Anúncio

Collapse
No announcement yet.

instituições de crédito e penhoras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    instituições de crédito e penhoras

    Boa tarde!
    O que se passa é o seguinte:
    Tenho um crédito na cofidis, o valor total era de 1600€, mas, já só falta pagar 800€, e tenho outro crédito no citibank, no valor de 1300€.

    já á 7 meses que não pago ambos os créditos, pk não tenho dinheiro e estive desempregado.
    Ambas as empresas já me contactaram e dizer que ia dar entrada um processo judícial para uma acção de penhora.
    Visto eu não ter bens em meu nome, será que vão penhorar-me o ordenado? se as referidas empresas o fizerem, qual será o montante da penhora? Como se irá desenrolar esse processo?


    Cumprimentos,

    #2
    Já anda por aí um tópico a falar de quanto te vão/podem ir retirar do ordenado (pois podes ter a certeza que isso irá acontecer).

    Comentário


      #3
      Normalmente a penhora incide até um máximo de 1/6 do ordenado até perfazer o total da dívida.
      O Banco de Portugal deverá também ter a informação desse incumprimento pelo que estarás inibido de ter créditos por um período de 5 anos, creio.


      Cumps

      Comentário


        #4
        Mais importante que saberes quanto te irão penhorar (pois não te aconselho DE TODO a deixares avançar a situação até esse ponto) é entrares em contacto com essas instituições e fazeres com eles um acordo de pagamento, em prestações mais suaves e prolongadas no tempo. E não deixes avançar muito. 7 meses já é bastante atraso, mas quanto mais deixares avançar mais aflito te vais ver. Os juros de mora arrasam com tudo.

        Nenhuma delas tem interesse em levar para a frente tal processo judicial. É moroso e ninguém sai a ganhar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
          Normalmente a penhora incide até um máximo de 1/6 do ordenado até perfazer o total da dívida.
          O Banco de Portugal deverá também ter a informação desse incumprimento pelo que estarás inibido de ter créditos por um período de 5 anos, creio.


          Cumps
          Efectivamente nesta altura o Banco de Portugal já tem essa informação, mas a inibição de contracção de novos créditos não tem nenhum período definido. Depende da análise de risco feita pelas instituições. Podes este mês estar em incumprimento, mas se no mês seguinte já não estiveres e a instituição achar que não apresentas risco, concede-te o crédito.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nunotiago Ver Post
            Boa tarde!
            O que se passa é o seguinte:
            Tenho um crédito na cofidis, o valor total era de 1600€, mas, já só falta pagar 800€, e tenho outro crédito no citibank, no valor de 1300€.

            já á 7 meses que não pago ambos os créditos, pk não tenho dinheiro e estive desempregado.
            Ambas as empresas já me contactaram e dizer que ia dar entrada um processo judícial para uma acção de penhora.
            Visto eu não ter bens em meu nome, será que vão penhorar-me o ordenado? se as referidas empresas o fizerem, qual será o montante da penhora? Como se irá desenrolar esse processo?


            Cumprimentos,
            Como diz o MS e bem tenta chegar a um acordo para pagamento dos créditos em suaves prestações.
            Caso não o faças, e não tenhas outros bens penhoráveis, vai ser fatal como o destino que vão pedir ao tribunal que proçeda á penhora de 1/3 do teu vencimento, até ao pagamento integral da divida, incluindo os juros de mora e custas judiciais.´
            A entidade patronal irá proceder ao respectivo desconto e transferir a verba para o respectivo processo á ordem do tribunal.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por augustus Ver Post
              O Banco de Portugal deverá também ter a informação desse incumprimento pelo que estarás inibido de ter créditos por um período de 5 anos, creio.

              Cumps
              Só existem inibições para o uso de cheques... A concessão de credito cada instituição concede ou não conforme lhe apetecer..

              Agora o registo do credito em moro e em contencioso fica na central de responsabilidades do BdP.. Pelo que é natural que não lhe concedam credito em outros sitios. Mas se não concederem não é porque esteja inibido.


              Quanto ao caso em concreto, muito sinceramente também acho que tens tudoa ganhar em chegar a um acordo. Ou se tiveres até familiares que te ajudem não tenhas vergonha.

              Porque é assim: eles não te vão perdoar a divida.

              E na melhor das hipóteses penhoram-te uma parte do salário, vais pagar à mesma e ainda vais pagar mais do que deves actualmente. Na pior das hipóteses vendem o credito a uma empresa especializada em cobranças e não é que eles vão atrás de ti para te bater, mas posso-te garantir que eles não têm respeito por ninguém, e não têm qualquer problema criar situações desagradáveis como ligar para casa dos teus familiares, patrões, amigos e afim a insultar porque tu não pagas o que deves..
              Editado pela última vez por mundano; 21 June 2009, 18:49.

