Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Greve do Ensino Superior Técnico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Greve do Ensino Superior Técnico

    Boa noite a todos, penso que o descontentamento em relação à situação que vivemos actualmente seja geral, e como tal decidi criar esta mensagem e pedir a todos que a enviem a todos os meios de comunicação social que conhecerem. Sintam-se livres para assinar a mensagem caso o entendam.
    “Boa noite,
    Sei que o Michael Jackson morreu e que o Cristiano Ronaldo foi contratado pelo Real Madrid por um montante astronómico.
    No entanto decorre neste momento uma situação gravíssima que não tem tido cobertura nenhuma por parte dos media. OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO ENCONTRAM-SE EM GREVE às avaliações, ou seja,
    “1. A elaboração de enunciados de provas escritas individuais;
    2. A vigilância de provas escritas individuais;
    3. A classificação de provas escritas individuais;
    4. A publicação dos resultados de provas escritas individuais;
    5. O lançamento de classificações relativas a provas escritas individuais;
    6. A realização de provas orais e de discussões de trabalhos, relatórios, teses e dissertações.”
    Retirado do site do SNESup, em: SNESup - Sindicato Nacional do Ensino Superior
    Nos últimos anos as greves às avaliações por parte de professores (ensino secundário, etc) não têm passado de ameaças, mas desta vez está a acontecer mesmo!
    “Dos dados que recebemos até agora, e relativamente ao dia de ontem, podemos resumir que:
    * ISEP/IPP (Instituto Superior de Engenharia do Porto)
    Dos 9 exames marcados com 900 alunos apenas se realizou um com 12 alunos;
    * ESTSP/IPP (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto)
    100% de adesão;
    *
    ESEIG/IPP (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão)
    100% de adesão;
    *
    ISEC/IPC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra)
    100% de adesão;
    *
    ISCAC/IPC (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra)
    80% de adesão nos exames;
    99% no número de alunos que não realizaram a avaliação;
    *
    ISEL/IPL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
    20% de adesão nos exames;
    22% no número de alunos que não realizaram a avaliação;”
    Mais uma vez a informação foi retirada do site do SNESup em: SNESup - Sindicato Nacional do Ensino Superior
    Penso que seria de bom tom esta situação ter algum tipo de cobertura, uma vez que os alunos não têm qualquer tipo de informação sobre o que será o seu futuro próximo e talvez com alguma força dada pela comunicação social as coisas andassem para a frente e saíssem do impasse em que estão.
    Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.”
    Enviem por favor esta mensagem para os vários meios de comunicação social que encontrarem.

    Achei por bem pôr isto no forúm pois é uma maneira de divulgação,e também para quem acha legitimo ocupar-se 45min's de um telejornal com o cr9.

    Eu sou um dos prejudicados, e é engraçado que não há ninguém na comunicação social que fale disto.
    Será o ipp um assunto tão sem importância?
    Será o ensino politécnico dispensável?
    Estará o ipp num patamar abaixo das Universidades?
    Editado pela última vez por Israel; 11 July 2009, 19:56.

    #2
    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    Achei por bem pôr isto no forúm pois é uma maneira de divulgação,e também para quem acha legitimo ocupar-se 45min's de um telejornal com o cr9.

    Eu sou um dos prejudicados, e é engraçado que não há ninguém na comunicação social que fale disto.
    Será o ipp um assunto tão sem importância?
    Será o ensino politécnico dispensável?
    Estará o ipp num patamar abaixo das Universidades?
    Eu sou do Iscap e esse problema também me afecta...Apesar de a greve no Iscap não ter tanta aderência houve exames que foram cancelados por falta de professores para vigiar as provas.
    Em relação ás questões que colocas digo-te o seguinte:
    O Ipp importa a quem lá anda mas a nível nacional não é um tema que interesse a todos por isso é normal não ter destaque nas notícias.
    Eu não considero o ensino politécnico dispensável mas sim indispensável até porque a maioria dos cursos ministrados nos politécnicos não são ministrados nas universidades.
    Estará o IPP num patamar abaixo das universidades? Não há comparação entre as duas até porque o ensino universitário é mais académico e o politécnico é mais profissional. No fim o mercado de trabalho acabará por fazer a sua selecção natural

    Comentário


      #3
      Aqui ESTSP, e deveria ter recebido hoje o resultado do meu Projecto de Investigação, com que concluo a Licenciatura...

