Anúncio

Collapse
No announcement yet.

100 Anos da Aviação em Portugal- 57 Anos FAP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    100 Anos da Aviação em Portugal- 57 Anos FAP

    Para quem não souber, este fim de semana em Sintra na BA1.






    Voar com a Força Aérea no seu 57º Aniversário
    19-06-2009

    No âmbito das Comemorações do seu 57º Aniversário e dos 100 Anos da Aviação em Portugal, a Força Aérea acaba de lançar, em diversos Órgãos de Comunicação Social, passatempos que irão proporcionar aos vencedores experiências únicas a bordo de aeronaves que não estão, habitualmente, acessíveis ao público.
    Assim sendo, começou por ser apresentado na RTP, no programa "Só Visto", o passatempo que irá proporcionar a um telespectador deste canal um voo em caça F-16. Para saber como pode participar visite a página da RTP.
    Quanto à rádio, foi lançado na Antena 3 da RDP, no "Programa das Manhãs da 3", um outro passatempo que dará a um ouvinte a oportunidade de voar com a patrulha acrobática "Asas de Portugal". Todas as informações relativas a este passatempo estão no blog das Manhãs da 3.
    O Correio da Manhã terá também para oferecer a um dos participantes do seu passatempo um voo com os "Asas de Portugal" e vários baptismos de voo em Aviocar, C130 e Alouette III. As condições serão apresentadas em breve na edição impressa do Jornal. Por enquanto pode ser consultada a reportagem de lançamento deste passatempo na edição on-line.



    As Comemorações terão este ano lugar em Sintra, Base Aérea Nº1, e também nos OCS regionais será dada a oportunidade de voar com a Força Aérea. Assim sendo, terão a Rádio Clube de Sintra e o Jornal de Sintra baptismos de voo para proporcionar.


    Também os visitantes da Exposição Temática da Força Aérea (EXPOFAP) - aberta ao público (com entrada gratuita), na Base Aérea de Sintra, desde o final da tarde de 27 de Junho a 5 Julho - poderão candidatar-se a um baptismo de voo na BA1.
    Programa do Festival Aéreo de Sintra
    22-06-2009

    O último dia das Comemorações do 57º Aniversário da Força Aérea será preenchido com o Festival Aéreo Internacional, em que poderão ser vistas, entre as 09H00 e as 18H00 de 5 de Julho, mais de 60 aeronaves em demonstração de voo.
    De realçar as patrulhas acrobáticas da Força Aérea, os "Asas de Portugal" e os "Rotores de Portugal", bem como outras patrulhas nacionais civis e aeronaves militares e civis estrangeiras, como por exemplo o caça Eurofighter espanhol.
    Fita de tempo para o Festival Aéreo
    Evento
    Nº de aeronaves Tipo de aeronave e entidade Início do evento Fim do evento 01 2+2 PLANADORES – da Academia da Força Aérea 09:00:00 10:00:00 02 2+1 PLANADORES – do Aero Club de Portugal (AeCP) 10:05:00 10:50:00 03 1 C-130 -baptismos de voo (Força Aérea) 10:55:00 12:55:00 04 2 C-212 (*) (Força Aérea) 13:00:00 13:25:00 05 8 F-16 (Força Aérea) 13:30:00 13:30:50 1 C-130 Paraquedistas (Exército) 13:31:15 13:36:15 1 C-130 com Unidade de Protecção da Força (Força Aérea) 13:36:15 13:41:15 2+1 AL III – carga aérea (Força Aérea) 13:41:45 13:46:45 1+1 AL III - Evacuação + Heli-canhão (Força Aérea) 13:46:45 13:53:45 06 8 F-16 (Força Aérea) 13:55:00 14:00:00 07 1 P-3 ORION (Força Aérea) 14:01:00 14:11:00 08 1 EH-101 (Força Aérea) 14:12:00 14:27:00 09 1 EXTRA 300 (civil) 14:28:00 14:38:00 10 1 DO-27 (Museu do Ar) 14:39:00 14:49:00 11 1 BLÉRIOT XI – Museu Francês 14:50:00 15:05:00 12 1 MORANE H – Museu Francês 13 4 CHIPMUNK (FAP) 15:06:00 15:21:00 14 2 YAK 52 (civil) 15:22:00 15:42:00 15 1 PIPER COLT (civil) 15:43:00 15:53:00 16 1 CHIPMUNK – AeCP 15:54:00 16:09:00 2+1 C152/C172 (civil) 17 1 BOEING STEARMAN (civil) 16:10:00 16:20:00 18 1 C-295M (Força Aérea) 16:21:00 16:31:00 19 1 LYNX – Marinha Portuguesa (**) 16:32:00 16:42:00 20 1 EUROFIGHTER – Força Aérea Espanhola 16:43:00 16:53:00 21 1 FALCON 50 (Força Aérea) 16:54:00 16:59:00 22 3 ROTORES DE PORTUGAL (Força Aérea) 17:00:00 17:17:00 23 1 PITTS SPECIAL (civil) 17:19:00 17:29:00 24 (FIM) 2 ASAS DE PORTUGAL (Força Aérea) 17:30:00 17:50:00
    (*) Saltos de paraquedistas, efectuados a 3 quilómetros de altitude, alguns tranportando as bandeiras de Portugal, da Força Aérea e dos 100 Anos da Aviação em Portugal.
    (**) Com largada de Fuzileiros
    Programa do Festival Aéreo de Sintra O último dia das Comemorações do 57º Aniversário da Força Aérea... Ler Mais
    Voar com a Força Aérea no seu 57º Aniversário No âmbito das Comemorações do seu 57º Aniversário e dos 100 Anos da...

