Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que os ordenados em Portugal são tão baixos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque é que os ordenados em Portugal são tão baixos?

    Uma coisa que não consigo perceber é que quando vou ao estrangeiro a qualquer país da UE ou até aos EUA a maior parte dos produtos custam o mesmo que em Portugal. Aliás há países como a Espanha em que são mesmo mais baratos. Ora se os empresários ganham o mesmo que os estrangeiros porqe é que pagam cerca de 3 vezes menos que nesses países.

    Na prática é isto, porque um funcionário de um hipermercado lá fora ganha em média 1500€ por mês e os produtos custam o mesmo? Se os empresários cá pagam 500€ e nós pagamos o mesmo e muitas vezes mais pelos produtos para onde vai esse dinheiro? É algo que não consigo perceber. Nesses países existe algum milagre de gestão que faz com eles consigam ganhar muito mais que por cá e ainda gastar menos dinheiro nas compras? Obrigado, é que esta é uma dúvida que tenho desde à muitos tempo e gostava de compreender esta questão.
    Editado pela última vez por gomest; 03 July 2009, 17:22.

    #2
    Só vivendo algum tempo num dado país é possível verificar na realidade se é tudo assim tão barato.
    Por exemplo, em Portugal os salário são baixos e na Finlândia os salários são altos.
    Em Portugal, a quota da Associação Académica da minha universidade é opcional (podes ser sócio ou não), e se quiseres ser associado pagas 10€.
    Numa universidade finlandesa, ser associado da associação académica local é obrigatório e custa 100€.
    Há coisas que lá fora são de facto mais baratas, mas outras são muito mais caras, só vivendo durante X tempo lá fora dá para fazer comparações directas de custo de vida.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Isso não é assim tão linear e eu dou um pequeno exemplo que arruma logo com a tua teoria.



      Eu tenho uma mercearia e só vendo batatas a 0.50€ o KG
      Tu também tens uma mercearia e vendes batatas a 0.50€ / KG


      Eu vendo 10 toneladas de batata por mês, como tal facturo 5.000 euros, e posso pagar 1.500€ ao meu funcionário, depois de impostos, despesas, seg. social, etc etc etc

      Mas tu só vendes 2 toneladas, pelo que facturas 1.000 euros, e só podes pagar 500 ao teu, e mesmo assim tens de tirar do bolso porque o lucro não chega para as despesas fixas ;)


      Podes fazer o mesmo tipo de comparação para outras variáveis, tais como o custo da mão-de-obra, dos serviços, dos impostos, das taxas de serviços básicos, e mais 1 milhão de coisas que não explicam completamente esta diferença, mas uma boa parte dela.


      Obs: Estás a considerar apenas comércio. Experimenta fazer a mesma comparação para serviços e vais chegar a conclusão de que Portugal é dos países com um dos custos de vida mais baratos

      Comentário


        #4
        É o penso todos os dias depois de ouvir as várias trabalhadas feitas por "elementos importantes" do nosso país! E depois penso "O que faço eu aqui?!!"

        LOL

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gomest Ver Post
          Uma coisa que não consigo perceber é que quando vou ao estrangeiro a qualquer país da UE ou até aos EUA a maior parte dos produtos custam o mesmo que em Portugal. Aliás há países como a Espanha em que são mesmo mais baratos. Ora se os empresários ganham o mesmo que os estrangeiros porqe é que pagam cerca de 3 vezes menos que nesses países.

          Na prática é isto, porque um funcionário de um hipermercado lá fora ganha em média 1500€ por mês e os produtos custam o mesmo? Se os empresários cá pagam 500€ e nós pagamos o mesmo e muitas vezes mais pelos produtos para onde vai esse dinheiro? É algo que não consigo perceber. Nesses países existe algum milagre de gestão que faz com eles consigam ganhar muito mais que por cá e ainda gastar menos dinheiro nas compras? Obrigado, é que esta é uma dúvida que tenho desde à muitos tempo e gostava de compreender esta questão.
          Infelizmente não tenho tempo para me alongar muito sobre isto. Deixo apenas uma dica para aprofundares a questão: produtividade. Com efeito, o nível de salários segue de muito perto a produtividade de um país.
          Portugal tem uma produtividade do trabalho muito baixa, logo tem baixos salários.
          Mais tarde, se puder, elaboro mais sobre esta questão.