      Parece que já sei a razão do não lançamento da nota.


      Quanto às perguntas:
      -Sim
      -Não
      -Não

      Comentário


        #4
        Se isto fosse um tópico sobre futebol já teria 30 páginas de comentários, agora sobre o ensino superior 2 comentários!

        Depois ainda se questionam sobre o estado do país.

        Comentário


          #5
          Eu realmente vi a notícia aqui há dias (ontem, acho). Mas pensei que fosse uma greve localizada (Porto), nunca pensei que fosse a nível geral. Nessa medida deveria ser destacado, já que não é unicamente uma instituição, mas várias. Até porque foi só mesmo uma notícia de uns 2 minutos se tanto. Não tenho dado muita atenção ao jornal mas também me parece que não devem ter dado muito mais destaque.

          Quanto às questões, eu ando na Universidade. E claro que tudo o que diga respeito ao Ensino Superior gosto de saber. Nem que seja o aumento ou redução de propinas (2009 e 2010 respectivamente) ou os cursos que são ministrados no politécnico mais longínquo. Tudo bem que não há comparação. Mas porque são coisas diferentes. Como já foi dito nos politécnicos o ensino é mais "técnico". Enquento no nosso é muito mais teórico (e reparei mais nisso desde que estou no Mestrado, uma vez que o coordenador quer quase à força que todos avancem para a tese em vez de estágio e relat´rio de estágio (tese na mesma, mas menos volumosa).
          Daí o ensino técnico ser uma mais valia. Pois além de qualificar as pessoas para um trabalho/emprego aumenta a taxa de pessoas com um elevado grau de estudos que na UE é das mais baixas, já que há um grande abandono escolar.

          Um aparte. Se calhar era melhor editar o título para uma coisa mais visivel estilo: "Greve no Ensino Superior Técnico". É que já tinha visto o título, mas pensei que até fosse greve nalguma empresa/banco

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
            Eu realmente vi a notícia aqui há dias (ontem, acho). Mas pensei que fosse uma greve localizada (Porto), nunca pensei que fosse a nível geral. Nessa medida deveria ser destacado, já que não é unicamente uma instituição, mas várias. Até porque foi só mesmo uma notícia de uns 2 minutos se tanto. Não tenho dado muita atenção ao jornal mas também me parece que não devem ter dado muito mais destaque.

            Quanto às questões, eu ando na Universidade. E claro que tudo o que diga respeito ao Ensino Superior gosto de saber. Nem que seja o aumento ou redução de propinas (2009 e 2010 respectivamente) ou os cursos que são ministrados no politécnico mais longínquo. Tudo bem que não há comparação. Mas porque são coisas diferentes. Como já foi dito nos politécnicos o ensino é mais "técnico". Enquento no nosso é muito mais teórico (e reparei mais nisso desde que estou no Mestrado, uma vez que o coordenador quer quase à força que todos avancem para a tese em vez de estágio e relat´rio de estágio (tese na mesma, mas menos volumosa).
            Daí o ensino técnico ser uma mais valia. Pois além de qualificar as pessoas para um trabalho/emprego aumenta a taxa de pessoas com um elevado grau de estudos que na UE é das mais baixas, já que há um grande abandono escolar.