              Comentário


                #8
                Que raio! Então não fizeste seguro de vida contra desemprego? Só pagares 5€ por cada 6 meses?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                  Só existem inibições para o uso de cheques... A concessão de credito cada instituição concede ou não conforme lhe apetecer..

                  Agora o registo do credito em moro e em contencioso fica na central de responsabilidades do BdP.. Pelo que é natural que não lhe concedam credito em outros sitios. Mas se não concederem não é porque esteja inibido.


                  Quanto ao caso em concreto, muito sinceramente também acho que tens tudoa ganhar em chegar a um acordo. Ou se tiveres até familiares que te ajudem não tenhas vergonha.

                  Porque é assim: eles não te vão perdoar a divida.

                  E na melhor das hipóteses penhoram-te uma parte do salário, vais pagar à mesma e ainda vais pagar mais do que deves actualmente. Na pior das hipóteses vendem o credito a uma empresa especializada em cobranças e não é que eles vão atrás de ti para te bater, mas posso-te garantir que eles não têm respeito por ninguém, e não têm qualquer problema criar situações desagradáveis como ligar para casa dos teus familiares, patrões, amigos e afim a insultar porque tu não pagas o que deves..
                  É verdade que telefonam para as empresas mas quando foi para conceder o crédito não nos pediram a opinião, pelo que não temos de estar a levar com eles. Já aqui á tempos me chateei a sério com um ao telefone e disse-lhe claramente se ele algum dia tiver a insensatez de passar o portão para dentro mando soltar os cães e fechar o portão.
                  Já não basta ter de andar a fazer de cobrador, é que tudo isso dá trabalho e chatice, e se não o fizer-mos ficamos responsáveis pela divida.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                    Na pior das hipóteses vendem o credito a uma empresa especializada em cobranças e não é que eles vão atrás de ti para te bater, mas posso-te garantir que eles não têm respeito por ninguém, e não têm qualquer problema criar situações desagradáveis como ligar para casa dos teus familiares, patrões, amigos e afim a insultar porque tu não pagas o que deves..
                    Nem precisam de vender o crédito. O departamento de cobranças da Cofidis já se bate muito bem na cobrança coerciva!

                    Comentário


                      #11
                      Se tens emprego agora, liga-lhes e diz que estás disposto a saldar a dívida. Pode ser que aceitem um plano qq de pagamento sem terem de entrar pela via judicial.

                      Comentário


                        #12
                        Eles vão-te penhorar o máximo quanto puderem A única coisa que tens garantida é que o máximo até onde eles poderão ir é até ao salário minimo.

                        Como exemplo se o smn for de 450 e ganhares 600 vão-te penhorar 150.

                        Comentário


                          #13
                          De todo o modo, como já mtos te disserem mais vale fazeres um plano de pagamentos.

                          É que posta a execução em Tribunal podes vir a ter que pagar as taxas de justiça e demais custas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nunotiago Ver Post
                            Boa tarde!
                            O que se passa é o seguinte:
                            Tenho um crédito na cofidis, o valor total era de 1600€, mas, já só falta pagar 800€, e tenho outro crédito no citibank, no valor de 1300€.

                            já á 7 meses que não pago ambos os créditos, pk não tenho dinheiro e estive desempregado.
                            Ambas as empresas já me contactaram e dizer que ia dar entrada um processo judícial para uma acção de penhora.
                            Visto eu não ter bens em meu nome, será que vão penhorar-me o ordenado? se as referidas empresas o fizerem, qual será o montante da penhora? Como se irá desenrolar esse processo?


                            Cumprimentos,
                            As penhoras não podem ser superiores a 1/6 do ordenado, julgo eu, e nao podem ser ambas em liquidação, isto é, o 2º só pode ser liquidada quando o 1º ter sido liquidado.
                            Mas o grave nem é isso, o grave, é que ficas com o teu nome "sujo" no Banco de Portugal.

                            Comentário


                              #15
                              7 prestações em falta e ainda népia? Como é possível? Devem de ter muito trabalho.

                              Em meados de 2002, tive um carro que á 3ª prestação em atraso foi tudo para tribunal, corria-me mal a vidinha, em 1 ano paguei 25% do custo do carro em novo (17.000€) , devido ás prestações em atraso, juros de mora e indeminização (coitados).

                              Paga isso assim que puderes, sendo o valor dos créditos baixos, deverá rondar nem 100€ mensais dos 2, trata disso, antes que te arrependas ainda mais ...

