Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multas nas praias versus multas por fumar...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multas nas praias versus multas por fumar...

    Sim, já sei que andam aí tópicos sobre estes assuntos, mas numa abordagem separada sobre cada um deles e em todo o tipo de raciocínio que cada um pode compreender!

    No entanto a abordagem que eu pretendo com este tópico é outra...

    No caso da tão propalada, que ía ser, proibição de fumar, por exemplo, nos restaurantes, bares e discotecas, sob pena de multa aplicável aos proprietários o nosso "amado" Governo decidiu agora inflectir o que havia decidido nesssa matéria e, depois de muitas massa cinzenta gasta a pensar (...), resolveu que, afinal, a lei avança, sim senhor, mas quem paga são os clientes que foram encontrados a fumar!

    Ou seja, como diz o adágio, "quem lhe doi o dente é que vai ao dentista", pelo que serão os outros clientes, os incomodados com o vício despudurado e infecto de impor o fumo de uns aos restantes, quem terá de se mexer, com todas as confusões que daí advirão! Neste caso os donos dos estabelecimentos fazem como Pilatos...

    No caso das praias está já mobilizado um reforço de cerca de 200 efectivos da Polícia Marítima (salvo erro) para fiscalizarem e aplicarem as coimas a quem não respeitar a cor da bandeira imposta! Ou seja, por grau de responsabilidade crescente temos, 1º os banhistas, 2º os nadadores - salvadores e, 3º, os empresários com concessões nas praias!...

    Epá, está aqui a escapar-me alguma coisa ou anda tudo estúpido? Então, num país de fortíssimos recursos turísticos, absurda e incompetentemente desaproveitados (outra discussão...), vão punir-se os gajos que fumam em estabelecimentos de diversão e restauração, locais onde essa prática até se compreende (...), sem se considerar a possibilidade de, 1º serem responsabilizados os proprietários dos mesmos, em paralelo de também se não considerar a possibilidade de criarem-se espaços para fumadores e espaços para não fumadores e, depois, vão punir-se os banhistas, os nadadores - salvadores e os proprietários das concessões junto às praias por não respeitarem a cor da bandeira?...

    E tanta gente da PM a vigiar banhistas para quê? Para os irem buscar quando estiverem a afogar-se ou para esperar que saiam para os autuarem?... E se em vez disso essa rapaziada estivesse, mas é, a vigiar as nossas costas marítimas, tão "despidas de vigilância" (...), para evitar o tráfico de froga que, consta, por aí entra?...

    E, agora, pergunto: Qual será a causa de maior número de mortes, a dos fumadores activos e passivos (os tais que têm de gramar com a má educação dos outros...) ou, pelo contrário, as mortes nas praias por desrespeito às bandeiras?...

    Afinal, este país está a ser regulado por pessoas inteligentes, ou nem por isso?...

    #2
    ...Mas "a" pergunta é, faz sentido esta discrepância de abordagens?...

    Comentário


      #3
      Caro Pé Leve:

      Antes de mais, acho muito correcto que se coloque à cabeça a responsabilidade em cima do cidadão incumpridor. Não podemos ter um polícia por cada cidadão. Se passa um sinal vermelho, a culpa é dele. Se fuma onde é proibido, a culpa é dele. Se vai para o mar com bandeira vermelha, a culpa é dele.

      Segundo, acho bem que seja o incumpridor a pagar a multa. Eu não tenho nenhum bar/café/restaurante/whatever, mas já estou a imaginar o dono de um café a ir às traseiras atender um fornecedor, e nesses instantes, um "esperto" aproveita para acender um cigarrinho quando entra a GNR...

      No mesmo sentido, o concessionário não pode estra sempre de plantão. Aliás, o concessionário muitas vezes é uma empresa. Não se vai pedir à Brisa responsabilidades sobre os anormais que fazem inversão de marcha em AE, pois não?

      Comentário


        #4
        São questões diferentes.

        No que toca ao fumo, quem polui deve ser o responsável. E vamos lá a aplicar a lei, que tarda.