    Manoel de Oliveira voa com a Força Aérea 36711 dias foi o tempo que demorou para que Manoel de Oliveira voltasse a pilotar uma aeronave. Desta...

    Força Aérea com actividade intensa no âmbito da segurança humana A Força Aérea Portuguesa efectuou, durante o último fim-de-semana, entre 11 e...

    Força Aérea abre portas no seu 57º Aniversário A Força Aérea Portuguesa celebra este ano, no dia 1 de Julho, o seu 57º Aniversário,...

    Força Aérea promove Spotters Day em Sintra No âmbito das Comemorações do seu 57º Aniversário, a Força Aérea...
    Editado pela última vez por Excalibur; 25 June 2009, 20:37.

    #2
    Orgulho de ter pertencido a esta casa, por todos com quem tive a honra de trabalhar por todos os bons e maus momentos, por tudo o que aprendi tanto pessoalmente como profissionalmente.


    Ab uno disce omnes





    .
    Editado pela última vez por Nthor; 25 June 2009, 18:59.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
      Para quem não souber, este fim de semana em Sintra na BA1.

      Infelizmente estou a trabalhar e tenha a pequenina cheia de varicela.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
        Orgulho de ter pertencido a esta casa, por todos com quem tive a honra de trabalhar por todos os bons e maus momentos, por tudo o que aprendi tanto pessoalmente como profissionalmente.


        Ab uno disce omnes





        .

        Idem por aqui.

        Saliento o espirito de camaradagem, onde incondicionalmente se percebe com rapidez quem é quem.
        Muito diferente de outros locais da nossa sociedade, embora nalgumas esferas existam, como sempre, os sabujos beija rabos ilustres.

        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
        Infelizmente estou a trabalhar e tenha a pequenina cheia de varicela.


        É pena devo lá ir no Sábado.

        As melhoras para a tua catraia.

        Comentário


          #5
          Boa informação! Vou tentar ir lá.

          Comentário


            #6
            Vou lá estar.
            Laços familiares ligam-me e muito a esta ilustre instituição - FAP.

            Comentário


              #7
              Neste fim de semana não posso, mas vi na TV que no final do ano o Museu ia abrir! Quando abrir terei todo o gosto em lá ir!

              Comentário


                #8
                Fui, cheguei perto pelas 16:40 mas ainda fiquei a cerca de 1 ou 2 km ..... era um trânsito caótico..... contudo vi o Eurofighter Typhoon e fiquei de boca aberta....

                gostei também dos rotores de Portugal.... os asas pensava que eram 4 ou 5 ... foram só 2...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pvox Ver Post
                  Fui, cheguei perto pelas 16:40 mas ainda fiquei a cerca de 1 ou 2 km ..... era um trânsito caótico..... contudo vi o Eurofighter Typhoon e fiquei de boca aberta....

                  gostei também dos rotores de Portugal.... os asas pensava que eram 4 ou 5 ... foram só 2...
                  Não foi por culpa da organização... Só tive oportunidade de ir pela tarde, tendo chegado já pelas 16h. Ainda levei com 45mins de para-arranca nas imediações da BA. Não que faltassem lugares.... nem que se verificassem dificuldades de acesso... mas todo o santo tuga tem que perguntar a cada GNR ou militar que encontrava, para onde tinha que ir, atravancando o transito, mesmo que estes insistissem em apontar o caminho e a pedir para se despacharem Cheguei a ouvir um GNR a dizer a uma colega "Nada de conversas, diz só para ir em frente!!!"