                              Comentário


                                #16
                                Havia um topico sobre este assunto que fui eu que abri, posso-te dizer que evita a todo o custo que chegue a esse ponto. O maximo que te podem penhorar é 1/3 do vencimento, e pode acontecer a qualquer momento, pois so serás informado ( Citado ) da penhora depois de ela estar a correr, posso-te também adiantar valores so para teres uma ideia do que te pode acontecer: Ex: Divida a uma institução bancária no valor de 1800€, total a pagar depois de incluidas as despesas de execução, solicitadora, e demais despesas ( que inclui desde a fotocopia, ao selo ) 2750€, pondera bem a tua decisão, tenta entrar em acordo com eles, criar um outro plano de pagamentos que te seja possivel cumprir.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto recorda-me os meus tempos de advogado-estagiário. Quantas e quantas pessoas na tua situação penhorei até ao tutano.

                                  Recomendo que faças o seguinte:

                                  (1) eles devem ter contratado um escritório para fazer esses serviços. Vai ao escritório e pede para falar com a pessoa em questão.

                                  (2) ele vai provavelmente propor-te um acordo de pagamento. Dizes que estiveste desempregado mas que desejas saldar a dívida. A partir daí vão chegar a um acordo.

                                  (3) caso contrário notificam a tua entidade patronal e penhoram-te o ordenado. Dependendo de quanto ganhas podes ter uma percentagem variável do ordenado penhorado (em regra 1/6). Por outro lado, há comunicação a Banco de Portugal e ficas na "lista negra" durante uns tempos. Não recomendo que deixes chegar à situação de penhora.

                                  Já agora um conselho: créditos é nos bancos. Evita financeiras de micro-crédito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                    As penhoras não podem ser superiores a 1/6 do ordenado, julgo eu, e nao podem ser ambas em liquidação, isto é, o 2º só pode ser liquidada quando o 1º ter sido liquidado.
                                    Mas o grave nem é isso, o grave, é que ficas com o teu nome "sujo" no Banco de Portugal.
                                    A Penhora pode ir até 1/3 do salário. Podem estar ambas em liquidação, por ex: 1/6+1/6, mas tb pode ser só uma de 1/3, tudo depende do valor do salário.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post

                                      (1) eles devem ter contratado um escritório para fazer esses serviços. Vai ao escritório e pede para falar com a pessoa em questão.
                                      É mesmo na Cofidis.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                        Que raio! Então não fizeste seguro de vida contra desemprego? Só pagares 5€ por cada 6 meses?
                                        Para bem de todos, porque muita gente desconhece, incluindo eu, poderias desenvolver mais este assunto?

                                        Não é que eu tenha algum crédito ou esteja em risco de ficar sem emprego, não é nenhum dos casos, mas todos ficamos a ganhar.
                                        Parece-me ser muito importante!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                          Para bem de todos, porque muita gente desconhece, incluindo eu, poderias desenvolver mais este assunto?

                                          Não é que eu tenha algum crédito ou esteja em risco de ficar sem emprego, não é nenhum dos casos, mas todos ficamos a ganhar.
                                          Parece-me ser muito importante!
                                          Seguro Facultativo de Crédito COFIDIS

                                          O seguro, que é facultativo, garante o reembolso à COFIDIS:
                                          - Da sua dívida em caso de Falecimento ou Invalidez Absoluta Definitiva;
                                          - Das suas mensalidades em caso de Incapacidade Temporária Absoluta e Desemprego.


                                          Cofidis

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nunotiago Ver Post
                                            Boa tarde!
                                            O que se passa é o seguinte:
                                            Tenho um crédito na cofidis, o valor total era de 1600€, mas, já só falta pagar 800€, e tenho outro crédito no citibank, no valor de 1300€.

                                            já á 7 meses que não pago ambos os créditos, pk não tenho dinheiro e estive desempregado.
                                            Ambas as empresas já me contactaram e dizer que ia dar entrada um processo judícial para uma acção de penhora.
                                            Visto eu não ter bens em meu nome, será que vão penhorar-me o ordenado? se as referidas empresas o fizerem, qual será o montante da penhora? Como se irá desenrolar esse processo?


                                            Cumprimentos,
                                            Há aqui algumas questões a esclarecer!

                                            Não tens bens em teu nome, dizes tu! Suponho então que os tens em nome de outra pessoa, mas tens.

                                            Porque é que os colocaste em nome de outra pessoa? Será para manter os bens e fugir à penhora?
                                            Enfim questões, para mim muito importantes...



                                            A minha opinião: se tens bens, vende-os e liquida as dividas. É uma resposta dura perante a situação de desemprego mas é mesmo assim. A tua situação de desemprego não a podes passar para os outros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              confesso que a coisa mais estranha é termos chegado ao 22º post sem os habituais moralistas....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mimetism Ver Post
                                                confesso que a coisa mais estranha é termos chegado ao 22º post sem os habituais moralistas....
                                                Nem é preciso moralismos, quem fosse a dar opinião moralista estaria a demonstrar ser demasiado ingénuo ou previsivel.

                                                Esta situação é por demais evidente a falta de consciência do autor do post, não sei se falta de consciência... se necessidade de ostentação...