            Um aparte. Se calhar era melhor editar o título para uma coisa mais visivel estilo: "Greve no Ensino Superior Técnico". É que já tinha visto o título, mas pensei que até fosse greve nalguma empresa/banco
            Qual a diferença entre a tese e o estágio com relatório?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Qual a diferença entre a tese e o estágio com relatório?
              Em relação a conteúdos nenhuma, já que no relatório também tem que se escolher um tema de análise, em vez de
              o estágio correu assim e assado e tive estes problemas e antidade tal disponibilizou isto e aquilo
              .
              A diferença é unicamente no tamanho. Uma vez que o "relatório" tem menos páginas, mas há "o primeiro contacto" com o mundo do trabalho.
              Enquanto que a tradicional tese é algo mais extenso, dando as bases teóricas, mas nada de contacto com o mundo empresarial.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                Em relação a conteúdos nenhuma, já que no relatório também tem que se escolher um tema de análise, em vez de
                .
                A diferença é unicamente no tamanho. Uma vez que o "relatório" tem menos páginas, mas há "o primeiro contacto" com o mundo do trabalho.
                Enquanto que a tradicional tese é algo mais extenso, dando as bases teóricas, mas nada de contacto com o mundo empresarial.
                E não dá para fazer essa a tese numa empresa?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  E não dá para fazer essa a tese numa empresa?
                  Acho que não (como não quero estágio não estou muito dentro), devido a ser um trabalho de investigação orientado pelo prof. escolhido pelo mestrando.
                  Exemplo tenho uma colega no mestrado de Política Cultural e Autárquica que estagiou no posto de turismo da Lousã e fez um relatório de estágio baseado nas Invasões Francesas e os impactos lá.

                  (Se bem que neste caso o relatório até está ligado com a entidade empregadora).
                  Se todos os relatórios forem nesta linha sim, haverá colaboração com a entidade.
                  Não sei se me fiz entender.

                  Voltando ao tópico em si.
                  Que eu desse conta, mesmo na UC ainda não vi mal estar nos professores devido às condições de trabalho. Mas posso estar enganado, já que não tenho parado lá muito. Lembro-me sim de no início do ano lectivo falarem que não teriam dinheiro para os ordenados. Além de um prof. meu confirmar que este ano lectivo que vem (2009/10) a UC iria entrar em falência técnica. Se a UC entra em falência acredito que haja muitas universidades e politécnicos que também estejam na "corda bamba"

                  Comentário


                    #10
                    O ensino politécnico vai desaparecer mais tarde ou mais cedo. A ideia é exactamente essa. A partir do momento em que são em tudo idênticos a universidades, passam a ser universidades. E bem, diga-se.

                    Essa história do ensino politécnico ser mais prático é balelas. O ensino superior deve formar e forma pessoas para o mercado de trabalho ponto final. Portanto todos são práticos por igual. Quanto muito o Politécnico falha no aspecto teórico.

                    Relativamente ao problema: os politécnicos ainda não foram integrados em universidades porque o profs do politécnico querem ser equiparados a docentes universitários e querem orientar-se como todos nós

                    Para mim (e para muita gente) não são equiparáveis. Estão alguns patamares abaixo não por culpa deles mas apenas porque não passaram pelo mesmo crivo de exigência que se passa para aceder à carreira de ensino universitário.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                      O ensino politécnico vai desaparecer mais tarde ou mais cedo. A ideia é exactamente essa. A partir do momento em que são em tudo idênticos a universidades, passam a ser universidades. E bem, diga-se.

                      Essa história do ensino politécnico ser mais prático é balelas. O ensino superior deve formar e forma pessoas para o mercado de trabalho ponto final. Portanto todos são práticos por igual. Quanto muito o Politécnico falha no aspecto teórico.

                      Relativamente ao problema: os politécnicos ainda não foram integrados em universidades porque o profs do politécnico querem ser equiparados a docentes universitários e querem orientar-se como todos nós

                      Para mim (e para muita gente) não são equiparáveis. Estão alguns patamares abaixo não por culpa deles mas apenas porque não passaram pelo mesmo crivo de exigência que se passa para aceder à carreira de ensino universitário.
                      Nessa medida também deveriam acabar os cursos no IEFP? Já que também eles dão formação técnica. Além de que, na minha opinião, não os acho parecidos com as universidades.
                      São mais práticos porque se não estou em erro em todas as licenciaturas teem estágio durante toda a licenciatura (fisioterapia/animação sócio-educativa...), ou seja em tempo de aulas. No caso das Universidades isso não se dá. Aliás na UC (a que conheço melhor) só à poucos anos começaram a apostar nos "estágios de curta duração", com a duração de 1 a 3 meses. Tirando essa parte prática só no antigo 4º. ano havia a possibilidade de "trocar" as 4 cadeiras de opção por estágio. E por isso é que com razão falha no aspecto teórico, porque prepara um licenciado para o mercado de trabalho, apesar de no caso das engenharias "não ter liberdade de movimentos"*, ou não fosse ele técnico. Já as universidades sempre se pautaram pelos "lentes". Professores que só debitavam a matéria.
                      Não são equiparáveis. Mas não os coloco patamares abaixo. Até porque o ensino técnico é também ele ensino superior. Daí também não haver crise se os professores do técnico querem ser equiparados a docentes universitários. Tendo de ter semprea ressalva do ensino técnico. Além do facto de muitas das médias de acesso às licenciaturas do técnico serem muito mais elevadas que nas universidades (salvo algumas licenciaturas)

