ainda não há muito tempo vi acontecer isso a um colega meu.
                                          No meu local de trabalho esta sempre a acontecer com as Pen, mas depois vai la o informatico e mete um anti virus manhoso a correr, qualquer coisa chamado de KKiller que o gajo vai tirar ao MsDos, nao percebo nada disso, só sei é q desaparece tudo num instante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Eu coloco-te o problema de outra forma:

                                            Tu tens tudo e mais alguma coisa de software de protecção
                                            instalado no teu PC.
                                            Eu sou teu colega, sei programar o suficiente para fazer um
                                            malware. Peço-te para ver no teu PC um documento que
                                            tenho na minha pen.
                                            Qual é o programa de anti-vírus que detecta um vírus que
                                            desconhece? Que foi criado na véspera, e que só foi instalado
                                            no teu PC e em mais nenhum?

                                            É óbvio que eu tenho um anti-vírus pago, instalado e
                                            actualizado.
                                            No entanto eu sei que os anti-vírus só detectam o que
                                            conhecem, e que por isso a única arma que tenho ao meu
                                            alcance para evitar malware é a minha atitude.

                                            Instalar software pirata é meio caminho para apanhar um
                                            malware, com ou sem anti-vírus.
                                            nem tens de fazer um virus novo para isso .....
                                            passas o server no catus ou em o themia
                                            (Trojans]SpyOne+Themida=
                                            server ficar indetectavel aos antivirus (avast!, NOD32, AVG, entre outros)

                                            digo eu que sei o que falo e mais nao digo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                              Errado.

                                              Uma coisa é certa, uma pessoa com anti-vírus pago,
                                              instalado e actualizado, e sem nada entre as orelhas,
                                              corre tantos riscos de apanhar um vírus que uma pessoa
                                              sem anti-vírus.
                                              Errado.

                                              Como escrevi no meu post anterior existem n vectores de infecção que não requerem qualquer interacção/acção por parte do utilizador.

                                              Dei o exemplo claro da cache do Google infectada com iframes maliciosas. Para seres infectado basta uma simples pesquisa no Google. Estatisticamente, e segundo números do próprio Google**, uma em cada 50 pesquisas que fazes numa delas o teu computador vai ser infectado.

                                              Isto para nem mencionar os worms, um tipo de malware que se instala e propaga sem qualquer intervenção por parte dos utilizadores.

                                              **http://research.google.com/archive/provos-2008a.pdf
                                              Editado pela última vez por pacxito; 06 June 2009, 20:59. Razão: link para estudo do google sobre iframes maliciosas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                                                nem tens de fazer um virus novo para isso .....
                                                passas o server no catus ou em o themia
                                                (Trojans]SpyOne+Themida=
                                                server ficar indetectavel aos antivirus (avast!, NOD32, AVG, entre outros)

                                                digo eu que sei o que falo e mais nao digo
                                                Eu falo num vírus novo porque todos os dias são feitos
                                                vírus novos. Há por aí em circulação vírus que nenhum
                                                anti-vírus ainda sequer imagina que existem. Ou seja,
                                                qualquer um de nós pode estar com vírus no PC e nem
                                                saber que o tem lá. Mesmo com anti-vírus instalado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Não tem nada que ver com a utilização do termo.

                                                  Tem que ver com o facto de ser uma buzz-word. É usada para
                                                  efeitos de marketing. Quem não entende o suficiente de
                                                  informática pode ser enganado a pensar que é algo do
                                                  futuro, quando na realidade é algo do passado.

                                                  Cloud computing - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                  O conceito não tem nada de novo. Só a palavra (buzz-word)
                                                  é nova.
                                                  Ou seja, marketing. Um conceito antigo, um novo nome, e
                                                  toma lá disto.

                                                  Eu, que já estou na informática há muitos anos, já vi muitos
                                                  conceitos e buzz-words a surgirem, sempre com a promessa
                                                  de que «isto é o futuro», e na realidade, quando se compara
                                                  com o passado, verifica-se que não é nada de novo, que é
                                                  algo bastante antigo com muita maquilhagem.

                                                  Só se deixa levar por estas buzz-words quem anda nisto há
                                                  pouco tempo.

                                                  Já vi que o teu problema é com o termo "cloud"... Mas as palavras, mais do que pureza do significado servem para nos entender-mos.. E acho que actualmente toda a gente entende aquilo que se quer dizer com cloud computing, toda a gente entende isso como um serviço ou programa informatico que é fornecido pela Internet, e como tal, pessoalmente não vejo o mal de usar esse termo..