                  Finalmente lá cheguei, quando se deu inicio a exibição do EuroFighter. Aqueles afterburners

                  Ainda que os nossos tugas não sejam em grande numero, ainda assim fizeram grandes exibições. Tanto os Rotores como os Asas, "esticaram-se" bem mais, do que aqui há 1 mês atrás em Portimão

                  Tive pena de não ter visto os F16...

                  Comentário


                    #10
                    Só tenho a dizer que graças a estes senhores tenho apanhado uns belos cagaços enquanto durmo.

                    Finalmente acabou. Paz e sossego à vista, obrigada!

                    Mas seja como for, podem fazer o barulho que quiserem... Assegurem-me que não cai nenhum em cima do meu prédio ou perto dele!

                    Aquele eurofighter... Completamente barulhento! Estava na ver na tv e a ouvir ao vivo.

                    Tem sido esse bicho que me tem acordado durante o sono.

                    Mas uma coisa é certa... É LINDO!


                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 06 July 2009, 01:52.

                    Comentário


                      #11
                      Acompanhei na RTP e gostei bastante do festival bem como da emissão em si.

                      Parabens FAP.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                        Só tenho a dizer que graças a estes senhores tenho apanhado uns belos cagaços enquanto durmo.

                        Finalmente acabou. Paz e sossego à vista, obrigada!

                        Mas seja como for, podem fazer o barulho que quiserem... Assegurem-me que não cai nenhum em cima do meu prédio ou perto dele!

                        Aquele eurofighter... Completamente barulhento! Estava na ver na tv e a ouvir ao vivo.

                        Tem sido esse bicho que me tem acordado durante o sono.

                        Mas uma coisa é certa... É LINDO!



                        Bela foto, pássaros mais lindos!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                          Só tenho a dizer que graças a estes senhores tenho apanhado uns belos cagaços enquanto durmo.

                          Finalmente acabou. Paz e sossego à vista, obrigada!

                          Mas seja como for, podem fazer o barulho que quiserem... Assegurem-me que não cai nenhum em cima do meu prédio ou perto dele!

                          Aquele eurofighter... Completamente barulhento! Estava na ver na tv e a ouvir ao vivo.

                          Tem sido esse bicho que me tem acordado durante o sono.

                          Mas uma coisa é certa... É LINDO!


                          Por acaso... depois de o ver a voar, até prefiro os F16 ou os F18 Ver este EuroFighter a voar sobre a BA, sobretudo naquele voos bem lentos e apertados, parecia mesmo uma cena de ficçao cientifica

                          Comentário


                            #14
                            Boas.

                            Infelizmente desisti de lá ir. Estive bastante tempo parado no IC30 (acho que agora tem outro nome qualquer) e acabei por conseguir sair de novo para Sintra. Não tenho grande paciência para estar em filas. Acabei na feira medieval em São Pedro de Sintra.

                            O Eurofighter já o tinha visto no sábado. Estive num casamento ali para os lados do MARL e vi o gajo a voar umas quantas vezes.

                            Quanto ao festival em si, deve ter sido bastante bom como é apanágio da FAP.

                            Abraço,
                            McDriver

                            Comentário


                              #15
                              Esse Eurofighter.. barulho é favor!!
                              Estava a ver o airshow na tv, em Odivelas, e ouvia-se uma barulheira vinda da rua que faxabor!