                      *não encontro palavra melhor

                      Comentário


                        #12
                        É uma treta aquilo que querem fazer aos politécnicos. É que nem uma noticia digna do nome. Isto está a afectar muita gente, quer alunos, professores, etc e só se lembram de noticiar as corriqueirices do costume

                        Comentário


                          #13
                          Já fui prejudicado por isso. Na sexta tinha exame e não houve :S

                          Comentário


                            #14
                            tambem ja fui prejudicado na 3 feira passada.

                            Comentário


                              #15
                              epaa temos aqui muita gente dos politécnicos xD

                              Comentário


                                #16
                                A greve durará até quando?

                                Comentário


                                  #17
                                  Supostamente a greve deveria terminar amanha, mas já há quem fale em prolongamento da greve (não sei se é verdade).

                                  Esta greve já me prejudicou a semana passada, e estava com a pica toda para fazer o exame

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tinha exame 5a e 6a e foram para o galheiro. No recurso é um de manhã e outro de tarde.. está bonito!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vocês nao me digam que isso se vai prolongar, se se prolonga aos recursos é a morte

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho andado aqui a pensar.
                                        Se calhar é uma ideia tola, mas até deve ter apoio por parte dos docentes. Que tal a ideia dos alunos se juntarem à greve dos docentes? Se calhar é uma barbaridade o que estou a dizer, mas podia ser que pelo menos assim tivesse mais impacto na sociedade civil.
                                        Se for uma ideia extremista e descabida digam

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                          Tenho andado aqui a pensar.
                                          Se calhar é uma ideia tola, mas até deve ter apoio por parte dos docentes. Que tal a ideia dos alunos se juntarem à greve dos docentes? Se calhar é uma barbaridade o que estou a dizer, mas podia ser que pelo menos assim tivesse mais impacto na sociedade civil.
                                          Se for uma ideia extremista e descabida digam
                                          Com que objectivo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por zeppelin Ver Post
                                            Com que objectivo?
                                            Estava a pensar em os alunos ao juntarem-se aos docentes para estes verem que não estão sozinhos na luta e também porque o corpo docente é necessário para, como já referi num post atrás, criar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e ter assim a visibilidade necessária que formação superior é sempre necessária.

                                            *não sei se me expliquei agora bem

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                              Estava a pensar em os alunos ao juntarem-se aos docentes para estes verem que não estão sozinhos na luta e também porque o corpo docente é necessário para, como já referi num post atrás, criar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e ter assim a visibilidade necessária que formação superior é sempre necessária.

                                              *não sei se me expliquei agora bem
                                              Pois mas por mim eles podem ficar sozinhos nesta luta porque é ridículo fazerem greve nesta altura. Sabes quem é que vai sair prejudicado? Os alunos é claro...Eu já vou com dois exames que ficaram por fazer devido a esta greve e quando é que os vou fazer agora? É que eu tenho mais exames para fazer e ainda por cima optei por dividir os exames e fazer metade em normal e metade em recurso e agora vou ficar com um monte de exames para fazer em recurso.
                                              E depois disto ainda queres que me junte a eles para os apoiar??

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu junto-me a eles se me passarem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma ideia era as notas das práticas ficarem como definitivas para as teóricas também, juntava-me a eles assim lol
                                                  agora a mandarem-me exames po galheiro que nem sei quando os vou fazer...