        Quanto às praias, é triste ver que apesar das regras, cada um faz o que quer. Percebo que a ignorância e esta maldição de ser Português façam com que cada ano morram cada vez mais pessoas por não respeitar as indicações de quem sabe.

        E no final, ainda me vão dizer que vai dar tudo ao mesmo, mas não.

        E deveriam ser tratados em tópicos diferentes, naturalmente.

        Mas é estranho ninguém vir aqui a dizer que é REPOST. Porque será?

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por ClioII

          Caro Pé Leve:

          Antes de mais, acho muito correcto que se coloque à cabeça a responsabilidade em cima do cidadão incumpridor. Não podemos ter um polícia por cada cidadão. Se passa um sinal vermelho, a culpa é dele. Se fuma onde é proibido, a culpa é dele. Se vai para o mar com bandeira vermelha, a culpa é dele.
          Concordo... Mas a responsabilização, primeiro, do infractor é correcta! No entanto nas diversas questões comparativas há uma responsabilização diversa, sendo que numas situações é apenas quem pratica o acto que é accionado e noutras quem omite uma acção com vista a impedir um acto ilícito é, também, accionado!

          citação:Segundo, acho bem que seja o incumpridor a pagar a multa. Eu não tenho nenhum bar/café/restaurante/whatever, mas já estou a imaginar o dono de um café a ir às traseiras atender um fornecedor, e nesses instantes, um "esperto" aproveita para acender um cigarrinho quando entra a GNR...
          Concordo... Mas, então, pela mesma lógica, porque raio deve pagar uma multa um concessionário de praia se um seu nadador salvador não cumprir ou fizer cumprir a lei?...

          citação:No mesmo sentido, o concessionário não pode estar sempre de plantão. Aliás, o concessionário muitas vezes é uma empresa. Não se vai pedir à Brisa responsabilidades sobre os anormais que fazem inversão de marcha em AE, pois não?
          Claro, mas neste caso esse concessionário vai ser accionado, talvez sem grande culpa, não será?...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

            São questões diferentes.

            No que toca ao fumo, quem polui deve ser o responsável. E vamos lá a aplicar a lei, que tarda.
            Sim senhor, concordo! Mas porque razão terá de ser o cliente a fazer o papel odioso e o proprietário apenas recebe o lucro? Porque não fica estipulado haverem dois tipos de estabelecimentos, para escolha, em democracia, sobre qual frequentar?...

            citação:Quanto às praias, é triste ver que apesar das regras, cada um faz o que quer. Percebo que a ignorância e esta maldição de ser Português façam com que cada ano morram cada vez mais pessoas por não respeitar as indicações de quem sabe.
            Também estou de acordo! Mas, pergunto, não será um exagero esta mobilização de meios?...

            citação:E no final, ainda me vão dizer que vai dar tudo ao mesmo, mas não.

            E deveriam ser tratados em tópicos diferentes, naturalmente.

            Mas é estranho ninguém vir aqui a dizer que é REPOST. Porque será?
            Respeito a tua opinião, mas não concordo com ela e comecei, exactamente, por explicar isso! Independentemente dos temas, de per si, terem sido já falados a razão, que já evidenciei de início, deste tópico é a dualidade de critérios legislativos que, por exemplo nestas duas situações - e podia citar muitas outras - subjaz, sendo que, numa, o critério é extensivo, penalizando todos os "operadores" e, noutra, o critério é restritivo, penalizando, "apenas" quem pratica o acto ilícito...

            É, talvez, mais do que uma questão de semântica, ou um pleonasmo (para não repetir "repost"), uma questão de direito!...;)

            Comentário


              #7
              Obviamente que só se vai im****r culpa ao concessionário naquilo que é da competência dele e onde houve dolo ou negligência.

              O concessionário, suponho, tem que definir uma área a ser vigiada e delimitá-la, contratar um nadador-salvador acreditado e comprar os equipamentos necessários. Se não cumprir um destes, pode ser chamado "à pedra". Mas se cumpriu as suas obrigações e ainda assim há um gajo q se afoga, não tem que temer.