                              Comentário


                                #16
                                eu não moro muito longe mas não me apeteceu ir, dantes creio que eram bem melhores os festivais, nem que fosse a parte estatica, pelo que vi na tv nem p3 la puseram, serviram-se do que esta no museu do ar

                                cheguei a ir aos festivais e estavam la f117 b1 c5 nimrod f15 e2 awacs c141 entre outros

                                tudo bem que o b1 esteve ca mas foi tiger meet, mas só de se pensar que subia 15 kms em espiral dentro do perimetro da base

                                Comentário


                                  #17
                                  Fui passar o fds fora e com muita pena minha não fui ao festival. Fica para o ano.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                    eu não moro muito longe mas não me apeteceu ir, dantes creio que eram bem melhores os festivais, nem que fosse a parte estatica, pelo que vi na tv nem p3 la puseram, serviram-se do que esta no museu do ar

                                    cheguei a ir aos festivais e estavam la f117 b1 c5 nimrod f15 e2 awacs c141 entre outros

                                    tudo bem que o b1 esteve ca mas foi tiger meet, mas só de se pensar que subia 15 kms em espiral dentro do perimetro da base

                                    Sinceramente o que me impressionou mais no Tiger Meet em Beja, foi mesmo o tamanho do B-52 que lá esteve em exposição estática...

                                    Irra que aquilo era grande... e era só pessoal abancado debaixo das asas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Infelizmente nao consegui ir mas do mal o menos, consegui ver na TV, nao sei se ao vivo dava para ouvir aos comunicações dos pilotos, como na TV, simplesmente brutal ver e ouvir as comunicações dos ASAS pelas RTP.

                                      E Sigaaaaaaaaaaa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                        Infelizmente nao consegui ir mas do mal o menos, consegui ver na TV, nao sei se ao vivo dava para ouvir aos comunicações dos pilotos, como na TV, simplesmente brutal ver e ouvir as comunicações dos ASAS pelas RTP.

                                        E Sigaaaaaaaaaaa...
                                        Sim, tb se ouvia no recinto parte das comunicações. Uns quantos segundos durante as manobras, e a despedida por parte dos lideres, e no caso do "sigaaaa" com a maior das calmas , o Comandante dos Asas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                          Infelizmente nao consegui ir mas do mal o menos, consegui ver na TV, nao sei se ao vivo dava para ouvir aos comunicações dos pilotos, como na TV, simplesmente brutal ver e ouvir as comunicações dos ASAS pelas RTP.

                                          E Sigaaaaaaaaaaa...
                                          Se me pusessem a ouvir aquilo, sem imagem, e me perguntassem o que estaria o homem a fazer, nunca na vida me passaria pela cabeça que seria acrobacias aéreas!

                                          Comentário


                                            #22


                                            Chega a ser arrepiante a voz calma, associada à "leveza" e naturalidade com que as manobras sao feitas logo a seguir ao "siga".
                                            Parece tudo muito normal, como quem vai a passear no parque.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu não consegui ir lá, e pouco vi na tv....

                                              Sabem onde posso ver as transmissões? No site da RTP não encontro nada.....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estive quase para lá ir mas depois pensei que devia estar um pouco confuso...

                                                Assisti grande parte na Tv e achei, para quem não percebe um boi disto, que os ASAS são muito bons.
                                                Havia alturas em que parecia só haver um avião no ar, tal forma um ficava por trás do outro, parecia uma nave de um jogo muito antigo que se dividia em tres...

                                                Também gostei dos Rotores, os 3 em "espelho" demonstra grande capacidade

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estive para ir mas acabei por não fazê-lo (com muita pena minha). Acabei por ver na RTP1. Vivo em Linda-a-Velha e, dependendo da direcção que o Eurofighter espanhol tomava, ouvia o som do avião. Quanto a este é fantástico! Parece voar muito bem e ser um avião muito equilibrado, o que vai mesmo bem com a sua estética irrepreensível.

                                                  Quanto ao resto que vi, destaco a performance dos Rotores, que com os "velhinhos" Alouette fazem manobras fantásticas, de uma sincronia impressionante para aviões com "asas móveis". Caramba, eu era puto e estes helicópteros já eram "velhos". Tenho 33 anos e ali andam eles "para as curvas"!!