          Comentário


            #6
            Talvez porque um Português produz, em média e como exemplo, metade do que produz um Inglês...

            Comentário


              #7
              Então mas... salários baixos é mau??

              Não é o que nos torna mais competitivos, segundo o Manuel Pinho?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Talvez porque um Português produz, em média e como exemplo, metade do que produz um Inglês...
                Sim sim... falta é o que produz "por fora"

                Comentário


                  #9
                  No meu ponto de vista, os salários são baixos por quatro razões fundamentais:
                  • As empresas têm lucros menores;
                  • O País como um todo, está há décadas a dar prejuízo (importações > exportações);
                  • Existe um desequilibro muito grande entre procura e oferta de emprego;
                  • Existem pessoas dispostas a trabalhar por salários de miséria;

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                    Isso não é assim tão linear e eu dou um pequeno exemplo que arruma logo com a tua teoria.



                    Eu tenho uma mercearia e só vendo batatas a 0.50€ o KG
                    Tu também tens uma mercearia e vendes batatas a 0.50€ / KG


                    Eu vendo 10 toneladas de batata por mês, como tal facturo 5.000 euros, e posso pagar 1.500€ ao meu funcionário, depois de impostos, despesas, seg. social, etc etc etc

                    Mas tu só vendes 2 toneladas, pelo que facturas 1.000 euros, e só podes pagar 500 ao teu, e mesmo assim tens de tirar do bolso porque o lucro não chega para as despesas fixas ;)


                    Podes fazer o mesmo tipo de comparação para outras variáveis, tais como o custo da mão-de-obra, dos serviços, dos impostos, das taxas de serviços básicos, e mais 1 milhão de coisas que não explicam completamente esta diferença, mas uma boa parte dela.


                    Obs: Estás a considerar apenas comércio. Experimenta fazer a mesma comparação para serviços e vais chegar a conclusão de que Portugal é dos países com um dos custos de vida mais baratos

                    Onde é que o fornecedor recebe no meio disto tudo?

                    Já agora a questão produtividade é algo... discutida.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gomest Ver Post
                      Uma coisa que não consigo perceber é que quando vou ao estrangeiro a qualquer país da UE ou até aos EUA a maior parte dos produtos custam o mesmo que em Portugal. Aliás há países como a Espanha em que são mesmo mais baratos. Ora se os empresários ganham o mesmo que os estrangeiros porqe é que pagam cerca de 3 vezes menos que nesses países.
                      Os empresários não ganham o mesmo, ganham menos, geralmente.


                      Originalmente Colocado por gomest Ver Post
                      Na prática é isto, porque um funcionário de um hipermercado lá fora ganha em média 1500€ por mês e os produtos custam o mesmo? Se os empresários cá pagam 500€ e nós pagamos o mesmo e muitas vezes mais pelos produtos para onde vai esse dinheiro? É algo que não consigo perceber. Nesses países existe algum milagre de gestão que faz com eles consigam ganhar muito mais que por cá e ainda gastar menos dinheiro nas compras? Obrigado, é que esta é uma dúvida que tenho desde à muitos tempo e gostava de compreender esta questão.
                      Pois, mas há outros factores, por exemplo, lá fora o lucro é geralmente investido (e tb sabem a diferença entre receita e despesa) na modernização da empresa (formação, maquinas, pessoal especializado, etc), diversificação, etc, há toda uma estrutura de distribuição dos produtos ou de divulgação de serviços, grupos de empresas associadas e que podem ser empresas muito diferentes, por exemplo hotéis e produtores de artesanato, produtos regionais, museus, etc e que se associam para trazer clientes à sua região que cá não existe.

                      Esta falta de visão estratégica tem como resultado um volume de vendas mais baixo e consequentemente, receitas mais baixas.