                                                  mas o pior de tudo mesmo, é que em portugal é como se não se passasse nada, é como se eles nem tivessem em greve....espanta-me

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                    Pois mas por mim eles podem ficar sozinhos nesta luta porque é ridículo fazerem greve nesta altura. Sabes quem é que vai sair prejudicado? Os alunos é claro...Eu já vou com dois exames que ficaram por fazer devido a esta greve e quando é que os vou fazer agora? É que eu tenho mais exames para fazer e ainda por cima optei por dividir os exames e fazer metade em normal e metade em recurso e agora vou ficar com um monte de exames para fazer em recurso.
                                                    E depois disto ainda queres que me junte a eles para os apoiar??
                                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                    Uma ideia era as notas das práticas ficarem como definitivas para as teóricas também, juntava-me a eles assim lol
                                                    agora a mandarem-me exames po galheiro que nem sei quando os vou fazer...


                                                    mas o pior de tudo mesmo, é que em portugal é como se não se passasse nada, é como se eles nem tivessem em greve....espanta-me
                                                    Teem razão. Por isso é que disse que seria descabida a ideia. Mas o que é facto é que esta greve merecia mais destaque. É que está o vosso futuro em jogo.
                                                    E já que se fala tanto no ensino superior e na aquisição de competências não percebo porque razão nenhum orgão de comunicação social fala no assunto. Até porque a única notícia que vi era relativa ao ISEP. Mas sendo a nível geral é tanto mais grave e é aí que me preocupa. É estarem quase todas as escolas de engenharia paradas e parece que ninguém quer saber.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                      Tenho andado aqui a pensar.
                                                      Se calhar é uma ideia tola, mas até deve ter apoio por parte dos docentes. Que tal a ideia dos alunos se juntarem à greve dos docentes? Se calhar é uma barbaridade o que estou a dizer, mas podia ser que pelo menos assim tivesse mais impacto na sociedade civil.
                                                      Se for uma ideia extremista e descabida digam

                                                      Juntar à greve???
                                                      isso e o apoio de alguns presidentes de associações de estudantes, dava um único resultado: Chumbo!

                                                      é que com a greve dos docentes, os conselhos pedagógicos têm de marcar novas datas de exame e não estou a ver que sejam antes de Setembro. Se os alunos fizerem greve.... adeus!
                                                      Editado pela última vez por aquicas; 13 July 2009, 13:41. Razão: erro!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Da noticia:

                                                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post

                                                        ISEL/IPL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
                                                        20% de adesão nos exames;
                                                        22% no número de alunos que não realizaram a avaliação;”
                                                        Mais uma vez a informação foi retirada do site do SNESup em: SNESup - Sindicato Nacional do Ensino Superior
                                                        Oi?????
                                                        Talvez estes números estejam adulterados pelo presidente do sindicato que só por um acaso é professor no dito instituto!!! Mas isso são outros quinhentos!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Adulterados?
                                                          Sò sei que ando no isep, e já vão 3 exames que não faço, a greve acabava hoje, e afinal vão prolongar.

                                                          Vamos a recurso para a semana com 1 exame por dia?
                                                          QUando será a época normal?

                                                          Porque ninguém dá importância a isto, da parte do governo?

                                                          No fundo os alunos vão sair prejudicados e muito!

                                                          Que atitudes podem tomar os alunos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                            Teem razão. Por isso é que disse que seria descabida a ideia. Mas o que é facto é que esta greve merecia mais destaque. É que está o vosso futuro em jogo.
                                                            E já que se fala tanto no ensino superior e na aquisição de competências não percebo porque razão nenhum orgão de comunicação social fala no assunto. Até porque a única notícia que vi era relativa ao ISEP. Mas sendo a nível geral é tanto mais grave e é aí que me preocupa. É estarem quase todas as escolas de engenharia paradas e parece que ninguém quer saber.
                                                            Oi? Pelo menos no IST não andam a brincar às greves e a fazer birras... Os exames decorrem (e têm decorrido) com toda a normalidade, tanto da parte dos professores como dos alunos.

                                                            Talvez seja mais... "estarem quase todos os politécnicos parados"... a bit different

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X