              Comentário


                #8
                Por tudo que já li, até agora, concluo que :

                - aplicando-se o princípio do utilizador-pagador, então, será o incumpridor/pagador.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por ClioII

                  Obviamente que só se vai im****r culpa ao concessionário naquilo que é da competência dele e onde houve dolo ou negligência.

                  O concessionário, suponho, tem que definir uma área a ser vigiada e delimitá-la, contratar um nadador-salvador acreditado e comprar os equipamentos necessários. Se não cumprir um destes, pode ser chamado "à pedra". Mas se cumpriu as suas obrigações e ainda assim há um gajo q se afoga, não tem que temer.
                  Será que não tem de temer? É que a regulamentação comparativa destas duas "matérias distintamente idênticas" não me parece muito fácil de fazer, sobretudo pelas razões de comparação da lógica das normas!

                  Comentário


                    #10
                    Só uma questão, e aos praticantes de desportos aquáticos como os surfistas e bodyboarders, essa lei tb se aplica?

                    É q se o fôr, acabam-se essas práticas desportivas !

                    Comentário


                      #11
                      mais que fumar em restaurantes bares e discotecas, acho que devia ser proibido em certos locais publicos independentemente de serem no exterior ou não

                      Dou um exemplo, se entrar um café e estiver fumo, não entro, vou a outro ou pura e simplesmente não vou a nenhum. Se estiver na paragem do autocarro, sem nenhuma alternativa, com um animal a fumar ao meu lado e a levar com a chaminé toda não posso dizer nada porque é ao ar livre.

                      Acho que os fumadores estão a pagar pelos anos de desrespeito e alguma arrogancia que tiveram, muitos não respeitavam quem não fumava quer em cafés, locais de trabalho, etc. agora estão levar em dobro o desrespeito que tiveram.
                      No entanto acho que algumas destas leis roçam o ridiculo

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por hpventura

                        Só uma questão, e aos praticantes de desportos aquáticos como os surfistas e bodyboarders, essa lei tb se aplica?

                        É q se o fôr, acabam-se essas práticas desportivas !
                        Penso que não, desde que devidamente habilitados...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por jpg

                          mais que fumar em restaurantes bares e discotecas, acho que devia ser proibido em certos locais publicos independentemente de serem no exterior ou não

                          Dou um exemplo, se entrar um café e estiver fumo, não entro, vou a outro ou pura e simplesmente não vou a nenhum. Se estiver na paragem do autocarro, sem nenhuma alternativa, com um animal a fumar ao meu lado e a levar com a chaminé toda não posso dizer nada porque é ao ar livre.

                          Acho que os fumadores estão a pagar pelos anos de desrespeito e alguma arrogancia que tiveram, muitos não respeitavam quem não fumava quer em cafés, locais de trabalho, etc. agora estão levar em dobro o desrespeito que tiveram.
                          No entanto acho que algumas destas leis roçam o ridiculo
                          e depois de ler as tuas palavras fico com a consciencia tranquila ... afinal, eu como fumador, vou ser atacado por todos aqueles que se sentiram oprimidos pelo fumo do tabaco ... afinal, sempre que me pediram para apagar o cigarro ou mudar de sitio e expondo as razões certas eu o fiz, agora quando no café aparece uma gravida que se senta ao meu lado e começa a reclamar por estar a fuma ... mando-a passear. afinal, entre uns e outros, que venha o diabo e escolha os culpados

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por jpg

                            mais que fumar em restaurantes bares e discotecas, acho que devia ser proibido em certos locais publicos independentemente de serem no exterior ou não

                            Dou um exemplo, se entrar um café e estiver fumo, não entro, vou a outro ou pura e simplesmente não vou a nenhum. Se estiver na paragem do autocarro, sem nenhuma alternativa, com um animal a fumar ao meu lado e a levar com a chaminé toda não posso dizer nada porque é ao ar livre.

                            Acho que os fumadores estão a pagar pelos anos de desrespeito e alguma arrogancia que tiveram, muitos não respeitavam quem não fumava quer em cafés, locais de trabalho, etc. agora estão levar em dobro o desrespeito que tiveram.
                            [u]No entanto acho que algumas destas leis roçam o ridiculo</u>
                            Acho que o essencial está sublinhado, sobretudo pela falta de lógica com que são abordados, legislativamente, uns e outros assuntos!