                      O principal problema do país é a falta de investimento (quer publico, quer privado) direccionado para áreas chave, que por cá se consideram como despesas.

                      Como andamos em crise há uma porrada de anos, naturalmente o investimento e consequentemente a produtividade e os vencimentos são menores.

                      Claro que há outras variáveis nesta questão que tb o influenciam, como os governos não saberem a importância que as pme's tem na economia do país, o baixo nível académico dos empresários, a burocracia, a falta de fiscalização estatal (sim, são coisas diferentes), a falta de estruturas organizativas entre as empresas de uma região (e do país) moderna, por exemplo, diferente de uma confederação empresarial como a actual, que em vez de os defenderem e organizarem, limitam-se a defender modelos económicos arcaicos, incentivando ainda mais a contenção no investimento, tentando fazer crer e perpetuando a ideia de que o ónus do baixo desenvolvimento económico, não está nas decisões tomadas nas empresas e na falta de conhecimentos e medidas de governo, mas em quem produz riqueza.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        No meu ponto de vista, os salários são baixos por quatro razões fundamentais:
                        • As empresas têm lucros menores;
                        • O País como um todo, está há décadas a dar prejuízo (importações > exportações);
                        • Existe um desequilibro muito grande entre procura e oferta de emprego;
                        • Existem pessoas dispostas a trabalhar por salários de miséria;
                        Ou seja:
                        • a população em geral tem que aumentar o nível de estudos de modo a terem mais qualificações e serem considerados capitais humanos mais valiosos, tanto seja para abrirem negócios próprios, como a trabalhar por conta de outrém.
                        • os empreendedores nacionais não devem apenas apostar no vender e fabricar pra fora, mas comercializar também cá para dentro. Nós daquilo que consumimos a maioria é tudo importado e mesmo materiais sem serem manufacturados. Por exemplo do peixe que a população portuguesa consume por ano, 2/3 ou 3/4 (não tenho a certeza do número mas vi isto num programa da sic noticias, pela boca dum deputado do PS) é importado! Porque não investir mais em aquacultura para satisfazer o consumo nacional? Entre outras hipoteses...
                        • Poucos empreendedores em Portugal, e nomeadamente a maioria são de PME's ( como costume em qualquer parte do mundo...). Os portugueses em geral têm uma grande dependência do Estado, tanto para emprego como para tudo, atitude que tem que mudar...
                        • Por haver poucos empreendedores e poucas condições que fomentem o empreendedorismo, a oferta de trabalho é escassa, logo as pessoas resignam-se a trabalhar por ninharias em muitos casos. A isto junta-se o pouco nível de escolaridade...
                        Editado pela última vez por Dannymad; 03 July 2009, 20:00.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                          Infelizmente não tenho tempo para me alongar muito sobre isto. Deixo apenas uma dica para aprofundares a questão: produtividade. Com efeito, o nível de salários segue de muito perto a produtividade de um país.
                          Portugal tem uma produtividade do trabalho muito baixa, logo tem baixos salários.
                          Mais tarde, se puder, elaboro mais sobre esta questão.
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Talvez porque um Português produz, em média e como exemplo, metade do que produz um Inglês...

                          Já agora,

                          Paguem 1500€ a um Portugues que neste momento ganha 500€, a ver se ele não produz bastante mais que um Ingles.



                          O Tuga recebe menos 25% que um Ingles mas trabalha a 50% de um Inglês.
                          Logo ainda está a dar a mais ao patrão.

                          Comentário


                            #14
                            Nós somos uns privilegiados!
                            Mais de 90% dos seres humanos ganham menos que um tuga
                            Sem falar em todos os que passam fome...

                            Sim porque nós se tivermos uma unha encravada, vamos ao médico enquanto milhares de pessoas morrem sem cuidados médicos.

                            Temos muito mais do que aquilo que merecemos como povo.
                            Somos um bando de calões é o que é

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                              Nós somos uns privilegiados!
                              Mais de 90% dos seres humanos ganham menos que um tuga
                              Sem falar em todos os que passam fome...

                              Sim porque nós se tivermos uma unha encravada, vamos ao médico enquanto milhares de pessoas morrem sem cuidados médicos.