                                                  E se esqueceres o termo e olhares para o que está em causa, vai ver que o conceito por detrás deste AV é bem diferente do normal.

                                                  Um AV tradicional usa uma lista de virus conhecidos e as suas assinaturas digitais.. Mas como entre a detecção de um virus e a sua entrada na lista de virus conhecidos demoram sempre 24 a 48 horas ou mais, os AV's usam igualmente um motor de detecção de virus que analiza cada ficheiro sob várias perpectivas para tentar detectar ficheiros maliciosos desconhecidos, primeiro analiza as virus signatures, depois faz uma analise comportamental, analise heristica, etc.. etc.. etc.. Esta redundancia de scans torna os AV's tradicionalmente pesados, consomem muita memoria e tornam o sistema mais lento.

                                                  Com este novo Panda, aquilo que instalas no PC é só um thin client que faz o scan de ficheiros comparando com uma lista de ficheiros bons ou maus que é mantida online (embora exista uma copia em chache para quando o PC está offline), os ficheiros desconhecidos são simplesmente enviados para servidores descentralizados que faz todo o trabalho heuristico com meios e recursos muito mais poderosos do que os que podemos ter no nosso PC. E em poucos minutos fica disponivel on the cloud para todos os clientes desse AV, a informação sobre se aquele ficheiro é benigno ou malicioso.. O tempo médio entre a descoberta de um ficheiro desconhecido por um cliente, e a disponibilização "on the cloud" para todos de informação desse ficheiro como sendo maligno ou não é de 6 minutos.


                                                  Se o AV é bom ou mau, não faço ideia.. É novo, é software beta, provavelmente ainda tem falhas graves. Mas que o conceito é novo e interessante isso não podes desmentir. E uma coisa te posso assegurar, é o AV mais leve que já testei até hoje.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Errado.

                                                    Como escrevi no meu post anterior existem n vectores de infecção que não requerem qualquer interacção/acção por parte do utilizador.

                                                    Dei o exemplo claro da cache do Google infectada com iframes maliciosas. Para seres infectado basta uma simples pesquisa no Google. Estatisticamente, e segundo números do próprio Google**, uma em cada 50 pesquisas que fazes numa delas o teu computador vai ser infectado.

                                                    Isto para nem mencionar os worms, um tipo de malware que se instala e propaga sem qualquer intervenção por parte dos utilizadores.

                                                    **http://research.google.com/archive/provos-2008a.pdf
                                                    Explica-me lá em que é que uma pesquisa no google não
                                                    teve intervenção do utilizador...
                                                    E explica-me como é que um worm se propaga sem intervenção
                                                    do utilizador...

                                                    As coisas só acontecem quando os utilizadores tomam
                                                    alguma acção.

                                                    Seja por visitares uma página que não devias, seja por
                                                    abrir um e-mail que não devias.

                                                    Os vírus não aparecem nos computadores por obra e graça
                                                    do Nosso Senhor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                      E se esqueceres o termo e olhares para o que está em causa, vai ver que o conceito por detrás deste AV é bem diferente do normal.
                                                      Sim, é diferente. Para pior.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso parece quase a policia que diz que os acidentes só acontecem por culpa da velocidade... O que é obvio, porque se não houvesse velocidade e os carros estivessem parados nunca poderiam bater, já que seria fisicamente impossivel.

                                                        É claro que um PC desligado não fica infectado, mas também não serve para nada.

                                                        As pessoas devem poder usar a Internet, com precaução é certo, mas mesmo com todas as precauções existem ameaças que são invisíveis aos utilizadores.. E para isso é preciso um anti-vírus.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Sim, é diferente. Para pior.

                                                          Porque?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                                            Tenho isto instalado no pc:

                                                            Spybot-Search & Destroy;
                                                            CCleaner;
                                                            Avast Professional Antivirus;
                                                            Comodo Firewall Pro;
                                                            Adware 2007;
                                                            Addons do firefox: adBlock Plus, NoScript, Popup Master;
                                                            Advanced System Care 3;

                                                            Além disso apago todo o histórico, cookies e passwords quando desligo o firefox e quando vou a site confendicional(finanças e banco). Só depois é que vou a outros sites(autohoje, gmail, abola e etc...) e mais nada. E claro não entro em sites manhosos.
                                                            Alguma coisa que possa mudar ou retirar destes programas de segurança no meu pc?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X