                            Já me faz lembrar a questão da penalização estradal do lixo jogado pelas janelas, entre o qual se encontram as beatas acesas, estupidamente atiradas "borda fora" de forma completamente despudorada! Mas, pergunto, como se fiscaliza isso?...

                            Comentário


                              #15

                              Acho é que a partir de agora as praias portuguesas vão passar o verão todo com bandeira vermelha!

                              Afinal, hà que combater o défice...

                              Comentário


                                #16
                                Estas são umas questões que sem duvida nenhuma fazem pensar um pouco.

                                Relativamente ao fumo, ouvi qualquer coisa que a proibição de fumar em restaurantes seria aplicada na medida em que fossem restaurantes com áreas inferiores a 100m2.. isto significa que tascas e restarantezinhos ficariam abrangidos por esta "lei".. por outro lado restaurantezorros grandes, de primeiro e segundo andar seria permitido fumar (desde que se assinalassem as respectivas zonas)... realmente é uma questão que dá pano para mangas!

                                Na minha empresa ha apenas um local onde se pode fumar.. por acaso acho mal que seja onde se encontra a máquina do café, pois por 20seg que nos demoremos a tirar o cafe da maquina e a saír ficamos com um cheiro entranhado na roupa e cabelo que ate assusta... mesmo que a sala esteja vazia. Pessoalmente como nao bebo muito café, nao me faz muita diferença.. mas as vezes fazemos uma pausa no trabalho e vamos até lá e já saímos de la "contaminados". Em espanha, na mesma empresa, quem quer fumar desloca-se para a rua - sim, saimos dá area dos escritorios e ficamos ao ar livre - e em zonas assinaladas (tipo aeroporto) pode-se fumar.



                                Por mim como não fumador, mas consciente das coisas como elas são, acho que a haver permissão para fumar deveriam existir areas assinaladas para fumar mas não em espaços comuns... a ver vamos o que sai desta nova lei

                                Comentário


                                  #17
                                  Relativamente ao assunto das praias (e para que o post anterior nao ficasse quilométrico) eu nao concordo com as multas a aplicar... epah, é um ponto de vista dum gajo que sabe nadar e tem consciencia dos perigos que o mar representa.. mas faz-me um bocado confusão um gajo estar num espaço publico e ter que levar um ticket de boas ferias só porque decidiu nadar para depois da rebentação das ondas e que por acaso estava bandeira amarela que proíbe nadar...

                                  Uma duvida me surge: um gajo recebe uma multa e qual a importância que temos que dar a ela? é a mesma coisa que uma multa dum policia de transito? tem o mesmo valor que uma multa passada pelos verdes da EMEL e um gajo até manda o papel fora e esquece o assunto?


                                  Eu sou contra as multas na praia... não é por subirem o valor das multas ou aumentar o cerco na estrada que os acidentes e as vitimas deixam de acontecer...

                                  Há muita gente com excesso de tempo livre, essa é que é essa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exactamente!

                                    Agora a questão é, claro, a da comparação entre estes dois casos que elenquei, ou mais alguns cuja ilógica nos faça pensar no porquê e no para quê legislar-se! É que se nuns casos ir-se-á fazer autênticas cruzadas que servirão todos os intentos possíveis e imaginários, por exemplo para perseguir pessoas "indesejáveis" nos locais de trabalho (...), punindo-os com mais "essa desculpa", noutros locais haverá permissão excessíva lesando todos os que a lei visa proteger...

                                    Daí que, e em afastamento aos outros tópicos que analizam, separadamente, cada uma das situações que aqui, a título de exemplo, elenquei, tivesse resolvido tentar perceber, em conjunto, a razoabilidade deste tipo de medidas, que nuns casos punem os autores materiais, noutros punem os autores por omissão, noutros ainda punem todos a eito!...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom vamos por partes...