                                                Já em muitos tópicos mostrei o que penso em relação aos créditos, então em relação a estes com taxas altíssimas... ui ui nem me manifesto, é a minha opinião exponênciada ao quadrado.

                                                Cada vez me preocupo menos quanto à (in)consciência das pessoas, cada um sabe de si, cada um vive com o seu bem/mal, espero é que isso nunca me afete.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                                  Há aqui algumas questões a esclarecer!

                                                  Não tens bens em teu nome, dizes tu! Suponho então que os tens em nome de outra pessoa, mas tens.

                                                  Porque é que os colocaste em nome de outra pessoa? Será para manter os bens e fugir à penhora?
                                                  Enfim questões, para mim muito importantes...
                                                  Nem vou comentar o resto, sobre a falta de consciência e afins, mas porque é que o autor do tópico tem que ter bens? Não entendo! (Por bens entenda-se casa, carro e aplicações financeiras)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não tem que haver moralistas, ele sabe naquilo que se meteu, é com ele. O que eu vi aqui no tópico, foi saber como actuar, não vi ele a querer fugir ao pagamento dos créditos.
                                                    No que toca ao resto, ninguém tem nada com isso se ele fez ali um credito ou dois.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Independentemente de se ter ou não algo a ver com isso, sendo este um fórum publico, ao expor as suas questões, qualquer user fica sujeito ao reverso da medalha.

                                                      Tambem a mim me fazem confusão algumas coisas:

                                                      - Genericamente, como é que alguém contrai um crédito com uma taxa de juro de quase 30%...

                                                      - Neste caso especifico, como é que se deixa de pagar prestações há 7 meses e, aparentemente, só agora se preocupa com o assunto...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                        Independentemente de se ter ou não algo a ver com isso, sendo este um fórum publico, ao expor as suas questões, qualquer user fica sujeito ao reverso da medalha.

                                                        Tambem a mim me fazem confusão algumas coisas:

                                                        - Genericamente, como é que alguém contrai um crédito com uma taxa de juro de quase 30%...

                                                        - Neste caso especifico, como é que se deixa de pagar prestações há 7 meses e, aparentemente, só agora se preocupa com o assunto...
                                                        Na financeira onde eu trabalhava acho que à 8ª mensalidade o dep. jurídico começava a apertar com força e aí os devedores estavam bem arranjados. As histórias da malta das cobranças davam sempre para um almoço entretido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                                          Para bem de todos, porque muita gente desconhece, incluindo eu, poderias desenvolver mais este assunto?

                                                          Não é que eu tenha algum crédito ou esteja em risco de ficar sem emprego, não é nenhum dos casos, mas todos ficamos a ganhar.
                                                          Parece-me ser muito importante!
                                                          Boa noite, do que eu sei, as instituições bancárias só concedem crédito se fizeres um seguro de vida, seguro que cobra se ficares incapacitado, desempregado. Pois assim o banco terá alguma garantia que o empréstimo será pago. Isso numa instituição bancária normal.

                                                          Como o Nuno recorreu a financeiras, por desconhecimento, ou porque essas financeiras não apresentaram esse produto, se calhar não o fez.

                                                          No meu caso, dependendo, se ficar desempregado sem direito a subsidio, recorro ao seguro para pagar a minha amortização.
                                                          Os bancos não são bichos papões, mas devido a abusos de muita gente, temos a crise, e esta crise é o do crédito, e crédito que as pessoas deixam de pagar, devido a escolhas erradas. Uma TAEG de 12% pode ser reduzida 2 pontos se for comprado um produto do banco, isto é o seguro de vida, ou Penhora (Caso na compra de um carro, é aqui que nasce a reserva propriedade). Convém sempre amortizar para reduzir o valor mensal da amortização, e prazos mais curtos.


                                                          Mais alguma questão?



                                                          Editado pela última vez por SavageXp; 22 June 2009, 22:40.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eles para cobrarem devem ser rigorosos....

                                                            Mas a devolverem o que cobram a mais deixam muito a desejar...

                                                            A mim aqui há 1 ano num credito de 450€, para pagar em 10 meses, começaram logo mal na 1ª prestação.... "em virtude de não termos acesso à sua conta bancaria e bla bla, queira remeter um cheque do mesmo valor para cumprimento da 1ª prestação", depois de descontarem o cheque, no dia a seguir voltam a retirar a 1ª prestação por transferencia bancaria... ou seja, em vez de pagar 10 ía pagar 11 prestações.

                                                            Tive que provar, o pagamento da 1ª prestação com cópia do cheque e do extracto bancário e muitos meses à espera, e ainda com a preciosa ajuda da loja onde comprei o equipamento.

                                                            E parece que havia muitos casos assim... eu não desisti, embora feitas as contas para reaver essa prestação, gastei-o em telefone e faxs...

                                                            Portanto com esses creditos muito cuidado....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X