                              Temos muito mais do que aquilo que merecemos como povo.
                              Somos um bando de calões é o que é
                              Se o resto do mundo civilizado pensasse assim...


                              ...não haveria mundo civilizado.

                              Comentário


                                #16
                                a produtividade em Pt é muitas vezes baixa, é-o por inoperância do patrão.
                                se em vez de comprar o Mercedes e as ferias em stª do assobio, investisse em meios de aumentar a produtividade, outro galo nos cantaria.

                                para não variar, a culpa é do mexilhão! sempre!! como se dependesse do secretário a compra de um pc novo e mais rápido, melhores impressoras, melhores relógios de ponto, melhores ferramentas, software mais eficiente, etc.

                                abram os olhos, os principais responsáveis pela falta de produtividade são: estado e patronato.
                                casos, raros, há em que o patrão até se preocupa e ajuda.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                  Nós somos uns privilegiados!
                                  Mais de 90% dos seres humanos ganham menos que um tuga
                                  Sem falar em todos os que passam fome...

                                  Sim porque nós se tivermos uma unha encravada, vamos ao médico enquanto milhares de pessoas morrem sem cuidados médicos.

                                  Temos muito mais do que aquilo que merecemos como povo.
                                  Somos um bando de calões é o que é
                                  Há sempre quem esteja pior. Não queres melhorar as tuas condições de vida ou dizes "há quem esteja pior" e ficas por aí?

                                  É que esse argumento, é mesmo daqueles de fazer chorar as pedras da calçada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                    Nós somos uns privilegiados!
                                    Mais de 90% dos seres humanos ganham menos que um tuga
                                    Sem falar em todos os que passam fome...

                                    Sim porque nós se tivermos uma unha encravada, vamos ao médico enquanto milhares de pessoas morrem sem cuidados médicos.

                                    Temos muito mais do que aquilo que merecemos como povo.
                                    Somos um bando de calões é o que é
                                    poderás falar por ti.
                                    agora não arrastes mais ninguém. eu sei o que faço pela empresa onde trabalho, e mais importante ainda, sei o que não me deixam fazer.

                                    o mesmo se passa em Mangualde na PSA, onde trabalha o meu irmão, no centro de saúde onde trabalhava a minha mãe, o liceu onde trabalha a mana, etc.

                                    chamar calão aos funcionários, é muito fácil. então e o patrão?? quer o dele e a pagar o menos possível, para ter mais para os seus luxos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Conheço um caso de uma empresa que contrata pessoal para fazer 5 horas diárias, sendo que o trabalho que lhes é dado a fazer, nunca é possível de realizar em 5 horas, MAS SIM EM 9 - 10.

                                      Pois é... por 350 euros por mês, e os tipos ainda ameçam à descarada que "mais vale aquilo que nenhum".

                                      E lá se vão safando, à custa de pessoal que vai saltando fora ao fim de uma semana. E a empresa não precisa e é conhecida de todos.

                                      Grandes filhos da ****.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Porque é que os ordenados em Portugal são tão baixos?

                                        Qualquer patrão neste país que se preze tem um serie 5, a ganância aliada ao facto de quase ser regra o empregado estar na palheta ao computador no local de trabalho, dá este resultado...

                                        PS: gosto muuuito de bmw's, o exemplo foi meramente aleatório.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A resposta é simples. O fosso remuneratório entre os quadros médio/baixos e os grandes é enorme, se juntarmos a isto o facto de a maioria das empresas portuguesas não darem lucro e de que a maioria da mão de obra é dos quadros médios/baixos obtêm a resposta. Obviamente que quem sofre são os debaixo e não os de cima. Sempre foi assim...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ok mais um tópico antipatronato

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                              Ok mais um tópico antipatronato
                                              Eles merecem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tendo familiares no Canadá, França e Suíça (assim que me lembre) e mesmo eu tendo experimentado a Suíça, seguramente digo que Portugal é um país onde o poder de compra no geral é bem fraquinho, comparado com os países que mencionei.