                                      1º Acho bem que o dono dos estabelicimentos não paguem multa mas sim quem fume lá dentro caso seja proibido.

                                      -Isto tb se aplica a drogas e toda as proibições devidamente sinalizadas.

                                      Era ridiculo um cliente ter droga e o dono do café pagar por isso visto ninguem revistar os clientes á entrada o mesmo se aplica com o tabaco ... imaginem...eu acendia um cigarro o dono é que pagava a multa e eu fica a rir...seria ridiculo no minimo e injusto;)

                                      Acho bem que seja proibido fumar em todos os locais fechados visto os não fumadores serem livres para nao terem fumo.

                                      No exterior a coisa muda de figura não acredito k o tabaco sejam responsavel pela poluiçao no mundo..e eu nem fumo mas tb nao sou fundamentalista anti-tabaco ao ponto de ser proibido fumar na rua como em certas zonas de Nova Iorque etc...isso é ridiculo

                                      O modelo espanhol de os cafes decidirem é uma treta pk ficou tudo na mesma:D a lei nao serviu para nada[:I]


                                      Qto á ir á agua é ridiculo haver multas...o mar é de todos;)
                                      Claro k desportos ou embarcações tem k ter vistos e zonas para andarem mas entrar na agua ninguem me vai impedir disso tenho a certeza...já agora colocavam o mar pago...:D é ridiculo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Correcto, Nephilim.

                                        Ou seja, falta uma clara lógica nas criação comparada destas leis que nos deixa a sensação de que nuns casos está mal pensada, prevista e, depois, aplicada, ou, pelo menos, pode ser de aplicação controversa, e, noutros, a lei é perfeitamente estapafúrdia e desnecessária, pelo menos nos moldes previstos!

                                        O outro exemplo que citei, o de jogar lixo pela janela do carro fora (sinal de tanta porcaria que anda por aí...), é um claro sinal de que muitas normas foram criadas à toa, embora se perceba que algo deveria ter acontecido, mas em casos em que se deveria ter percebido claramente que a mentalidade e a educação de um povo não se regulamentam por decreto!...

                                        Comentário


                                          #21
                                          E caso isto avance.. qual o real valor das multas passadas na praia?

                                          Não faltará um gajo estar a alisar a areia para estender a toalha e apanhar uma multa enterrada.. [xx(]

                                          (lixo na praia é que devia ser combatido... o ano passado lembro-me de ver o pessoal com cones para colocar na areia para serem depositadas as beatas dos cigarros.. mas o resto do lixo.. aparece de tudo.. enfim)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Falta definir muita coisa sobre estes assuntos, para além de ser necessário clarificar a "fé pública" neste tipo de casos...

                                            Como? Eu explico... Imaginem-se dentro de água num dia em que a bandeira está amarela. Não se pode, por isso, nadar, portanto. Vocês vão até terem a água pela cintura e abaixam-se, dando a impressão de que começaram a nadar... Mas não começaram (ou talvez sim)...

                                            Aí começa o problema quando o elemento da PM decidir que vocês começaram a nadar e vocês asseguram a pés juntos que não...

                                            Outra situação, mar revolto, bandeira vermelha e vocês resolvem ir molhar os pés... Ora como não se pode entrar na água como é?...

                                            Outra, num restaurante estão várias pessoas sentadas à mesa e resolvem começar a fumar menos uma delas... Alguém reclama e chama a autoridade apropriada (após procura ... porque o contacto não está em nenhum local visível do estabelecimento)! Chega a PSP e autua toda a gente, menos o indivíduo que não está a fumar, mas que por acaso até é o dono do estabelecimento...

                                            Ou ainda, para complicar, quando a PSP chega, atrasada (...), já toda a gente deixou de fumar, mas o cinzeiro está cheio... Como é?...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu já deixei definitivamente o tabaco, e mesmo quando fumava, achava mal fumar em locais públicos, como restaurantes etc, agora discotecas, para se deixar de fumar, os porteiros deveriam de ter a consciência de deixar o pessoal sair, com uma pulseira, para depois o pessoal não voltar a pagar a entrada!
                                              Agora que deixei de fumar, consigo compreender, o porquê do pessoal se sentir perturbado com a presença de uma pessoa fumar a seu lado. Acho muito bem que haja uma fiscalização apertada.