                                                  Para terminar, os Asas de Portugal (que saudades da esquadrilha original, com mais elementos) estiveram bem. Pena serem só dois, mas mais vale assim do que nenhum. As imagens a bordo estavam muito boas e davam para ver como aqueles senhores voam (muito) bem e de forma segura, mesmo quando estão ali com muitos nós de velocidade, alguns G (o piloto mencionou, mais do que uma vez, 4 G's), com alguma turbulência do outro avião, mantendo-se ali a pouquíssimos metros, mais parecendo "colados" por algo invísivel. Depois aquela "calma" a indicar as manobras com o "mítico"..."siga". . O piloto (major se não me engano) mais parecia que estava sentado a ler o jornal...

                                                  Venham mais destas!! Um grande bem haja à FAP e aos seus valorosos elementos!!

                                                  PS: E agora, para coisas de ases pelos ares, venha de lá a Red Bull Air Race! Já falta "pouco"!!
                                                  Editado pela última vez por Flyingsauce; 06 July 2009, 16:51.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                                    Estive para ir mas acabei por não fazê-lo (com muita pena minha). Acabei por ver na RTP1. Vivo em Linda-a-Velha e, dependendo da direcção que o Eurofighter espanhol tomava, ouvia o som do avião. Quanto a este é fantástico! Parece voar muito bem e ser um avião muito equilibrado, o que vai mesmo bem com a sua estética irrepreensível.

                                                    Quanto ao resto que vi, destaco a performance dos Rotores, que com os "velhinhos" Alouette fazem manobras fantásticas, de uma sincronia impressionante para aviões com "asas móveis". Caramba, eu era puto e estes helicópteros já eram "velhos". Tenho 33 anos e ali andam eles "para as curvas"!!

                                                    Para terminar, os Asas de Portugal (que saudades da esquadrilha original, com mais elementos) estiveram bem. Pena serem só dois, mas mais vale assim do que nenhum. As imagens a bordo estavam muito boas e davam para ver como aqueles senhores voam (muito) bem e de forma segura, mesmo quando estão ali com muitos nós de velocidade, alguns G (o piloto mencionou, mais do que uma vez, 4 G's), com alguma turbulência do outro avião, mantendo-se ali a pouquíssimos metros, mais parecendo "colados" por algo invísivel. Depois aquela "calma" a indicar as manobras com o "mítico"..."siga". . O piloto (major se não me engano) mais parecia que estava sentado a ler o jornal...

                                                    Venham mais destas!! Um grande bem haja à FAP e aos seus valorosos elementos!!

                                                    PS: E agora, para coisas de ases pelos ares, venha de lá a Red Bull Air Race! Já falta "pouco"!!
                                                    Antes disso há varias coisas!

                                                    Este ano não nos podemos queixar.

                                                    No proximo fds o Coimbra Air Show, depois dia 26 o aniversario da BA5, que tb promete muita animação....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                      Antes disso há varias coisas!

                                                      Este ano não nos podemos queixar.

                                                      No proximo fds o Coimbra Air Show, depois dia 26 o aniversario da BA5, que tb promete muita animação....
                                                      Eu não tenho é o teu conhecimento deste tipo de eventos, pelo que, desde já, te agradeço! Muito obrigado!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                                        Eu não tenho é o teu conhecimento deste tipo de eventos, pelo que, desde já, te agradeço! Muito obrigado!
                                                        Não tens nada que agradecer camarada!

                                                        Se conseguires vai dia 26 (sábado) a Monte Real, segundo parece vai ser um dia para não esquecer. Há um grande esforço da malta da base para que este dia seja inesquecível.

                                                        Alias o evento começa dia 21 (3ª feira) com muitas actividades.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Estive à pouco a ver, gravei, e que grande espectáculo, gostei muito, principalmente dos Rotores e dos míticosAsas de Portugal (nunca tinha visto), agora gostava era de ter visto ao vivo.

                                                          Muito boa a transmissão da RTP, principalmente ouvir-se as ordens e o discurso final, parabéns a todos os intervenientes!!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ponham-se na minha situação...

                                                            O eurofighter passou umas 4 vezes, em dias diferentes, em cima do meu prédio enquanto dormia.

                                                            Só assim é que podem achar aquele espectáculo algo espectacular! (Os treinos também contam...)

                                                            A sério... É completamente desnecessário. Arranjem outros prédios para sobrevoar!



                                                            Pessoal da FAP, eu sei que vocês me lêem:

                                                            Quando é que me convidam para andar com vocês num abiãozão, em modo de perdão, e algum pesar, pelas vezes que acordei a estremecer de medo?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X