                                                Um casal médio português que receba em Portugal, uns 1300€ mensais, com a "maioria" das casas para arrendar a 400€ + 25€ de água + 40€ de luz/gás + 250€ de alimentação + 150€ e combustível/passe para o trabalho de ambos e "passeios", já vamos nos 865€ e estou a a fazer o mínimo , sobrava 435€.

                                                Ora na Suíça (como exemplo) o casal ganha em média 4000€ e os gastos que referi, lá rondam os 1600€, só sobrava 2400€ , de referir que a água é de graça e o combustível é mais barato do que cá, apenas dobrei a renda da casa e da alimentação.

                                                PS: Só fiz as contas básicas e o mínimo dos gastos para um casal sobreviver...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Enquanto uns se esfolam a trabalhar (e muitas vezes sem horas extra pagas) outros andam-se a coçar no trabalho (gente incompetente há em Portugal com fartura) e muita gente inútil como criminosos e outros socialmente acomodados que vivem do esforço dos outros, altamente patrocinado pelo Estado.

                                                  Há menos produtividade em Portugal que nos outros países, seja pela cultura empresarial e laboral, e porque não há mérito reconhecido. Há quem trabalhe muito e bem e que infelizmente não são reconhecidos como deviam.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas reparem que há outras questões para além do empresário, até porque nem todos são assim, há tb os que o são por serem condicionados a isso pelo sistema e se quiserem sobreviver num país sem fiscalização.

                                                    Mas principalmente pelo fraco entendimento que o governo (e não o estado) tem de toda esta questão nas suas sucessivas encarnações PS e PSD.

                                                    Quanto aos colaboradores, é verdade que muitos têm tb responsabilidade nesta questão, não havendo os incentivos correctos, a falta de algum sentido de responsabilidade, valores profissionais, o estado a que chegou a educação e o comportamento da maioria das entidades empregadoras, servem de exemplo.

                                                    Ontem vim da Holanda, a forma como se estruturam e se instalam as empresas, a organização da estrutura empresarial, o sistema educativo e até o urbanismo nos subúrbios, condicionam uma outra maneira de pensar e de estar.

                                                    E lá o Português, empresário ou colaborador, comporta-se como um nativo e cumpre.





                                                    .
                                                    Editado pela última vez por Nthor; 03 July 2009, 20:41.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                      Ok mais um tópico antipatronato
                                                      E eu a pensar que era sobre o que está mal e deve ser corrigido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                        Ok mais um tópico antipatronato

                                                        da minha parte, não.

                                                        mas patrões como eu já tive, daqueles que exigem mas compensam, são cada vez mais raros. ou querem o deles estando-se a marimbar para o resto e rezam para vender a empresa, ou exigem tudo e não dão nada. é contra esses que eu estou. bem como contra o estado, que mama tudo e mais alguma coisa e em troca dá facturas.

                                                        é fundamental um empregado sentir-se minimamente bem pago para se sentir motivado e justiçado. isto não se aplica somente aos gulosos dos gestores, políticos, juízes, etc.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                          Tendo familiares no Canadá, França e Suíça (assim que me lembre) e mesmo eu tendo experimentado a Suíça, seguramente digo que Portugal é um país onde o poder de compra no geral é bem fraquinho, comparado com os países que mencionei.

                                                          Um casal médio português que receba em Portugal, uns 1300€ mensais, com a "maioria" das casas para arrendar a 400€ + 25€ de água + 40€ de luz/gás + 250€ de alimentação + 150€ e combustível/passe para o trabalho de ambos e "passeios", já vamos nos 865€ e estou a a fazer o mínimo , sobrava 435€.

                                                          Ora na Suíça (como exemplo) o casal ganha em média 4000€ e os gastos que referi, lá rondam os 1600€, só sobrava 2400€ , de referir que a água é de graça e o combustível é mais barato do que cá, apenas dobrei a renda da casa e da alimentação.

                                                          PS: Só fiz as contas básicas e o mínimo dos gastos para um casal sobreviver...
                                                          Bah, é só 2000 € de diferença...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Segundo o Manuel Pinho é para sermos mais competitivos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X