                                              Quanto aos banhistas, concordo e não concordo, não tenho assim uma opinião formada sobre esse assunto..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Realmente quem fuma acha-se no direito de fumar a frente de toda a gente.... ainda há uns dias entrou um vendedor no escritorio logo de cigarro aceso...[:I][:I][:I]

                                                saiu logo a seguir...[8][8][8] e eu até me tou nas tintas mas realmente entrar na casa de alguem de cigarro na mão acho uma falta de respeito[8]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por PitBull

                                                  Eu já deixei definitivamente o tabaco, e mesmo quando fumava, achava mal fumar em locais públicos, como restaurantes etc, agora discotecas, para se deixar de fumar, os porteiros deveriam de ter a consciência de deixar o pessoal sair, com uma pulseira, para depois o pessoal não voltar a pagar a entrada!
                                                  Agora que deixei de fumar, consigo compreender, o porquê do pessoal se sentir perturbado com a presença de uma pessoa fumar a seu lado. Acho muito bem que haja uma fiscalização apertada.

                                                  Quanto aos banhistas, concordo e não concordo, não tenho assim uma opinião formada sobre esse assunto..
                                                  Esta é uma posição correctíssima, que eu compreendo perfeitamente, pois embora já tenha deixado de fumar há muitos anos ainda recordo que, nesse tempo, nem sempre tinha a percepção de como o meu fumo incomodava os outros, e, disso mesmo, faço, aqui, um mea culpa, cerca de dezassete anos depois...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso é o que mais odeio, um gajo entrar em instalações de cigarro aceso, sem perguntar o que quer que seja! Pura má-educação!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      fumar mata a saude de quem fuma e dos que o rodeiam, nadar pode matar o idiota e o salva vidas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        durante anos foram pedidos policias nas praias por causa dos roubos e isso sempre foi negado. agora, como ja lhes rende, sao 200! será que vao controlar os roubos tb?

                                                        quanto às bandeiras, é a segurança de cada um que está em causa. se ha duvidas quanto Às capacidades de cada um em entender quando poe os outros em perigo, ou os está a desrespeitar, ja no que toca a si proprio nc pensei que fosse preciso multas!
                                                        a informaçao sobre o perigo existe (bandeira). cabe a cada um decidir se a sua vida está em risco ou nao! é a SUA vida, nao mete outros. é obvio que o nadador salvador nao teria qualquer obrigaçao de ir lá tentar salvar a pessoa....

                                                        a haver um equivalente a algo tao ridiculo no que toca ao tabaco, seria a proibiçao de fumar! :D

                                                        nao se trata da convivencia com outros, como no caso do fumo nos restaurantes ou circulaçao nas estradas, trata-se da segurança individual de cada um. sou da opiniao que essa deve ficar ao criterio de cada um, desde que a informaçao sobre o perigo esteja bem visivel.

                                                        no que toca a restaurantes, acho mt bem que se criem areas para fumadores e nao-fumadores, ou entao que sejam simplesmente limpos. ja em discotecas é mais complicado de controlar...mas a situaçao é tao critica em muitas delas que até fumadores se sentem incomodados com a quantidade de fumo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Só uma coisa que não estou a perceber...

                                                          Será proibido fumar em espaços fechados na mesma como estava previsto passado a responsabilidade ao cliente em vez de ao cafe/bar/restaurante ?

                                                          Se assim for...acho que os donos vao se estar nas tintas...nao perdem os clientes e se eventualmente a policia aparecer é o cliente que é multado...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                                                            Só uma coisa que não estou a perceber...

                                                            Será proibido fumar em espaços fechados na mesma como estava previsto passado a responsabilidade ao cliente em vez de ao cafe/bar/restaurante ?

                                                            Se assim for...acho que os donos vao se estar nas tintas...nao perdem os clientes e se eventualmente a policia aparecer é o cliente que é multado...
                                                            Exactamente...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X